Page 1


Meus parabéns calouro, você acaba de ingressar em uma das melhores universidades do Brasil e ainda, no melhor curso de Farmácia de todo o país! Seja muito bem-vindo. Nós do Centro Acadêmico Alexander Fleming, pensando exclusivamente em você, “bixo” ou “bixete” de Farma, criamos esse manual que descreverá seus direitos e deveres como aluno dessa grande universidade. Nas páginas seguintes você poderá encontrar algumas informações básicas sobre o funcionamento da UNIFESP, as entidades envolvidas e muitas explicações e esclarecimentos em relação às dúvidas clássicas que surgem nessa etapa de ingresso. Esperamos que você tenha um ótimo ano e que aproveite ao máximo essa fase da vida onde muitos de vocês deram duro para conquistar. Nós, os veteranos, estaremos aqui para apoiar e ajudar, não hesite em perguntar nada. Que esses 5 ou 6 anos sejam os melhores da sua vida, apesar das dificuldades e matérias pesadas que irão enfrentar... Mas nada de desanimar, afinal, agora você é FEDERAL! Bem vindo ao melhor curso da UNIFESP Diadema, e parabéns novamente!

C.A.A.F. – Centro Acadêmico Alexander Fleming Farmácia-Bioquímica UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo


- UNIFESP - Unidades Diadema - Como Chegar - Farmácia - Grade Curricular - Deveres e Direitos - “Trote” - Entidades Estudantis - Serviços - Diadema - Considerações Finais

Observação: número de páginas é para os fracos!


A UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – começou suas atividades em 1933 como Escola Paulista de Medicina (EPM) até então uma entidade privada. Em 1940 inaugurou o primeiro hospital-escola do país (Hospital São Paulo) e, posteriormente em 1956 a EPM foi federalizada dando origem à UNIFESP no bairro da Vila Clementino. O tempo se passou e a Universidade sofreu o que foi chamado de expansão, onde novos campi foram criados (Santos, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco) ampliando a área de graduação, antes restringida apenas à saúde. Hoje a UNIFESP conta com cursos que vão de humanidades (história, filosofia, etc...), passando pelas exatas (matemática computacional, engenharias, etc...) até os mais tradicionais cursos voltados à saúde (medicina, farmácia, fisioterapia, etc...). A UNIFESP se mostra uma das melhores universidades do país mesmo passando por problemas estruturais com os novos campi e em despeito à idade dos mesmos, dados que são recém-criados, mas mesmo assim mantêm uma linha de pesquisa de alta qualidade posicionando a universidade entre as mais bem conceituadas. Os docentes da UNIFESP são de maior escalão. Professores doutores, pesquisadores de primeira linha onde muitos são vastamente reconhecidos em sua área de trabalho. Os laboratórios mantêm um alto grau de organização e conservação, possuindo aparelhos novos que quase nunca te deixarão na mão (só às vezes, mas acontece)... Orgulho de ser UNIFESP!


A UNIFESP Diadema possui algumas unidades espalhadas pela cidade. A seguir informaremos o principal sobre cada uma: 1) UNIDADE MANUEL DA NÓBREGA: Mais conhecida como Florestan Fernandes, ou só Florestan. É a unidade mais importante, que você mais vai frequentar devido ao bandejão e a biblioteca. Geralmente os veteranos têm suas aulas teóricas ministradas aqui. 2) UNIDADE JOSÉ DE FILIPPI: Conhecida como Eldorado, é a unidade onde todos temos aulas práticas. Concentram-se todos os laboratórios de graduação e a secretaria para assuntos mais importantes, por assim dizer. 3) UNIDADE ANTÔNIO DOLL: Conhecida como Brasília, pois é o nome do colégio que funcionava nessas dependências, mas a UNIFESP alugou para não deixar o excesso de alunos desabrigados, pois a Unidade Florestan não deu conta! São ministradas aulas teóricas e é situada ao lado do Terminal Diadema. 4) UNIDADE JOSÉ ALENCAR Conhecida como Conforja por estar praticamente no mesmo terreno de uma indústria com esse nome, é o prédio mais novo da UNIFESP. Já foi prometido por vários anos sempre com a previsão de “lançamento” adiada. Esta abriga alguns laboratórios de pesquisa e iniciação científica e possui algumas salas para aulas teóricas. Há a previsão de uma expansão dessa Unidade para construção de mais salas, laboratórios, anfiteatros, nova biblioteca, bandejão e uma área de lazer. 5) UNIDADE MORUNGABA Lenda!


vizinhas – região do ABCDM, Guarulhos, Osasco, entre outras - para São Paulo Capital). Basta consultar no site os pontos de recarga do Cartão BOM. http://www.emtu.sp.gov.br/passe/ 3) Transporte UNIFESP Diadema entre Unidades: A UNIFESP Diadema disponibiliza aos alunos transporte que saem do Terminal Diadema e passam por todas as Unidades, em determinados horários. Basta apresentar o seu crachá da universidade e pronto. Para saber os horários e os pontos do ônibus é melhor você se informar na secretaria ou com veteranos. A tabela de horários geralmente fica anexada nas Unidades e nos ônibus. 4) Crachá UNIFESP: O crachá que você receberá (sim, vai demorar um pouco) será sua identificação pessoal dentro das dependências da Universidade. Para entrar nos prédios, pegar o ônibus da UNIFESP, pegar livros na biblioteca, você apresentará/usará esse crachá. 5) Biblioteca: As bibliotecas UNIFESP são unificadas, ou seja, todos os alunos podem pegar livros em todas as bibliotecas de todos os campi. Basta apresentar seu crachá. O limite são 3 livros por carteirinha com validade de cinco dias cada. A cada dia de atraso na devolução acarreta em alguns dias de suspensão nas bibliotecas, ou seja, você não poderá pegar livros durante algum tempo. O site da biblioteca explica minuciosamente como proceder em cada caso, seja na locação de livros, devolução e renovação. Biblioteca Diadema: http://www.unifesp.br/home_diadema/biblioteca.html Biblioteca Central: http://www.biblioteca.epm.br/ *Para renovação basta clicar em “Consulta de Catálogo” no menu a esquerda no site da Biblioteca Diadema e entrar com sua matrícula e senha que serão providas pelo sistema da biblioteca.


Com as unidades devidamente apresentadas você precisa saber como chegar em cada uma certo?! Você deve estar pensando: nossa, vou estudar em Diadema, como faz para chegar naquele fim de mundo?! Fácil, fácil... Aqui vai o trajeto. Partindo do ponto que, você, bixo ou bixete more numa região com fácil acesso ao metrô ou, pelo menos, saiba chegar até o ele! Com isso, meio caminho está andando. Seu destino final será a Estação Jabaquara (Linha 1- Azul). Já no Jabaquara, suba as escadas e chegue às catracas. Você poderá pegar um caminho para frente (escada para fora do metrô – não é por aqui), à direita (bilheterias e rodoviária – também não é por aqui) e, finalmente, à esquerda (caminho correto – ônibus para a região do ABC). Quando você virar a esquerda siga em frente e vire à primeira a direita. Suba o corredor e você chegará a uma bilheteria de Tróleibus. Como você ainda não tem os bilhetes escolares (explicaremos como adquiri-los mais a frente), você terá de comprar os normais (e mais caros) mesmo. Após ter pegado a fila, comprado dois bilhetes (de preferência, para voltar pra casa), você continuará seguindo em frente e subirá a primeira escada à esquerda (tem uma placa indicando Diadema). Passe o bilhete na catraca e espere na fila do Trólebus. Sim, você embarcará por trás do ônibus (estranho no começo), mas é porque você já pagou para entrar no terminal. Sente (ou não) e desça no último ponto – o Terminal Diadema. A partir daí fica fácil... O caminho vai variar de acordo com seu destino: Se você vai para o Brasília, suba as escadas e siga para a Plataforma A que estará na saída (vide placas informando). Saia do terminal e imediatamente vire à esquerda. Siga por essa calçada que está ao lado do terminal; ela virará para a direita. Não atravesse a rua; passe pela banca de jornal e siga nessa mesma calçada. O Brasília será uma porta cinza (sem indicação nenhuma) que está após uma auto-escola (você terá passado um bar e uma bicicletaria também). Se o seu destino for o Florestan, te indicamos subir de ônibus. Quando descer no terminal Diadema, suba as escadas e vá para a plataforma C.


Lá você pegará um ônibus com a numeração 20 DP (aqui não se dá muita atenção para o nome do ônibus, mas sim para seu número). Subindo neste ônibus (após ter esperado na fila que está indicada por placas amarelas. A deste estará escrito 20 DP e 22 DP), fique atento. Você irá descer numa rua onde há um Supermercado Dia e um Banco Itaú na mesma calçada (calçada à esquerda). Após passar o Itaú dê sinal que o ponto será o próximo. Descendo, siga em frente (por onde o ônibus que você desceu está indo) e atravesse a rua (o ponto é perto de uma esquina), e continue em frente, você estará no Florestan Fernandes. Para o Eldorado é um pouco mais demorado. Ao descer no Terminal Diadema você não subirá as escadas, só continuará na mesma plataforma e irá para a fila do 31 D (é a última, em frente onde você desceu). Essa fila geralmente está grande, mas sim, é esse mesmo que você vai pegar. Seu ponto será quando o mato ficar mais denso, após o trevo da morte (yeeah), quando passar um “parque” com quadras. O ponto é na rua de uma escola da Prefeitura de Diadema, em frente a um bar. Descendo, volte por onde o ônibus passou, até o final da rua. Vire a esquerda e continue até ver o prédio da UNIFESP (depois da subidinha). Endereços Úteis: Brasília: Rua Antônio Doll de Morais, 105, Centro. Florestan: Rua Manuel da Nóbrega, 1149, Centro. Eldorado: Rua Artur Riedel, 275, Eldorado.


Futuro farmacêutico bem conceituado? Você vai ter de estudar muito, muito, muito pra isso. O curso possui uma base bem forte (às vezes até meio sem noção) aqui na UNIFESP. Você começa com Cálculos, Físicas, algumas outras exatas, Geologia, noções de Ecologia, Biologia e Químicas básicas. Sim, você que estuda no integral estará numa sala com aspirantes de Químicos, Biólogos e Engenheiros, mas todos podem se ajudar. No noturno, somente os coleguinhas farmacêuticos estarão lá para te ajudar e, acredite: você precisará de ajuda. O interessante do ciclo básico é que você aprende muita coisa diferente, e conhece mais pessoas que poderão te ajudar no futuro. Sim, você vai se deparar com aquelas matérias que faz a gente pensar “pra que eu estou tendo isso?!”, mas passa rapidinho e o professor sempre vai achar uma explicação do porque e onde todos os estudantes dos diferentes cursos vão aplicar aquilo um dia; é só acreditar e ser feliz! Farmácia na UNIFESP é um curso pesado. Devido à ampla área de atuação você precisa saber um pouco de tudo. Em Química temos um grande eixo de orgânicas (bem grande), analítica, pouca inorgânica, e as aplicadas à Farmácia diretamente. Ainda temos as Biológicas em peso e muitas Exatas e, no final de tudo, as específicas do curso, onde você usa tudo o que aprendeu anteriormente. É bastante coisa pra estudar, então, apliquem-se! O número de eletivas é grande também, abrindo um leque de vários caminhos diferentes: controle de qualidade, análises clínicas, indústria, manipulação de medicamentos, gestão, alimentos, entre outros. Acostumese com aulas de sábado de manhã! A seguir, estão anexadas as grades curriculares de ambos os horários (integral e noturno), com algumas ressalvas importantes.


Para começar a sua jornada vamos apresentar a sua grade curricular. Mas antes delas vamos a alguns comentários. A UNIFESP trabalha com Pré-Requisitos, ou seja, sem tais matérias você não conseguirá fazer outras de jeito nenhum. Isso se torna um drama pra alguns fãs de DPs. Todas as suas matérias têm sua importância, mas não podemos negar que umas são mais (ou muito mais) importantes do que outras para determinado curso. Para nós farmacêuticos, algumas matérias do ciclo básico não afetarão tão devastadoramente a nossa grade, mas outras têm poder de fazer algum estrago e, posteriormente, um ano de atraso na sua formação. Ok, DPs às vezes são inevitáveis, mas vamos tentar evitá-las ao máximo, pois não queremos trancar matérias importantes não é mesmo?! Lembrando também que, a duração do Ciclo Básico é diferente para cada período. Dura 1 ano para o Integral e 1 ano e meio para o Noturno. No final do curso você terá obrigação de cumprir horas de Matérias Eletivas (que você irá escolher de acordo com a área que desejará seguir) e algumas horas de Atividades (que já podem ser abatidas desde já, com certificados de curso de idiomas, atividades culturais como museus, exposições, etc... – é só levar um comprovante para a secretaria). Lembrando que, sem essas horas cumpridas você não se forma! Finalmente, a rematrícula. Em cada semestre ela é feita pela internet no site da Intranet UNIFESP, que você terá oportunidade de se inscrever. Daí você escolhe sua grade do semestre e segue as etapas que o site indicará. Dito isto, seguem as grades fixas (Integral – 5 anos; Noturno – 6 anos), as grades de eletivas e os Pré-Requisitos de cada matéria. Existe um projeto de mudar as grades curriculares, retirando-se geologia, ecologia, álgebra linear e geometria analítica do grade, porém este projeto ainda não foi aprovado e está em tramitação. Pro ano de 2013, a grade abaixo ainda vale. (por isso ainda está escrito farmácia bioquímica em cima).


Aqui serão descritos alguns deveres e direitos do você, bixo ou bixete, de Farma. Deveres: 1) 2) 3) 4)

Respeitar seus veteranos acima de tudo; Meninos: moicano roxo até a libertação dos bixos; Meninas: pontas do cabelo roxas até a libertação dos bixos; Dedicar-se à faculdade prestando serviços aos seus veteranos sem titubear; 5) Jamais achar que um veterano está errado; 6) Ser assíduo nas festas, principalmente nos Vexames; 7) Sempre que puder, pagar cerveja aos seus veteranos; 8) Defender a honra do seu curso participando de jogos e competições contra os outros times; 9) Gritar “Chupa EQ!” sempre que puder; 10) Ir ao bar sem pensar duas vezes. Direitos: 1) Tirar dúvidas com seus veteranos a respeito de qualquer coisa (livros, lugares, festas, etc...); 2) Levar sugestões e/ou reclamações direto ao C.A.A.F.; 3) Participar de comissões, ajudando sempre quando puder; 4) “Tem direito de sentar, tem direito de quicar; tem o direito de sentar, de quicar, de rebolar. Você também tem o direito de ficar caladinha. Fica caladinha, fica caladinha...!” 5) Você tem direito de falar “sim” quando um veterano lhe solicitar algo! 6) Você tem direito de aproveitar ao máximo tudo o que a UNIFESP lhe proporcionará. 7) Você tem direito de estudar aqui, afinal você passou! PARABÉNS... Quando você se tornar veterano a lista dos seus direitos irá aumentar, afinal agora você é bixo, fica de boa!


Está com medo da primeira semana e está pensando em faltar não é? NADA DISSO! A UNIFESP Diadema não promove trotes violentos. Resumimo-nos a muita tinta, alguns cabelos cortados (masculinos, claro) e mendicância por parte dos bixos nos semáforos da cidade. Além do mais, a Universidade promove um tour para conhecer as dependências estudantis, trotes solidários e sem falar que é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e trocar informações de repúblicas, salas, entre outras coisas. Participar das festas também é bem válido, já que estas serão nossos momentos pra relaxar em meio a tantas provas e correria que virão com o decorrer do curso. Preparamos uma semana bem descontraída, divertida e lotada de veteranos, bixos e bixetes para você se familiarizar com as pessoas que, provavelmente, você verá por mais 4 anos. Temos certeza que você não irá querer perder! Dicas: venham com roupas que possam ser sujas de tinta, tênis e com a cabeleira de acordo (bixos: moicano roxo / bixete: pontas do cabelo roxas). Nada de desânimo, pois nessa semana é só alegria (deixa chegar as provas pra vocês verem – aproveita agora!). E no final, a Atlética promove uma festa inteiramente pra vocês! Compareçam, pois é open de breja e bixos não pagam absolutamente NADA! ESSA É PRA VIR HEIN GALERA!!! Melhor que isso impossível!


Entidades Estudantis são grupos que têm como função promover a relação docente/discente e o lazer dentro ou fora da faculdade. Na UNIFESP Diadema temos uma Atlética unificada para todos os cursos, promovendo jogos e festas, e os Centros Acadêmicos de cada um, que servem como uma interface para questões relacionadas diretamente a formação (como palestras específicas, eventos relacionados ao curso, elaboração de produtos que representam o curso – canecas, camisetas, adesivos, etc... – entre outras coisas). A lista completa a seguir: A.A.A.U.D. – Associação Atlética Acadêmica UNIFESP Diadema C.A.A.F. – Centro Acadêmico Alexander Fleming (Farmácia-Bioquímica) C.A.U.E.Q. – Centro Acadêmico UNIFESP de Engenharia Química C.A.S.M. – Centro Acadêmico Simão Matias (Química e Química Industrial) C.A.III.S. – Centro Acadêmico III de Setembro (Ciências Biológicas) C.A.C.A.U. – Centro Acadêmico de Ciências Ambientais UNIFESP C.A.L.P.C. – Centro Acadêmico de Licenciatura Plena em Ciências O C.A.A.F. está comprometido com a formação dos alunos de Farmácia. É responsável por trazer atividades extracurriculares (palestras e eventos), zelar pela qualidade da comunicação docente/discente, levar quaisquer reclamações em massa para os diretores e/ou reitoria, confeccionar produtos relacionados à Farmácia, e, é claro, realizar algumas festas (Vexame – a festa clássica da Farmácia UNIFESP). Estamos nas redes sociais (Facebook), murais da faculdade e em nosso blog (http://caafunifesp.blogspot.com/). Por aqui rola toda a divulgação seja de festas, simpósios, palestras ou produtos a serem vendidos. Os símbolos representativos do C.A.A.F. e da Farmácia UNIFESP estão descritos a seguir:


Logotipo C.A.A.F.

Brasão do curso

Mascote do curso

Lembrando que a cor oficial da Farmácia UNIFESP é o roxo.


Chegamos à parte dos bilhetes, carteirinhas e serviços úteis. Aqui vamos te ensinar como fazer seu Bilhete Único, seu Cartão BOM Escolar e ainda enunciaremos os poucos benefícios que a UNIFESP proporciona a nós alunos. 1) Bilhete Único Escolar: Para uso em Metrô e Ônibus da capital e algumas outras cidades. O site da SPTrans explica passo a passo como fazer. Resumindo, você pode pedir seu Bilhete Único pela internet, enviando uma foto e preenchendo os dados, mas para isso a UNIFESP já tem de ter enviado seus dados para a base, indicando que você é um aluno regularmente matriculado. Isso pode demorar alguns dias, mas é só ir tentando se inscrever. Quando a UNIFESP já tiver enviado os dados você estará apto a pedir seu Bilhete Único que demorará alguns dias para ser feito e você poderá ir retirar em algum dos pontos citados no site (o mais próximo de você). http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/estudante.aspx 2) Cartão BOM Escolar / Bilhetes METRA: Para uso em ônibus intermunicipais e para comprar o bilhete de Trólebus Escolar (Bilhetes Metra). O manual de como proceder para a aquisição do seu BOM Escolar se encontra no site da EMTU. Em resumo, basta preencher com seus dados, após a instituição de ensino já ter enviado sua matrícula (como no Bilhete Único) e consultar no site onde você poderá retirar o cartão. Mas fique atento, na hora de cadastrar o formulário pede algumas (geralmente duas) linhas de ônibus que você estará utilizando durante o ano. É obrigatório colocar, em uma delas, a linha de Trólebus Metra ABC, pois somente com ela você poderá comprar os Bilhetes Metra Escolares que são vendidos na estação Jabaquara (Plataforma A de onde sai o ônibus do Zoológico). Em mãos você precisará ter o seu BOM (com a linha Tróleibus ABC cadastrada), seu RG e a tabela de freqüência que você poderá imprimir pelo site e terá de carimbar todo mês para posterior apresentação na hora da compra. O cartão também pode ser carregado, como o Bilhete Único, para uso em ônibus intermunicipais (de outras cidades


vizinhas – região do ABCDM, Guarulhos, Osasco, entre outras - para São Paulo Capital). Basta consultar no site os pontos de recarga do Cartão BOM. http://www.emtu.sp.gov.br/passe/ 3) Transporte UNIFESP Diadema entre Unidades: A UNIFESP Diadema disponibiliza aos alunos transporte que saem do Terminal Diadema e passam por todas as Unidades, em determinados horários. Basta apresentar o seu crachá da universidade e pronto. Para saber os horários e os pontos do ônibus é melhor você se informar na secretaria ou com veteranos. A tabela de horários geralmente fica anexada nas Unidades e nos ônibus. 4) Crachá UNIFESP: O crachá que você receberá (sim, vai demorar um pouco) será sua identificação pessoal dentro das dependências da Universidade. Para entrar nos prédios, pegar o ônibus da UNIFESP, pegar livros na biblioteca, você apresentará/usará esse crachá. 5) Biblioteca: As bibliotecas UNIFESP são unificadas, ou seja, todos os alunos podem pegar livros em todas as bibliotecas de todos os campi. Basta apresentar seu crachá. O limite são 3 livros por carteirinha com validade de cinco dias cada. A cada dia de atraso na devolução acarreta em alguns dias de suspensão nas bibliotecas, ou seja, você não poderá pegar livros durante algum tempo. O site da biblioteca explica minuciosamente como proceder em cada caso, seja na locação de livros, devolução e renovação. Biblioteca Diadema: http://www.unifesp.br/home_diadema/biblioteca.html Biblioteca Central: http://www.biblioteca.epm.br/ *Para renovação basta clicar em “Consulta de Catálogo” no menu a esquerda no site da Biblioteca Diadema e entrar com sua matrícula e senha


Por incrível que pareça, Diadema é uma cidade completinha! Por aqui temos alguns pontos úteis que são de bom uso para nós alunos: - Shopping: seja para comer no final de semana (quando o bandejão está fechado e temos alguma prova ou aula no sábado a tarde – triste), ou para cabular aula no cinema, ou só mesmo consumir, o Shopping Praça da Moça geralmente atende na medida certa às necessidades dos discentes. Tem Kalunga pra comprar material, Americanas, McDonald’s, Subway, Burger King, Lotérica, entre outras lojas. Fica praticamente ao lado do Florestan! - Impressão*: há um lugar na rua do Florestan que vende impressoras, cartuchos, canetas, lápis e, IMPRIME! Quando a secretaria estiver fechada, esse lugar se torna muito útil! - Xerox: É possível tirar Xerox em uma sapataria/lan house/Xerox/venda de Milk Shakes em frente ao shopping. Sim, parece estranho, mas quando você precisa de Xerox vale tudo! (R$ 0,20 a folha em 2011) - Pôsteres e Cartazes: Lá em baixo, na Avenida do Terminal existe uma gráfica ao lado da Escola Paulista de Enfermagem (saindo do Terminal vá até a avenida e siga a direita na mesma, uma hora você chega). Você passará com certa freqüência nesse endereço pois algumas muitas matérias exigem um pôster como trabalho avaliado. (Gráfica PRA VER) - Bancos: Além dos Caixas Eletrônicos dentro do Shopping, Diadema possui Bancos nas ruas: BANCO ITAÚ Rua Manoel da Nóbrega, 13 Centro – Diadema/SP (11) 4057-3422 HSBC BANK BRASIL S/A – BANCO MÚLTIPLO Praça Presidente Castelo Branco, 125 Centro – Diadema/SP (11)4043-2644


SANTANDER Avenida Alda, 160 - Centro, Diadema/SP (11)4053-2000 BRADESCO Avenida São José, 193 – Centro, Diadema/SP (11)4056-6588 BANCO NOSSA CAIXA S/A Rua Manoel da Nóbrega, 107 – Centro, Diadema/SP (11) 4056-6252 - Correios: Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 199 – Centro, Diadema/SP


“O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de licitação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir! Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate – e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana o Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.” Monteiro Lobato


Manual do Bixo 2013  

Este é um manual para os calouros da UNIFESP do curso farmácia.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you