Page 1

PrĂĄticas para uma gestĂŁo do nosso ambiente


Onde estamos?


E o que aprendemos aqui? CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA MARINHA E GERENCIAMENO COSTEIRO *Ecologias * Impacto e Recuperação Ambiental Conservação * Educação Ambiental Sistema de Gestão e Auditoria Ambiental* *Introdução ao Gerenciamento Costeiro

e eteceteras...


Vamos colocar em prática? Por que? Algumas coisas não estão legais...


Quantas vezes você já viu isso? ALTERNATIVAS: ( ) Nunca vi. Isso é montagem. ( ) Nunca. Minha sala só tem um cesto, o que é mais sensato. ( ) Vejo isso todos os dias.


E quantas vezes você já viu isso na rua atrás da faculdade? ALTERNATIVAS: ( ) Eu não ando pelas ruas do Bitaru. ( ) Isso só acontece porque tem uma lixeira invisível que ninguém vê. ( ) Vejo isso todos os dias.


E quantos moradores do bairro também viram? ALTERNATIVAS: ( ) Calçada não é lugar de gente andar e sim de jogar lixo. ( ) Isso não acontece. Foi montagem. ( ) Todos.


(E não dá para alegar que o lixo não é nosso...)


O que é isso? ALTERNATIVAS: ( ) Meio de cultura de fungos da aula de Microbiologia da Ana Júlia. ( )Uma espécie rara de mini-tomates importada da Malásia. ( ) Comida esquecida na geladeira dos alunos.


E isso? ALTERNATIVAS: ( ) Nova espĂŠcie de alga super resistente a metais pesados da BaĂ­a de Santos. ( )Fungos para a aula de fungos. ( ) Idem anterior. Comida esquecida na geladeira dos alunos.


(Ainda bem que foto n達o tem cheiro)


Vamos mudar isso? Hรก algumas coisinhas que podem ser feitas de imediato.


• Colocar em prática pequenas ações. Ações práticas. Pequenas atitudes. Começando a arrumar a casa. Começando pela casa. O começo. Dentro e fora de cada um. • A ideia central é aplicar práticas de gestão ambiental no campus, a teoria de nossas aulas da faculdade. Toda prática não é trivial quando envolve tomadores de decisão, pessoas e mudança de comportamento, velhos hábitos.


CONTRIBUA COM A SUA IDEIA

COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO

FAÇA ACONTECER COM SUA ATITUDE Foto do II CFPBio, 2008.


Alguns exemplos... Algumas coisinhas que podem ser feitas de imediato.


SEPARAR O RESÍDUO RECICLÁVEL Participar da COLETA SELETIVA VOLUNTÁRIA, da Prefeitura de São Vicente. http://www.codesavi.com.br/proj_vi ew.php?id=22 Foto do II CFPBio, 2008.


SEPARAR O RESÍDUO RECICLÁVEL Destinação inteligente para os difíceis de reciclar: www.terracycle.com.br/ Podemos vender o “lixo” para a TERRACYCLE


Foto do II CFPBio, 2008.

SEPARAR O “LIXO MESMO”

E não abandoná-lo na rua. Colocar uma LIXEIRA na calçada.


REDUZIR O USO DE DESCARTÁVEIS

Construir um CANECÁRIO COLETIVO


SEPARAR O RESÍDUO ORGÂNICO (e escovar os dentes) Foto do II CFPBio, 2008.


Montar uma COMPOSTEIRA (novamente)

Poderá ser utilizado no projeto paisagístico , em hortas caseiras e canteiros do próprio campus.


Foto do II CFPBio, 2008.

Montar um MINHOCÁRIO Minhocas são legais. O minhocário poderá ser utilizado em projetos de Extensão como Cursinho Caiçara, Bio na Rua, Unati para por exemplo falar sobre ciclo da natureza.


CONTRIBUA COM A SUA IDEIA

COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO

FAÇA ACONTECER COM SUA ATITUDE Foto do II CFPBio, 2008.


1. CONTRIBUA COM A SUA IDEIA Como podemos melhorar a gestão ambiental do nosso campus? O que você acha que pode melhorar? O que te incomoda?

DEIXE A SUA IDEIA PREGADA NO MURAL DO CENTRO ACADÊMICO IÇARA, ASSIM TODOMUNDO PODE SABER O QUE O OUTRO ESTÁ PENSANDO.

Foto do II CFPBio, 2008.


Você fez aquele curso super legal de Permacultura?

Você leu um texto supimpa sobre ciclo dos materiais? Conhece um manual super prático sobre como montar uma composteira e minhocário?

Conhece uma música super legal sobre Conscientizar, recicle o seu papel, dinheiro não cai do céu? Encontrou um paper sobre gestão ambiental?

TIRE UMA CÓPIA E PENDURE NO VARAL DO RANCHO. Assim teremos um varal de leituras ecológicas!

2. COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO

Foto no THE HUB São Paulo


3. FAÇA ACONTECER COM SUA ATITUDE


Vamos juntos, galera? PROJETO SEMENTES Vamos?

Vamos?

PET GERBIO Vamos?

•Coordenadoria Executiva •Coordenadoria de Curso •Seção Técnica de Apoio Administrativo •Seção Técnica de Apoio Acadêmico •Docentes •Servidores Vamos? •Estudantes


Essa movimentação toda começou com a inquietação com contradições na faculdade. Um incômodo que não é só meu. Talvez uma ação conjunta e coletiva seja o começo de uma mudança. E o empurrãozinho foi aqui...

camikiegsa2012.blogspot.com

Práticas para a gestão do nosso ambiente  

Vamos fazer acontecer na Unesp São Vicente?

Advertisement