Issuu on Google+

Manual de Normas Grรกficas

Congresso Internacional da Uniรฃo Europeia


“A solução de um problema de design é a consequência dos nossos modos de vida, princípios e valores. Para solucionar esse problema entram determinados ingredientes como a inovação, a funcionalidade, a simplicidade, a simpatia, a ironia, a provocação e a emoção. Cada problema tem a sua especificidade, as suas condicionantes, os seus clientes, a sua sociedade. Dificilmente o design será algo de mensurável ou dificilmente existirá uma receita específica para solucionar o problema design no seu todo.”

David Carson


Neste livro encontram-se as normas de utilização da identidade gráfica desenvolvida para o evento do Congresso da União Europeia - Encontro

Introdução

Europeu dos Chefes de Estado. Este, a realizar-se em Lisboa, mais precisamente no interior do Monumento Nacional Mãe d´Água, visa o debate de temas como a actual situação dos estados membros e possíveis soluções para a revitalização da economia da União Europeia. Desenvolvido sob uma pesquisa previamente executada, este documento tem por finalidade servir de manual de consulta para quaisquer aplicações da marca em comunicação, publicidade em prol do evento. Para qualquer outro fim de utilização da identidade não apresentado no documento, deverá contactar a responsável pela identidade em questão.


Conceito e Aplicação da Marca

Tendo em conta o tema em questão, a identidade gráfica terá de transmitir não só união e confiança bem como a

CONGRESSO UNIÃO

ideia duma nova esperança para a economia Europeia. Neste sentido, o logótipo transmite assim inovação, confiança e a ideia de “luz ao fundo do túnel” - esperançaorientando assim o encontro para possíveis resultados positivos para a economia.


Margem de Segurança

Com o propósito de proteger a identidade da marca e manter a sua boa legibilidade, é estabelecida uma margem de segurança à volta do logótipo. Esta área, cuja medida foi referenciada com o “X”, tem também como finalidade proteger o logótipo de qualquer elemento que ponha em causa a sua leitura e visibilidade.


Cores do Logótipo

As cores do logótipo, sempre que este for reproduzido, devem ser respeitadas e mantidas de acordo com o original. As cores escolhidas transmitem confiança - azul - , sobriedade - dadapelo azul mais escuro e o mais claro - e, por último, esperança e evolução - dado pelo uso do dourado, em particular, do gradient, o que dá a ideia de progresso.


Estudos - Preto e Branco e Negativo

Para além da versão a cores existem ainda as versões a preto e branco e negativo. Estas, não menos importantes que a versão a cores, garantem assim outras hipóteses de uso do logótipo em ocasiões que não seja admitida a reprodução em quadricromia e em alturas em que a versão a cores não permite uma boa legibilidade, optando-se assim pela versão a preto e branco ou negativo.


Estudos - Fundos Cromáticos

Com a aplicação do logótipo em diferentes fundos cromáticos( cores CMYK e o verde), o principal cuidado a ter em conta é manter um contraste entre o logótipo e o fundo de cor de modo a permitir, mais uma vez, uma boa leitura do mesmo. Para além das versões com o texto a preto e branco, pode ser ainda utilizada a versão a preto e branco do logótipo.


Grelha de Proporção

A reprodução do logótipo deve cumprir as medidas estipuladas na grelha, tanto na versão horizontal como na versão vertical. A proporção do logótipo ou mesmo a posição dos elementos componentes do mesmo não devem ser alterados.


Dimensão Mínima - Teste de Legibilidade

De forma a garantir uma boa legibilidade do logótipo, recomenda-se que este não seja reduzido a menos de 14mm - medida aplicável às duas versões.


Aplicação do logótipo sobre fundos fotográficos

Sempre que o logótipo tiver de ser utilizado sobre fundos fotográficos, este deve ser colocado em zonas da imagem que o tornem facilmente legível. Poderá ser utilizado numa versão a cores (com o texto a preto ou branco) e numa versão a preto e branco por forma a facilitar a boa leitura do mesmo.


Tipografia Utilizada

Meta Plus bold

abcdefghijklmnopqrstuvwxyzABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;’” (!?) +- * / = A tipografia utilizada no logótipo é composta por duas fontes: a Meta Plus Book Roman e a Mata Plus Bold Roman. Estas fontes primam pela simplicidade, modernidade e transmitem confiança, características que, em sintonia com o símbolo, atribuem notoriedade e carácter à marca.



Brand book