Segunda-feira | Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015 | ANO III | Edição 638

Page 1

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015 seg

26º 20º

ter

27º 19º

1

qua

27º 19º

Segunda-feira | Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015 | ANO III | Edição 638

Mutirão

distribuição de roupas para vítimas da enchente No último dia (12), dezenas de servidores estavam mobilizados no salão da igreja Matriz São Vicente de Paulo distribuindo mais de 10 mil itens, entre roupas, utensílios domésticos, brinquedos, calçados, roupas de cama, mesa e banho as vítimas da enchente da Vila Olaria e Meu Rincão. A operação foi encabeçada pela Secretaria da Assistência Social (SMCAS) e contou com o suporte da Secretaria de Segurança. O secretário de Cidadania e Assistência Social Ervino Deon destacou a qualidade dos produtos que estavam sendo disponibilizados."Estamos dando todo o apoio logístico. As pessoas chegam aqui, selecionam os itens que estão precisando e são conduzidas novamente para suas casas”, explicou.

8

Polícia

Em todo país Manifestantes saem as ruas para pedir o impeachment da presidente Dilma

Final de semana teve prisão por Maria da Penha e Incêndio criminoso

Segundo a Brigada Militar em Porto Alegre, cerca de 20 mil pessoas protestaram 4

Tele entrega Cachoeirinha e Gravataí

Farmácias

563333335444 3438-3438|3470-3555 Tele-entrega

Av. Flores A vda . Cunha, F l o r1197 es

d a C u n h a , 11 9 7

10


2

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Editorial

Artigo

Cartão sem anuidade pode ser enganação

FOTO DO DIA Lotada, Avenida Paulista reúniu manifestantes

A manifestação em São Paulo se estendeu por toda a Avenida Paulista, com maior concentração na região do Museu de Arte (Masp).Segurada por centenas de pessoas, uma grande bandeira com as cores do Brasil foi estendida pela avenida. A maior parte dos manifestantes vestiu camisa nas cores verde e amarelo ou usou a bandeira do Brasil nas costas. Houve também muitas faixas que demonstram apoio ao juiz Sérgio Moro [da Operação Lava Jato]. Mais cedo, próximo ao Masp, os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

Redação/Correio de Cachoeirinha Marcelo Camargo/Agência Brasil Espaço para o leitor ENVIAR imagens e DENUNCIAR problemas da comunidade em busca de soluções. Participe pelo e-mail: correiodecachoeirinha@gmail.com

CLÁUDIO CONSIDERA redação@2mnoticias.com.br Presidente do conselho da Proteste Associação de Consumidores e professor de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Será que vale a pena aderir a um cartão de crédito que se diz sem cobrança de anuidade, mas que te obriga a gastar todo mês? Ou seja, a isenção de anuidade e de outras tarifas é condicionada a um uso específico e, caso não esteja disposto a usá-lo na frequência estipulada, vai acabar pagando muito mais que por um cartão de crédito convencional. São as tais tarifas de inatividade, de manutenção, e por aí afora. Também é bom ficar de olho em cartões oferecidos por supermercados para ter acesso a descontos exclusivos nos produtos. Verifique no contrato se há cobrança de anuidade ou outras taxas que possam tornar sem efeito o possível “desconto” nos produtos. Você não pode ser pressionado a usar o cartão mesmo que não precise ou não queira, para evitar o pagamento de taxas. Fique atento se a oferta não se configura propaganda enganosa. O parágrafo primeiro do Artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) a define como a publicidade “inteira ou parcialmente falsa (…) capaz de

induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”.

Diretor geral: Moacir Menezes

Diagramação: Carolina Candido

Procurado: Gabriel Diedrich

Redação: Caroline Weigel e Dijair Brilhantes

Editor-chefe: Carolina Candido

Depto. Comercial: Anderson Almeida e Edison Chaim

SAIBA MAIS

i

Cartão sem anuidade pode cobrar taxas de inatividade e de manutenção

Registro Profissional: 14.787 Filiado:

Publicação da empresa Jornal Diário Oficial * Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal dos Municípios Ltda ME CNPJ nº 08.070.493/0001-48 www.2mnoticias.com.br correiodecachoeirinha@gmail.com 51- 3497.1078 Registro nº 39987 do livro A-4 Tiragem: 8.000 exemplares Av. Flores da Cunha, nº 1320 | sala 802 | Vila Imbuí | CEP: 94920-002 | Cachoeirinha | RS | Brasil Fundação: 15 de janeiro de 2013


Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Geral

CHARGE

Paiva Netto

Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br www.boavontade.com

Os limites vibracionais do Universo

Táxis padronizados em Cachoeirinha Com o propósito de melhor identificar os táxis da cidade, foi criada a lei de número 3597/12. Após a lei ter sido sancionada, os motoristas tiveram um prazo de 36 meses para aderir às novas regras. Em 12 de julho deste ano, encerrou o prazo para que os motoristas aderissem à nova lei. Hoje, 97% dos táxis já estão circulando dentro das normas e aos 3% restantes foi estabelecido um novo prazo. A padronização foi bem aceita pelos taxistas da cidade. Sérgio Cunha Azevedo, taxista de 1979 à 1990, e que após 25 anos voltou à profissão, falou sobre a satisfação do novo modelo. “Estou apaixonado. Inclusive motoristas de outros municípios elogiaram”. Há 8 anos trabalhando na cidade, Adão Marins Padilha aprova a mudança apesar de ter achado a aplicação da lei falha: “fomos avisados sobre a lei muito em

cima da hora. Apesar disso, a mudança facilita muito nosso trabalho”. Adão valoriza ainda a segurança para os passageiros: “agora todos sabem que os táxis são da cidade”. Mauro Padilha, que dirige na cidade há um ano e meio, elogiou a identificação dos táxis. “Agora é fácil identificar os veículos e também coibi a ação dos táxis clandestinos”.

Opinião

Armando Monteiro ministro do Desenvolvimento

A iniciativa do presidente Renan me pareceu muito oportuna. O Brasil tem que ter uma visão de futuro, uma agenda estruturante. Tenho certeza que, no curso do debate, ela vai ser enriquecida pela contribuição de diversos setores da sociedade.

(...) Quando começamos a analisar e estudar as possíveis dimensões em que os Espíritos vivem, alguns menoscabam. Na verdade, temem avançar nessa direção... É como na fábula de Esopo: Vulpes et uva (A raposa e as uvas). Na famosa história, uma raposa, não podendo alcançar as almejadas uvas, que se encontravam num galho alto, acusa-as de estarem verdes, embora estivessem maduras. Depois de muito meditar sobre essa questão das dimensões materiais do Universo (até hoje os astrônomos debatem e se batem e não chegam a uma conclusão decisiva), certa feita, observamos: Meu Deus, cogita-se de grandeza, dimensão, distâncias físicas... Contudo, os limites do Universo podem muito bem ser vibracionais... O ser humano falece, o corpo fica... O Espírito, Alma (ou o que o queiram chamar), que não pode ser confundido com a mente, migra para “outro” Universo que não se vê... É um desafio lançado à mesa da discussão. Em condições específicas, a Religião intuitivamente antecipa aquilo que mais tarde a Ciência comprovará em laboratório. A Intuição, como já afirmamos, é sempre mais rápida.

Sobre a Agenda Brasil - conjunto de medidas para o país recuperar a credibilidade externa e interna Considero corajosa a atitude de Renan e defendo o entendimento das lideranças políticas em torno de questões que atendem a demandas não do governo federal ou de determinada facção partidária, mas de todo o país. Nós vamos ter fazer os ajustes na sociedade, algumas reformas importantes, para o país voltar a caminhar, e talvez melhor do que o que estava caminhando, mais para a frente.

Jorge Viana de Barros senador (PT-AC)

Eunício Oliveira senador (PMDB-CE)

O Brasil vive um cenário no qual todos os avanços sociais e conquistas econômicas dos últimos anos estão sob risco e essa situação merece ser enfrentada com tranquilidade. A Agenda Brasil não é a tábua de salvação desse ou daquele partido, inclusive do governo. Mas representa um grande gesto do Parlamento à sociedade pelo diálogo e pelo entendimento.

3


4

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Política

20 mil pessoas protestam nas ruas de Porto Alegre

V

Jonas Campos/Globo.com

estidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil em punho, cerca de 20 mil pessoas (conforme a Brigada Militar) saíram às ruas da Capital para protestar contra o Governo Federal. A concentração ocorreu na Avenida Goethe, próximo ao Parque Moinhos de Vento e seguiu até o Parque Farroupilha (Redenção), na região central. Cerca de 400 policiais militares foram deslocados para acompanhar as manifestações. As manifestações são apenas contra o governo federal e pedem o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Carros de som acompanhavam a caminhada e manifestantes carregavam faixas e cartazes contra a presidenta.

Manifestantes carregam faixa contra Dilma. As manifestações saíram da avenida Goethe e foram até o Parque da Redenção

fotos: Agência Brasil

Atos ocorreram em todo o País São Paulo - A manifestação em São Paulo se estendeu por toda a Avenida Paulista, e teve uma maior concentração na região do Museu de Arte (Masp). Segurada por centenas de pessoas, uma grande bandeira com as cores do Brasil foi estendida pela avenida. A maior parte dos manifestantes também vestiu camisa nas cores verde e amarelo e usa a bandeira do Brasil nas costas. Houve também muitas faixas que demonstram apoio ao juiz Sérgio Moro [da Operação Lava Jato].

Rio de Janeiro - Depois de cinco horas de caminhada pela orla de Copacabana, os manifestantes no Rio de Janeiro encerrraram o ato cantando o Hino Nacional e rezando o Pai Nosso. A caminhada foi acompanhada por cinco carros de som por cerca de dois quilômetros, sob sol escaldanteOs discursos, no Rio, variavam nos carros de som, mas a maioria dos cartazes e faixas pedia o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Brasília - Os participantes saíram do Museu Nacional por volta das 11h e caminharam rumo ao Congresso carregando faixas e cartazes que pediam a saída da presidenta Dilma Rousseff. Em frente à Catedral de Brasília, fizeram uma pausa e rezaram, de mãos dadas, o Pai Nosso. Seguiram então para o gramado do Congresso onde estenderam faixas e entoaram gritos de “Fora Dilma” e “Fora PT”. Ao final da caminhada, o grupo leu um panfleto de apoio à Operação Lava Jato e com mensagens direcionadas ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Por fim, se dirigiram à presidenta com gritos de “Pede pra sair”, uma referência ao filme Tropa de Elite.


Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Cidade

5

Casa de Cultura começa a virar realidade

A

Casa de Cultura de Cachoeirinha está virando realidade. As obras de restauração do prédio histórico, contratadas pela Prefeitura, estão reforçando a alvenaria das paredes e reconstruindo o telhado do prédio. Conforme o titular da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) Claiton Manfro, todas as características originais da casa, construída há mais de 60 anos junto à Ponte, serão mantidas: "tudo o que pode ser aproveitado, restaurado, está sendo feito". O segundo piso, primeiro espaço a ficar pronto, vai abrigar o setor administrativo da SMC. No piso térreo, há um foyer que contará com uma cafeteria e onde serão realizadas exposições. Contíguo ao foyer, há um salão que será transformado em um teatro. A novidade, segundo Claiton, é que ele não deverá ter o formato tradicional, com palco italiano, mas será um palco misto, com formato multiuso, de forma

a possibilitar diferentes apresentações. A capacidade aproximada será de 240 lugares. Ao lado, há um pátio aberto que receberá pequenos shows. "Quando a secretaria vier para cá, vamos aproveitar os espaços disponíveis da forma mais criativa possível". Na segunda etapa da reforma, outros espaços serão reaproveitados. Futuramente a obra vai contemplar o terreno ao lado, que fica à beira do rio Gravataí. "Queremos criar um ambiente integrado ao rio, com bares, uma cafeteria e palco para shows. A ideia é também termos um pier e uma embarcação para passeios fluviais", projeta o secretário. O antigo casarão da família Wilkens, atual Casa de Cultura de Cachoeirinha, já foi sede de muitos empreendimentos começando com o armazém Wilkens. Ao longo dos anos já foi o Motel da Ponte, um espaço para prática de kart e uma loja de esquadrias.

Obras de restauração do antigo casarão dos Wilkens estão reforçando a alvenaria e reconstruindo o telhado.

DIÁRIO DA REDAÇÃO Por Carol Candido | Jornalista correiodecachoeirinha@gmail.com | carolinacandidozh@gmail.com https://www.facebook.com/carol.candido.79 www.2mnoticias.com.br

N

Se não está bom...

a última semana, o Vereador do PSB João Tardetti esteve visitando alguns postos de saúde da cidade. Em sua rede social ele escreveu: “presenciei algumas filas que me deixaram

incomodado. Então, decidir ir até a Secretária de Saúde e me reuni com os Diretores Dorneles e Leticia Gomes. A eles solicitei a viabilidade do retorno da “Agenda Aberta” que implantei no período em que fui responsá-

Dai A César O Que É De César

T

odos na expectativa pelo mutirão anunciado pela Prefeitura que deverá tirar os moradores de área de risco próximo ao Rio Gravataí para o Loteamento Chico Mendes. Tudo seria ótimo se essa ideia não tivesse partido do vereador Antônio Teixeira, PSB, há pelo menos 5 meses atrás. Detalhe: antes

das chuvas. Na última quinta-feira (13), o vereador resgatou em vídeo sua fala na sessão da Câmara do dia 03/03/2015. Naquela ocasião, sua ideia não foi bem aceita pelos colegas parlamentares e nem pelo Executivo! Agora, Cachoeirinha ganha as manchetes dos jornais, resgatando a sugestão do Vereador que rompeu com o Governo Municipal.

vel pela pasta”. Parabéns ao vereador que apesar de ser da base do governo, questiona e apresenta soluções para problemas da cidade afim de que todos nós tenhamos uma Cachoeirinha melhor.

Pai da criança

Mural da Transparência O jornal Correio de Cachoeirinha através do Grupo 2M de Comunicação (Jornal de Gravataí, Folha Patrulhense e Jornal de Canoas) iniciou na última sexta-feira uma série sobre transparência fiscal. A série faz parte de um acordo firmado entre ADI – Associação dos Diários do Interior e o TCE/RS – Tribunal de Contas do Estado do RS que visa o estímulo à transparência pública e ao controle social. Toda a semana, nossa equipe de redação irá apurar despesas, receitas dos Poderes Legislativo e Executivo para que você leitor esteja ciente do que é feito com o dinheiro Público. Vale a pena lembrar que todas as informações são retiradas do Portal do TCE-RS e tem autenticidade legal.

Pagando pra ver

Interessante... Na primeira ed edição da série a equipe de redação do Jornal Correio de Cachoeirinha apurou informações de ambos os Poderes. Foram descritos as despesas realizadas pela Câmara de Vereadores com telefone móvel, despesas com bancos, valores pagos com estagiários, Correios e Telégrafos e com locação de copiadoras.

Cansados do jogo político e das promessas não cumpridas, os moradores da Vila Olaria desta vez concordam em ir para o Loteamento Chico Mendes, embora não acreditem que de fato vá acontecer. Nossa equipe de redação esteve na Vila Olaria conversando com os moradores que disseram estarem pagando pra ver.

Prefeitura/Secretaria de Educação Já em relação a Prefeitura Municipal, nessa primeira reportagem da série o Jornal depurou as despesas da empresa Mecanicapina Limpeza Urbana, cuja a licitação foi dispensada e custou mais de R$ 480 mil aos cofres municipais.

Apesar de estar comprovado que a ideia do mutirão partiu do vereador Antônio Teixeira, ele humildemente disse nossa equipe de redação: “pensando no bem da cidade, se for bom para Cachoeirinha, que seja feito desta forma”, ressaltou.


6

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Cenรกrio Esportivo

eSPORTE

esporte


Cenรกrio Esportivo

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

eSPORTE

7


8

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015 Cidade

distribuição de roupas para vítimas da enchente N

a última quarta-feira (12), dezenas de servidores estavam no salão da igreja Matriz São Vicente de Paulo distribuindo mais de 10 mil itens, entre roupas, utensílios domésticos, brinquedos, calçados, roupas de cama, mesa e banho. Os itens foram cuidadosamente organizados em longas prateleiras, divididos por tamanho, gênero e espécie. A operação foi encabeçada pela Secretaria da Assistência Social (SMCAS) e contou com o suporte da Secretaria de Segurança, que conduzia os moradores dos bairros Olaria e Meu Rincão. As demais secretarias do Governo participaram atendendo e orientando os moradores castigados pelas chuvas do mês de julho, pelos longos corredores onde estavam expostas as peças. O secretário de Cidadania e Assistência Social Ervino Deon destacou a qualidade dos produtos que estavam sendo disponibilizados. “São milhares de peças em bom estado de conservação e outras novas. Estamos dando todo o apoio logístico. As pessoas chegam aqui, selecionam os itens que estão precisando e são conduzidas novamente para suas casas”, explicou Ervino. O titular da SMCAS também explicou que na tarde de terça-feira, as 110 famílias atingidas pela enchente na Olaria foram convidadas a participar do Brechó Solidário. A mesma ação está sendo realizada nos CRAS, onde outras famílias estão retirando os agasalhos que estão necessitando. “Cabe destacar que o governo municipal não poupou esforços. Foram muitos dias de trabalho, onde dezenas de servidores trabalharam até a

Mais de 10 mil itens, incluindo utensílios domésticos, brinquedos, calçados, roupas de cama, mesa e banho foram distribuídos para moradores do Meu Rincão e Vila Olaria. Confira álbum de foto no facebook da Prefeitura

exaustão para fazer a separação das peças e materiais doados. Tivemos muitos parceiros, principalmente a população, que atendeu nosso chamado.”, elogiou. Segundo Deon, nesse momento a busca e o apelo é para aqueles que puderem doar móveis e eletrodomésticos. “Agora vamos buscar esse tipo de utensílio. Pois a população atingida pela enchente perdeu praticamente tudo. Esse resgate da dignidade e da cidadania distribuindo o agasalho, o alimento e o mobiliário é também uma forma de acarinhar e se solidarizar com cada família atingida”. Ervino Deon aproveitou o momento para agradecer todas as doações que já foram feitas e as que ainda serão efetuadas. “Os

servidores foram os grandes protagonistas nessa operação, a população deu exemplo de solidariedade e de amor ao próximo. Estamos aqui neste espaço, graças à sensibilidade do padre José Brandt, que permitiu que realizássemos esta grande ação e também contando com o apoio da Cruz Vermelha. Enquanto poder público estamos atentos e procurando atender a população de forma digna e humanizada”. IGREJA - Pela manhã foi a vez das famílias do bairro Olaria e, à tarde, os moradores do bairro Meu Rincão chegaram ao salão paroquial e também puderam retirar o material que estavam necessitando. Aos 76 anos, o aposentado José de Oliveira Carbo

experimentava um par de sapatos. “No dia da enchente havia saído cedo para fazer exames. Quando retornei as águas haviam tomado conta da casa. Agora estou levando sapato e um par de tênis, blusa e calças. Separei também algumas coisas para a casa que, ainda, está muito úmida”. O desempregado Paulo Cesar da Silva Barbosa, de 30 anos, ainda abatido, elogiou a ação. “Está muito organizado, não temos que estar caminhando por muito tempo. Estou precisando de camisa e calças. Perdi minha geladeira e meu fogão e vou tentar conseguir um emprego e tentar adquirir esses novamente”, desabafou. “Estou procurando uma blusa”, declarou a dona de casa Jéssica Fernandes, que também se disse muito sa-

tisfeita com a intervenção do poder público municipal. “A enchente levou minhas roupas, meus móveis e parte da minha casa. Tudo foi muito rápido, mas a Prefeitura chegou com madeira para me socorrer também com muita agilidade. Na casa estavam quatro crianças e meu marido. Hoje, sonho com uma casa onde possa pisar sempre no chão firme. Moro na Olaria desde pequena, não aguento mais essa vida”, desabafou a moradora de 22 anos. A também dona de casa Camila Melo, de 19 anos, com a filha Sofia, de quatro meses no colo, se diz ainda, muito apreensiva. “Ontem quando começou a chover todo aquele pesadelo voltou , como se fosse um filme. É muito difícil. Hoje, estou aqui e vejo a quan-

tidade de doações que chegaram e ainda estão chegando e só consigo ter um pensamento: gratidão por todas as pessoas que ajudaram”. De gratidão também falou o pescador Valmir Stuart, de 52 anos. “Cresci e me criei nesse bairro. Em todas as outras enchentes o meu barco foi utilizado para socorrer meus amigos e vizinhos. Desta vez, não consegui entrar em casa a água levou tudo de arrasto. Sempre relutei em sair, mas agora não tem mais jeito, quero ir para outro lugar e viver a vida com dignidade. Vou aproveitar essa oportunidade que a Prefeitura está dando. Que Deus nos ajude. Chega de sofrimento. Merecemos viver com dignidade”, encerrou esperançoso o pescador.


Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Saúde

Largada da vacinação contra pólio no RS já tem 49% das crianças imunizadas

O

primeiro dia de vacinação contra a pólio, no último sábado (08), teve um grande movimento nos mais de 5 mil pontos aplicação das gotinhas. Das cerca de 600 mil crianças acima dos 6 meses e menores de 5 anos, 295 mil já foram imunizadas contra a doença também chamada de pólio ou paralisia infantil. Com 49% do público-alvo já atingido, o Rio Grande do Sul é no momento o estado com maior adesão no país. A meta é alcançar até o dia 21 deste mês uma cobertura de 95%.

saiba mais

Não existe tratamento contra a pólio, e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. A vacinação é o único mecanismo capaz de garantir que o vírus, que ainda circula pelo mundo, não volte a ingressar em território nacional. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. A doença A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e também em gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

É importante não esquecer de levar a cardeneta de vacinação da criança. Foto: Cláudio FachelArquivo/ Palácio Piratini

9


10

Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Polícia

Final de semana teve prisão por Maria da Penha e Incêndio criminoso

N

a noite de sexta-feira, 14, policiais do 26°Batalhão da Polícia Militar de Cachoeirinha apoiaram um oficial de justiça do Foro da Comarca do município para o cumprimento de um mandato de prisão. Ao chegar no local os PMs cumpriram

o mandato de prisão preventiva contra L.F.D.O., 38 anos. L.O., que já possuía antecedentes criminais, foi encaminhado ao Posto de Saúde 24 horas e posteriormente para a Delegacia de Policiai de pronto Atendimento de Gravataí para registro de ocor-

rência, para somente depois ser conduzido ao sistema prisional. Incêndio Na manhã de sábado, 15, PMs do 26°BPM, foram encaminhados pela Sala de Operações da Brigada Militar para atendimento de Ocorrência de Incêndio em

Incêndio criminoso na manhã de sábado, deixou residência totalmente destruída. Autor do crime foi preso em flagrante.Local ficou isolado para o trabalho da perícia

residência particular na Rua Gravataí. Os Bombeiros foram ao local e realizaram o controle das chamas. A residência foi totalmente consumida pelo fogo, alem disso foram contabilizados prejuízos na propriedade vizinha de A. V. 45 anos. Foi identificada como responsável pelo incêndio D. R. C. D. 29 anos, que possui antecedentes policiais por maus tratos, lesão corporal, ameaça e calúnia. Diante das circunstâncias foi dada voz de prisão à autora, o local foi isolado para perícia. A mesma foi conduzida ao Posto Médico 24h e na sequência encaminhada a DPPA de Gravataí para o Registro da Ocorrência Policial.

Na noite da última sexta-feira, policiais militares prestaram apoio a um oficial de justiça no cumprimento de mandato de prisão preventiva da Lei Maria da Penha

Curso de policiamento comunitário expande o modelo para 24 estados Encerrou-se na última sexta-feira, 14, a 6ª Edição do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (Sistema Koban), no auditório do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar. Durante 11 dias, desde 3 de agosto, 37 oficiais militares de 24 estados da Federação participaram de atividades pedagógicas teóricas e práticas, com visitas às cidades de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Passo Fundo. A cerimônia de encerramento teve a participação do comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, e do perito japonês de Longo Prazo Koichi Maruyama. Este curso foi resultado do acordo de cooperação técnica internacional entre os governos do Brasil e do Japão, firmado por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A finalidade é difundir a filosofia de policiamento comunitário no país a partir da experiência da polícia japonesa. Fazem parte do acordo a Senasp, a Polícia Militar de Minas Gerais e de São Paulo, a BM do Rio Grande do Sul, a Agência Brasileira de Cooperação, a Agência de Cooperação Internacional do Japão e a Agência de Polícia do Japão. A previsão é que os três estados considerados modelos,

Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, desenvolverão seis cursos destinados aos oficiais militares dos demais estados até 2017. Minas Gerais opera com predominância de Bases Móveis; São Paulo, com Bases Fixas Comunitárias de Segurança; e o Rio Grande do Sul, com Núcleos de Polícia Comunitária. Reconhecimento Segundo o coordenador do curso no Estado, tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques, a BM desenvolve uma forma de policiamento comunitário reconhecida pela vinculação, a médio e longo prazos, de policiais militares interagindo com as comunidades em que servem. O modelo abrange cidades gaúchas com população superior a 50 mil habitantes. "Com ocupação de espaços e interveniência preventiva e resolutiva de problemas, temos buscado reduzir índices de violência e criminalidade e diminuir o medo do crime", afirma. O perito japonês Koichi Maruyama elogiou a receptividade dos gaúchos, a união da turma e a atuação dos coordenadores da BM. Já o orador da turma, 1º tenente Luciano da Silva Fontainha, da PM de Minas Gerais, disse que os grupos retornam a seus estados mais ricos em sabedoria e

experiência, e com a missão de multiplicar a filosofia de polícia comunitária em prol da melhoria da qualidade de vida das comunidades. De acordo com o coronel Alfeu Freitas Moreira, a essência das polícias militares são o policiamento ostensivo, a elaboração de termos circunstanciados e a comunicação de ocor-

rências policiais. "E apesar das dificuldades, mantemos nosso propósito de estarmos sempre junto às comunidades e sermos úteis, sempre com atenção à preservação da ordem. Afora as peculiaridades dos diferentes estados aqui representados, temos o mesmo objetivo, que é bem servir a população brasileira", enfatizou.

Terminou na última sexta-feira, a 6ª Edição do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, o treinamento faz parte do acordo de cooperação técnica internacional entre Brasil e Japão


Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015

Famosos

Organizadores de rodeios querem boicotar shows de Munhoz e Mariano

O dia será para curtir a vida, passear e contagiar a todos com seu bom humor. Se tem planos para uma viagem, vá em frente!

Aproveite para colocar o papo em dia, especialmente com amigos. Ha boas chances e até fazer amizades longas.

Ficar ao lado dos familiares será a melhor pedida para hoje. Cuide do seu cantinho, relembre bons momentos e reforce os laços com os parentes.

Aproveite para dar uma repaginada no visual! Alguém popular tem tudo para despertar seu interesse. Preste atenção!

Passeio, conversas, novas amizades e até mesmo uma viagem curta vão animar seu astral. O diálogo também deixa o romance mais gostoso.

Deixe seu lado aventureiro falar mais alto. Um curso pode ser divertido, especialmente se for voltado para o seu desenvolvimento pessoal.

Não perca a chance de refazer o orçamento. A atração por alguém que encontra sempre deve aumentar. Mas só vai investir se achar que é sério.

Há chance de se envolver em algo secreto ou lidar com um segredo. Mais atraente e sensual, não será difícil fisgar quem deseja.

Valorize os relacionamentos, ainda Tire um tempo para fazer o que gosta mais com os amigos. Correr atrás de e organizar seus objetivos. Sabendo o alguns objetivos pessoais fica mais quePALAVRAS deseja, fica mais fácil se dar bem, CRUZADAS DIRETAS fácil se pedir apoio a quem confia. se tiver coragem para correr atrás!

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2011

Arte que Boneco Software acionado (?) de abrange o vendido depois de algum ferro, canto gre- em lojas tempo de inatividade produto goriano esotéricas do micro exportado Constelapela Vale ção do e pela hemisféCSN rio austral Mulher de Xangô Cachaça (bras.) Luta Tecido de japonesa algodão usado em Roraima camisaria (sigla) Proteção feita com arame farpado

Bulbo que Uma das previne Metas do distúrbios Milênio da gástricos ONU

Ausência de regras de organização Andrea Beltrão, atriz de "O Bem Amado"

Oscar Tabárez, técnico de futebol

O gás de cozinha (sigla) Área de estudo de Stephen Hawking

Stefan Zweig, escritor austríaco

Escola militar (?) Rank, psicólogo

Significa "Organização" na sigla OIT

Sentimento existente entre amigos Planta ornamental de origem europeia

Deus dos islâmicos Natural (abrev.) O hóspede da vila olímpica (?) Neeson, ator de "Fúria de Titãs"

Boris (?), músico e dramaturgo francês

A

L

A

Sufixo presente em "instrutor" Neste lugar

Lendária ilha descrita por Platão no "Timeu"

Solução

G

BANCO

C

46

C U

anos com vocês só para agradecer o carinho com esse projeto. Quem leva esse programa é você de casa, é você que faz a sua doação. Vocês são maravilhosos.”

Relativo a bispo

A

sua vida e agradeceu ao público pelo carinho. “Eu penso no ‘Criança Esperança’ como um filho meu. Esse filho cresceu e extrapolou fronteiras. E eu vou estar aqui por mais 30

Rio do MS Alto (som), em inglês

C R I O A M A B I N A O T I M E G I A A M A A P A L A L A O R Q U I I D A

Renato Aragão foi aos prantos, na noite do último sábado (15), ao ser homenageado durante a 30ª edição do “Criança Esperança”. Durante a atração, Tony Ramos assumiu o palco e começou a ler uma carta para o humorista. O ator fez uma retrospectiva da infância de Aragão até ser embaixador das crianças. “Mainha me ensinou que nessa vida, a gente tem que ter fé, e pai diz que a gente tem que sonhar. Eu vou fazer tudo isso e quando acharem que eu cansei, cansei nada! Arrego não, eu sou cabra da peste. Eu sou Didi Mocó. Eu sou Renato Aragão”, declarou. Muito emocionado, o comediante falou sobre a importância do projeto em

O partido de Lula Erva-mate, em tupi

3/caá. 4/grou — liam — urze — vian. 5/aloud. 6/anomia.

Renato Aragão se emociona com homenagem de Tony Ramos no “Criança Esperança”

Paula Lima, jurada do "Ídolos"

Amplitude modulada (sigla)

G C N E O B M O O L A G L O P T T C O A A N A N T

Para quem não sabe, os rodeios representam mais de 60% da contratação de shows sertanejos, e a dupla criou uma indisposição enorme com os organizadores do circuito nacional, que já criticavam a falta de postura da dupla no palco. Organizadores de rodeio devem se reunir após a festa de peão de Barretos para oficializar o boicote à dupla.

Um pouco de isolamento também é necessário para harmonizar o corpo e a alma. No seu lar, será mais fácil se soltar e surpreender.

M I O U S U R I C R C A A S M O Z E D E P I S L E T V I I A M T L A

o sucesso, dinheiro e mulherada e resolveram dar uma esnobada nos contratantes e no próprio público. Há alguns meses, os fãs têm reclamado da antipatia de Mariano nos bastidores do show, alguns até culparam, na época, sua namorada Dani Bananinha, mas nada mudou após o fim do namoro. Agora Munhoz e Mariano resolveram atacar os rodeios. Sim, isso mesmo.

Não falta interesse e força de vontade para cuidar de um trabalho extra. Se anda de olho em uma promoção, o sacrifício valerá a pena.

P R O T E T O R D E T E L A

O

estopim estava aceso, e iria explodir a qualquer momento. Foi o que aconteceu no último fim de semana no Rodeio de Tupi onde a dupla Munhoz & Mariano se apresentou com mais de duas horas de atraso, responsabilizando a organização do rodeio pelo acontecido. O fato é que Munhoz e Mariano parecem que se vislumbraram com

11


Cachoeirinha, 17 de agosto de 2015.

12

Saúde

Saúde Carlos Panni médico

Fabiano Melo Massoterapeuta

fabiano.masso@outlook.com

Fone: 51.89395966

carlospanni@terra.com.br Fone: 51.3470-1338

O PODER DAS MICROAGULHAS

Como posso criar um desajustado? Interessantes – e importantes - os conceitos que recebi por e. mail e que transcrevo. Realmente, a citação bíblica faz eco nos nossos dias, como o foi através dos tempos, e continuará sendo. Igualmente, família foi, é e será, com as devidas atualizações, o alicerce da personalidade dos filhos e da evolução da sociedade. “De pequenino se torce o pepino”, diz o ditado nada bíblico, mas igualmente sábio. Ou se torce para que ande frente e para o alto, através do amor e da responsabilidade, ou se deixará torcer pelos caminhos tortuosos das vicissitudes. Mas, vamos ao texto: A chefia de polícia de Houston, Texas (EUA), publicou as seguintes diretrizes irônicas sobre a educação de filhos: Como posso conduzir meu filho a caminhos errados? 1. Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja. 2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade. 3. Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha "sua religião" depois dos 21 anos de idade. 4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa. 5. Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espírito dele pode ser alimentado com lixo. 6. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros. 7. Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a família se desestruturar. 8. Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência. 9. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho! 10. Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera! A Bíblia nos ensina em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Quem "educar" seus filhos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis, pois a Bíblia diz em Provérbios 29.15b: "...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe". Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma."

M

ais finas do que um fio de cabelo, as microagulhas do dermaroller constituem um dos procedimentos estéticos utilizados na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Com resultados clínicos bastante satisfatórios, é um tratamento simples, de baixo risco e efeciência comprovada.

O QUE É “DERMA ROLLER?” O Dermaroller® é um equipamento, composto de um pequeno cilindro, incrustado por centenas de diminutas agulhas, cuja finalidade é provocar micro-lesões na pele, através de “furinhos”, deixando áreas ao redor intactas, quase microscópicas, para que sirvam de aporte à regeneração da lesão provocada. Os cilindros (rolos) podem ter 250 a 540 micro-agulhas. Essas agulhinhas podem ter desde 0,5mm até 2,5mm de comprimento.

COMO FUNCIONA? Após a aplicação de um anestésico (creme ou pomada) a região estará pronta para o procedimento de assepsia e rolagem das microagulhas. Estas penetram na pele por inúmeras vezes, formando microcanais que possibilitam a reação das células e a liberação de fatores de crescimento. É aí que ocorre a remodulação tecidual e o surgimento de novos componentes na matriz da derme, que migram para a microlesão e fecham os canais criando um novo tecido, rico em colágeno e elastina, resultando numa pele firme e mais espessa. A regeneração ocasionada pelo microagulhamento melhora a textura da pele, atenuando cicatrizes, linhas de expressão, manchas, estrias, celulites, entre outros benefícios.

SESSÕES RECOMENDADAS De 6 a 10 sessões com Derma Roller e máscaras de algas e creme de pérolas (dependendo da avaliação do profissional). Duração das sessões de 40 a 1 hora. Antes do tratamento o profissional avaliará o paciente. EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES OU EFEITOS COLATERAIS? O uso do Derma Roller é contraindicado para pessoas com tendência a queloides, dificuldades de cicatrização, com acne e piodermites. O resultado do tratamento só poderá ser julgado objetivamente entre 6 e 8 semanas. DERMA ROLLER É INDICADO PARA:      

Melhoria da textura da pele; envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, Estrias e celulite, manchas na pele, calvície.

RESULTADOS COM O TRATAMENTO DO DERMA ROLLER A indução da produção de colágeno e elastina proporcionada pelo microagulhamento é observada após a primeira sessão de tratamento com DERMA ROLLER. O paciente percebe significativa melhora das rugas, cicatrizes, cicatriz de acne melanoses e problemas de pigmentação, tendo sua pele com aspecto notadamente rejuvenescido. Além disso, o procedimento contribui para a circulação

sanguínea, aumentando o suporte nutricional e de oxigênio local, o que acelera a eliminação de metabólitos e toxinas. Exames histológicos realizados na Alemanha mostram um crescimento exato de 1000% em fibras de elastina e colágeno, passadas 6 semanas do tratamento. Achados científicos e casos clínicos apontam êxito de 70 a 80% para cicatrizes atróficas após 2 a 4 sessões.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.