
1 minute read
estratégiassensoriaisedeacessibilidade
Jardiminternosensorial
A proposta para o jardim interno sensorial é que ele estimule as pessoas a desenvolverem sensações e sentimentos únicos através da vivência no jardim, seja ouvindo o som dos pássaros, sentindo o perfume das flores, tocar as texturas de pedra, grama, madeira ou simplesmente descansando a mente.
Advertisement
Geralmente não paramos para notar os cinco sentidos no nosso cotidiano agitado, mas quando um desses sentidos nos falta começamos a notar seu valor, nesse âmbito o jardim trás sensibilização para os visitantes além de proporcionar a inclusão social através da acessibilidade.
Para garantir a acessibilidade sensorial foram pensadas em estratégias como plantas em alturas diferentes, mais baixas e altas para que as pessoas com dificuldade de acesso e locomoção pudessem tocá-las e senti-las, circulação ampla e sem desníveis, pontos de referência claros para que pessoas com deficiência visual possam se locomover com mais facilidade.
As estratégias para desenvolvimento dos cinco sentidos no jardim são descritas a seguir:
Olfato
Para desenvolver o olfato foram escolhidas ervas aromáticas como tomilho, erva doce, manjericão, alecrim e flores como gardênias, jasmins e capim limão.
Paladar
Para o paladar as ervas aromáticas acima também são ótimos estímulos além de frutas e frutos de pequeno porte e fácil acesso, como a acerola.
Tato
Para o tato plantas de toque aveludado são essenciais, como as suculentas.
Vis O
Plantas e flores coloridas são ótimos estímulos visuais, para isso, flores com cores vibrantes foram inseridas no projeto como girassóis e orquídeas.
Audi O
A audição é estimulada no jardim pelo barulho das folhas ao vento, o som dos pássaros que são atraídos pelas plantas do jardim, como o beija-flor .