Projetos Fundacao Jari

Page 1

Desenvolvimento, Gestão e Operação de projetos Sociais, Culturais, Esportivos e de Desenvolvimento Econômico.


"A responsabilidade social de uma empresa não deve ser apenas oferecer empregos e gerar impostos. Deve ir além, através do comprometimento social" Sérgio Amoroso Presidente da Fundação Jari Presidente do GRAACC Presidente do Grupo Jari Conselheiro do FIES Conselheiro do SIDARTA Conselheiro do CONSOCIAL


Sobre a Fundação Jari Nova nomenclatura da Fundação Orsa A Fundação Jari é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos na área de garantia de direitos humanos, com eixos de atuação na educação, saúde, meio ambiente, cultura e geração de emprego e renda. Sua atuação se baseia na filosofia dos modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Nosso balanço é auditado pela PriceWaterHouse. Criada em 1994, atingiu ao longo dos anos mais de 7 milhões de atendimentos no Brasil. Possui projetos ativos em São Paulo, Suzano, Campinas, Itapeva, Carapicuíba, Barueri e por todo Vale do Jari, localizado na divisa entre os Estados do Pará e do Amapá. Tem como princípio a atuação por meio de uma rede de parcerias com empresas, instituições, organizações da sociedade civil e diferentes esferas governamentais, o que permite fortalecer e ampliar o alcance de suas ações. Promove o fortalecimento de políticas públicas e contribui para o crescimento sustentável de uma sociedade mais justa e equilibrada.


Projeto de Desenvolvimento Econômico EEC – Escola Empreendedora de Confecção

População: Adultos em situação de vulnerabilidade social. Propósito: O objetivo da EEC é propiciar condições para ingresso no mundo do trabalho ou empreender, por meio da qualificação profissional gratuita. Como: Oferece cursos em parceria com o SENAI, SEBRAE e DRS. A metodologia une ensino técnico e empreendedorismo na prática. Após os cursos de capacitação o projeto faz a encubação desses adultos. Durante este período o projeto administra o negócio ensinando o empreendedorismo e ao término o participante recebe parte do dinheiro ganho para iniciar seu próprio negócio. Resultados: Cerca de 70% seguem como empreendedor ou conseguem uma colocação no mercado de trabalho. Além disso, já conquistamos vários grandes clientes como: Pão de Açúcar, Grupo Jari e Voith. Locais de abrangência:

Investidores Sociais:


Projeto de Desenvolvimento Econômico EETI – Escola Empreendedora de TI

População: Adolescentes e Jovens em situação de vulnerabilidade social. Propósito: O objetivo da EETI é propiciar aos estudantes, condições para ingressarem no mundo do trabalho ou montarem o seu próprio empreendimento, por meio da qualificação profissional gratuita em negócios e tecnologia da informação. Como: Oferece cursos em parceria com o SENAI, SEBRAE, IBM e CISCO ACADEMY. Após os cursos de capacitação os assistidos estão totalmente aptos a iniciar uma carreira na área de TI, ou empreender como autônomo. Resultados: Cerca de 70% seguem como empreendedor ou conseguem uma colocação no mercado de trabalho. Locais de abrangência:

Investidores Sociais:


Projeto de Desenvolvimento Econômico Empresa Social de Reciclagem

População: Catadores de sucata. Propósito: Desenvolvimento e independência econômica da população atendida e da comunidade. Geração de renda e progresso social. Como: Trata-se de um fundo de investimento endowment. As empresas investem através de incentivos fiscais sendo necessário apenas um único aporte financeiro. Funciona como um link entre o mercado e as cooperativas e catadores individuais, onde o papel da empresa social é organizar, administrar, profissionalizar e prospectar negócios. Resultados: Desenvolvimento econômico da comunidade, geração de renda individual, progresso social, melhor qualidade de vida e maior expectativa de vida. Gera caixa para reinvestimento ou ampliação do impacto social. Retorna o capital investido para o fundo em 5 anos. Meta de atendimentos: 600 catadores

Investidores Sociais: Locais de abrangência:


Projeto Desenvolvimento Social Esportivo: Atleta Solidário População: Pessoas com deficiências mentais e físicas em situação de vulnerabilidade social. Propósito: Proporcionar inclusão social, autonomia e independência no dia a dia, além de formar os deficientes como atletas e em muitos casos profissionalizando-os. Como: A Fundação Jari faz busca ativa dos beneficiários, que são apresentados às várias modalidades esportivas. O atendimento é individual devido às diferentes limitações de cada um. Este projeto conta com parcerias com a prefeitura para utilização de espaços e com outras empresas para contratação profissional. Resultado: Maior consciência, autonomia e independência, estabelecimento da autoestima e convivência social ativa. Além disso, muitos atletas realmente se profissionalizam e alguns são medalhistas em competições nacionais e internacionais. Locais de abrangência:

Investidores Sociais:


Projeto de Educação/Profissionalização Geração Aprendiz

População: Jovens entre 14 e 23 anos em situação de vulnerabilidade social. Propósito: Formar estes jovens através de cursos certificados para estarem aptos a ingressarem no mercado de trabalho como Jovens Aprendizes em uma das empresas parceiras ou em outras – Lei 10.097/2000. Como: Cursos certificados de formação e parcerias com empresas. Resultado: Aproximadamente 80% dos jovens que participam deste projeto conseguem uma colocação profissional.

Locais de abrangência:

Investidores Sociais:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.