Economia de Lisboa em Números 2015

Page 33

A Economia de Lisboa em Números

2015

CAPITAL HUMANO E CONHECIMENTO

Lisboa apresenta recursos humanos qualificados, flexíveis, criativos, multilingues e altamente competitivos. Mais de ¼ da população residente na cidade tem qualificação académica superior, sendo que o nível salarial se apresenta competitivo, designadamente no quadro das cidades europeias. A região de Lisboa concentra cerca de ¼ da população ativa do país e da população empregada, atingindo o desemprego cerca de 256 mil pessoas. Apresenta uma taxa de atividade alguns pontos percentuais abaixo da média nacional, com particular incidência na população com 45 e mais anos.

A região de Lisboa apresenta um rácio de despesa em I&D de 1,8% do PIB, dado significativo no contexto Europeu. Em 2013, na região de Lisboa estiveram inscritos cerca de 138 mil estudantes no ensino superior. Anualmente mais de 35 mil pessoas obtêm o seu diploma de ensino superior, com particular relevo para as área das Ciências Empresarias, da Saúde, Socias e do Comportamento e das Engenharias, responsáveis por mais de 50% desses diplomados. É também na região de Lisboa que se concentra mais de 47% da despesa total em I&D do país e onde as empresas mais despendem em I&D, quando comparado com o total nacional.

Direção Municipal de Economia e Inovação | Divisão de Estudos e Prospetiva

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.