Educação Matemática: linguagens, práticas e sujeitos versao digital paginas

Page 79

Quando a linguagem se entrelaça com o poder

6 Em relação a essas práticas, temos que ter em mente que estamos nos referindo à noção foucaultiana, que entende as práticas discursivas como “um conjunto de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço, que definiram, em uma dada época e para uma determinada área social, econômica, geográfica ou linguística, as condições de exercício da função enunciativa” (FOUCAULT, 1995, p. 133). Por entender que as práticas são constituídas pelos discursos vigentes em espaços sociais e históricos, optamos, neste estudo, por não adjetivar o conceito de prática. Assim sendo, sempre que estivermos nos referindo às práticas, subentende-se que elas são discursivas, são sociais. Miguel (2010, p. 39) destaca tal aspecto registrando que “o que Foucault sugere claramente [...] é que, para uma história que acredita serem as práticas unidades produtoras de novas formas de conhecimento e de subjetividade, é impossível estabelecer uma linha demarcatória nítida entre práticas discursivas e práticas sociais”.

Linguagens, Práticas, e Sujeitos

Para o embasamento teórico deste estudo, procuramos aproximar as ideias de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, a fim de atingir o objetivo que nos propusemos para esta pesquisa, que é o de analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. Pensamos ser possível aproximar as ferramentas teóricas desses dois filósofos em função de ambos se deslocarem de uma perspectiva metafísica de linguagem e conhecimento. Em Wittgenstein a linguagem nunca alcança a ser uma representação ou expressão de um real, em Foucault as verdades não são descobertas pela razão, mas sim inventadas por ela. Assim, as ideias desses dois filósofos, nos auxiliam a discutir como, a partir de um dado momento histórico, práticas6 – ilusoriamente naturalizadas como universais - passam a ser vistas como combinações de jogos de linguagem e que pelo poder define-se sua verdade ou falsidade. Se, para Wittgenstein (2008, §7), os jogos de linguagem são “a totalidade formada pela linguagem e pelas atividades com as quais ela vem entrelaçada”, pensar os jogos de linguagem das altas habilidades pressupõe pensar em um conjunto variado de signos que, articulados por regras de significação, constituem um jogo de sentidos, que nos leva a ver, perceber e entender aquele que estamos chamando de portador de altas habilidades e as situações pedagógicas que o envolvem. Foucault (1995, p. 55), por sua vez, deixou claro que

79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.