Jornal Câmara Notícias

Page 4

O

diretor de Transporte da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Álvaro dos Santos Silva, informou que, para dar fluidez ao trânsito, há previsão de instalação de corredores de ônibus e de redução no tempo dos semáforos nas principais vias da cidade. Além disso, será implementada a ciclovia da estação ao Centro.

CN - Existe um estudo sobre o tempo que levam os trajetos? DT - O usuário sofre muito com o tempo que perde dentro do transporte coletivo. Na medida do possível nós estamos reduzindo esse tempo. Para a estação da Santo Afonso, além dessa linha da Boa Saúde, nós teremos ônibus que vão partir de Canudos, pela Vitor Hugo Kunz, Nicolau Becker, Centro, Primeiro de Março e Pedro Adams. Esses horários de ônibus do Santo Afonso e da Vila Marte vão passar pela estação. Isso vai totalizar, incluindo a empresa Futura e a Hamburguesa, mais de 200 horários/dia, atendendo a demanda na estação Santo Afonso. Além dessas linhas, existem duas linhas transversais. CN - Hamburgo Velho vai ser atendido pelo ônibus de Canudos? DT - Hamburgo Velho vai ser atendido pelo ônibus Canudos/Santo Afonso. A população de Hamburgo Velho vai ter que se deslocar até os eixos das avenidas Vitor Hugo Kunz e Nicolau Becker, porque ele sai lá da UPA em direção ao trensurb. CN - Como funcionará o projeto de integração? DT - Já licitamos o projeto de modernização do Sistema Público de Transporte, mas houve uma restrição por par-

2004

Foi criada a Comissão Especial Pró-Trensurb, através de requerimento do ex-vereador Ralfe Cardoso.

2008

O trabalho dos parlamentares rende frutos: o Ministério das Cidades libera R$ 4 milhões para as obras de expansão do trem.

Mudanças a seguir: sinaleiras mais

A chegada do trem a Novo Hamburgo vai gerar uma série de mudanças no dia a dia da população, tanto para aqueles que utilizam o serviço quanto para as pessoas que se deslocam a pé, de bicicleta ou de carro. A luta pela extensão da linha 1 remonta quase três décadas. Desde 1976, quando estava sendo idealizado o projeto, a obra já tinha como objetivo a redução do fluxo de veículos na BR-116, considerada saturada já naquela época. Em 1985, quando foi inaugurada a primeira etapa, quatro dos seis municípios previstos pelo projeto original – Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul – ganharam seus terminais ferroviá-

te do Tribunal de Contas do Estado em alguns itens do edital, que foi suspenso. Na verdade, nós dependemos da publicação do acórdão do TCE. A administração municipal é responsável pela integração física. As empresas terão que verificar a forma que irão fazer a integração, porque isso envolve a parte econômica. CN - Você poderia detalhar o sistema? DT - Nós vamos diminuir o número de ônibus se deslocando do bairro ao Centro. Mas queremos melhorar o tempo desses ônibus para chegar ao Centro e ao outro ponto de integração, na estação Santo Afonso. O que nós temos pronto: em toda a avenida Vitor Hugo Kunz terminaremos com as sinaleiras de três tempos e quatro tempos. Vão ser sinaleiras de dois tempos. As pessoas que quiserem cruzar a avenida vão ter que fazer o laço. Não estou criando uma expectativa. Na avenida 7 de setembro, já vamos começar. Na Primeiro de Março, partindo da Frederico Link até chegar no Santo Afonso, todos os semáforos serão de dois tempos. Estamos pensando também em criar uma faixa exclusiva de ônibus, da UPA até próximo à avenida Frederico Link. Foi destinada uma importância pelo governo federal. CN - Qual é o papel da comunidade e dos representantes nessa conquista? DT - Primeiro temos que agradecer muito o papel que teve o grupo Pensando Novo Hamburgo e a Câmara de Vereadores, independente de partido. O Legislativo foi incansável para que o trem viesse até Novo Hamburgo, assim como a Prefeitura se focou para que a obra se concretizasse.

2006

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma nova avaliação técnica das contas da licitação e não liberou a obra. Comissão Pró-Trensurb vai a Brasília tentar reverter a decisão.

2009

rios. A obra tação temp e mo âmbi Ham Nosso nhad ocorr

Vereadores hamburguenses participaram da primeira viagem de trem de N Para mais fotos e informações acesse o blog: jo

A Trensurb

CN - Como ficarão os horários dos ônibus? Diretor de Transporte - O bairro Canudos já está definido, assim como o Centro, onde chegam os demais ônibus dos bairros Vila Nova, Guarani e Roselândia. A Boa Saúde é um caso especial em função do grande número de pessoas que residem, não só lá, mas no bairro Primavera. Vamos fazer, nem se for em caráter experimental, uma linha que vai contemplar os usuários para que façam uma viagem direta à estação.

O trem é

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A – Trensurb foi criada em 1980. Até 1985, foram realizadas as obras necessárias para a implementação da via. O sistema começou a operar comercialmente em 4 de março de 1985. A primeira etapa foi de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, totalizando 27 km de linha e 15 estações. Em 1997, a empresa inaugurou a estação Unisinos e, em 2000, a São Leopoldo. No ano de 2009, iniciou-se a expansão até Novo Hamburgo. Serão mais 9,3 km e cinco estações, a Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e as demais em nosso Município: Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo.

Trem em elevada

Como será a conexão entre os ônibus e o trensurb

O horário de funcionamento do trem, após o período experimental, será das 5h às 23h1

2007

A Comissão Pró-Trensurb reúne teatro, música e dança em manifestação pela vinda do trem, no Centro de Novo Hamburgo. Emendas inserem a Linha 1 do Trensurb no Plano Plurianual de 2008-2011. No final do ano, foi assinado o contrato de prestação de serviço entre Trensurb e o Consórcio Nova Via.

Os parlamentares participaram da inauguração das obras de extensão do metrô, em cerimônia que contou com a presença da então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ao longo do ano, os vereadores realizaram uma série de visitas ao canteiro de obras do trem, que recebeu verbas do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

2010

A Câmara promoveu sessão s em homenagem aos 25 anos da surb. O então presidente da em Marco Arildo Prates da Cunha mou que, diferentemente das o cidades, Novo Hamburgo conqu o trem. Após seis anos de lutas, os mentares tiveram a oportunida percorrer dentro do trem, pela pr ra vez, o trajeto de quase cinco lômetros entre São Leopoldo e N Hamburgo. Acompanharam o


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.