Menine Arteiro - oficinas online de introdução ao audiovisual para adolescentes (2021)

Page 1

POR QUE

- Uma vez que jovens são o principal público alvo de ferramentas de criação de imagem e de compartilhamento de vídeo e áudio, são diariamente oferecidos uma variedade de mídias sociais em que a imagem é o principal meio de comunicação. Por isso, se faz necessária a compreensão da construção da imagem, seja ela selfie, documental, ficcional ou outros formatos.

Segundo TIC Kids Online Brasil 2018*, há cerca de 24,3 milhões de jovens (entre 9 e 17 anos) utilizando a internet, sendo o percentual mais alto que a média da população geral, e que o maior uso entre os jovens é para atividades multimídias;

- O projeto Menine Arteiro utiliza das aulas como vias para ampliar e propor discussões sobre mercado de trabalho, capacitação e inserção, para tornar o processo da construção audiovisual mais próximo da realidade das gerações que estão nas escolas públicas de São Paulo. reais por ano, cerca de 0,46% do PIB do Brasil. No período de 2007 a 2015, o setor teve a maior taxa de geração de empregos, tendo duplicado os postos de trabalho de 5.358 em 2007 para 11.252 empregos em 2015. O mercado de audiovisual tem o nível médio de escolaridade como maioria empregada no setor, seguido do crescimento de 9% de trabalhadores com ensino superior (completo ou incompleto);

De acordo com estatísticas, o setor de audiovisual movimenta mais de 25 bilhões de

** Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/brasil-tem-243-milhoes-decriancas-e-adolescentes-utilizando-internet

https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/61a220b88cf0a90894

e33d368a3d21b3/$File/7510.pdf

AS OFICINAS

Quando:

de 26/4 a 30/4

Formato:

Vídeo-aulas ao vivo pela plataforma Google Meets

Quem:

Jovens de 12 a 15 anos.

** As informações sobre datas, formato, publico e horário poderão ser alterados em conjunto, de acordo com as necessidades e disponibilidades do espaço parceiro.

AS OFICINAS

OFICINA DE ROTEIRO

5 módulos com aulas práticas

Módulo 1: apresentação da oficina.

Módulo 2: liquidificador de ideias;

Módulo 3: organizando as ideias - dar contexto aos personagens escolhidos e a situação que os personagens vão viver na história;

Módulo 4: mas, como é a história? A etapa final da história e o que é preciso para dar mais amplitude para a narrativa;

Módulo 5: Apresentação final.

Canafístula, nascida no Ceará, formada em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará (IFCE), e Direção pela SP Escola de Teatro. Atua como diretora teatral e de cinema, já tendo realizado os espetáculos "Luenta" e "Língua;Fratria" e os curta-metragens "APARTAMENTOONZE" e "Datura". Como produtora de eventos culturais, realizou o "Cine Das - Mostra de cinema lésbico" e a "SouPretoFW", primeira semana de moda preta do Brasil.

É uma das fundadoras da Cabaça Produções, realizadore cultural voltada a produção e fomentação da arte dissidente.

Fonte: comkids

AS OFICINAS

OFICINA DE LUZ E COR

5 módulos divididos entre aulas teóricas e práticas

Módulo 1: Apresentação da oficina.

Módulo 2: a cor como ferramenta pra despertar sentimentos

Módulo 3: a luz das cores como elemento de criação de histórias

Módulo 4: a cor está em todo lugar

Módulo 5: Apresentação final.

Formada em Fotografia pela Universidade Paulista (2013), e em Técnicas de Palco pela SP Escola de Teatro (2018), Angeli Cristie iniciou nas artes como fotógrafa especializada em eventos e books e um trabalho autoral com fotografia analógica. Iniciou com a linguagem teatral em 2017, trabalhando junto a equipes técnicas em teatros e ações/intervenções urbanas. É uma das fundadoras da realizadore cultural Cabaça Produções, empresa voltada a criações audiovisuais voltados ao protagonismo de corpas dissidentes e marginalizadas na frente e atrás das câmeras.

Fonte: Semana Afro na E. E. Prof. Ayres de Moura

AS OFICINAS

OFICINA DE FOTOGRAFIA / Retrato; documental e autoretrato

5 módulos divididos entre aulas teóricas e práticas

Módulo 1: Apresentação da Oficina

Módulo 2: O que é e quais tipos de fotografia dentro do audiovisual, a partir da documental e retrato

Módulo 3: Como criar fotografia unindo linguagens como som, colagem e defeitos especiais, atraves de ferramentar como webcam e celular;

Módulo 4: Criar fotografias a partir de outras linguagens e ferramentas;

Módulo 5: Apresentação final.

Ferrerin Peluzoi, realiza projetos audiovisuais com registros documentais e retratos, como fotógrafo e produtor. Transmasculino nordestino, do Kariri - Ceará, mora em São Paulo, onde junto de coletivas com corpas dissidentes fomenta imaginário, por meio do empreendedorismo lgbt+.

Fonte: alfabetizaçaoaudiovisual

AS OFICINAS

OFICINA DE ATUAÇÃO-

5 módulos divididos entre aulas teóricas e práticas

Módulo 1: Apresentação da Oficina

Módulo 2: Introdução de Artes Cênicas, como se preparar e conhecer um set de filmagem com o olhar de artiz(o);

. Módulo 3: Preparação e Higiene Vocal;

. Módulo 4: : Desenvoltura e presença corporal diante da câmera;

. Módulo 5: Apresentação final.

Pháblo Costa, um artista com perfil de produção, embeiçado pelo poder e capacidade dos movimentos corporais, assume o papel de narrador como ator com intuito de repassar, trocar e investigar ainda mais o universo imagético, criativo e físico das artes cênicas. Em 2017, protagoniza sua primeira experiência como preparador de ator no espetáculo "Ancestrais". Decide em 2019 estudar produção Áudiovisual, no mesmo ano exerce a função de produtor geral no espetáculo "Odara, Tradições e Costumes de um Povo" no Teatro Oficina.

Fonte: fundacaosmbrasil Fonte: fundacaosmbrasil

QUEM SOMOS

Cabaça Produções existe pela urgência de trazer a tona os trabalhos artísticos protagonizades por corpas marginalizades. Abraçar projetos que são potentes, mas não conseguem ter espaço e nem visibilidade por conta da complexidade do meio artístico e pela influência social que as camadas impõem sobre essus corpas.

Realizadore cultural composte por corpas nordestines LGBT+ que apresentam pesquisas em diversas linguagens e tecnologias com o intuito de expandir o mercado de trabalho através da arte.

EQUIPE PROJETO MENINE ARTEIRO

Concepção: Cabaça Produções

Direção executiva: Canafistula e Ferrerin Peluzoi

Produção/Identidade visual: Mathea biu XA

Professorys: Canafistula, Angeli Cristie, Ferrerin Peluzoi e Phablo Costa

Incentivo: Lei Aldir Blanc

APOIO

O projeto Menine Arteiro foi concebido como parte da contraproposta da Cabaça Produções para a Lei Emergencial Aldir Blanc. Agradecimentos a Brechó Itinerante e Bioncinha do Brasil pelos retalhos que nos possibilitaram criar a identidade visual feita a partir da reutilização de tecidos.

CONTATO cabaca.realiza@gmail.com @cabacarealiza

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.