Page 1


2

3


Índice

4

7

Mensagem da Diretoria

8

Campus Party Brasil

10

Estrutura

12

Campuseiros

14

Conhecimento

24

Ações Especiais

28

Destaques

35

Autoridades e Personalidades

40

Expo

42

Ações dos Patrocinadores

48

Repercussão

50

Voluntários

52

Agradecimento

54

Patrocinadores e Apoiadores

56

Expediente

5


Mario Teza

Bruno Souza

Mensagem da Diretoria

Estamos aqui mais uma vez!

Diretor Geral da Futura Networks do Brasil

Presidente do Instituto Campus Party

6 Paco Ragageles

Co-fundador da Campus Party e Presidente da Futura Networks

Belinda Galiano

Co-fundadora da Campus Party e Diretora de Marketing da Futura Networks

Em 2013, a Campus Party ultrapassou a marca de meia década no Brasil. Hoje, os resultados deste feito podem ser resumidos em uma importante palavra: maturidade. Se a lei nacional prega que a maioridade se dá apenas a partir dos 18 anos, em exatamente 1/3 deste mesmo período, a edição brasileira do maior acontecimento tecnológico do mundo atingiu o seu melhor momento. Ao mesmo tempo, porém, não estamos totalmente satisfeitos e sonhamos ainda mais alto enquanto vislumbramos um futuro incrivelmente promissor, exatamente como acontece entre os jovens neste mesmo estágio da vida.

negócios de sucesso no mercado.

Produzimos aquela que foi, sem dúvida alguma, a melhor de todas as Campus Party Brasil. Como sempre, foram sete dias fomentando a interação entre campuseiros cada vez mais interessados na troca de conhecimento e experiência junto às mentes mais brilhantes da internet tupiniquim, além de grandes palestrantes internacionais, configurando uma oportunidade única para o surgimento de parcerias, projetos inovadores e futuros

Muitas cidades querem fazer algo com sua cara, como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza. Fazer uma Campus Party em cada uma delas é um desafio que estamos dispostos a encarar, tudo para poder mostrar a cada vez mais pessoas aquela que é a garagem do vale do Silício do Brasil, estimulando-as a empreender, inovar e fazer do Brasil e do mundo lugares melhores graças à tecnologia.

Ao lado da Telefônica Vivo, do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e de nossos demais parceiros, sempre reforçamos a ideia de sermos o ponto de encontro de uma geração especial de pessoas. Não é uma novidade para ninguém o fato de acreditarmos que a Campus Party é a verdadeira garagem do Vale do Silício brasileiro, e agora, passados estes seis anos de muito trabalho e dedicação por parte de todos, temos total certeza: estamos no rumo certo.

7


Campus Party Brasil A cada ano que passa a Campus Party vai se firmando como um dos maior eventos tecnológicos, demonstrando uma grande evolução no Brasil. Em 2013, novamente conseguimos bater o recorde em relação ao ano passado, alcançando 7.631 campuseiros em São Paulo.

8

9

3.300

6.655

6.655

6.800

7.500

7.631

CP Brasil 2008

CP Brasil 2009

CP Brasil 2010

CP Brasil 2011

CP Brasil 2012

CP Brasil 2013*

* Essa edição da Campus Party Brasil foi dedicada a Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, e homenageou as vítimas da tragédia de Santa Maria (RS).


Estrutura

Alguns números deste mega evento: Produção e Tecnologia

Arena

10

O Anhembi, pelo segundo ano consecutivo, foi a sede da Campus Party Brasil. E a Arena é o espaço em que acontece a magia! Aqui os participantes acomodam seus equipamentos e interagem para reproduzir, 24 horas por dia, o que realmente é a internet: uma rede feita por pessoas reais. Foram recebidos 7.631 campuseiros que participaram das mais de 500 horas em atividades, entre palestras, debates e oficinas, realizadas nos 12 palcos montados.

Área total do evento

Cabos de rede

Cabos de fibra ótica

Cerca de 64.000 m2

40.000 metros

40.000 metros

Cabos de rede elétrica

Potência Elétrica

Organização e montagem

60.000 metros

6.050 Kwa/hora

1.550 Pessoas envolvidas

Camping

Zona Expo

Durante uma semana, os participantes fazem da Campus Party Brasil a sua casa. É como se uma mini cidade surgisse a cada edição, só que ao invés de prédios e casas, mais de 5 mil barracas são ocupadas por habitantes criativos e inovadores. Esse ano foram 5.500 campuseiros acampados que puderam compartilhar momentos inesquecíveis juntos.

Um espaço para todos. Assim foi a Zona Expo, área aberta ao público e gratuita onde ocorreram diversas ações promovidas pelos patrocinadores e apoiadores e as aulas de Inclusão Digital. O público teve a chance de experimentar as principais tendências sobre inovação, empreendedorismo e games. Cerca de 160 mil pessoas circularam pela área montada no Anhembi Parque.

11


Campuseiros Inovadores, entusiastas, empreendedores, geeks, nerds, gamers e cientistas formam o público campuseiro. São eles que justificam todo o esforço pela realização da Campus Party Brasil ao demonstrarem um interesse incomum pelo desconhecido e pelo convívio com as pessoas que transformam constantemente a rede mundial de computadores.

12

Tratam-se das principais referências do que é constituída a internet brasileira, agregando conhecimento, criatividade e um potencial quase infinito para inovar. É um público consumidor, disposto a correr atrás de suas aspirações, não poupando energia ou investimento para isto. Os campuseiros utilizam a rede com neutralidade e, através dela, criam suas próprias oportunidades, estabelecendo aquelas que serão as novas tendências do mercado digital.

Campuseiros:

7.631

Campuseiros acampados:

5.500

Menores de 18 anos:

6.6%

Entre 18 e 29 anos:

66.6%

Entre 30 e 39 anos:

17,7%

Entre 40 e 49 anos:

5.9%

Maiores de 50 anos:

3.2%

Caravanas:

23

Por Estado:

Inscritos de 26 Estados, além do Distrito Federal

Estados com maior número de inscritos:

São Paulo - 46.45% Minas Gerais - 5.80% Rio de Janeiro - 4.79%

Participantes por país (além do Brasil):

Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Colômbia, Uruguai, Peru, México, Canadá, Bolívia, Suíça, Rússia, Portugal, Japão, Itália, França, Finlândia, Equador, Dinamarca, Argentina e Alemanha. (20 países)

13


Palco Galileu

Conhecimento Mentes talentosas, criativas e brilhantes são responsáveis por tornar a rede uma grande realidade, e a Campus Party Brasil nada mais é do que o reflexo do que ocorre diariamente nesse universo virtual. Trocas de conheci-

Temas: Astronomia, Hardware, Modding e Eletrônica, Robótica, Biotecnologia, Nanotecnologia e GreenTech.

mentos, habilidades e experiências estavam presentes em cada um dos palcos, que esse ano ganharam novos nomes em homenagem a grandes personagens da história. Foram cerca de 400 atividades, em mais de 500 horas.

Atividades: 35 Palestrantes: 60 Curadores: Sérgio Sacani, Henrique Foresti, Rodrigo Medeiros, Carlos Alexandre Carvalho Duarte e Juliana Limonta

14

A mesma paixão que moveu Galileu Galilei a modificar um telescópio refrator e descobrir as montanhas da Lua, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea ainda podem ser encontradas em muitos Campuseiros.

Passando pelos mais variados assuntos, o Palco Galileu esteve repleto de conteúdos nas áreas de ficção científica, modding, passando por robótica, hardware e biotecnologia, reunindo milhares de campuseiros.

15


Palco Michelangelo

Palco Gutenberg

Temas: Mídias sociais e Blog

Temas: Design, Fotografia, Vídeo, e Música

Atividades: 35

Atividades: 33

Palestrantes: 100

Palestrantes: 55

Curadores: Bia Granja, Edney Souza e Bob Wollheim

Curadores: Rita Aprile e Edu Agni

16

17

O olhar refinado, a busca pelo enquadramento perfeito, a tênue linha entre emoção, inspiração e transpiração: Michelangelo, uma das personalidades mais criativas da história da arte, foi homenageado neste que é um dos palcos mais multidisciplinares da #cpbr6. Seja através do design, da fotografia, do vídeo ou da músi-

ca, este foi um espaço certo para os campuseiros que gostam de ousar. Aqui, eles brincaram com a animação, aprenderam novas técnicas de design, debateram os rumos das plataformas musicais, editaram imagens, conversaram sobre a “instagramização” da vida, entre muitas outras coisas.

Desde que Gutenberg criou a prensa móvel e jornais e revistas foram criados, a curiosidade de saber o que está acontecendo no mundo – e com todo mundo – é algo que nos move até os dias de hoje. Os blogs e as redes sociais potencializaram o poder de comuni-

cação, permitindo interação e a troca de informações entre as pessoas. Diferentes assuntos deste universo foram abordados no palco Gutenberg, onde os campuseiros puderam se encontrar e compartilhar ideias e conteúdo com o mundo.


Palco Pitágoras

Palco Sócrates Temas: Desenvolvimento e Sistemas Operacionais

Tema: Software Livre

Atividades: 43

Atividades: 36

Palestrantes: 47

Palestrantes: 51

Curadores: David Ruiz, Bruno Souza, Otávio Gonçalves de Souza e Mauricio Leal

Curador: Paulo Henrique Santana

18

19

Uma tela repleta de números, códigos e letras fazem a mente dos campuseiros, que participaram desse palco, ferver de ideias. Por isso, o matemático e filósofo Pitágoras foi o homenageado neste palco, onde números e conhecimentos se fundem e fazem dos desenvolvedo-

res, campuseiros especiais, únicos com conhecimento suficiente para e superar desafios indescritíveis! Foi repleto de atividades que enchessem a mente desses participantes, incansáveis em busca de conhecimento, que o Palco Pitágoras marcou presença na #cpbr6.

A comunidade brasileira de Software Livre é uma das mais importantes e ativas do mundo e contou com um espaço exclusivo: o palco Sócrates, uma homenagem ao filósofo ateniense que defendia com orgulho e sabe-

doria seus ideais. Os campuseiros debateram assuntos como código aberto, plataforma mobile, desenvolvimento de sites, rádio livre e neutralidade da rede, entre outros conteúdos relacionados à cultura livre.


Palco Arquimedes

Palco Hypatia

Temas: Segurança e Redes

Tema: Empreendedorismo

Atividades: 25

Palestrantes: 107

Palestrantes: 54

Curadores: Amure Pinho e Márcio Brito

Atividades: 33

Curadores: Nic.br e Internet Society

20

21

Um dos pioneiros neste tema foi o matemático, cientista e engenheiro militar Arquimedes, que desenvolveu armamentos de defesa inovadores para sua

época. Quem esteve nesse palco, pode conferir palestras, oficinas e debates sobre a evolução dessas novas tecnologias.

Os inovadores cheio de ideias também tiveram vez na Campus Party Brasil 2013. O lugar desses grandes talentos foi o Palco Hypatia, que reuniu grandes nomes e também deu uma oportunidade para os que ainda não

tinham nada além de uma boa ideia. Esta foi a primeira vez que a Campus Party Brasil contou com um palco totalmente dedicado ao empreendedorismo.


Palco Stadium

Workshops

Temas: Games e Simulação Atividades: 31 Palestrantes: 60 Curador: Moacyr Alves Júnior

Oficinas: 32 Palestrantes: 42

22

23

Se há um lugar onde diversão e aprendizado andam juntos, certamente ele é o Palco Stadium. Os campuseiros puderam assistir palestras sobre as novas tendências

do mercado e das novas tecnologias, além de participar de campeonatos e ainda curtir os simuladores.

Para aqueles que não conseguiam ficar parados e precisavam colocar em prática todo o conhecimento adquirido, a Campus Party criou os espaços de workshops.

Lá, os campuseiros puderam participar de diferentes oficinas com os profissionais mais capacitados em suas áreas.


Maratona de Negócios

Ações Especiais Cross Space

Atividades: 23

24

25

Palestrantes: 32

Novidade nessa edição de 2013, o Cross Space estreou como um espaço de encontro de diferentes públicos e iniciativas, sobretudo vinculadas ao empreendedorismo e à inovação. Este era o link que faltava entre campuseiros, palestrantes do evento, startups, investidores, aceleradoras, empreendedores e educadores. Através de

diversas dinâmicas, portanto, foi possível trocar experiências com outros empreendedores criativos, conversar cara a cara com investidores, conhecer projetos que buscavam novos talentos, discutir educação inovadora, além de participar de desafios.

Mais uma novidade da Campus Party 2013. O objetivo era impulsionar a indústria de TI e Telecomunicação brasileira, especialmente na área de aplicativos e serviços úteis para grandes eventos esportivos, convertendo as

ideias dos participantes empreendedores em empresas operativas no mercado. Foram 35 projetos vencedores que ganharão mentoria do SEBRAE para transformarem suas ideias em empresas.


Fórum

TV Digital

Barcamp

Atividades: 8 Palestrantes: 21

26

27 Atividades: 9

Palestrantes: 34

A iniciativa, criada no Brasil em 2010, manteve-se firme e forte na sexta edição da Campus Party no país, onde ocupou o palco principal. Entre os temas mais significativos encontramos debates sobre o Marco Civil da Internet no Brasil, além de cases sobre o uso da tecnologia para o engajamento político e social, e como os jovens participam deste processo.

Atividades: 6

Palestrantes: 24

Com ainda mais destaque, a TV Digital ganhou um espaço especial nessa edição da Campus Party Brasil. Foram diversas oficinas, palestras e debates desvendando as oportunidades e também as tendências dessa nova tecnologia.

O BarCamp é um espaço de desconferência e democrático por excelência. Por mais um ano, a Campus Party Brasil possibilitou que todos os interessados pudessem colaborar com algum conteúdo, enriquecendo

ainda mais o evento. Além de palestras, que já estavam em nossa grade, os campuseiros também tiveram voz e incluíram temas de seu conhecimento para apresentar ao público.


Destaques

28

29

Nolan Bushnell Fundador do Atari e primeiro chefe de Steve Jobs. “Games ensinam muito mais rápido que qualquer outra mídia”.

Buzz Aldrin Foi um dos primeiros a pisar na Lua na missão Apollo 11. “Vocês são o futuro. Precisamos da sua energia como combustível para a inovação”.


Mark Surman Diretor Executivo da Mozilla Foundation, uma das maiores empresas sociais do mundo e desenvolvedora do navegador Firefox.

Salim Ismail Diretor-fundador e embaixador global da Singularity University, instituição baseada no Ames Research Center, da NASA.

30

31

Don Tapscott Uma das maiores autoridades mundiais em inovação, é autor e co-autor de diversos best-sellers, entre eles o aclamado Wikinomics - Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio. “Não é apenas um encontro de programadores, geeks e técnicos. É um exemplo de um novo modelo de como nós vamos resolver os problemas do mundo”.

Marc Prensky Escritor, consultor, inovador e visionário da educação. “O interessante aqui é a tecnologia e o fato de que todos aqui se juntam para fazer coisas juntos, aprender coisas juntos e mostrar tudo que sabem. É uma experiência maravilhosa”.


Rainey Reitman

Ryotaro Shima

Diretora de Ativismo da Electronic Frontier Foundation, uma das maiores e mais importantes organizações de defesa dos direitos civis e da liberdade de expressão na era digital.

Vice-Presidente Senior da GREE, uma das maiores empresas de mobile social games do mundo.

“A Campus Party é uma ótima oportunidade para juntar jovens de todo o Brasil e de outras partes do mundo, para trabalhar juntas em projetos de tecnologia e cuidar do futuro da internet”.

32

Zaryn Dentzel Fundador e CEO da Tuenti, uma das redes sociais mais populares da Espanha, criada em 2006.

Pete Lomas Co-fundador e conselheiro da Raspberry Pi Foundation.

33

Luli Radfahrer Professor-Doutor da USP, Colunista da Folha de SP e Curador do InterCon.

Rodrigo de la Parra Vice-Presidente da ICANN para a América Latina, a entidade internacional responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet.

Tiago Leifert Jornalista Esportivo da Rede Globo.


Autoridades e Personalidades

34

Estiveram presentes na cerimônia de abertura da Campus Party: Antonio Carlos Valente (Presidente do Grupo Telefônica no Brasil), Julio Semeghini (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo - Representando o Governador Geraldo Alckmin), Maximiliano Martinhão (Secretário das Telecomunicações do Ministério das Comunicações - Representando o Ministro Paulo Bernardo), Virgílio Augusto Fernandes Almeida (Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia - Representando o Ministro Marco Antonio Raupp), Marcelino Granja de Menezes (Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco), Ghissia Hauser (Secretária da Ciência e Inovação do Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Representando o Governador Tarso Genro), Adriana Fortes (Assessora do Ministério dos Esportes - Representando o Ministro Aldo Rebelo), Rogério Sottili (Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo), Larissa Beltramim (Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo), Moacyr Alves Junior (Conselheiro do Ministério da Cultura), José Police Neto (Vereador da Câmara Municipal de São Paulo), João Batista de Rezende (Presidente da ANATEL), Célio Bozola (Diretor-Presidente da PRODESP), Daniel Annenberg (Diretor-Presidente do DETRAN/SP), Demi Getschko (Diretor Presidente do NIC.BR), George Woo (Worldwide Event Marketing Manager da Intel), Juarez de Paulo (Gerente da Unidade de Serviços do SEBRAE), Sileno Guedes (Secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura do Município de Recife).

35


Antonio Carlos Valente Presidente do Grupo Telefônica no Brasil “Para os jovens, é uma possibilidade de compartilhar com outras pessoas, trocar experiências, intercambiar opiniões e também uma oportunidade de mostrar o que você está fazendo. Aqui é o lugar da inovação, onde se criam grandes ideias que vão ser grandes projetos, empreendimentos e empresas”.

36

37

Ghissia Hauser Secretária da Ciência e Inovação do Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representou o Governador Tarso Genro

Demi Getschko

Larissa Beltramim

Diretor Presidente do NIC.BR

Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo

“A Campus Party é um evento que envolve exatamente o coração da internet representado pelos jovens que estão entrando na rede, nasceram com a rede e que entendem a rede profundamente e, mais do que isso, que defendem a rede. Então é fundamental para o futuro da internet que nós tenhamos essas reuniões onde todos se encontram e discutem os problemas”.

Juarez de Paula Gerente da Unidade de Serviços do SEBRAE

“Para nós a Campus Party é vista como uma forma de envolver cada vez mais o tema da cidadania digital e os trabalhos em torno da mobilização e da participação social que essa grande rede de tecnologia, da inovação, pode trazer para a cidade”.


38

39

Virgílio Augusto Fernandes Almeida Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, representou o Ministro Marco Antonio Raupp “A Campus Party é um imenso laboratório, onde os ingredientes do futuro estão sendo manipulados. Inovação, tecnologia, geração de riqueza, talentos e juventude”.

George Woo Worldwide Event Marketing Manager da Intel

Julio Semeghini

Eduardo Campos

Geraldo Júlio

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, representou o Governador Geraldo Alckmin

Governador de Pernambuco

Prefeito do Recife

“Encontros como esse vão ajudando a gente a levar inovação para o cotidiano da vida brasileira. Mostrar a importância da educação, da ciência e tecnologia e a gente poder construir um mundo dentro de novos valores”.

“É importante levar a tecnologia para essa nova geração, levar todo esse conhecimento que é produzido aqui. É importante para nossa cidade do Recife, para o nordeste brasileiro. Já tivemos uma excelente experiência lá, e a gente quer apoiar para no meio de julho acontecer novamente”.

“Ficamos felizes de ver tanta gente tentando inovar, usar a tecnologia para colocar o Brasil onde ele quer chegar e melhorar a vida de todo nós”.

Gilberto Kassab Ex-prefeito de São Paulo


Expo

Inclusão Digital

Intel Extreme Masters

40

41

Pelo segundo ano consecutivo, o Intel Extreme Masters reuniu os melhores jogadores do mundo. Foi a última chance para os competidores garantirem uma vaga no Campeonato Mundial que ocorrerá na CeBIT, em Hannover, na Alemanha. O valor total em prêmios reservado para a etapa brasileira foi de US$ 50 mil.

Embora a maior parte dos cidadãos tenha interesse pela tecnologia, nem sempre as condições são favoráveis para que todos possam vencer as barreiras ainda existentes. Sabendo disso, a Campus Party Brasil trabalhou forte para que, mais uma vez, a maior quantidade possível de pessoas tivesse contato com ferramentas que podem soar triviais aos mais conectados, mas são verdadeiros bichos de sete cabeças àqueles em busca de uma chance de dominá-las. Em 2013, a Inclusão Digital da Campus Party Brasil contou com o apoio do Serviço

Federal de Processamento de Dados (Serpro) que disponibilizou 114 computadores desktops para a ação.


Ações dos Patrocinadores Em meio aos estandes da Zona Expo, que este ano ganhou ares de parque de diversões tecnológico, circularam cerca de 160.000 pessoas. Por lá, os visitan-

Governo do Estado de São Paulo/ Prodesp/Sabesp/Poupatempo

Prefeitura de São Paulo

tes conheceram as últimas novidades de algumas das marcas mais importantes do Brasil e do mundo.

Telefônica | Vivo - Vivo Play

42

Principais ações: Cinema, palestras, ping pong interativo, Wayra Contest, coleta e filmagem da separação dos detritos.

43 Principais ações: Divulgação dos desafios, apresentação surpresa da escola de samba Mocidade Alegre, abertura do ano chinês na Zona Expo e ponto de distribuição de água para os campuseiros dentro da Arena.

Principal ação: Fórum Cidadania em rede: uma roda de diálogo sobre a relação entre gestão pública, direitos humanos e internet, com a participação do Secretário Municipal dos Direitos Humanos de SP, Rogério Sotill.


EBC

Petrobrás

44

Ford

Fundação Vanzolini

Sebrae

Principal ação: Apoio tecnológico a toda a estrutura do evento.

Principais ações: Cobertura do evento e entrevistas em estúdio próprio.

Principais ações: Jovem Nerd ao vivo na Campus Party e oficina de Pixilation do Anima Mundi na Arena.

Principais ações: Diário de um Campuseiro, Sumo Fight e Teste Like a Boss.

UOL

Principais ações: Diversos prêmios, um carro (foto) para os campuseiros e palestras sobre Social Media com Scott Monty e Design Automotivo com João Marcos.

45

Principais ações: Distribuição de cachorro-quente e kit higiene, além de palestras para os campuseiros.


BB MAPFRE

Submarino

MICROSOFT

IBM

Seara

46

Principais ações: Sócia Psy, Mário Bros, Luigi e Donkey Kong na Campus Party.

Principais ações: Quarto geek, espaço retrô de vídeo games e mão geek distribuída para os campuseiros.

Principal ação: Jantar geek - para ganhar o jantar era necessário estar mais parecido a um desenho geek que mudava diariamente.

47 Principais ações: Interações com os campuseiros na Arena com bonecos de jogos que poderiam ser testados no Internet Explorer. Experimentação de Windows 8 no stand. Palestra no palco principal do Danilo Bordini.

Principais ações: Palestra Fábio Gandour na Arena e palestras da IBM no stand na Expo.


Repercussão

TIPO DE MÍDIA

APARIÇÕES

ESPAÇOS ACUMULADOS

EVA*

276

179.719,4 cm/col

R$ 76.468.478,63 US$ 38.291.676,83

223.309

-

-

Jornal e Revista

206

16.697,7 cm/col

R$ 4.510.968,63 US$ 2.258.872,62

Rádio e Televisão

93

04:02:25 horas

R$ 10.072.763,77 US$ 5.043.947,81

223.884

196.417,10 cm/col 04:02:25 horas

R$ 91.052.211,03 US$ 45.594.497,26

Internet 1 (portais e sites)** Internet 2 (blogs, Twitter, Facebook, etc)

48

TOTAL

*Economic Value Added **Principais portais e sites do Brasil *** Fonte: http://www.peoplebrowsr.com- 10/12/12 a 03/02/13 Período de apuração dos itens Internet 1, Jornal e Revista, e Rádio e Televisão - 01/01/2013 a 17/02/2013

49


Voluntários

50

51

Tropa de Elite Esforçados, incansáveis e dedicados. Assim foram os voluntários da sexta edição da Campus Party Brasil. Motivação, amor, suor e cada dose de energia despendida por eles foram essenciais para garantir o sucesso do evento. Os voluntários são nosso maior orgulho, restando, de nossa parte, o agradecimento por toda dedicação que tiveram.


Agradecimento

E assim fizemos mais uma Campus Party Brasil.

52

Nestes últimos parágrafos, após as páginas anteriores refletirem o sucesso de mais uma edição brasileira do maior acontecimento tecnológico do mundo, cabe a nós reforçar o quanto valorizamos os esforços de todos os envolvidos em mais esta etapa, desde os membros da Futura Networks e do Instituto Campus Party, ao nossos curadores e colaboradores. Sem eles, tudo seria muito mais difícil ou, simplesmente, inviável. Às longas e essenciais parcerias mantidas com Telefônica Vivo, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo, dedicamos um agradecimento especial por todas as portas abertas e possibilidades surgidas ao longo de seis anos. Aos demais patrocinadores e apoiadores, fica a nossa satisfação de contar com todos ao nosso lado nesta jornada, sempre acreditando no potencial dos campuseiros, parte fundamental dentro destas relações que tantos frutos colheram em 2013. Por último, mas não menos importante, vale salientar a

participação sempre decisiva dos nossos voluntários, uma parte fundamental para o bom andamento de um evento com as dimensões do nosso. E também das comunidades parceiras e dos agitadores oficiais, que confirmam a Campus Party Brasil como o maior ponto de encontro das principais mentes por trás da Internet nacional. Muito obrigado a todos! Seja no Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Fortaleza fazer uma Campus Party em cada uma delas é um desafio que estamos dispostos a encarar, tudo para poder mostrar a cada vez mais pessoas aquela que é a garagem do vale do Silício do Brasil, estimulando-as a empreender, inovar e fazer do Brasil e do mundo lugares melhores graças à tecnologia. E o Brasil que nos aguarde, porque vem muito mais por aí. Se dissemos que estamos mais maduros, agora é a hora perfeita para arriscar voos cada vez mais altos. E 2013 está só no começo, hein?

53


Patrocinadores e Apoiadores Patrocinador Principal

Patrocinadores Institucionais 54

55


Expediente Paco Ragageles Co-fundador da Campus Party e Presidente da Futura Networks

Belinda Galiano Co-fundadora da Campus Party e Diretora de Marketing da Futura Networks

Futura Networks do Brasil e Instituto Campus Party Mario Teza Diretor Geral

56

Bruno Souza Presidente do Instituto Campus Party Equipe de Conteúdos Carolina De Marchi Gerente de Conteúdos Alessandra Dias Guglieri Thaís Lemos Leite Héctor Moraes Guilherme Otero Ana Carolina Rodrigues Leonardo Rodarte Renata Zalotti Marlon Nogueira

Equipe Comercial Paulo Guerra Gerente Comercial Fernanda Luz Gerente de Relações Institucionais Renata Casanova Cristiane Castelli Nicolle Konai Equipe de Comunicação e Arte Daniela Costa Fernanda Boscaini Luiz D’Avila Cabral Kátia Oliveira de Souza Beatriz Sano Yolanda Benedito Óscar López Fotos Índice Fotojornalismo

57


Report cpbr6 2013 web  

Report Campus Party Brasil 2013 - cpbr6

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you