Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Cerro Largo -RS Curso de CiĂŞncias: Quimica, FĂsica e Biologia
Urtiga (Urtica dioica)
Aluna: Carla Kornowski Turma:A
Classificação Taxonômica
Urtiga ou Ortiga
A sua designação em Latim é Urtica dioica. Originária da Europa e da Ásia, a urtiga foi talvez das plantas que mais cedo começaram a ser utilizadas pelo Homem.
A urtiga nitrogĂŞnio
cresce
em
solos
ricos
em
Floresce entre Junho e Setembro
Normalmente atinge 60 cm a 80 cm de altura.
Os caules são eretos, as folhas são em forma de coração, finamente dentadas e afiladas nas extremidades e a sua flor é amarela ou rosa.
A urtiga queima para se proteger de quem quer destruí-la. Ela tem propriedades medicinais e o que queima é um ácido que tem no meio dos pelos das folhas.
A urtiga ĂŠ rica em vitaminas, sobretudo do grupo B, em minerais, oligo-elementos, aminoĂĄcidos e proteĂnas.
É eficaz no tratamento para a queda do cabelo e a fragilidade das unhas.
Como é igualmente rica em vitamina C, indispensável para uma boa absorção do ferro, torna-se um ótimo antídoto para a anemia e para problemas circulatórios.
É recomendada para um bom equilíbrio feminino na menopausa.
Indicações tradicionais A urtiga pode trazer bons resultados em casos de: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.
artrite reumatismo problemas de queda de cabelo distúrbios urinários antialérgico descongestionante glicose elevada hiperplasia benigna da próstata.
As partes da urtiga tradicionalmente usadas são as folhas e as raízes. Podem ser usadas em cataplasmas ou secas e usadas em infusões. Em alguns casos podem ser usadas também topicamente quando acabadas de colher para aliviar dores de reumatismo ou inflamações.
Planta dioica, em que umas plantas têm flores masculinas e outras femininas.
Folhas opostas, nós com 4 estípulas livres e a face do limbo foliar tem pêlos urticantes e outros não urticantes.
Microfotografia eletrônica dos pêlos urticantes da folha de urtiga, nome botânico que deriva do latim urere, que significa "queimar", uma referência ao carácter urticante das suas folhas.
Contra-indicações do uso da urtiga Risco de reação alérgica, pessoas com cardiopatias, diabetes, hipertensão ou insuficiência renal podem sofrer descompensações devido aos efeitos diuréticos da planta, pelo que a toma de extratos desta planta deve ser supervisionada por técnicos de saúde.
A urtiga, apesar de muitas vezes mal-amada, tem características bastante importantes para nós, contudo não é apreciada e por sua vez os seus benefícios não são aproveitados.
Referências Bibliográficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urtica http://www.arteblog.netg/eral/urtiga-e-seus-beneficios/ http://www.dulcerodrigues.info/plantaspt/ortigapt.html