1 minute read

Lançada Expomar - evento que pretende fomentar a pesca, a maricultura e a logística

Foi lançada na sexta-feira (14), na The Ocean Race, a ExpoMAR - evento internacional focado na pesca, maricultura e logística que será realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Itajaí. Além de reunir especialistas do mundo todo para debater perspectivas, tendências e estratégias para estes setores, haverá uma feira de negócios. “É um evento de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e negócios em uma atividade muito importante para o país e com potencial de expansão e de geração de trabalho, emprego e renda”, comenta Altemir Gregolin, presidente da ExpoMAR. O evento tem o apoio do Governo Federal, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Itajaí, SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), Univali, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), entre outras instituições.

A região de Itajaí é responsável por cerca de 55% do mercado nacional da pesca e abriga aproximadamente 500 embarcações e 40 indústrias de pescados, entre elas a maior enlatadora da América Latina. “A pesca é um dos pilares econômicos de Santa Catarina que tem na região de Itajaí o maior polo pesqueiro industrial do Brasil. Se um evento dessa magnitude está sendo projetado não teria como não ser em Itajaí, aqui temos não apenas as grandes indústrias e armadores, como também mão de obra especializada que envolve e fomenta vários setores da eco- nomia, além de uma robusta história de pesquisa acadêmica junto à Univali”, pontua o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

Advertisement

Durante o lançamento da ExpoMAR, o Secretário Executivo da Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo, destacou que o Estado é líder na produção de moluscos e reforçou o compromisso do governo catarinense em fomentar a pesca, a maricultura e a aquicultura. A vinda do evento para Itajaí foi comemorada pelo Secretário de Desenvolvimento Emprego e Renda e de Turismo do município, Thiago Morastoni. “Que este seja o primeiro de muitos eventos com foco na pesca, que é uma das grandes forças econômicas da nossa cidade”, afirmou.