88 minute read

O que aconteceu

Gabinete de Apoio ao Empreendedor de Vinhais cria Plataforma digital

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor de Vinhais criou uma Plataforma Digital de comércio eletrónico que funcionará no gabinete de apoio ao empreendedor e que tem como objetivos:

Advertisement

• potencializar pequenos negócios alargando o seu mercado de atuação;

• oferecer soluções comerciais aos participantes a custos reduzidos;

• possibilitar maior transparência no relacionamento entre clientes e fornecedores;

• reduzir custos operacionais para clientes e fornecedores.

São privilegiados os produtos locais, os tradicionais e aqueles de âmbito regional do concelho de Vinhais.

Esta plataforma tem como objetivos a venda e comercialização de produtos endógenos do concelho de Vinhais, de forma a apoiar os produtores e os comerciantes locais.

Assim, esta é mais uma forma que o município encontrou para poder auxiliar os produtores e comerciantes do concelho a escoar os seus produtos, o que também permite um incremento da economia, e ainda uma publicidade diferente, mas que se prevê eficaz para os produtos de excelência do nosso concelho como: castanha, fumeiro, cuscos, mel, compotas, entre muitos outros.

A Plataforma online www.saberavinhais.com já se encontra disponível para que os produtores possam vender e dar a conhecer o que de melhor se faz em Vinhais.

Reunião de Trabalho para prevenção de incêndios

Foi durante a tarde do dia 9 de julho, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, que teve lugar uma reunião de trabalho, tendo em vista a prevenção e o combate dos incêndios.

Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, a diretora Regional Norte do ICNF, Sandra Sarmento, Polícia Judiciária, agentes de Proteção Civil Municipal, GNR, presidentes de junta do concelho de Vinhais.

Nesta reunião, foram analisados vários pontos, com o intuito de melhorar a capacidade de recuperação dos territórios aos incêndios florestais, as vulnerabilidades existentes tendo em atenção fatores como o comportamento humano, características das habitações e a organização dos espaços.

O concelho de Vinhais tem uma grande área de floresta, como a Serra da Coroa e a zona integrada no Parque Natural de Montesinho, sendo assim fundamental ações que evitem este tipo de calamidades, entre as quais a limpeza das linhas de água, a notificação de proprietários para limpeza de terrenos da sua responsabilidade, a verificação completa da rede de hidrantes do concelho, ações de sensibilização e criação de núcleos de voluntariado a nível da proteção civil.

Selos Clean&Safe nos equipamentos municipais

O Posto de Turismo, o Centro Cultural Solar dos Condes, o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, a Casa da Vila-Centro de Interpretação da Natureza do Parque Natural de Montesinho, são os equipamentos de Vinhais que receberam o selo Clean & Safe, o que significa que cumprem todas as recomendações da Direção Geral de Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2.

Esta medida dinamizada pelo Turismo de Portugal, decorreu da preocupação e da necessidade de retomar a atividade económica e social, onde se insere o turismo, de forma a transmitir confiança e segurança às pessoas.

Para tal, o Turismo de Portugal envolveu outras entidades como: a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e, em estreita articulação, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as diversas Associações do Setor.

Com esta iniciativa, o Turismo de Portugal pretendia transmitir às empresas e profissionais informação sobre as medidas mínimas necessárias de distanciamento social, de higiene e limpeza dos estabelecimentos.

Vinhais é assim um concelho em que as preocupações com as medidas de prevenção para a COVID-19 estão sempre presentes.

Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes visita Vinhais

Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, passou por Vinhais, onde visitou o amigo e presidente do município, Luís Fernandes. Esta visita aconteceu no dia 24 de julho, dia em que iniciou a viagem entre Bragança e Sagres na sua bicicleta, com o intuito de mostrar que “o país é bonito, fantástico, mas também seguro.”

Combate à vespa das galhas do Castanheiro

Durante os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 foram efetuadas 550 largadas, no Concelho de Vinhais (locais indicados no mapa).

O Município de Vinhais tem aprovada, no âmbito do PDR 2020, uma candidatura para combate às doenças do castanheiro (vespa, tinta e cancro) que prevê um investimento de 944.029,62€.

Feira do Fumeiro e Festa de Santo Estêvão Ousilhão foram candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A escolha da madrinha para esta candidatura recaiu em alguém que ao longo de mais de duas décadas, fez todo um trabalho de enorme dedicação ao fumeiro de Vinhais que culminou no reconhecimento de Vinhais como a Capital do Fumeiro de Portugal.

A madrinha desta candidatura foi a Engenheira Carla Alves.

Desde a primeira hora na linha da frente como coordenadora da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, Secretária Técnica do Livro Genealógico da Raça Bísara, promotora da certificação dos enchidos de Vinhais com a marca europeia IGP, diretora da organização da Feira do Fumeiro e GrãoMestre da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais (2013-2020), fizeram com que a nossa madrinha reunisse todas as competências para que esta candidatura às 7 Maravilhas fosse reconhecida e apoiada pelos Portugueses.

O fumeiro de Vinhais é hoje um produto de grande qualidade e notoriedade, apreciado por muitos, e a nossa Feira do Fumeiro é uma marca que faz a diferença a nível nacional e que, inclusive, já ultrapassou fronteiras.

O êxito desta candidatura e os méritos profissionais da sua madrinha Carla Alves, foram o prémio merecido que os Portugueses deram à excelência dos produtos tradicionais portugueses.

A Feira do Fumeiro de Vinhais ficou em segundo lugar nas 7 Maravilhas do distrito de Bragança, e continuou assim a concurso, para ser eleita uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal. A todos os que nos ajudaram a alcançar este resultado, deixamos um agradecimento muito especial. Sem vocês não teria sido possível. Dia 16 de agosto, a Feira do Fumeiro de Vinhais disputou um dos seis lugares de acesso à meia-final, o programa passou em direto na RTP, e foi transmitido a partir de Porto de Mós.

Município ofereceu cadernos de atividades a todos os alunos

A educação é uma das maiores preocupações do executivo municipal, proporcionando apoios a vários níveis aos alunos do concelho. Estes apoios enquadramse também nas medidas de apoio às famílias, nomeadamente no âmbito da ação social escolar.

O papel das autarquias é fundamental nestas situações, principalmente neste tempo de pandemia, em que o poder económico de muitas famílias baixou consideravelmente. Assim, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, em reunião de Câmara, no dia 28 de julho, apresentou a proposta de oferecer os cadernos de atividades a todos os alunos, de todos os ciclos, que frequentem os estabelecimentos de ensino, deste concelho, assim como do Bloco Pedagógico de Inglês para as AEC referentes ao 1º e 2º ano de escolaridade. No ano letivo 2020/2021 o número de alunos a necessitar de cadernos de atividades era de 470, pelo que o apoio correspondente à aprovação desta proposta teve um custo total de 25.000 €.

Bombeiros Voluntários de Vinhais mais próximos da população

O dia 30 de julho, foi o dia que marcou o início de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vinhais, os Bombeiros Voluntários de Vinhais e a Junta de Freguesia de Rebordelo. Desta parceria resulta a disponibilidade para colocação de uma equipa de Bombeiros e um carro de combate a incêndios em Rebordelo. Rebordelo é uma aldeia central na zona sul do concelho, permitindo assim uma maior capacidade e rapidez na atuação dos bombeiros em caso de incêndio, bem como chegar mais facilmente a determinadas localidades como a zona de lomba, Ervedosa, Vale das Fontes, ou Agrochão.

Inauguração da distribuição domiciliária de gás natural de Vinhais

No dia 31 de julho, foi inaugurada em Vinhais, a rede de distribuição de gás natural ao domicílio, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

Esta inauguração revestiu-se de particular importância, pois os vinhaenses passaram a beneficiar deste instrumento de progresso e desenvolvimento, geralmente associado apenas aos grandes centros urbanos.

A distribuição de gás natural chegou pela mão da Sonorgás, empresa do grupo Dourogás.

O gás natural é versátil e pode ser utilizado em residências, comércios, indústrias e serviços. O fornecimento é contínuo, 24 horas por dia, todos os dias do ano, oferecendo modernidade, conforto, segurança e economia.

Luís Fernandes, presidente do município começou por saudar e agradecer a presença de João Galamba, dizendo que “o facto de estar aqui a inaugurar esta estrutura mostra que entende e, mais do que isso, apoia estes investimentos nas nossas localidades”. De seguida referiu a importância dos territórios do interior, como é Vinhais, referindo que “Vinhais fica integrado no Parque Natural de Montesinho, que tem uma potencialidade eólica fantástica, porque os estudos comprovam que este local possui um dos melhores corredores a nível do vento na Europa; é preciso aproveitar esta valência, até porque damos dois passos e do outro lado da fronteira as torres eólicas são abundantes. Este não é um território longe de tudo, é o que fica mais perto da Europa, Madrid vai ficar brevemente a 1,20 h de Vinhais com a estação do Ave na Gudiña.”

João Galamba salientou que “A transição energética é uma realidade com múltiplas fontes de energia, uma realidade territorial variada e olhando para este território em concreto, havia coisas que faltava fazer e injustiças que era importante corrigir; além disso, nunca é demais enaltecer o papel extraordinário, a atenção e empenho que a DouroGás, uma empresa da região, dedicou ao desenvolvimento destes territórios”.

Este projeto vai permitir maior segurança de abastecimento, é ambientalmente mais responsável que a alternativa, e representa grandes poupanças para os consumidores.

Exposição “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso”

A exposição “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso”, passou a poder ser visitada no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, desde 07 de agosto, assinalando três anos de itinerância ininterrupta por diversos espaços culturais de Portugal e Espanha.

Depois de ter sido apresentada publicamente na Mascararte - Bienal da Máscara de Bragança - 2017, passou já pelo Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (Lazarim-Lamego), Museu Etnográfico Provincial de León (Espanha), Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes (Montalegre), Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (Mirandela), Museu do Ferro (Torre de Moncorvo), Casa das Artes e Ofícios (Mogadouro), Colégio Universitário (Zamora), Auditório Municipal (Freixo de Espada à Cinta), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Centro de Interpretação do Território (Sambade, Alfandega da Fé).

As festas de Inverno com mascarados, em Portugal, têm o seu início no dia 31 de outubro, em Cidões - Vinhais, com a Festa da Cabra e do Canhoto. Seguem-se as festas de dezembro, na sua maior parte dedicadas a Santo Estêvão, o protomártir do Cristianismo e padroeiro dos rapazes, altura em que as máscaras assumem maior protagonismo, continuando durante o mês de janeiro e, depois, durante o Carnaval. Culminam na Quarta-feira de Cinzas, com o Dia dos Diabos, data em que a Morte e os Diabos saem à rua em Vinhais e em Bragança.

Fora deste período, associado ao Solstício de Inverno, em Sobrado - Valongo (Porto), a Bugiada, a 24 de junho, representa a única festa de verão com mascarados em Portugal.

Nessa exposição, são apresentadas 43 composições tridimensionais, com mais de 60 máscaras, assinadas por 43 artistas|artesãos, que representam 37 festas com mascarados em Portugal (distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto e Viseu), ilustradas com textos

de autores especialistas na matéria, e alguns trajes representativos de festas do concelho de Vinhais.

Num conceito que rompe com a convencional exposição de máscaras, o conjunto das composições que o colecionador/investigador criou, tem vindo a aumentar e apresenta-se, também, como um roteiro das festas com mascarados em Portugal, disposto cronologicamente, entre 31 de outubro e 24 de junho, conjugando vários acessórios, fragmentos de trajes ou utensílios usados pelos protagonistas das festa e associados a cada ritual representado.

Todo este espólio, profundamente ligado à cultura popular, que carateriza e distingue as regiões representadas, resultou na publicação do livro “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso”, editado, em março de 2019, pela Câmara Municipal de Bragança, no qual são apresentadas imagens de todas as composições presentes, então, na exposição, assim como os textos explicativos e identificativos de cada festa, máscara e respetivos artesãos/artistas.

A coleção de Roberto Afonso esteve patente ao público, no Centro Cultural Solares dos Condes de Vinhais, entre 07 de agosto e 31 de dezembro, na terra natal do proprietário e investigador que assume, desde 2014, a presidência da Assembleia Geral da Academia Ibérica da Máscara.

Interface de Transportes de Vinhais já está em funcionamento

A interface de Transportes de Vinhais, abriu no dia 7 de agosto de 2020. Situado na parte sul do Centro Cultural, foi mais uma zona intervencionada em resposta à urgente necessidade de intervenção que evidenciava. Dispõe de um parque de estacionamento, uma zona verde e estação de camionagem, representando um equipamento que era absolutamente necessário.

O objetivo desta obra consistiu na instalação de uma Interface de Transportes no Centro da Vila de Vinhais, num local facilmente acessível pelos autocarros e passageiros, mais concretamente no “Antigo Espaço da Feira”, garantindo a segurança de todos os utilizadores e a paragem dos transportes públicos urbanos de uma forma eficiente e organizada. Esta operação foi promovida de uma forma integrada com a reabilitação do espaço público da área de intervenção.

Assim, o Espaço Envolvente à Interface de Transportes foi requalificado, passando a disponibilizar de uma zona de permanência/lazer e percursos pedonais, uma zona de circulação automóvel, zonas de estacionamento e zonas verdes. O custo total elegível desta requalificação foi de 340.275,00 €, com apoio financeiro da União Europeia FEDER (289.233,75 €) e apoio financeiro público nacional/regional (132.221,75 €). O objetivo geral desta obra consistiu na reabilitação do espaço público, através do arranjo urbanístico, da substituição e regularização do pavimento, da instalação de mobiliário urbano adequado e de cobertura vegetal.

A requalificação deste espaço teve um custo total elegível de 661.442,40€.

Exposição Terra, Cultura e Família Município de Vinhais atribui bolsa de estudo aos estudantes do ensino superior

A exposição Terra, Cultura e Família do Vinhaense Jorge Oliveira esteve em exposição no Foyer do Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais até ao final do mês de novembro de 2020.

O Centro Cultural é um espaço que pretende promover a cultura, onde todos os artesãos do concelho de Vinhais podem expor e mostrar os seus trabalhos. A Câmara Municipal de Vinhais deliberou, em reunião de 14 de setembro de 2020, e por proposta do Presidente da Câmara, apresentar a Consulta Pública a proposta do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito aos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Vinhais.

Com a aprovação deste regulamento, vai ser possível ainda durante este ano letivo, apoiar alunos e consequentemente as famílias daqueles que têm maiores dificuldades económicas.

Pretende-se assim, tal como já é feito em relação aos outros níveis de ensino, apoiar todos os estudantes do concelho de Vinhais, implementando medidas de apoio e estímulo ao sucesso educativo, agora com inclusão do ensino superior, com a atribuição de bolsas de estudo, quer por dificuldade económica, quer por mérito académico, de forma a premiar os melhores alunos e a incentivá-los na continuação da sua formação académica.

O executivo do Município de Vinhais tem na educação um dos seus principais objetivos, permitindo a continuidade dos interesses próprios e comuns dos seus munícipes, dando forma à equidade social através da adoção de medidas que garantam a igualdade de oportunidades e promovam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Na minha Terra não há Silêncio Troço da EN103 entre Vila Verde e Sobreiró de Cima foi requalificado

O autocarro pela Igualdade, inserido no projeto “Na minha Terra não há Silêncio”, é uma iniciativa apresentada e desenvolvida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Douro-Duero, no seguimento do Pacto contra a Violência de Género. Tem como objetivo sensibilizar, prevenir e combater a violência de género, sobretudo em ambientes rurais.

A Câmara Municipal de Vinhais assinou o protocolo de cooperação com esta excelente iniciativa a 28 de maio de 2019. O autocarro pela igualdade passou pela nossa vila a 23 de setembro de 2020, para sensibilizar e promover a reflexão dos cidadãos acerca do tema da violência de género para que a viagem até ao destino da igualdade de género seja o mais célere e enriquecedora possível. O troço da Nacional 103 entre Vila Verde e Sobreiró de Cima foi melhorado através de uma intervenção preventiva do pavimento.

Esta intervenção incluiu não só a requalificação ao nível do pavimento nos troços entre Vila Verde e Sobreiró de Cima, mas também a EN 103 dentro da vila de Vinhais. Além da requalificação do pavimento, da marcação e sinalização da estrada, foram também construídos passeios em Vila Verde e Sobreiró de Cima.

Esta obra no valor de 900 mil euros, resulta da solicitação feita pelo executivo municipal, junto da Infraestruturas de Portugal (IP), no sentido de melhorar zonas bastante degradadas a nível de pavimento, principalmente dentro da vila.

Apoio para a mudança do TDT

Tendo em atenção a migração do TDT que aconteceu no nosso concelho, a câmara municipal disponibilizou um serviço de apoio a quem tivesse dificuldades em sintonizar a sua televisão. Para obter ajuda, o município disponibilizou um número, bastando ligar para esse número, depois, um técnico do município ia até à habitação e ajudava a sintonizar corretamente o novo serviço de televisão.

Campanha de Vacinação da Gripe feita em todas as aldeias do concelho

Como vem sendo hábito, ocorre todos os anos uma campanha de vacinação da gripe do Serviço Nacional de Saúde, que por norma se inicia a 15 de outubro. Este ano, e tendo em conta o contexto de pandemia que tem assolado o mundo, a referida campanha teve início no dia 28 de setembro para as faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas.

Na segunda fase, que começou no dia 19 de outubro, foram incluídos outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Por norma, as pessoas deslocavam-se ao Centro de Saúde para lhes ser administrada a vacina, no entanto, este ano, devido à COVID-19 e a todas as medidas de segurança que são exigidas, é fundamental evitar os aglomerados de pessoas. Assim, o Centro de Saúde de Vinhais em colaboração e articulação com o município de Vinhais, após uma reunião em que também marcaram presença os presidentes de junta e união de freguesias do concelho, delinearam a melhor estratégia a seguir para resolver esta situação. Como tal, uma equipa do Centro de Saúde, foi a todas as aldeias do concelho vacinar as pessoas, evitando assim a sua deslocação ao Centro de Saúde. A Unidade Móvel de Saúde, cedida pela Câmara Municipal de Vinhais, foi usada para a deslocação da equipa às aldeias e até mesmo como local para efetuar a vacinação, caso as aldeias não disponibilizassem de um local para esse efeito. De salientar que para as pessoas acima dos 65 anos, ou com patologias associadas, a vacina foi gratuita. Contudo, quem quisesse fazer esta vacina e não se enquadrasse nessa norma, podia adquirir a vacina e deslocar-se até à equipa de enfermagem para lhe ser administrada.

Baloiço no Miradouro da Ciradelha com vista panorâmica para a vila

Vinhais está localizado a grande altitude o que permite uma paisagem natural deslumbrante dividida em vários miradouros. O Alto da Ciradelha, local caracterizado por uma beleza ímpar, ganhou uma nova atração: um baloiço em forma de chouriça, que simboliza dos produtos que mais nos caracterizam, o fumeiro de Vinhais.

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer aos vinhaenses e a todos os que nos visitam o património natural e a beleza que rodeia Vinhais.

E porquê um baloiço? Os baloiços transportam-nos para momentos de felicidade, de alegria, para a nossa infância, onde tudo era simples e maravilhoso. Esta é uma forma divertida de desfrutar da paisagem, desde logo também pela beleza da rota pedestre de acesso ao local do baloiço, e de ter uma perspetiva privilegiada sobre a área circundante do Alto da Ciradelha.

Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito Escolar

A autarquia de vinhais premeia anualmente os melhores alunos de cada ano escolar do concelho de Vinhais. Este ano, por força das circunstâncias não foi possível realizar a cerimónia habitual. No entanto, os prémios foram entregues no dia 16 de outubro, no Auditório do Centro Cultural de Vinhais, onde estiveram apenas os alunos premiados e os respetivos pais, cumprindo com todas as normas definidas pela DGS.

Foram premiados 17 alunos, os melhores alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade e ensino profissional.

O Valor do prémio é de 150 € para o 5º ano, 200 € para o 6º ano, 250 € para o 7º ano, 300 € para o 8º ano, 350 € para o 9º ano, 400 € para o 10º, 450 € para o 11º ano e 500 € para o melhor aluno da área das Ciências e Tecnologias e da área de Línguas e Humanidades do 12º ano de escolaridade, o melhor aluno do Ensino Profissional recebe 400 €.

Este investimento anual da autarquia, que este ano perfaz um total de 3500 €, é extremamente positivo e pretende servir de reconhecimento do esforço e trabalho ao longo do ano letivo, mas também de motivação para que os alunos estudem e se apliquem ainda mais.

5º ano| Inês Pereira

5º ano| Matilde Pereira

Nota: Nos anos em que foram entregues mais que um prémio, houve média igual por parte dos alunos. O município felicita de modo especial todos os alunos que venceram o prémio de mérito e deixa uma palavra de força e coragem a todos os alunos, professores, auxiliares e direção do agrupamento para enfrentar este ano letivo nas condições difíceis em que está a acontecer. 6º ano| Rodrigo Afonso

5º ano| Diogo Pires Santos 7º ano| Daniela dos Santos

7º ano| Luís Fonte 9º ano| Mariana Santos 12º ano| Pedro Barreira

8º ano| Gonçalo Morais 10º ano| Jéssica Santos

(curso Línguas e Humanidades)

Ensino Profissional-Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

12º ano| Ana Amaral

5º ano| João Afonso 11º ano| Luís Afonso 12º ano| Ana Carolina Gomes ( em representação)

9º ano| Hélder Ferreira 12º ano| Ana Fernandes

(curso Ciências e Tecnologia) 12º ano| Inês Silva

Transporte público flexível em táxi

Um vez mais, o Município de Vinhais disponibiliza, desde o dia 2 de novembro, o serviço de transporte público flexível em táxi, após o cancelamento do transporte fixo ocorrido em março, devido à pandemia.

O serviço de transporte flexível, implementado pela autarquia em 2017, surge para colmatar a falta de resposta por parte do sistema de transporte público de passageiros.

Criado inicialmente em regime experimental, este serviço tem vindo a ser melhorado, quer em termos de cobertura do território, abrangendo mais localidades, quer em termos de operacionalização e eficiência. Em 2019 o serviço abrangeu 54 aldeias e transportou à sede de concelho 2419 pessoas, na sua maioria idosos e com problemas de mobilidade. Neste novo arranque, o serviço de transporte flexível contempla mais 11 localidades, ou seja, passam a ser abrangidas 65 aldeias, servindo assim um maior número de cidadãos. As regras também foram adaptadas, de forma a cumprir as normas impostas pelo plano de contingência para a COVID-19.

O Município de Vinhais continua assim a apoiar todos os seus munícipes, para que todos possam usufruir de melhores condições de vida.

Circuito Localidades Empresas de Táxi Dia da Semana

1 S. Cibrão Vinhais – Celas – Mós de Celas – Negreda

2 Sandim – Brito – Edral – Frades - Vinhais

3 Ferreiros - Vilar de Lomba – S. Jumil - Vinhais

4 Cisterna –Vinhais Vilarinho de Lomba – Quirás – Edroso –

5 Passos - Vilar Seco

Vinhais Gestosa – Trincheiras -

6 P C inheiro ontim Novo – P Vinhais inheiro V elho Sernande –

7 Vilarinho Vinhais das Touças - Cerdedo – Casares –

8 Dine – Mofr eita – Santa C ruz – Paçó – Vinhais

9 Soutilha – Erved osa - Vinhais

10

11

12

13

14

15 Agrochão – Falgueiras - Vinhais Edrosa – Melhe -

Vinhais Vilar d e Peregrinos – Cidões -

Brito de Baixo – Penh as Juntas – Eiras Maiores -

Vinhais Vila Boa – Vinhais

Ousilhão - Vinhais

Romariz – Nunes - Vinhais

16 Vale de Janeiro – Ma çaira - Vinhais

17

18 Candedo – Aboá - Vinhais

Nuzedo de Cima – Peleias –

Vinhais

Cabeça de Igreja -

1 9* Fresulfe – Soeira – Vinhais

20* Quintela – Prada – Vinhais

21* Caroceiras – Vinhais

22* Alvaredos – Vinhais

23* Travanca – Zido – Vinhais 24* Armoniz – Ermida – Moás - Vinha is

* Circuito Novo

Auto T áxis Serra da Nogueira Alexandre Martins 964 065 287 Afonso Martins Patrício, T áxis Unipessoal Lda 936 583 223 Isabel T errão Ferreira 934 501 453

Américo Fe rnan des & Filhos, Lda 963 610 122

T áxis

António Joaquim Domingues, Lda 2 73 689 160 Quarta-Feira

Segunda- Feira

Terça- Feira

Quarta - Feira

Segunda - Feira

T áxis Guerreiro de Carvalho, Lda Jucelim 934 884 015 Segunda - Feira Terça - Feira

Manuel José Fernandes 273 659 123 Filipe Fort unato 937 237 414 Ângelo Carl os Seixas 934 738 591 / 278 349 393

T áxis Magalhães

9 65 394 934 &Magalhães

João Batista Fernandes: 273 669 146

Man uel António Pereira 273 772 271

Ca rlos Alberto Vaz 937 567 138

Ab ílio José Afonso 934 378

775

Augusto César Afonso 9 35 195 008 T áxis 3 R

Luísa Rodrigues 934 176 551

Armindo T eixei ra 933 656 350

Luís Batista

936 282 516

M anuel Rodrigues 936 19 3 728 Ca rlos Alberto Gomes 963 04 0 720 Tá xis Neves

Mário Jorge 933 17 0 524 Silvina Morais

937 372 968 / 938 1 98 914 S egunda - Feira Segunda - feira Quarta-feira

Segunda-Feira

Segunda-feira

Terça-Feira Segunda - Feira Terça-feira Sexta-Feira Quinta-feira Terça-feira

Quinta-feira

Segunda-feira

Terça-feira Segunda-feira

Segunda-feira Terça-feira

Juntas de Freguesia solidárias com o Centro de Saúde local

A Pandemia de COVID-19 trouxe a todos uma nova forma de ver o mundo, de olhar as pessoas, de sentir de uma forma diferente as relações pessoais... Sentimentos como o amor, a amizade, a solidariedade, e o altruísmo estão muito mais enraizados no nosso quotidiano.

Por tudo isto, as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais uniram esforços e têm oferecido material de proteção variado ao Centro de Saúde de Vinhais desde o início da pandemia. No dia 19 de outubro, foi feita mais uma oferta, num enorme gesto de solidariedade dos autarcas do concelho. Assim, são seis os monitores de sinais vitais oferecidos ao Centro de Saúde, tendo já sido entregues 4, sendo este um equipamento fundamental no socorro às pessoas.

Devido às restrições que resultam da pandemia, não foi possível estarem presentes todos os presidentes das Juntas. A todas as 26 Juntas e em nome dos vinhaenses, muito agradecemos o grandioso gesto solidário.

Corridas virtuais são um sucesso

A pandemia COVID-19 impede que os eventos desportivos se façam em grupo. Como tem feito noutros casos, a Câmara Municipal de Vinhais reinventou os eventos desportivos presenciais, conferindo-lhes uma nova dimensão digital.

Assim, durante estes meses a autarquia continuou a promover a prática desportiva com as seguintes ações:

3ª Corrida Noturna à Geada

O evento que aconteceria no primeiro fim-de-semana de janeiro e que desafiava os mais resistentes ao frio, realizou-se de 16 a 30 de janeiro, de forma virtual e gratuita.

Trail dos Diabos - Virtual Race

Mais de 500 atletas participaram da mesma forma na edição deste ano do Trail dos Diabos. Esta realizou-se de 20 a 28 de fevereiro.

Virtual Challenge - Dia da Mulher

Como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Município de Vinhais criou o Virtual Challenge - Dia da Mulher 2021, que decorreu de 06 a 14 de março. O desafio ofereceu duas opções desportivas: corrida e caminhada.

Ao todo contou com 695 inscritos, distribuídos por vários escalões e percursos.

A Câmara Municipal de Vinhais agradece a participação de todos os atletas e deseja que no próximo ano todos participem presencialmente.

Município de Vinhais aprova pedido de Alteração das Taxas de IVA dos Produtos Transformados à Base de Carne, Produtos DOP e Produtos IGP

Considerando que as dinâmicas demográficas registadas nas últimas décadas em Portugal revelam que dois terços do território nacional, com maior incidência nos municípios do Interior do País e também designados como Territórios de Baixa Densidade, estão ameaçados de despovoamento devido ao abandono de terras e das atividades produtivas conexas;

Considerando que é imperioso fomentar o desenvolvimento e a coesão territorial, com políticas direcionadas para a reversão do círculo vicioso das baixas densidades, através da criação de riqueza e de emprego baseados no aproveitamento, criação e fixação de valor a partir dos recursos endógenos, das competências e das capacidades territoriais;

Considerando que, os Territórios de Baixa Densidade nunca deverão ser encarados como um encargo para o País mas antes como uma oportunidade para o seu desenvolvimento e coesão territorial, social e económica;

Considerando que a estratégia de desenvolvimento sustentável e melhoria da competitividade dos Territórios de Baixa Densidade passará, inevitavelmente, pela

viabilização de projetos e investimentos ligados ao setor primário, geradores do dinamismo necessário para manter níveis mínimos de ocupação do território;

Considerando que este Executivo Municipal tem promovido uma estratégia de atuação de proximidade com todos os agentes económicos locais, com o objetivo de estimular o aproveitamento e rentabilização dos recursos endógenos do seu concelho, como um dos pilares do seu desenvolvimento socioeconómico, através de uma forte aposta na dinamização das diferentes atividades empresariais que envolvam os habitantes do meio rural, incentivando-os a desenvolver um vasto conjunto de ações tendentes a fomentar o aproveitamento e rentabilização dos seus produtos;

Considerando que a qualidade da carne que se produz nas explorações agrícolas do Nordeste Transmontano, é generalizadamente aceite como sendo uma das melhores do país, funcionando como importante suporte da nossa oferta gastronómica, cuja procura tem vindo a crescer por parte de um número cada vez mais significativo de turistas internos e externos;

Considerando que o Concelho de Vinhais, possui excelentes condições naturais e de clima que permitem uma cura perfeita do fumeiro regional elaborado artesanalmente e com excecional qualidade a partir do porco Bísaro, raça autóctone perfeitamente adaptada ao maneio e alimentação tradicional, o que se traduz no facto de Vinhais ter já reconhecidos com indicação IGP sete produtos tradicionais (Salpicão de Vinhais, Chouriça de Carne de Vinhais, Alheira de Vinhais, Butelo de Vinhais, Chouriça Doce de Vinhais, Chouriço Azedo de Vinhais e Presunto Bísaro de Vinhais), o que comprova a reputação, genuinidade e o modo de produção específico destes enchidos.

No sentido de promover maior dinamismo e emprego num setor com forte relevância na economia do Concelho de Vinhais e em muitos outros territórios de baixa densidade, como é o dos produtos transformados à base de carne, designadamente o fumeiro, no âmbito de uma estratégia mais ampla de estímulo à economia, visando a criação de emprego e a fixação de pessoas como fatores determinantes do incremento da coesão territorial, propõe-se que seja solicitada a redução da taxa do IVA desses produtos, da taxa máxima (23%) para a taxa intermédia (13%).

No caso de os produtos serem detentores da certificação DOP ou IGP, propõe-se que a taxa de IVA a aplicar passe a ser a mínima (6%), com o objetivo de criar um estímulo de diferenciação positiva em relação a estes produtos, como acontece já em diversos países europeus.

Esta pretensão foi enviada para as seguintes entidades: Sua Excelência o Senhor Presidente da República; Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro; Sua Excelência o Senhor Ministro das Finanças; Sua Excelência a Senhora Ministra da Agricultura; Sua Excelência a Senhora Ministra da Coesão Territorial; Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais; Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional; Sua Excelência a Senhora Secretária de Estado da Valorização do Interior; Exmos. Senhores Deputados do distrito de Bragança; Exmos. Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares; Exma. Senhora Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Vinhais; Exmo. Senhor Presidente da CIM-TTM; Exmos. Senhores Presidentes das Câmaras Municipais do Distrito de Bragança; Exmos. (as) Senhores(as) Presidentes das Juntas e União de Freguesia do Concelho de Vinhais e Comunicação Social.

Moção contra a falta de ligação transfronteiriça entre Macedo-Vinhais-Gudiña

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) teve como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras.

Porém, os autarcas de Municípios do interior do país apresentaram uma moção de repúdio ao PNI 2030, dado que este se traduz num prejuízo para o nordeste transmontano.

O PNI 2030 consiste num programa de investimentos para a litoralização do país, focando-se nas áreas metropolitanas, violando assim o princípio da coesão territorial. É lamentável que obras estruturais, como a ligação Macedo-Vinhais-Gudiña, não tenham sido contempladas no PNI 2030, sendo estas obras estratégicas para o desenvolvimento do interior do país.

A não inclusão destes investimentos no PNI 2030 traduzse numa condenação do nordeste transmontano, em concreto dos Municípios de Macedo de Cavaleiros e Vinhais, pois desta forma deixam de constituir um local de fixação para as empresas, perdendo assim a sua capacidade de atração e investimento para os mais jovens. Por outro lado, perde-se a oportunidade de estabelecer uma ligação ao nosso país vizinho, o que significa um prejuízo para a região.

Os Municípios de Vinhais e Macedo de Cavaleiros

consideram como prioritário na opção estratégica do desenvolvimento territorial, o prolongamento a norte do IP2, partindo de Macedo de Cavaleiros, passando pela Moimenta até à Gudiña (Espanha), ligando a A52 (Autovia das Rias Baixas) à estação do AVE (Alta Velocidade) Portas da Galiza, servindo assim os concelhos de Vinhais e Macedo de Cavaleiros, sendo que o concelho de Vinhais se encontra sem qualquer via rápida internacional.

Numa região economicamente frágil e de baixa densidade populacional, a inclusão desta ligação rodoviária no PNI 2030 traduzir-se-ia no desenvolvimento de Trás-os-Montes.

Face ao exposto, os Municípios de Vinhais e Macedo de Cavaleiros não podem deixar de manifestar a oposição e repúdio à não inclusão das ligações transfronteiriças Macedo-Vinhais-Gudiña no Programa Nacional de Investimentos 2030, assumindo esta posição em defesa do desenvolvimento económico e demográfico de Trásos-Montes.

Esta moção foi aprovada em reunião de câmara, Assembleia Municipal e enviada às seguintes entidades: Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Primeiro-ministro; Exmos. Srs. Ministros da Economia e das Finanças; Exmo. Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas; Exmos. (as) Senhores (as) Presidentes de Câmaras Municipais do Distrito de Bragança; líderes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República; Deputados da Assembleia da República eleitos pelo distrito de Bragança; Senhores Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho de Vinhais e Macedo de Cavaleiros; Comunicação Social.

Município adquire tendas para apoiar o Centro de Saúde e Escola

Para minimizar os efeitos negativos das vagas da pandemia da COVID-19, é importante que a autarquia e as restantes entidades continuem a trabalhar em parceria.

Assim, o município adquiriu tendas para apoiar a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) e a educação. Estes equipamentos foram instalados no Centro de Saúde, para alojar serviços de triagem e testes COVID, e na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, para a prática de atividade física, lúdica ou como resguardo durante os tempos de espera pelos transportes escolares. Viver Vinhais | 35

Reabilitação energética dos Paços do Município de Vinhais

O edifício da Câmara Municipal de Vinhais está a ser alvo de obras que preveem a reabilitação energética, cujas ações previstas para a execução da obra são: a intervenção no isolamento da cobertura interior, isolamento de paredes exteriores, instalação de sistema VRF, instalação de Sistema de Autoconsumo Fotovoltaico, que visam a melhoria de desempenho energético e outras intervenções gerais.

Com este investimento, o município pretende melhorar o comportamento térmico e otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, entre outros benefícios. Esta intervenção resulta de uma candidatura no âmbito da Eficiência Energética, no valor de 106 mil euros.

A implementação de medidas de eficiência energética neste edifício histórico vai permitir uma redução considerável na fatura energética do município e proporcionar melhores condições aos funcionários.

Município de Vinhais disponibiliza linha de apoio psicológico

A pandemia tem afetado as pessoas a nível social, económico, psicológico, entre outros. Desde o início que a autarquia tem tomado medidas para colmatar as dificuldades que resultam desta situação.

Assim, a Câmara Municipal de Vinhais em parceria com o CLDS 4G-ESPAV, entenderam ser útil criar uma linha de apoio psicológico para a população do nosso concelho. Desta forma, foi disponibilizado o número 939518818, acessível a todos os munícipes, e que conta com a ajuda de uma psicóloga clínica responsável pelo atendimento e o acompanhamento de cada caso.

Embora sendo natural que as pessoas infetadas pelo COVID-19 ou que se encontrem em regime de isolamento profilático sintam a necessidade de um maior apoio por parte desta linha, ela está disponível a toda a população do concelho, porque o principal objetivo passa pela promoção de um bem-estar físico e psíquico de todos.

Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

A Câmara Municipal de Vinhais assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres. A violência contra a Mulher é “todo o ato de violência baseado no género, que tem como resultado possível ou real um dano físico, sexual ou psicológico, incluindo as ameaças, a coerção ou proibição arbitrária da liberdade, que pode ocorrer tanto na vida pública quanto na vida privada” (Assembleia Geral das Nações Unidas, 1993). As formas de violência contra mulheres são várias: violência doméstica ou familiar, assédio sexual, coerção reprodutiva, casamento forçado, violência sexual, escravidão sexual, esterilização forçada, aborto forçado, mutilação genital feminina, entre outras.

A violência doméstica é uma forma de violência e um crime que afeta desproporcionalmente as mulheres sendo que, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna de 2019 relativamente às participações registadas por violência doméstica,76% das mulheres eram vítimas (vs. 24% homens vítimas) e 82% dos denunciados eram homens (vs. 18% mulheres denunciadas).

Cabe a toda a sociedade travar todas as formas de violência contra as mulheres pelo que solicitamos que esteja atento e que denuncie os atos que possam pôr em causa a integridade física, psíquica e sexual de qualquer pessoa.

Município de Vinhais oferece vacina Nimenrix

Em novembro de 2017, por proposta do Presidente da Câmara, foi aprovado autorizar a aquisição de vacinas contra a Neisseria meningitidis do grupo B, para todas as crianças naturais e residentes do concelho, uma vez que, esta vacina não era comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde. Tendo em conta que, a partir de 1 de outubro, a referida vacina passou a estar integrada no Plano Nacional de Vacinação, alguns dos bebés nascidos no ano de 2020 já não vão usufruir deste apoio da autarquia.

Como tal, e sendo que o município de Vinhais mantém a intenção de continuar a promover incentivos específicos que conduzam à fixação e melhoria de vida das famílias residentes no concelho, tendo em vista o aumento da natalidade, foi aprovado em reunião de Câmara, adquirir a vacina Nimenrix, indicada para a imunização ativa de crianças com idade a partir de 6 semanas contra doenças meningocócicas invasivas causadas por Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y.

Devido às mudanças na incidência de infeções por Meningite da estirpe A, C, Y e W, a Sociedade Portuguesa de Pediatria deixa nova indicação para a toma da vacina de todas as crianças.

Redução da tarifa/isenção do pagamento de água gera uma poupança de 40 mil euros aos munícipes

Por proposta do presidente do município em reunião de Câmara, foi aprovado reduzir em 50% a tarifa da água, saneamento e resíduos urbanos, durante os meses de novembro e dezembro, aos consumidores domésticos e isentar na totalidade do pagamento as instituições de solidariedade social (IPSS), comércio e indústria, sediados no concelho. Este é mais um apoio que o município atribui aos munícipes, tendo em conta o período difícil que se vive devido à pandemia de COVID-19, e que vai gerar uma poupança de 40 mil euros no orçamento das famílias do concelho.

Esta medida insere-se num pacote de medidas excecionais de apoio económico e social que o Município adotou para fazer face aos impactos negativos da pandemia COVID-19 com o objetivo de ajudar, de algum modo, famílias e empresas do nosso concelho.

É com extrema preocupação que o poder autárquico tem acompanhado o estado atual da evolução da pandemia no nosso concelho, em articulação com as Juntas de Freguesia, Comissão Municipal de Proteção Civil e demais entidades, sendo que, tem agido em conformidade com as normas definidas pela Direção Geral de Saúde.

A pandemia que o mundo está a viver tem alterado de forma substancial a vida das pessoas, e como tal, a segurança dos munícipes, o apoio aos profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, instituições do setor social e trabalhadores, são as prioridades.

A 17 de dezembro de 2020, foi aprovado em reunião de câmara e por proposta do presidente do município, realizar uma campanha de descontos para incentivar os munícipes a fazer as compras no comércio tradicional e produtores locais.

A campanha intitulada “Natal é no Comércio Local” teve como objetivo mitigar os efeitos provenientes da situação pandémica, tendo como propósito apoiar e estimular o comércio local. Esta iniciativa teve início a 15 de dezembro e terminou a 20 de janeiro de 2021.

Durante mais de um mês, a Câmara atribuiu vales de desconto de 5 euros por cada 50 euros em compras efetuadas nos estabelecimentos comerciais e produtores aderentes, identificados com um dístico da campanha. Os estabelecimentos comerciais aderiram a esta campanha através do preenchimento de um formulário disponível na autarquia e no site. A aquisição dos vales de desconto foi feita no Balcão Único do município entre 21 e 31 de janeiro de 2021.

A pandemia COVID-19 obrigou a que fossem implementadas medidas que prejudicaram de forma considerável a atividade económica, com particular incidência nos pequenos comerciantes. A campanha “Natal é no Comércio Local” incentivou a população a fazer as suas compras de natal no comércio local com a finalidade de estimular a economia do concelho em tempo de pandemia.

Município de Vinhais entrega prendas de Natal às IPSS’s

Na impossibilidade de ir entregar pessoalmente as prendas de Natal da Câmara Municipal de Vinhais aos utentes e funcionários das IPSS’s do concelho de Vinhais, foi realizada uma cerimónia simbólica no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, presidentes e diretores técnicos das Instituições do concelho. Foi também entregue uma pequena lembrança como forma de agradecimento pelo trabalho exemplar destas entidades neste ano tão difícil e tão exigente para todos.

Município de Vinhais quadruplica oferta de cabazes de Natal

A época de Natal é considerada a mais bonita do ano, por todos os valores que representa e pelo simbolismo que lhe está associado. No entanto, e por diferentes circunstâncias, o Natal não é igual para todos. Anualmente, a Câmara Municipal de Vinhais em parceria com a Delegação de Vinhais da Cruz Vermelha Portuguesa e outros parceiros locais, aos quais se junta este ano a CLDS 4G-ESPAV, realizou a entrega de cabazes de Natal às famílias mais carenciadas do concelho, procurando proporcionar-lhes assim um Natal melhor.

Muito por força das dificuldades socioeconómicas que o país foi atravessando, acrescido da situação pandémica em que vivemos, o município entendeu que a referida oferta devia ser aumentada. O número de cabazes a atribuir foi quase quatro vezes superior ao do ano anterior. São cerca de 500 pessoas que vão usufruir desta oferta, quando no ano transato foram 135 pessoas. Esta medida solidária também permite apoiar a economia local, uma vez que todos os bens que fazem parte dos cabazes foram adquiridos no comércio local.

Embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam as famílias, o cabaz de Natal é uma forma de atenuar as dificuldades e de despertar os valores da paz, união, harmonia, partilha e solidariedade, tão simbólicos da época natalícia.

A autarquia tem demonstrado que sabe o que é a solidariedade construindo a coesão social diariamente, através de apoios diferenciados, mas todos de encontro à melhoria das condições de vida das pessoas. No caso dos cabazes, proporcionaram um Natal mais feliz às famílias que atravessavam uma situação mais fragilizada.

Primeiro Concurso de Chaminés de Natal

A Câmara Municipal de Vinhais em parceria com o Gabinete de Apoio ao Empreendedor de Vinhais (EmpreendeVinhais), promoveu o 1º Concurso de “Chaminés de Natal” no concelho de Vinhais.

Assim, o desafio foiançado à população do concelho: decorar as casas ou as montras do comércio local com enfeites de Natal, dando mais vida, luz, cor à nossa terra, nestes tempos difíceis, em que tudo é diferente e mais sombrio.

Os vinhaenses aceitaram o desafio e foi com muito gosto e dedicação que decoraram as suas casas. As fotografias foram expostas na página de facebook da Câmara Municipal e a votação online decorreu entre os dias 14 de dezembro e o 6 de janeiro, em que o voto popular era colocar “gosto” na foto preferida. Os vencedores foram escolhidos juntando essa votação à do júri.

O concurso abrangeu as áreas de decoração de habitações, montras e lojas comerciais. O objetivo desta ação passou por criar um ambiente mais natalício, estimular a criatividade dos munícipes, e o espírito natalício, permitindo também um apoio ao comércio local, uma vez que os prémios foram dados em vouchers com o valor correspondente a cada prémio para ser gasto no comércio local aderente.

“Máscaras Rituais de Portugal - Coleção de Roberto Afonso - Mascaradas Vinhaenses”

O Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, esteve na cerimónia de lançamento do Livro “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso - Mascaradas Vinhaenses”, no Centro Cultural de Vinhais.

Trata-se de uma edição do Município de Vinhais, com uma apresentação gráfica de grande qualidade, cuidada e apelativa, com apurado rigor e elevado interesse histórico e etnográfico, constituindo um importante marco na preservação e divulgação dos traços mais caraterísticos da identidade cultural do concelho que abre e encerra as festas solsticiais de inverno, com mascarados, em Portugal.

Em pleno calendário das festas do solstício de inverno, quando as máscaras assumem maior protagonismo, num ano extremamente condicionado pela pandemia que impede a realização da maior parte destas manifestações da cultura popular, é dada à estampa a obra “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso - Mascaradas Vinhaenses”, o primeiro livro exclusivamente dedicado a todas as festas com mascarados que ocorrem no concelho de Vinhais.

Integrando imagens das assemblages, compostas pelo colecionador, e trajes incluídos na exposição patente ao público no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, entre agosto e dezembro de 2020, este livro é o culminar de uma itinerância permanente, desde 2017, por diversos espaços culturais de Portugal e Espanha.

Ilustrado com vários registos fotográficos das festas e complementado com textos da autoria do investigador e colecionador Roberto Afonso, presidente da Assembleia Geral da Academia Ibérica da Máscara, dá a conhecer, em detalhe, aspetos fundamentais da Festa da Cabra e do Canhoto (Cidões), das Festas de Santo Estêvão (Ousilhão, Rebordelo, Travanca e Vale das Fontes), do Entrudo (Lagarelhos, Vila Boa e Vinhais), do Dia da Morte (Edrosa) e do Dia dos Diabos (Vinhais).

Vinhais recebeu distinção “Município Amigo do Desporto”

O município de Vinhais foi distinguido, pela primeira vez a nível nacional, pelas suas políticas de excelência.

O trabalho desenvolvido na promoção e no incentivo à atividade física, a qualidade na organização, no planeamento e na gestão de eventos desportivos fazem de Vinhais, um dos 135 municípios distinguidos como “Amigo do Desporto” a nível nacional.

O Programa “Município Amigo do Desporto” foi desenvolvido em 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto e pela plataforma Cidade Social. O prémio enaltece o valor desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos. Tendo como objetivo manter as estradas do concelho em perfeita segurança, principalmente durante o inverno, o município equipou mais um veículo com um espalhador de sal e uma pá limpa-neves.

Com o objetivo de tornar o serviço de Proteção Civil mais eficaz junto da população, a autarquia investiu, 15 mil euros no equipamento que permitirá uma maior e mais rápida intervenção em condições climatéricas de neve e gelo.

A prevenção sempre constituiu uma das principais preocupações da Câmara Municipal de Vinhais, como exemplificado pelas mais de 40 toneladas de sal espalhadas durante este inverno nas várias estradas municipais e mesmo nacionais.

Município de Vinhais adquiriu novo equipamento no âmbito da proteção civil

Tradição do Dia de Reis cumpriu-se

A COVID-19 trouxe muitos constrangimentos ao nosso quotidiano. O dia de Reis é uma data que se assumiu desde sempre como tradição. Era neste dia que se reuniam grupos de pessoas que iam de porta em porta cantar os reis e dar as boas vindas ao novo ano.

Anualmente, e para manter viva a tradição, a Autarquia celebrava o Dia de Reis com um Encontro de Cantadores de Reis realizado no Centro Cultural Solar dos Condes, onde participavam grupos que chegavam de todo o concelho. Este evento tem como objetivo manter uma tradição muito antiga, tanto no que toca à recolha das canções, bem como à escolha dos trajes. Este espetáculo permitia ainda reforçar os laços entre as comunidades locais e minimizar o isolamento social.

Tendo em conta que este ano tudo está diferente e o isolamento social é essencial para evitar a propagação do vírus, não foi possível realizar estes convívios. No entanto, e para não deixar passar a data em branco, o município de Vinhais convidou um grupo de alunos da Escola Municipal de Música que juntamente com o Professor responsável, se deslocaram ao exterior das IPSS’s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho para cantar os reis, onde marcou também presença o presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes.

Esta iniciativa permitiu animar um pouco os utentes destas instituições, há bastante tempo em isolamento, servindo em simultâneo como agradecimento a todos os que trabalham nestes locais e que têm desempenhado as suas tarefas com total empenho e dedicação.

Atribuição de bolsas de estudo e de mérito aos alunos do ensino superior do concelho de Vinhais

A Câmara Municipal de Vinhais deliberou na reunião de câmara de 11 de janeiro e por proposta do Presidente da Câmara a atribuição de 20 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior do Concelho de Vinhais para este ano letivo.

O valor das bolsas é de 700 euros cada.

Foi aprovada também a atribuição de 3 bolsas de estudo por mérito académico.

São elegíveis para estas bolsas os alunos que tenham nacionalidade portuguesa, residência há mais de dois anos no concelho de Vinhais, idade igual ou inferior a 26 anos, com aproveitamento escolar, fazendo prova do mesmo.

Este novo apoio vai de encontro a todos os outros que já são dados ao nível da educação, sendo que o ensino superior era o único nível que carecia de apoio no que aos alunos do concelho de Vinhais diz respeito. Num ano difícil para todos, este é mais um apoio para as famílias do concelho de Vinhais.

Com a atribuição de 3 bolsas de mérito pretende-se motivar ainda mais os alunos para um melhor percurso ao nível da sua formação académica.

Município de Vinhais assinou protocolo com o Agrupamento de Escolas

Um dos princípios básicos da política do Município de Vinhais é a Educação, e como tal, a autarquia de Vinhais celebrou um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Vinhais.

O protocolo vai ao encontro a uma política que auxilia e promove a educação e o bem-estar dos alunos, criando condições de igualdade para todos.

São abrangidos cerca de 500 alunos do concelho, tendo como objetivo a dinamização de Atividades de Animação lúdico-desportivas, de Apoio à Família, bem como tudo o que for necessário ao conforto dos alunos.

Trata-se de um complemento no apoio às famílias que contempla outras medidas como Ação Social Escolar, tarifas sociais, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material escolar, transportes escolares, diversos projetos educativos e outros apoios sociais. Este protocolo, no valor de 20 mil euros, contempla uma ajuda importante no sentido de dotar as escolas de condições que permitam melhorar a aprendizagem de todos os alunos, procurando soluções de modo a que seja assegurada uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso a uma educação básica de qualidade.

De salientar que a pandemia de COVID-19 também trouxe consequências nefastas ao nível da educação. Como tal, o município, além do protocolo acima referido, tem suportado custos aliados à supressão ou diminuição dessas consequências através da aquisição de material informático para disponibilizar aos alunos, hotspots para acesso à internet, maior flexibilidade nos transportes, entre outros.

Autarquia ofereceu mais vinte tablets ao Agrupamento de Escolas

O regresso ao ensino à distância trouxe dificuldades às famílias que não têm equipamentos informáticos para assistir às aulas online. Desta forma, a Câmara Municipal de Vinhais adquiriu mais vinte tablets para serem distribuídos pelos alunos do concelho. A gestão desta distribuição ficará a cargo do Agrupamento de Escolas, que terá em consideração as necessidades específicas.

Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, entregou estes equipamentos informáticos a 10 de fevereiro de 2021, a Rui Correia, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Afonso III.

Esta oferta junta-se à realizada no ano anterior, onde foram adquiridos 60 computadores e tablets para, assim, proporcionar a todos os alunos do concelho as mesmas oportunidades de aprendizagem.

Candidatura para a adesão ao selo “Marca Terras de Trás os Montes”

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) que integra nove municípios, incluindo o de Vinhais, é a entidade gestora da marca “Terra de Trás-osMontes”, que pretende agregar os produtos e serviços deste território, assumindo-se como um dos pilares da valorização e promoção da região, assim como dos seus produtos e serviços.

O uso da marca “Terras de Trás-os-Montes” consiste na utilização de um selo que permitirá distinguir no mercado, os Produtos Alimentares, Não Alimentares, Artesanato, Serviços e Estabelecimentos aderentes que, produzidos, elaborados, transformados, comercializados ou distribuídos no território abrangido pela CIM-TTM, reúnem as condições e os requisitos constantes do Regulamento de Adesão permitindo aos consumidores identificar com precisão a origem desses produtos e serviços.

Podem requerer a utilização do Selo da marca “Terras de Trás-os-Montes” os empresários em nome individual, estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada, sociedades comerciais sob qualquer forma jurídica, cooperativas e associações sem fins lucrativos designados por aderente, que, por sua livre e expressa vontade, solicitem a adesão à marca e que obedeçam aos critérios estabelecidos nos artigos 10.º e 11.º do Regulamento de Adesão à marca.

Município de Vinhais apoia as famílias e o comércio local com um valor superior a 70 mil euros

Sob proposta do Presidente da Câmara, foi aprovado o Regulamento Municipal de Incentivo às Famílias.

O incentivo prevê uma atribuição de mil euros por cada nascimento a partir de 1 de janeiro de 2021. Além deste apoio, ficou também contemplado que todas as crianças do concelho irão receber a quantia de 300 euros, também a partir de janeiro de 2021, até à sua entrada no 1º ciclo de escolaridade (na atualidade existem mais de 130 crianças nestas condições).

Estamos a falar de um apoio superior a 70 mil euros durante este ano, para as famílias do nosso concelho, sendo que estes apoios terão de ser gastos no comércio local. É assim possível com esta proposta de regulamento que terá que ser também aprovado na Assembleia Municipal, apoiar não só as crianças nascidas a partir de 2021, mas também aquelas que nasceram anteriormente e que ainda não frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico. Com esta proposta, o executivo pretende apoiar a economia do nosso concelho, tal como tem sido feito com outras propostas apresentadas.

Este é mais um exemplo da forma como este executivo tem apoiado todos os setores fundamentais na vida dos nossos munícipes.

Foi aprovada a candidatura “Cultura para todos” em Vinhais

A Câmara Municipal de Vinhais recebeu a aprovação de mais uma candidatura na área da cultura. A recente notificação de decisão de aprovação da candidatura ao Programa “Cultura Para Todos”- n.º NORTE-30-2019-22, apresentada pela Autarquia, em novembro de 2019, vem garantir o financiamento global de 225 727.91 € com uma taxa de financiamento de 100%, para a revitalização cultural do concelho.

Esta operação foca-se fundamentalmente na promoção de iniciativas de inclusão social através da dinamização de práticas artísticas e culturais com forte ênfase em ações de intergeracionalidade, bem como em ações de inclusão de grupos excluídos. No desenvolvimento deste projeto todos são chamados a participar e todos terão um contributo importante na coprodução das várias atividades.

Com esta candidatura, o concelho de Vinhais terá uma oportunidade única para a preservação dos principais traços identitários da sua cultura. Este território apresenta um vasto património histórico e cultural, nomeadamente o património inerente às Artes e Ofícios, Música e Danças, que urge ser preservado. A singularidade das nossas tradições e saberes, assente num conjunto vasto de recursos endógenos, constituem o nosso património imaterial que não podemos deixar que seja esquecido. O “Cultura para Todos em Vinhais”, constituirá uma

alavanca para que se perpetue, através de novas abordagens e de uma visão holística, a herança cultural.

A operação prevê a realização de um total de 206 iniciativas, desde Oficinas Temáticas, Workshops, Espetáculos e Exposições, através do desenvolvimento de Projetos Artísticos de Inclusão Social a partir de três eixos principais: Teatro e Artes Performativas; Música e Dança; Artes e Ofícios. A estratégia de desenvolvimento das ações prevê o estabelecimento de parcerias com entidades cuja atividade é fundamental para a partilha de saberes e tradições, como as Associações Culturais e Recreativas, as IPSS’s, as Juntas de Freguesia e outros organismos locais com relevância na área da inclusão social.

Ao projeto “Cultura para Todos em Vinhais” junta-se o projeto “Festival Simbiose” aprovado recentemente. Esta última candidatura, já divulgada, insere-se no Programa Património Cultural - Programação Cultural em Rede - Imaterial e tem como objetivo basilar a valorização do Património Cultural e Natural através da organização e promoção de eventos culturais com elevado impacto na projeção da imagem da região e do incremento de fluxos turísticos.

Como é uma candidatura que implica obrigatoriamente a programação em rede, o Município de Vinhais (entidade promotora) estabeleceu parcerias com o Município de Macedo de Cavaleiros e com

o Município de Miranda do Douro, tendo como base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes (culturais e naturais), envolvendo a intensa participação da comunidade e de grupos culturais locais. Esta operação prevê a concretização de duas ações específicas:

• Criar, coproduzir e promover a itinerância da Performance de Comunidade “FOLIA”, nos municípios de Vinhais, Miranda do Douro e Macedo de Cavaleiros;

• Criar, coproduzir e promover a itinerância do espetáculo - Percurso “A Nordeste”, nos Municípios de Vinhais, Miranda do Douro e Macedo de

Cavaleiros;

A produção destes eventos implica a realização de diversas iniciativas com a comunidade entre as quais destacamos Oficinas Temáticas, Ensaios Abertos, Ateliers Intensivos, Ações de Desenvolvimento de Competências e Workshops.

A operação “Simbiose” foi o resultado do trabalho realizado em conjunto com os municípios parceiros, salientando que foi o projeto que teve a pontuação mais elevada em toda a Região Norte. Esta operação tem uma dotação financeira de 225.000,00 € com uma taxa de financiamento de 100%. O valor será para os três municípios, em que cada um beneficiará do financiamento de 75.000,00 €.

Com o “Cultura para Todos em Vinhais” e o “Festival Simbiose” serão criadas sinergias importantes para a promoção e valorização da nossa região, bem como a sua projeção a nível nacional e internacional, porque, apesar das suas fragilidades, estes territórios, são inesgotáveis em potencialidades.

Quarta-feira de cinzas - Dia dos Diabos

No dia 17 de fevereiro, também conhecido como o Dia das Cinzas, foi o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão de 2021. Celebrado 40 dias antes da Páscoa, este dia marca o dia da abertura do tempo litúrgico da Quaresma, que para a Igreja Católica é marcado por oração, jejum e penitência. Ora, a quarta-feira de cinzas é também a data em que se assinala o Dia dos Diabos, tradição secular e genuína de Vinhais.

A Quaresma assinala um período de respeito e penitência, trazidos à lembrança dos habitantes de Vinhais pelas tenebrosas figuras da Morte o do Diabo que, na Quarta-feira de Cinzas, percorrem as ruas da vila “sequiosas de almas pecadoras”. Os diabos perseguem e capturam os humanos que, desafiando o poder sobrenatural daqueles, se atrevem a sair à rua, purificando-os com acutilantes cinturadas e apresentando-os perante a Morte que, empunhando uma gadanha de forma ameaçadora, os obriga, de joelhos, a recitar umas estranhas ladainhas semipagãs, impondo temor e lembrando que pode chegar a qualquer altura ceifando-lhes a vida como lhe é aprazível.

“Padre-nosso, caldo grosso, carne gorda não tem osso, rilha-o tu que eu não posso.

Salve rainha, mata a galinha, põe-na a cozer, dá cá a borracha que quero beber.

Creio em Deus, padre todo-poderoso, o filho do rei criou um raposo.”

Trata-se de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas havendo, no entanto, diferentes interpretações que a situam nas celebrações dos Lupercais romanos, nas procissões da Quarta-feira de Cinzas, na Idade Média, ou mesmo por influência dos franciscanos do Convento de São Francisco de Vinhais, durante os séc. XVIII e XIX.

Perfeitamente enraizada nas tradições vinhaenses, em cada ano revivida com toda a genuinidade de outrora e preservada com todo o carinho e respeito pela identidade cultural deste povo serrano, a Quarta-feira de Cinzas vem provar que Vinhais é mesmo “uma terra dos Diabos”.

Este ano, devido à COVID-19, não foi possível realizar este dia como seria o normal, no entanto, de forma a cumprir a tradição, um pequeno grupo de Diabos saiu à rua, sempre cumprindo as medidas da DGS.

Estes diabos percorreram as ruas de Vinhais em busca das almas pecadoras, mas como em Vinhais o confinamento é respeitado, não encontraram ninguém para poder dar umas “cinturadas”.

Esperemos que para o ano tudo volte à normalidade e possamos viver e reviver as nossas tradições que tanto nos caracterizam culturalmente.

De forma simbólica, a “Morte” foi queimada, no dia 20 de fevereiro de 2021, para assinalar a procissão dos Mil Diabos à Solta. Não pôde ser divulgado de modo a cumprir as medidas da DGS no combate à COVID-19 e evitar assim ajuntamentos. Este ano, a Autarquia contou com a colaboração do formador e dos formandos do curso do IEFP a decorrer em Vinhais, na realização da estrutura da “Morte”, uma vez que as escolas estiveram fechadas.

O concelho de Vinhais voltou a ter fronteiras abertas no dia 2 de março

O facto de não haver qualquer fronteira aberta no concelho de Vinhais que permita aos munícipes um acesso mais facilitado aos seus trabalhos no país vizinho, trouxe grandes constrangimentos às populações, deixando o autarca vinhaense, Luís Fernandes, preocupado com a situação.

Assim, no sentido de defender o superior interesse dos seus munícipes, tomou várias iniciativas para que pudesse ser aberta pelo menos uma das fronteiras, participando em reuniões com vários autarcas da Zona da Raia de norte a sul do País, reivindicando através de documentos e missivas enviados a Sua Excelência o Senhor Ministro da Administração Interna e a atitude mais visível foi realizada no dia 22 de fevereiro, na fronteira da Moimenta, (escolhida simbolicamente), onde se fez um minuto de silêncio como forma de chamar a atenção para esta problemática.

Sabe-se agora que a luta e a persistência deram bons resultados, uma vez que, a partir do dia 2 de março, a fronteira da Moimenta passou a estar aberta, 2 vezes por dia. De salientar que, no Novo Estado de Emergência que teve início no dia acima referido, duas fronteiras tiveram permissão para abrir, a da Moimenta e a do Lindoso.

Assembleia Municipal aprova moção que exige internet em todos os locais do concelho

A pandemia do COVID-19 trouxe constrangimentos a vários níveis, que têm dificultado e muito o quotidiano das pessoas. São já vários os Estados de Emergência decretados ao longo deste último ano, tendo em vista o confinamento quase geral, de modo a ser possível diminuir consideravelmente os números drásticos que resultam deste vírus mortal.

O ano de 2021 começou da pior forma, com a situação epidemiológica a piorar diariamente, o que obrigou o Governo a estabelecer medidas excecionais e temporárias, incluindo nas atividades letivas e não letivas, como o encerramento das escolas.

Esta situação veio trazer problemas que já haviam surgido no ano letivo 2019/2020, sendo que muitos deles não foram ainda resolvidos, como o acesso à internet que em muitos locais é reduzido ou mesmo inexistente, como acontece no concelho de Vinhais. não esquecendo que tem sido utilizada no ensino à distância e até por muitas pessoas que estão em teletrabalho. Não podemos permitir que os alunos do concelho sejam prejudicados como tem acontecido devido às falhas na cobertura de rede, mesmo sabendo que o poder autárquico tem feito tudo que lhe é possível para colmatar estas deficiências, manifestando-se junto das entidades competentes (CIM, ANACOM, Ministério da Educação, Secretaria de Estado das Comunicações), nada foi feito para suprir estas assimetrias.

A Assembleia Municipal aprovou assim uma proposta para exigir que no concelho de Vinhais, quer os alunos, quer todas as pessoas que aqui residem, tenham as mesmas oportunidades dos cidadãos que vivem noutras regiões.

Deste modo, justifica-se que a instalação da nova Rede 5G se inicie por estes territórios.

A internet é hoje uma ferramenta fundamental, que serve para nos ligar em rede uns aos outros e ao mundo, A moção foi aprovada por unanimidade.

Assembleia Municipal aprova moção para a inclusão da ligação transfronteiriça Macedo de Cavaleiros - Vinhais - Gudiña no Plano de Recuperação e Resiliência

A Assembleia Municipal de Vinhais aprovou no dia 26 de fevereiro, por unanimidade, uma moção que exige ao Governo as “diligências necessárias” para a integração no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de uma ligação Transfronteiriça Macedo de Cavaleiros – Vinhais – Gudinã.

Este Plano centra-se nas pessoas e no desenvolvimento do território e tem como objetivo assegurar que todos beneficiem de apoios, designadamente ao nível das infraestruturas.

A não inclusão desta ligação transfronteiriça traduzir-se-á numa condenação ao desenvolvimento económico e social dos concelhos de Vinhais e Macedo de Cavaleiros e da própria região, pois a ausência de redes de comunicação, nomeadamente a ligação a vias rápidas internacionais, como é a estação mais importante do AVE (Alta Velocidade) Portas da Galiza, terá como consequência a estagnação económica da região, acentuando as assimetrias regionais. Esta ligação é considerada fundamental para o desenvolvimento regional e consequentemente do concelho de Vinhais, como tal, foi apresentada uma proposta de moção à Assembleia Municipal que tem como objetivo reivindicar a inclusão da referida ligação no Plano de Recuperação e Resiliência, em defesa do desenvolvimento económico e social desta região e do nosso concelho.

A proposta foi deliberada por unanimidade.

Município de Vinhais pagou os apoios que resultam do Programa de Emergência Municipal

Em dezembro de 2020, foi anunciado pela autarquia de Vinhais por despacho do Presidente da Câmara, a criação de um Programa de Emergência Municipal de apoio às Famílias, Instituições Sociais e Empresas Locais, de natureza excecional e temporário, que visa apoiar as famílias, o tecido empresarial e as instituições sociais do concelho de Vinhais.

A situação excecional que o país continua a atravessar, relativamente à situação pandémica, tem exigido que sejam aplicadas medidas extraordinárias de apoio à comunidade local, em concertação com as demais respostas locais já existentes. Os incentivos financeiros que resultaram das candidaturas a este programa começaram a ser pagos no dia 5 de março de 2021. De salientar que foram até agora abrangidas 50 empresas, com apoios desde 1500 euros por empresa, num total de apoio de 40 mil euros. Ao longo deste ano, marcado pela COVID-19, com consequências negativas a diferentes níveis, têm sido tomadas medidas pelo executivo atendendo às reais necessidades da população vinhaense, não só no âmbito da saúde pública, como em termos económicos e sociais, medidas que têm sido revistas em função da evolução da pandemia, e que têm como objetivo minorar os efeitos do COVID-19.

O Programa de Emergência Municipal de apoio às Famílias, Instituições Sociais e Empresas Locais prevê a implementação de medidas, de caráter social e financeiro, que serão permanentemente objeto de avaliação, de modo a assegurar a sua adequação à situação do Município de Vinhais. O Programa de Emergência Municipal foi dotado de uma verba orçamental que, em virtude de sucessivas prorrogações do Estado de Emergência, situações especiais e excecionais, poderá ser reavaliado em caso de necessidade.

Atividade física na 3ª idade no concelho de Vinhais

A realização de atividades físicas entre idosos é essencial para o envelhecimento saudável, atenuando a perda funcional atribuída à idade. É necessário proporcionar aos idosos um fácil e adequado acesso a práticas de atividade física que contribuam para a sua saúde e qualidade de vida.

Assim, o município de Vinhais em conjunto com a CLDS4G ESPAVINHAIS e com as Juntas de Freguesia criou um programa de atividade física na 3ª idade adequado aos idosos do concelho. Este programa intitulado “Pela sua saúde não pare” tem como objetivo desenvolver uma política pública e social em consequência da nova realidade mundial, o envelhecimento populacional.

Este programa teve início no dia 3 de maio de 2021.

A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida desta população, por parte da autarquia é bem evidente.

O apoio de incentivo às famílias já se encontra disponível

Esta medida que contempla vários tipos de apoio às famílias do nosso concelho já está disponível, deverão os interessados ou requerer junto dos serviços (Câmara Municipal) ou através do site da autarquia mediante o preenchimento de um formulário próprio e apresentação da documentação necessária.

Os apoios são:

Atribuição de mil euros por cada nascimento a partir de 1 de janeiro de 2021;

Todas as crianças do concelho até entrarem no 1º Ciclo de escolaridade (o que significa mais de 130 crianças) irão receber 300 euros anuais, a partir de janeiro de 2021.

Tudo isto terá que ser gasto no comércio local do concelho.

Vacinação COVID no concelho de Vinhais

A Vacinação contra a COVID-19 tem decorrido de forma célere no nosso concelho. Criadas todas as condições pelo município para que tudo corresse da melhor forma e sem percalços, é assim que tem sido. Todo este processo tem decorrido de uma forma muito positiva, deixando deste modo, um agradecimento a todos quantos estão envolvidos nesta tarefa. É justo salientar, em primeiro lugar, todas e todos os profissionais de saúde, desde enfermeiros, médicos ou pessoal auxiliar que tem continuado, tal como até aqui, a estar sempre na linha da frente no combate a esta pandemia. A todas e todos o meu, estou certo, o nosso, muito obrigado.

Mas também um agradecimento às Juntas de Freguesia, às IPSS’s, aos trabalhadores do município que, em conjunto, têm sido uma ajuda fundamental para que esta nova fase do combate à pandemia que é a vacinação, decorre de uma forma tão positiva. Importa também salientar que o Centro de Vacinação, que foi instalado pelo município, reúne todas as condições para as pessoas serem vacinadas em segurança. Todos temos que colaborar e ajudar para que sejam vacinadas o maior número de pessoas possível, de forma que todo este período negro que vivemos termine o mais rápido possível.

Deixo mais uma vez um agradecimento a todas e a todos os que contribuem para que possamos ultrapassar esta pandemia, que tanto condicionou e condiciona as nossas vidas.

Obrigado a todos.

O Presidente da Câmara Municipal,

Luís Fernandes

Corrida para a Vida

O Núcleo Regional do Norte da LPCC realizou a 2ª edição da “Corrida para a Vida”, uma prova desportiva solidária virtual a favor dos doentes oncológicos. Entre os dias 16 e 30 de maio de 2021 era objetivo fazer uma atividade física: caminhada, corrida, dança, bicicleta… Sozinho ou acompanhado, mas cumprindo as regras de segurança de combate à COVID-19.

Este evento tinha como meta alcançar o maior número possível de quilómetros (simbolicamente) percorridos a favor da luta contra o cancro, bem como obter o maior valor possível em donativos decorrentes das inscrições, para ser aplicado em benefício dos doentes oncológicos, particularmente os mais carenciados.

Este ano o evento contou com dois padrinhos muito conhecidos do público e vencedores do cancro, como símbolos de luta e esperança, a ex-atleta Aurora Cunha e o cantor Marco Paulo.

A inscrição traduzia um donativo, de valor à escolha de cada pessoa.

Os livros ainda têm rodas

Foi no dia 15 de maio, apresentado o projeto “Os livros ainda têm rodas” do jornalista e escritor João Ferreira Oliveira, no Centro Cultural de Vinhais.

Este projeto pretende levar ao interior novos hábitos de leitura, enquanto se promove uma região tantas vezes esquecida e que é tão importante como qualquer outra.

O município de Vinhais convidou o vinhaense Roberto Afonso para esta apresentação, tendo os participantes sido presenteados com a leitura de contos do Livro “Contos e Lendas Transmontanos de Vinhais”, do qual Roberto Afonso é coautor.

No final, foram conhecer a Biblioteca Itinerante, onde João Ferreira Oliveira ofereceu um livro a cada participante.

Bolsas de Estudo do Ensino Superior já foram atribuídas Ligações transfronteiriças estão a ser defendidas

A educação é um direito de todos, e é um princípio fundamental para o executivo municipal. Com vários apoios atribuídos a diferentes níveis de ensino, mas em que não eram contemplados os alunos do ensino superior. Como tal, e por proposta do Presidente da Câmara foram atribuídas 20 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior do Concelho de Vinhais para este ano letivo.

Foi aprovada também a atribuição de 3 bolsas de estudo por mérito académico, que pretendem motivar ainda mais os alunos para um melhor percurso ao nível da sua formação. Esta iniciativa terá um custo de cerca de 17 mil euros.

De salientar que a primeira prestação destas bolsas já foi paga durante o mês de Maio.

Num ano difícil para todos, este é mais um apoio para as famílias do concelho de Vinhais. Este tem sido um dos temas que este executivo mais tem defendido como vital ao nível do desenvolvimento do concelho, da região e do próprio país. Neste caso, estamos a falar da ligação Macedo-VinhaisFronteira-Gudiña, tendo em atenção não só a ligação a A52, autoestrada que liga Corunha-Madrid, mas principalmente devido à estação do AVE, que vai abrir brevemente na Gudiña e que é uma das mais importantes na região da Galiza ao nível de transportes de passageiros mas também de mercadorias.

Dentro das muitas iniciativas para defender esta ligação, têm acontecido várias reuniões com os “Alcaides” vizinhos da fronteira, e com a Xunta de Galiza. Como tal, vemos com satisfação que o próprio Presidente da Xunta da Galiza, Alberto Nuñes Feijóo, na reunião que teve com o Primeiro-ministro e o Presidente da República no dia 26 de maio em Lisboa defendeu novamente a importância desta ligação não só para melhorar as ligações rodoviárias mas para alavancar a economia da região ao vitalizar a estação do AVE na Gudiña, permitindo assim, uma ligação rápida a Madrid.

Assim, continuaremos a fazer de tudo para que esta ligação seja possível, até porque o desenvolvimento do interior, tem que passar inevitavelmente por melhorar e potenciar as regiões de fronteira, para isso as acessibilidades são essenciais.

O feriado municipal de Vinhais comemora-se a 20 de maio. Todos os anos são organizadas várias atividades culturais para comemorar a atribuição da Carta Foral a Vinhais. Este documento foi atribuído em 1253 por D. Afonso III, outorgado por D. Manuel I a 4 de maio de 1512. A atribuição da carta foral é o evento mais importante da história de uma vila. É neste documento que se estabelece um concelho/município e onde se regula a sua administração, direitos e deveres.

Este ano comemoram-se 768 anos desde a atribuição da Carta de Foral, e apesar das medidas restritivas impostas pela DGS para controlar a propagação da Pandemia COVID-19, foi preparado um programa comemorativo, que cumpriu todas as medidas de segurança.

Abertura da Exposição de Fotografia “Mulheres”, de Mercedez Vasquez Saavedra

Decorreu no final da tarde do dia 14 de maio de 2021, a abertura da Exposição de Fotografia “Mulheres”, de Mercedez Vasquez Saavedra. Para além da fotógrafa, estiveram Martinho Martins, Vice-Presidente da CMV, Artur Marques, Chefe de Gabinete da Presidência e Horácio Afonso, Presidente da Assembleia Municipal.

Mercedes Vázquez Saavedra, é natural de Sarria (Lugo, Galiza). Depois de um curto período como professora no Colégio da Asunción de Sarria (Lugo), passou para a administração pública onde exerceu o cargo de diretora do Centro de Assuntos Sociais e como coordenadora de atividades socioculturais na Delegação Provincial de A. S de Lugo, da junta de Galiza.

Pertenceu ao GRUPO AVARY, composto por pintores, escritores, fotógrafos, entre outros, associação de que foi cofundadora, e através da qual levou a cabo numerosas exposições itinerantes.

A escritora e fotógrafa pertence à Academia Ibérica da Máscara, com sede em Bragança, da qual é secretária.

Neste projeto “Mulheres”, a artista aprofundou e investigou as mulheres do mundo rural, especialmente as mulheres das raias e das aldeias comunitárias, com as quais estabeleceu uma forte ligação, o que a levou a estudar os seus modos de vida, costumes e tradições, e posteriormente fotografá-las.

Estará patente ao público até 26 de setembro de 2021.

Apresentação do livro “O Conto do Monte que chorava” e abertura da Feira do Livro

Inserida nas Comemorações do Feriado Municipal de Vinhais decorreu durante a tarde do dia 18 de maio de 2021, no auditório do Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, a apresentação do Livro “O Conto do Monte que Chorava”.

Nesta apresentação, marcaram presença Artur Marques, Chefe de Gabinete da Presidência (CMV), Oogham R. M. Lenan, autor do livro, Alice Vieira, Escritora (autora do prefácio do livro) e Carla Monteiro, ilustradora. Esta sessão aconteceu após a abertura da Feira do Livro que esteve patente ao público de 18 a 22 de maio de 2021.

Comemoração do Feriado Municipal

Hastear da Bandeira

As comemorações do Feriado Municipal iniciaram com o hastear da bandeira, onde estiveram Horácio Afonso, Presidente da Assembleia Municipal, Luís Fernandes, Presidente da Câmara Muncipal, Vereadores Municipais, entre outras entidades civis, religiosas e militares.

Seguiu-se, por volta das 10h30, a missa em homenagem aos autarcas e funcionários da autarquia já falecidos.

Durante o dia aconteceram quatro cerimónias de homenagem.

Cerimónia de Homenagem aos Vinhaenses

Nas palavras do Senhor Presidente:

“Este gesto simbólico, e este pequeno ato que aqui estamos a fazer tem para mim, e estou certo, para todos nós uma importância muito grande, sendo na minha opinião uma das homenagens mais relevantes que podemos fazer neste dia do município.

Aquilo porque todos passamos durante o ano de 2020, de 2021 e que infelizmente apesar das nítidas melhoras, ainda não terminou, foi não tenho dúvidas um dos períodos mais difíceis que todos vivemos, mais incerto, e em que nunca sabíamos o que podia acontecer no dia a seguir. Estou claro a falar desta pandemia que marcou a história do Mundo.

O nosso concelho também foi claro atingido pelas consequências negativas que esta pandemia arrastou. Estas consequências negativas foram e são a vários níveis, mas os piores foram para quem esteve doente, em isolamento, ou ainda mais grave aqueles que faleceram vítimas desta doença e claro aqueles que viram partir os seus entes queridos.

Foram períodos únicos, difíceis, que nunca ninguém esperou viver. Nenhum de nós, quer a nível individual,

quer a nível institucional, estava preparado para isto. Ninguém estava! Mas felizmente com o esforço, com o trabalho, com a dedicação, com o sacrifício de todas as instituições do nosso concelho e com a postura, com a atitude, com a perseverança, com a ajuda de cada um dos Vinhaenses, foi possível ultrapassar todas estas dificuldades.

É por isso, mais que justo, é por isso mais que correto neste dia do município, neste ano de 2021, deixar um agradecimento profundo e ter uma gratidão enorme pela forma, pelo comportamento, pela atitude, pelo sacrifício que todas e todos os Vinhaenses fizeram para que estes tempos tão difíceis, fossem ultrapassados de uma forma menos penosa para todos nós.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, tal como todos os que aqui representamos a população do nosso concelho, é a homenagem que eu menos queria ter feito, porque era sinal que não vivíamos aquilo que vivemos, mas é ao mesmo tempo aquela que melhor representa aquilo que deve ser a nossa função enquanto eleitos pelo povo.

A melhor forma de agradecer, seja o que for e tal como dizia o Papa Francisco, é dizer OBRIGADO. Por isso mesmo muito Obrigado do fundo do coração a toda a população do nosso concelho.”

Cerimónia de Homenagem às Instituições pelo Apoio ao combate à COVID-19

Neste dia do município é mais que justo, deixar um pequeno gesto simbólico de agradecimento às instituições do concelho pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2020/2021 tendo em conta os constrangimentos provocados pela COVID-19. Cada uma na sua área, mas todas com igual importância. Na lembrança oferecida pelo município, está gravada a mensagem de agradecimento e o nome de cada homenageada.

O trabalho continua, isto ainda não terminou, começa a ver-se a luz ao fundo do túnel, mas há ainda muito a fazer.

As instituições do concelho foram todas inexcedíveis, desde os seus órgãos dirigentes a todos os trabalhadores. Fizeram um trabalho que não tem preço, qualquer agradecimento será escasso, pois muitas vezes colocaram a própria saúde e a dos familiares em risco para ajudar os outros.

Como tal, ficou registado um sentido agradecimento a todas as Instituições do concelho de Vinhais. Também as Juntas e Uniões de Freguesia foram homenageadas, pois era mais que justo e que merecido pelo trabalho excecional que têm feito. Ao longo destes tempos difíceis tem havido ainda mais um trabalho conjunto e só assim tem sido possível fazer face a todos os constrangimentos que têm aparecido devido a esta pandemia que ainda está bem presente.

Cerimónia de Homenagem a Luís Lima Barreto

Nesta cerimónia foi homenageado o Doutor Luís Lima Barreto, filho do ilustre vinhaense Doutor Lima Barreto, falecido a 12 de maio de 2020. O filho, gesto de grande filantropia com as gentes de Vinhais, ofereceu a casa de família à autarquia.

Nesta cerimónia, e num ato simbólico, a autarquia ofereceu ao homenageado uma salva gravada com um agradecimento em nome de todos os vinhaenses e uma pintura do pai, saudoso Dr. Lima, a carvão.

Dr. Lima Barreto

A gratidão será sempre um dos valores mais importantes da vida. Neste caso enquanto Presidente da Câmara, e como Vinhaense aquilo que quero deixar é uma enorme gratidão pelo ato de filantropia do Dr. Luís Lima Barreto ao doar a casa que lhe pertencia, à Câmara Municipal, ou seja, ao Concelho de Vinhais.

Embora tendo já no feriado municipal feito uma pequena homenagem de agradecimento por esta atitude, todas as palavras são poucas para tão nobre gesto.

Esta casa será mais uma valência, para em termos culturais, potenciar aquelas que são as imensas riquezas que este concelho tem.

Esta foi, e bem, a vontade expressa do Dr. Luís, ou seja, que este espaço fosse utilizado para fins culturais.

Mas aquilo que importa realçar é sempre a bondade, a grandeza do gesto ao ceder esta casa para o património municipal.

Como já referi, todas as palavras são poucas, aquela que melhor define esta atitude é “obrigado”.

Um obrigado, estou certo, em nome de todas as pessoas do concelho.

Um agradecimento

Na homenagem de agradecimento feita no Feriado Municipal ao Dr. Luís Lima Barreto, foi-lhe entregue um quadro pintado a carvão com a imagem do pai.

Este quadro é da autoria do funcionário do município Vítor Branco, a quem quero deixar um agradecimento e ao mesmo tempo, uma palavra de felicitação por ter realizado este trabalho e de uma forma gratuita, o ter oferecido ao município para que pudesse ser entregue ao homenageado.

Muito Obrigado, Vítor, e Parabéns pelo excelente trabalho.

Luís dos Santos Fernandes

Cerimónia de Homenagem aos Funcionários

No dia em que se assinalaram os 768 anos do Foral a autarquia de Vinhais prestou homenagem a 67 funcionários municipais das décadas de 80 e 90, e a 6 funcionários que se reformaram em 2020 e 2021.

Esta homenagem pretende reconhecer o trabalho, o esforço e a dedicação, pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal, ao longo das décadas, mas principalmente no atual contexto de combate à pandemia.

Na cerimónia, o presidente da câmara municipal, Luís Fernandes referiu que: “Este é um pequeno gesto simbólico de agradecimento pelo trabalho que todos fazem pra ajudar o nosso concelho. A parte mais importante da Câmara Municipal são as suas e os seus trabalhadores, porque são eles que ficam e que estão sempre naquelas que são as tarefas mais importantes na vida de um município. Os políticos passam, mas os trabalhadores, esses são aquelas e aqueles que continuam no dia-a-dia, durante anos a dar a cara pela instituição, a trabalhar para ajudar as pessoas, a estar nos momentos em que é preciso. Enquanto Presidente da Câmara, aquilo que peço é que continuem sempre a trabalhar, a tudo fazer para que o nosso concelho cresça e que aqueles que vivem nesta terra sintam que os trabalhadores municipais estão ao lado deles.

É esta a melhor forma, não só de desempenhar aquela que é a vossa tarefa, mas também de representar a instituição a que pertencem.

Deixo-vos por isso um agradecimento sentido pelo vosso trabalho.

Deixo-vos também a certeza que tal como todos os Presidentes da Câmara que por aqui passaram, ou venham a passar, tudo farei para vos ajudar, só que muitas vezes infelizmente também não depende só de nós.

Um agradecimento sentido a todos e um desejo de muita saúde para vós e para as vossas famílias.”

Espetáculo “Descobrimentos”, de Pedro Tochas

A noite do dia 19 de maio, ficou marcada pelo regresso dos espetáculos ao Anfiteatro do Centro Cultural de Vinhais, após um longo período de paragem devido à pandemia.

Pedro Tochas, o humorista bem conhecido de todos, animou a noite com um espetáculo de elevada qualidade, que fez rir os presentes do início ao fim.

Estreia Nacional da peça de teatro “Diabos, Diabritos num saco de mafarricos”

A peça de teatro “Diabos, Diabitos num saco de Mafarricos” estreou no dia 21 de maio de 2021, no Centro Cultural de Vinhais. A estreia nacional contou com a presença do autor, Alexandre Parafita, Daniela Fonseca, Pró-Reitora para a Cultura (UTAD), Luís Fernandes, Presidente da CMV, Rui Correia, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vinhais e David Carvalho, encenador da Filandorra – Teatro do Nordeste.

A assistir, em três sessões, estiveram os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vinhais, Pré-Primária e Santa Casa da Misericórdia de Vinhais.

Apresentação do livro: “poemas de amor e paz”, de Maria Rita Pires Inauguração do Museu Terras de Lomba

O Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, recebeu na tarde do dia 22 de maio, a apresentação do Livro “Poemas de Amor e Paz” de Maria Rita Pires, uma escritora vinhaense, da aldeia de Soeira.

Na apresentação estiveram Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Rui Correia, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais e a autora Maria Rita Pires.

A convite da autora, a apresentação do livro foi feita por Rui Correia.

Este evento contou ainda com Iolanda Gil que cantou à capela dois temas para presentear a autora e todos os presentes. O Museu Terras de Lomba, situado na aldeia da Gestosa, freguesia de Vilar Seco de Lomba, foi inaugurado ontem, dia 23 de maio de 2021. Trata-se de um equipamento que resulta da requalificação da antiga abadia da aldeia, onde se instalou um museu composto por três núcleos distintos.

No pátio exterior foi recriado o antigo cabanal, onde se guardavam as alfaias agrícolas e, nalguns casos, lenha. Já no interior do edifício, o visitante encontra uma sala dedicada à arqueologia e uma adega onde não falta o tradicional lagar de vara e fuso e demais elementos que compõem os ciclos do vinho e da aguardente.

O Museu foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal Luís Fernandes e pela Presidente da Junta de Freguesia de Vilar Seco de Lomba, Matilde Barreira.

Nesta inauguração, também esteve presente o Presidente da Assembleia Municipal, membros da Assembleia Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia.

Neste dia foram ainda inaugurados os lavadouros na Gestosa, uma obra que além da valência que vai trazer para a população, serve igualmente para recordar tempos passados, de um local que servia de ponto de encontro na aldeia, para pôr a conversa em dia.

Foi ainda feita a inauguração do alargamento do cemitério da Gestosa.

O custo de todas estas obras supera os 150 mil euros, num investimento feito pela autarquia e Junta de Freguesia, sendo que o Museu teve também o apoio da Corane.

Via da prata “O caminho de Santiago por Vinhais”

A Via da Prata é um antigo caminho comercial Romano que ligava o Sul com o Norte de Espanha, entre Guijón (Sevilha) e Astorga. O Caminho Português da Via da Prata - variante Transmontana dos Caminhos de Santiago é a alternativa à travessia da Sanábria.

É um percurso conhecido internacionalmente e que foi integrado no mapa dos Caminhos de Santiago - Primeiro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa em 1987.

O Projeto de Valorização do Caminho Português da Via da Prata, com investimento total de 365,958.04€ é financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”. A candidatura foi promovida pelos Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, parceiros de acordo com o contrato de parceria assinado em Bragança a 19 de

janeiro de 2018.

Este trabalho veio garantir as condições de segurança, para que o peregrino possa usufruir da variante transmontana, numa extensão de 80km – Quintanilha a Segirei.

O Projeto para a região Transmontana, visa assegurar o mesmo grau de desenvolvimento e qualidade oferecendo os serviços básicos de apoio ao peregrino e dotar este território interior e de baixa densidade populacional, de novos atrativos e atividades que pudessem potenciar o turismo e o desenvolvimento económico. Veio fomentar mecanismos de cooperação e gestão do troço da Via, entre Municípios Portugueses e representa um contributo real para a coesão territorial e desenvolvimento do interior do país.

Ao Município de Vinhais, individualmente, correspondeu um valor de investimento total de aproximadamente 138.000€, dos quais cerca de metade destinados à construção do Albergue de Vinhais, localizado nas antigas cavalariças do edifício do Centro Cultural dos Condes de Vinhais, bem no centro da Vila.

Para além do valor da obra, a candidatura permite ainda, entre outras, as seguintes atividades: • Aquisição, marcação e colocação de sinalética específica e homogénea e, acondicionamento de piso da parte do caminho dentro do concelho de

Vinhais; • Produção de conteúdos informativos e promocionais para disponibilização ao Turi peregrino e captação de eventuais mercados potenciais; • Mobiliário e equipamento para o Albergue.

A inauguração deste percurso foi inserida nas comemorações do Feriado Municipal de Vinhais, dividida em três etapas, nos dias 15, 22 e 29 de maio.

Espetáculo “Centenário de Amália Rodrigues” Associação Vox Angelis Concertos

O Anfiteatro do Centro Cultural de Vinhais foi palco, no dia 29 de maio, do concerto “Amália - Uma História de Vida”, espetáculo comemorativo dos 100 anos do nascimento da fadista Amália Rodrigues.

Esta é uma produção da Associação Vox Angelis, um espetáculo multimédia, que traz a público os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica da história de vida da Fadista, com projeção de imagens. Grandes temas como “Com que voz”, “Que Estranha Forma de Vida”, “Gaivota”, “Cuidei que tinha morrido”, “Lágrima”, “Grito” e “Fado Amália”, foram alguns dos temas intercalados com a própria narração e projeção. Em palco estiveram Pedro Miguel Nunes, na Voz, Artur Caldeira, na Guitarra Portuguesa e Clássica, e Daniel Paredes, na Guitarra Clássica e Baixo.

Por tudo que Amália Representou e continua a representar para o nosso país, Vinhais quis prestarlhe homenagem, associando-se às comemorações nacionais do centenário de Amália Rodrigues (19202020), proporcionando um espetáculo que visa não só dar a conhecer a música de Amália, os seus poetas e os seus compositores, mas também a história da sua vida, do Fado e da Cultura Portuguesa do Séc. XX.

Este era um espetáculo que já devia ter acontecido em 2020, mas devido à pandemia não foi possível.

Corrida do Foral - Taça Distrital de estrada AABR-Vinhais

O contexto pandémico atual, os planos de contingência deles decorrentes, impossibilitam a realização das competições nos moldes habituais.

Considerando a situação atual, o município de Vinhais e a Associação de Atletismo de Bragança tiveram necessidade de ajustar a um formato que permita a participação de um número substancial de atletas e clubes, sem que tal comprometa o cumprimento de todas as normas emanadas pelas autoridades de saúde pública. Desta forma a participação total neste Campeonato está prevista para 100 atletas, para as categorias Sub20, Sénior e Veterano.

Realizou-se durante a manhã de hoje, 30 de maio de 2021, a Corrida do Foral- Taça Distrital de Estrada AABrVinhais.

Face ao atual contexto pandémico, o Município de Vinhais e a Associação de Atletismo de Bragança tiveram necessidade de ajustar a um formato que permita a participação de um número substancial de atletas

e clubes, sem que tal comprometa o cumprimento de todas as normas emanadas pelas autoridades de saúde pública.

Desta forma a participação total neste Campeonato foi de 100 atletas, para as categorias Sub-20, Sénior e Veterano.

Na entrega de prémios estiveram presentes Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Artur Marques, Chefe de Gabinete da CMV.

Vinhais tem novamente praias Qualidade de Ouro

Duas praias de Vinhais receberam novamente a “Bandeira de Qualidade Ouro” atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

A Ponte de Soeira e a Ponte da Ranca, situadas no concelho de Vinhais, foram novamente certificadas pela Quercus com a Bandeira de Qualidade Ouro”.

A água da Ponte fluvial de Soeira conta com a qualificação de Excelente já desde o ano de 2011, o que prova a qualidade e a sustentabilidade do património paisagístico e natural que a envolve.

Para o autarca vinhaense, Luís Fernandes, “estas distinções são o resultado de um trabalho rigoroso e um controlo exigente que passa por várias fases”.

A qualidade da água é mais uma garantia comprovada para quem visita Vinhais, uma forma de atrair mais vinhaenses, mais turistas.

Com este gesto, a Quercus pretende destacar a crescente qualidade ambiental e turística das praias fluviais de Portugal, apelando aos portugueses que façam um uso responsável das mesmas.

Município de Vinhais apoia as matilhas registadas no concelho

A pandemia provocada pelo coronavírus tem tido efeitos nefastos a vários níveis, entre os quais as atividades venatórias, com as quais os matilheiros auferiam rendimentos indispensáveis para a alimentação e manutenção dos seus canídeos. Tendo em conta que as referidas atividades estiveram suspensas por longos períodos de tempo no último ano, os matilheiros também passam dificuldades para manter as suas matilhas. Assim, o município de Vinhais aprovou em Reunião de Câmara deste órgão Executivo, a aquisição de ração, para ser distribuída pelas oito matilhas devidamente registadas e licenciadas no concelho de Vinhais.

A ração será adquirida nos vários estabelecimentos comerciais do concelho com licença de comercialização deste produto e será distribuída pelas matilhas de acordo com o número de canídeos de cada uma.

Esta é mais uma forma de apoiar não só os matilheiros, mas também o comércio local, sendo esta uma preocupação em todas as medidas que têm sido aplicadas.