2 minute read

Acidentes por contato e cenários futuros5

5ACIDENTES POR CONTATO E CENÁRIOS FUTUROS

Camila Lorenz - @camila_lorenz

Advertisement

Ilustração: Filipe Menezes

Nos próximos capítulos vamos conhecer um pouco sobre os artrópodes que podem causar algum tipo de acidente e por isso devemos ter cuidado. Eles são importantes não por transmitirem algo para nós, mas, sim, por causarem envenenamento, queimaduras, necrose, entre outras injúrias. Os mais comuns, considerados como problemas de saúde pública no Brasil, são as abelhas, marimbondos e vespas, aranhas, escorpiões e algumas espécies de lagartas.

Mas antes precisamos explicar rapidinho algumas terminologias para que não dê um nó na sua cabeça! Primeiro, consideramos importante deixar claro que todo animal peçonhento é venenoso, porém nem todo animal venenoso é peçonhento. Mas como assim? Bom, a gente chama de peçonha um conjunto de estruturas que envolve basicamente músculos, órgãos de armazenamento de toxinas e, principalmente, um órgão inoculador dessa toxina, como o ferrão das abelhas. Mas nem todos os insetos que possuem alguma toxina em seu corpo possuem essa “peçonha”.

Como outros animais, todos os artrópodes precisam se defender de seus predadores e também precisam se alimentar, certo? Os animais que são grandes acabam afugentando seus inimigos fazendo uma cara feia, mas os artrópodes… Coitados! Geralmente são tão pequenos que mesmo que fizessem cara feia, os predadores nem veriam! Portanto, aproveitam algumas substâncias que possuem no corpo soltando-as no ar, como quem sinalizasse “Olha, se eu fosse você, não me comia, não! Meu gosto não é muito bom, sabe?”. Além disso, em relação à alimentação, alguns artrópodes são predadores enquanto outros são herbívoros, frugívoros, onívoros. Os que são predadores se alimentam de outros seres vivos que, assim como eles, se movimentam, então esses artrópodes precisam de alguma estratégia para paralisar suas presas e, para isso, podem utilizar toxinas. Outros, ao se alimentarem, capturam algumas substâncias que se modificam em seus organismos e os tornam “venenosos”, por exemplo, ao comer uma planta venenosa ou que possua alguma substância que possa ser “convertida” em veneno, o inseto se torna venenoso também.

E agora você deve estar se perguntando: mas então todos os artrópodes colocam minha vida em risco? Não! Na maioria das vezes, a toxina presente no corpo dos insetos é tão pouca que não causa nada. Mas é muito importante que você tenha atenção, pois as reações alérgicas e de envenenamento que podem colocar sua vida em risco dependem de vários fatores como o seu sistema imune, seu metabolismo, o tipo de artrópode, a quantidade de toxina à qual você é exposto etc. Então leia com atenção os próximos capítulos que explicaremos com mais detalhes.

E agora você deve estar se perguntando: mas então todos os artrópodes colocam minha vida em risco? Não!