La universidad en la nube

Page 108

CAPÍTULO 

temos também os professores docentes que vão ministrar as disciplinas, embora muitas vezes, o professor autor também seja o docente. Um único professor para cada disciplina não conseguirá atender um número substancial de alunos, por isso precisamos de tutores. No modelo brasileiro temos os tutores presenciais que acompanham uma turma de alunos em cada polo de apoio presencial e permanecem ao longo do curso. Além do tutor presencial é necessário o auxílio dos tutores a distância – um para cada disciplina - que atenda todos os alunos junto com o professor no ambiente virtual de aprendizagem. Essa equipe necessita trabalhar de forma articulada, integrada, como uma verdadeira equipe docente, pois todos são responsáveis pela ação pedagógica na mediação entre o aluno e o objeto de aprendizagem, que são os conteúdos. A concepção mais pertinente aos papéis exercidos por todos esses profissionais é o de professor coletivo, que significa a “transformação do professor de uma entidade individual para uma entidade coletiva” (Belloni, 2006, p. 81).

LA UNIVERSIDAD EN LA NUBE · A UNIVERSIDADE NA NUVEM

108

O terceiro desafio diz respeito à organização de um processo formativo que atenda diretamente as especificidades e necessidades de cada curso, nos distanciando de práticas e ofertas de cursos formatados em “pacotes fechados” cujos conteúdos, metodologias e materiais didáticos poderiam servir para um grande contingente de alunos sem levar em consideração o contexto sociocultural em que estes estão inseridos. A EAD historicamente está associada à concepção de ensino de massa apoiada nos princípios do modelo fordista e pós-fordista (Belloni, 2006). Para esta autora, as características de tal modelo podem ser resumidamente descritos como o planejamento racionalizado; segmentação do trabalho docente; controle dos processos de trabalho; produção de “pacotes educacionais” e centralização da produção de materiais ou de cursos. A concepção de educação que desejamos se opõe a tais práticas, cujos fins visam redução de custos e economia de recursos financeiros, mas que nada contribuem para a formação crítica e reflexiva dos novos professores, nem tão pouco servem para construir exemplos exitosos de docência para aqueles que irão formar as novas gerações. 2. Princípios teóricos norteadores da formação docente Diante dos desafios que o novo cenário apresenta ao ensino superior na universidade em que atuamos, nos apoiamos nos referenciais teó-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.