TCC arqurbuvv A tecnologia BIM associada à industrialização da construção civil.

Page 108

5.7 sistema construtivo O sistema construtivo proposto para o edifício consiste na utilização de elementos pré-fabricados fora do canteiro de obras, bem como todos os demais subsistemas possíveis. Desta forma, almeja-se alcançar um nível de racionalidade construitiva mais elevado, se comparado com os métodos tradicionais de construção.

5.7.1 coordenação modular Buscou-se no mercado uma combinação de elementos préfabricados existentes e disponibilizados com dimensões compatíveis em múltiplos e submultiplos entre si, de forma a estabeler uma coordenação modular . Em um primeiro momento tal tarefa parecia inviável. Os módulos praticados pelas diferentes empresas dos diversos subsistemas da edificação, tais como lajes, piso elevado, vedações e forros, em muitos dos casos, não conversam entre sim, ao apresentarem dimensões entre eixos incompatíveis com o princípio da coordenação modular proposto para o projeto. Muitas valem-se ainda de módulos extremamente rídidos, disponibilizando no mercado elementos com apenas uma dimensão padronizada e de difícil combinação com outros componentes. Deve-se destacar, porém, que mesmo não apresentando um lógica dimensional complementar entre si, tais elementos carregam consigo todas as vantagens inerentes à préfabricação. Devido a falta de coordenação entre as medidas, 108 191

entretanto, a combinação casada entre os mesmos demandará um elevado processo de adptação dos componentes no canteiro, por meio de cortes nos mesmos, o que para a presente proposta deve ser evitado ao máximo. A possibilidade do projetista criar e pautar todo o projeto em uma modulação personalizada por este, sem levar em consideração o que é disponibilizado no mercado, apesar de ser uma alternativa viável, pois muitas empresas oferecem a possibilidade de adaptação das dimensões dos componentes ainda no ambiente fabril, teria um grande impacto negativo no custo da obra. Tal personalização acarreta um elevado incremento no valor de comercialização dos elementos por parte da indústria, pois reduz seu potencial de produção seriada e repetitiva, sendo necessários ajustes no maquinário para adequar os mesmos às novas dimensões demandadas. O ideal é que os elementos modulares disponibilizados no mercado sejam flexíveis, permitindo uma maior combinação e compatibilização entre os diversoso tipos de elementos constituintes dos edifícios. Tal questão deve ser avaliada pela indústria de pré-fabricados, visando um maior desenvolvimento da mesma e apropriação desta lógica construtiva por parte da construção civil de modo geral.

5.7.2 o módulo básico Através da pesquisa de uma série de fabricantes dos diversos tipos de componentes pré-fabricados necessários para o desenvolvimento deste projeto, a busca por um módulo préexistente e difundido no mercado teve como resultado o


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.