Catálogo Cadê Beltrano? | Ago.15

Page 1

es

ia n t E Bra sili d ad

AGO.15


AGO.15

ia

Etn A Cadê Beltrano?, em sua essência, busca o despertar de uma visão sobre a moda, ao pensar que cada indivíduo carrega uma identidade e que a mesma está sempre em reinvenção, pois não se prende a modelos ou ao que é imposto. Esse ser identitário transforma as incertezas em oportunidades para sempre se renovar. É uma nova marca no mercado que busca o desenvolvimento de pesquisa em design de moda para criação de produtos diferenciados e exclusivos que sejam acessíveis a uma camada de consumidores que buscam esse tipo de produto. Na nova coleção de bolsas, em 2015, a Cadê Beltrano traz para sua pesquisa as questões relacionadas à identidade cultural, visto que em sua própria essência, o nome da marca, já imprime a busca por esse “beltrano”, que pode ser qualquer pessoa dessa grande aldeia global em que vivemos, e de como essa idéia é traduzida nas estamparias, cores, texturas e imagens impressas nas bolsas. Por acreditar que cada beltranos se reiventa de tempos em tempos a coleção possui um caráter progressivo, aonde a coleção vai crescendo semanalmente, e mensalmente com novas estampas, ícones e cores, para completar esse beltrano em evolução.

Para comtemplar tudo o que a pesquisa gerou, surgiu a Coleção Identidade que foi dividida em 3 linhas: Etnia, NordesteNaMente e Brasilidades. As bolsas produzidas dialogam com as idéias e influências geradas por essas identificações de cada linha. Ter uma Cadê Beltrano? é antes de tudo, carregar histórias da nossa gente, em um item de desejo tão cotidiano, como as bolsas que são feitas por mãos criativas, no intuito de doar alegria e positividade para quem as usa. Ser Beltrano significa fazer a minha própria moda e me identificar como mais um e, na mesma medida, como um ser único nessa incrível viagem de viver. Cada Beltrano carrega a história que escolhe! Você sabe Cadê Beltrano???


Na linha Brasilidades, as bolsas vem carregadas pela iconografia que marca essa idéia de ser brasileiro, expresso nas estamparias de bananas e de outras frutas que mostram a fartura e a diversidade existente em nosso pais, nos aglomerados de casas que formam as favelas, nas serigrafias com ícones da música brasileira como Carmem Miranda, Caetano Veloso, etc.. . Essa linha pretende aguçar o potencial sinestésico de quem a utiliza, na qual as cores vibrantes como o amarelo, verde e laranja, e o colorido delas juntas, trazem os cheiros e texturas tão peculiares da nossa terra.



Não sei se vi passar. Anda meio nas escondidas e aparece e desaparece quando quer. Ninguém que ouse falar dele em sua frente. Mas disso, não tem como correr. Todos adoram chamar seu nome. Popular que vendo! Eh, rapaz, cadê ele?

É Ele mesmo.


Humrum... se acomode, vou esperar ele aqui, quem quiser que se achegue mais, esse pequeno hoje aparece. Vamos trotar uns dois versos de poesias e sorrir sem mais nem menos. Ele sempre vem. Ele sempre vem, vai e volta.


Cadê Beltrano? Que fala o que pensa. Cadê Beltrano? Que muda o que incomoda. Cadê Beltrano? Que espera a espera e contribui para mudança. Cadê Beltrano?




Ter Brasilidade ĂŠ gritar para os quatro cantos que as cores te encantam, que a mĂşsica te desperta, que os cheiros e gostos de fazem cada vez mais sedutores da vida.



CadĂŞ Beltrano?


CadĂŞ Beltrano?


CadĂŞ Beltrano?


CadĂŞ Beltrano?


Na linha Etnia, as bolsas foram criadas com estamparias que remetem às padronagens inspiradas em grupos étnicos indígenas e africanos. Com cores fortes e vibrantes como o azul marinho, laranja, marrom e vermelho, aliados às geometrias que se repetem, dando um ritmo imagético à estampa, gerando uma sensação de imersão nesse ciclo de figuras primitivas, despertando uma reflexão sobre os povos originários do mundo.

ETNIAS


Por todos os lados o vemos e não enxergamos nenhum. Quero trocar-lhe uma prosa, quem souber donde ele está, que me digam nas espreitas para que ele não fuja ou não vá para outro lugar.



Cadê beltrano? Que em todos os lugares está. Cadê beltrano? Que nunca aparece. Cadê beltrano? Que sempre aparece. Cadê Beltrano? Cadê beltrano?


Está em contato com a mãe Terra o ressignifica, faz sentido e norteia seu passos, pois a todo momento se apresenta disposto as mudanças e as transformações.


Existe um fio tênue ligando esse beltrano a todos e a tudo pois possui em sua essência a evolução contínua.



CadĂŞ Beltrano?




Cadê Beltrano?

Cadê Beltrano?

Cadê Beltrano?


A linha NordesteNaMente, surge no propósito de hom en a gea r es s a regi ã o do B r a s i l , tr a z en do imageticamente as idéias de quentura do chão batido, o sertão no clichê dos cactos, o desejo dos turistas em conhecer e registrar tudo o que veem, os azulejos e igrejas como símbolos das cidades tradicionais e os santos mostrando a devoção do povo nordestino, e também as bolsas de feira que trazem o colorido do povo nordestino e a vontade ser moderno sem esquecer suas raízes. Essa linha explora as tonalidades do azul marinho, vermelho, cinza, marrom, laranja e amarelo, com serigrafias de ícones religiosos e folclóricos que remetem à força, alegria e espiritualidade do nordestino e o uso das xilogravuras, que é uma técnica muito difundida nessa região.


·Na multidão ele se esconde, sorridente, faceiro, malandro... ou malandra. Brasileiro, nordestino de mente aberta, típico e autêntico possui todas as cores em sua pele. E como eu sei, se nunca o vi? Isso o tempo nos fala, ou melhor, um fala um cadinho daqui, mais um-outro fala de lá.



Parece atĂŠ que em suas mil bolsas, tambĂŠm existem mil outras faces e outros mil questionamentos? O que ele carrega em sua bolsa?


Que bolsa ele usa agora?



Ou escolhe a história que carrega?

Cada Beltrano carrega a história que escolhe?

Nordestenamente é uma de suas história. Escolhida? Não, já veio cravada e tatuada em sua alma, pois todo seu povo tem um pouco dessa forca, alegria e espiritualidade.


CadĂŞ Beltrano?


CadĂŞ Beltrano?



CadĂŞ Beltrano?


CadĂŞ Beltrano?


Design e Tamarar de Moda Marqu es Produç ã o Fernan Executiva da Mo ^ nteiro Carolin F a Guer otografia ra Libé rio Design er de C a Layo Btálogo ulhão Layo B Pro ulhão e Tamarasa Poética Marco Marqu s Ferre es ira | Joã P ro o Belfo r t | Tamdução de Se t ara Ma rques MarcoAdereços s Ferre ira Tamara Marqu F es | Joã igurino o Belfo rt Makin Jânia L g Off indoso Ana Jo e | Hug M od o Césa r | Jâniaelos Etnia Nelson Lindos o Pinheir Modelos N o | Jadn ordest eNaMe a Karin n a | Tiet Silvana a Macate Mende u M s | Nair on Botodelos Bras ili ão | Bru no Azedades vedo

Qual Beltrano fez o que?

Fale com os Beltranos! cadebeltranodesign@gmail.com +55 98 987666969 | 982920218


Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.