Diário dos Futuros Pesquisadores 2 - Cenografia

Page 136

A visualidade do teatro musical no Brasil: reprodução, recriação e concepção 135

acompanhamento instrumental, interlúdios e muitas vezes a dança num enredo dramático, encontra as suas raízes numa vasta variedade de formas teatrais popularizadas no século XIX. Com a estréia de “Les Misérables”, em 2001, o Brasil tem recebido um grande número de espetáculos musicais, nos moldes dos espetáculos produzidos na Broadway, em Nova York ou no West End, de Londres. Há um aquecimento do mercado, que também conta com montagens de médio e pequeno porte. Há um grande apuro técnico e profissional na execução desses espetáculos no Brasil, que vem permitindo que a visualidade da cena seja investigada. A questão visual esteve em destaque nas peças do gênero Teatro de Revista, por exemplo, como mostra a figura 01. Eram cenários grandiosos, espetaculares. O corpo das atrizes e coristas era muito valorizado, tanto pelo uso de roupas exóticas como pela ausência total de roupas.

Figura 1 - O luxo dos figurinos, cenários e elementos cênicos de Nem te Ligo.40

40 Todo o luxo e a beleza das girls eram características no esplendor das revistas de Walter Pinto. Nem Te ligo, foi apresentada no Recreio, em 1946. Fonte:VENEZIANO, 1991, p.65.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.