Combate
TUMORES O hibisco vem crescendo como alternativa para afastar as células cancerígenas
Texto DENIS ERIC/COLABORADOR | Design DIEGO DIAS
8 . O PODER DO HIBISCO
P
RÓSTATA, MAMA, ESTÔMAGO, PELE, FÍGADO, CÉREBRO, OSSOS... Não im-
porta a região do corpo, todo o organismo está sujeito a ser tomado por células malignas. Exatamente por isso, o câncer pode ser denominado como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos variados. Dessa forma, todas as possibilidades para fugir da doença são bem-vindas. Alguns estudos ainda estão sendo feitos sobre o poder anticâncer da flor. Porém, abaixo você confere pesquisas que têm colocado o hibisco entre alguns dos mais variados alimentos que ajudam na prevenção do câncer. Entenda de que forma suas propriedades podem combater essa doença!
PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS
O hibisco é rico em fitoquímicos, substâncias antioxidantes que dão a coloração avermelhada e são responsáveis por combater os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento celular e doenças como o câncer, que se iniciam com a modificação do DNA da célula. “ Os antioxidantes protegem as células dessas mudanças muitas vezes causadas pela presença dos radicais livres nas células. O chá conta com diversas dessas substâncias, como os flavonoides, antocianinas que possuem efeitos cardioprotetor e vasodilatador, e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras nas artérias”, exalta a nutricionista Marília Zielinski. Além disso, o hibisco possui outro flavonoide: a quercetina, que possui ações diurética e anti-inflamatória.
seu consumo regular. “Essa planta apresenta em sua composição o ácido protocatecuico, que é um tipo de ácido fenólico que possui efeitos mistos sobre as células normais e cancerígenas. Segundo estudo feito em Taiwan pelo Instituto de Bioquímica da Chung Shan Medical and Dental College, foram observadas evidências sobre o retardo do crescimento de células cancerígenas pela indução de apoptose (mais conhecida como morte celular programada)”, conta a nutricionista Maria Fernanda Kawabata.
EXTRATO PODEROSO
Em um estudo laboratorial (realizado em Taiwan), descobriu-se que o extrato de Hibiscus Sabdariffa é tóxico para as células cancerosas, e especialmente eficaz em matar células de carcinoma gástrico humano. “Os investigadores atribuíram o potencial efeito anticâncer do hibisco aos seus níveis elevados de polifenóis, que são antioxidantes poderosos”, explica a nutricionista Andrea Marim. Porém, o National Câncer Institute recomenda que se você está passando por radiação ou quimioterapia, deve evitar o chá de hibisco, pois pode causar complicações quando tomado junto com medicamentos contra o câncer.
Outros alimentos E é claro que além da flor do hibisco existem muitos outros alimentos com potencial para prevenir o câncer. Abaixo você confere alguns deles: n Abacaxi n Abóbora n Alho n Azeite n Amora n Canela n Cenoura n Espinafre n Gengibre n Quinoa
MORTE CELULAR
O hibisco é uma planta medicinal geralmente utilizada para fazer chás e molhos na culinária. Possui muitas propriedades benéficas para nosso organismo com o CONSULTORIA Andrea Marim, Marília Zielinski e Maria Fernanda Kawabata, nutricionistas FOTOS iStock.com/Getty Images e Shutterstock Images
O PODER DO HIBISCO . 9