Diário dos Futuros Pesquisadores 2 - Cenografia

Page 171

170

Diários dos futuros pesquisadores 2: cenografia

Para evitar que a fenda ou que determinados movimentos pareçam vulgares, o figurino sempre tem uma calcinha larga, como um short, por debaixo da composição, algo parecido funcionalmente com os collants na dança clássica. Ele deve estar preso à saia para evitar o mesmo problema do forro.

Visagismo O padrão “coque” para os cabelos apareceu por um único motivo: mostrar o rosto e a expressão da mulher. O cabelo, portanto, pode estar em qualquer composição, desde que não esconda o rosto. Em shows com milonga e tangos milongueros, que fazem parte da tradição das décadas de 20, 30 e 40 do século passado, é comum aparecerem solidéus, casquetes e outros adornos na cabeça como citação à fase histórica da dança. Boca e unhas vermelhas, embora comuns, não atendem a nenhuma regra que não seja a de valorizar a expressão em grandes distâncias como um palco de teatro, motivo pelo qual os olhos também são desenhados com traços fortes.

Conclusão:Tango, uma Dramaturgia Corporal e Musical.

O teatro é definido, às vezes, como um gênero em que ‘se fala’ muito. (...) Essas grandes categorias (monólogos e diálogos), aparentemente fáceis de reconhecer, são confundidas pela diversidade das estéticas e pelas pesquisas cênicas atuais, em que as próprias didascálias se fazem ouvir, embora originalmente não se destinem a ser pronunciadas. (RYNGAERT, 1996, p.101).

A ideia de que a dança é uma dramaturgia não é uma discussão nova. Por este motivo e para não desviar do foco do estudo, em nível de síntese, optemos por fazer uma analogia ao paradigma


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.