Manual do café distúrbios fisiológicos, pragas e doenças do cafeeiro Emater MG

Page 51

Controle

MANCHA DE ASCOCHYTA

Recomenda-se para o controle da Mancha de phoma, uma associação de medidas de ordem cultural com o uso de fungicidas. Controle cultural • Implantação de quebra ventos na lavoura;

A mancha de ascochyta tem como agente causador o fungo Phoma tarda e apresenta como sintomas manchas escuras concêntricas no limbo foliar. A temperatura ideal para desenvolvimento do fungo está entre 15 a 25° C. Os fatores predisponentes à ocorrência da doença bem como as formas de controle recomendadas são os mesmos citados para a mancha de phoma.

• Evitar o excesso de nitrogênio nas adubações; • Evitar, quando possível, plantios em faces voltadas para o sul e sudeste. Controle Químico Preventivo O controle preventivo deve ser realizado durante o período chuvoso, com produtos a base de cobre, com 3 a 4 aplicações ao ano.

Manchas escuras concêntricas no limbo foliar

Curativo Para o controle químico curativo, recomenda-se o emprego de produtos dos grupos das anilidas, estrobilurinas ou triazóis. Devido à disseminação acelerada do fungo, deve-se iniciar as aplicações imediatamente após a constatação dos primeiros sintomas.

Manchas de ascochyta em mudinha de cafe

MANUAL DO CAFÉ - Distúrbios fisiológicos, pragas e doenças do cafeeiro

51


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Manual do café distúrbios fisiológicos, pragas e doenças do cafeeiro Emater MG by Revista Cafeicultura / News Cafeicultura - Issuu