Diário dos Futuros Pesquisadores 2 - Cenografia

Page 29

28

Diários dos futuros pesquisadores 2: cenografia

Introdução O tema cenografia dentro do jogo teatral ainda tem sido pouco analisado, embora frequentemente utilizado, no desenvolvimento da aquisição da linguagem teatral. Pareceu-nos interessante observar, dentro do meio universitário, que o jogo fosse colocado em um nível de formação elementar, e que a cenografia estaria em uma fase desencontrada, separada do processo de pesquisa de linguagem. Cabe a este artigo provocar um exercício, ainda que precário, de interdisciplinaridade, justamente para aproximar estes dois temas a serviço do desenvolvimento contínuo da criatividade na busca pela aquisição da linguagem teatral.Vamos mostrar como a cenografia pode servir ao jogo, e como o jogo pode, por sua vez, servir à cenografia.

Referencial teórico Este estudo parte da definição de indutor de Landier e Barret (1994), como sendo um elemento que funciona como “canal de expressão”, podendo levar o jogador a um estado de maior espontaneidade e potencial criativo. Em sua definição, há cinco tipos de indutores, a saber: “o objeto, a imagem, o som, a personagem e o texto.” (LANDIER; BARRET. 1994, p. 21), todos servindo de mediadores que permitem a exploração dos recursos de interpretação, de diferentes modos, e aproximam o jogador da criação e da experiência artística. Outro indutor, sugerido por Ryngaert, e que está fortemente relacionado ao cenário, é o espaço enquadrado, o qual utiliza um espaço real, fora ou não do teatro, para realizar a atividade do jogo e permitir uma nova criação: “A utilização de um espaço real bem enquadrado induz os corpos a se situarem e se expandirem dentro dele.” (RYNGAERT, 2009, p. 127), Algumas companhias de teatro, como o “Teatro da Vertigem”, sob a direção de Antônio Carlos Araújo, ou o “Grupo XIX de Teatro”, sob direção de Luiz Fernando Marques já exploraram este recurso e tiveram produções importantes para o estudo de Cenografia. Essa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.