Meio Ambiente

Page 100

ANTEPROJETO – Atividades que antecedem a formalização definitiva de um projeto, como, por exemplo, os estudos de factibilidade e conveniência. ANTRÓPICO – Relativo à ação humana ou às modificações provocadas pelo ser humano no meio ambiente. Termo também relativo àquilo que pertence ao homem ou àquilo que tenha ocorrência durante sua existência na Terra. AQUÍFERO – Reservatório natural de água formado por uma camada porosa de rocha, que é capaz de armazenar, filtrar, assim como liberar água a ser utilizada como fonte de abastecimento. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) – área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo

98

e assegurar o bem-estar das populações humanas. São regulamentadas pelo Código Florestal e objeto de resoluções do Conama. ÁREAS DEGRADADAS – Onde há alterações negativas de suas propriedades físicas e químicas, devido à salinização, lixiviação, deposição ácida e à introdução de poluentes, ou quando a área sofre forte desmatamento. AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) – Instrumento de política e de gestão ambiental de ações ou empreendimentos, governamentais ou empresariais, que permitem a avaliação dos impactos ecológicos, econômicos e socioambientais que podem advir da implantação dos mesmos, garantindo o monitoramento e o controle desses efeitos pelo Poder Público e pela sociedade. AUDITORIA AMBIENTAL – Instrumento previsto na legislação ambiental para o controle de atividades poluidoras ou potencialmente capazes de provocar efeitos prejudiciais ao meio ambiente. AUTARQUIA – Entidade pública com autonomia de decisão e atuação. Exemplos: Ministério Público, Fundações Municipais de Meio Ambiente, Ibama.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.