Yacht Junho

Page 135

Yacht 56 - final:Layout 1 29/05/2010 10:21 Page 133

DR. RICARDO CANSANÇÃO

Técnicas para cirurgias mamárias DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS MAIS REALIZADAS NO BRASIL, AS OPERAÇÕES DE MAMA ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR, SUPERANDO AS LIPOASPIRAÇÕES. ALÉM DA MOTIVAÇÃO ESTÉTICA, PREDOMINAM OS CASOS EM QUE O OBJETIVO É PROPICIAR UMA MELHORA NA SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DA ELEVAÇÃO DA AUTO-ESTIMA. PARA EXPLICAR AS ATUAIS TÉCNICAS DESSE PROCEDIMENTO, A REVISTA YACHT

Quais os tipos mais comuns de cirurgia mamária? Podemos citar a redução mamária, o aumento das mamas - através das próteses mamárias - e o lifting das mamas. Na verdade, é o exame atento do formato das mamas que vai permitir avaliar os diferentes fatores que irão determinar a escolha da técnica ou procedimento cirúrgico mais adequado. Qual dessas práticas é a mais utilizada no mundo? A redução mamária e a mamoplastia de aumento são as cirurgias mais procuradas no Brasil e no mundo. Diversas técnicas foram desenvolvidas para oferecer uma forma mais bonita a nova mama, diminuindo a tendência de “queda” novamente. Essa cirurgia atenua os sintomas físicos e clínicos causados pelo peso excessivo das mamas, melhorando a qualidade de vida das pacientes.

CONVIDA O MÉDICO RICARDO CANSANÇÃO, ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA PELA SBCP E MEMBRO DA AMERICAN SOCIETY OF AESTHETIC PLASTIC SURGERY (ASAPS). ELE INDICA QUAIS OS FATORES DETERMINANTES NO MOMENTO DE SE APONTAR A MELHOR TÉCNICA E MOSTRA O QUE HÁ DE MAIS MODERNO E SEGURO NO TRATAMENTO DAS MAMAS.

E para o aumento das mamas, quais os critérios utilizados? Nesse caso, o tamanho e forma da prótese a ser implantada são selecionados de acordo com três parâmetros principais: o tamanho das mamas e o tamanho desejado pela paciente, a altura das mamas e da aréola em relação ao tórax e as demais estruturas do corpo e a quantidade de tecido glandular e tecido adiposo. Outros fatores adicionais são importantes na decisão da técnica, como o número de gestações, peso, altura e estrutura corporal do paciente, volume da musculatura peitoral, herança genética, grupo étnico e quantidade de pele, entre outros. É uma cirurgia rápida e que traz excelentes resultados, como o aumento do volume e melhora do contorno das mamas, com cicatrizes muito sutis.

O que é o Lifting das mamas? A cirurgia de lifting das mamas (ou mastopexia) é a cirurgia que “suspende” as mamas, melhorando a forma e adequando o tamanho. Esse procedimento pode ser realizado tanto para aumentar as mamas, usando implantes, ou utilizando o próprio tecido glandular em excesso para preencher a mama e deixá-la mais bonita e proporcional. Então, é uma tendência? Sem dúvida, é uma das cirurgias mais procuradas em nosso país. A primeira vantagem é o tempo da cirurgia, que é de 2 a 3 horas. A anestesia é do tipo Peri-dural, na maior parte dos casos, e o período de internação pode durar de 8 a 24 horas. O pós-operatório é tranqüilo e não costuma haver dor nem grandes curativos e a paciente sai da clínica com sutiã pós cirúrgico. Após 30 dias poderá retornar as atividades do dia-a-dia normalmente.

CENTRO MÉDICO DO HOSPITAL DA BAHIA, BLOCO A, SALA 5005 - WWW.RICARDOCANSANCAO.COM.BR - TEL.: (71) 2109-2505 - 2109-2535

REVISTA YACHT JUNHO’2010 133


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.