Artur Pastor

Page 53

A vida do «franco-atirador»: Artur Pastor, seis décadas de fotografia | Contributo para uma biografia

divulgar o «país ideal», por isso, eram frequentes e bem acolhidas as iniciativas de concursos e exposições de fotografia. As imagens captadas por Artur Pastor, ainda que sem intenção – pois ele afirmava-se alienado da política – contribuíam para esse quadro. Sugeriam um povo feliz e o país em labor. Consequentemente, vários concursos e exposições contavam com a presença dos trabalhos de Artur Pastor a par de outros fotógrafos de renome, profissionais e amadores. Todavia, nem sempre era atribuído aos seus trabalhos o mérito devido. O VII Salão Internacional de Arte Fotográfica Sob Alto Patrocínio de S. Ex.ª o Sr. Presidente da República, realizou-se em 1945. Embora tivesse recentemente iniciado a atividade fotográfica, Artur Pastor participou neste concurso tendo-lhe sido conferido pelo Grémio Português da Fotografia um diploma de participação.

Em 1952, Artur Pastor participou no II Salão de Fotografia, organizado pela Câmara Municipal de Barcelos, na VII Exposição A Imagem da Flor, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, no Palácio Galveias, e participou no I Salão de Arte Fotográfica, promovido pela Mesa da Confraria do Bom Jesus do Monte, em Braga, representando o Posto Experimental de Montalegre, tendo recebido nos dois últimos uma menção honrosa.

Fotográfica Inter-sócios do foto Clube 6x6, em Lisboa e no III Salão de Fotografia promovido pela Câmara Municipal de Barcelos, no qual recebeu o diploma de menção honrosa.

Em maio de 1955, a sua participação destacase no I Concurso Fotográfico de Motivos Algarvios, organizado pela Comissão de Turismo e Propaganda da Casa do Algarve no qual recebeu cinco diplomas pela sua participação: o 2º prémio correspondendo à taça da C. T. P. da Casa do Algarve, o prémio do SNI que correspondeu a uma Moeda de Ouro, pela apresentação de trabalhos com melhor conjunto artístico e de interesse público, e três menções honrosas.

O VI Salão de Arte Fotográfica do Grupo Desportivo da CUF, no Barreiro, realizou-se em dezembro de 1956. Pela sua participação neste concurso Artur Pastor recebeu um diploma de honra.

A Associação fotográfica do Sul, em Évora, promoveu, em maio de 1961, o I Salão Internacional de Arte Fotográfica. Neste concurso Artur Pastor recebeu o diploma de

[Moinho da praia da Apúlia] Esposende [1950-1962]

Em 1953, participou no I Salão de Arte Fotográfica, de Braga, promovido por um grupo de fotógrafos amadores e patrocinado pela Câmara Municipal, na II Exposição

PT/AMLSB/ART/011265

53


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.