1 minute read

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.4 milhão de toneladas

Primeiro trimestre do ano foi marcado pela confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal por mais 35 anos

O Complexo Portuário de Itajaí registou durante o mês de março, a movimentação de 121.273 TEUs (unidade de medida para um container de 20 pés), com 1.418.821 toneladas.

Advertisement

Com base nas movimentações de giros na área da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, em março ocorreram 28 manobras na bacia 02 (Baia Afonso Wippel/Saco da Fazenda), e, 38 giros na bacia 01, situada em frente aos terminais APMT/Cais Público (Porto de Itajaí), e Portonave (Navegantes), somando 76 manobras.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal por mais 35 anos, contribuirá positivamente para o aumento das movimentações, e de futuras novas linhas para o terminal:

“No início de março, nós tivemos a confirmação do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que será realizada a manutenção da Autoridade Portuária Pública por mais 35 anos. Isso só evidencia o quanto foi importante para Itajaí ter tido sua autoridade ao longo dos últimos 25 anos, e agora, com esse anúncio feito pelo próprio Ministro, certamente impacta na vinda de novas linhas para o Complexo, e consequentemente no aumento da movimentação de cargas no Porto de Itajaí. Estamos fazendo o possível para que a Autoridade Portuária Pública Municipal retome suas atividades normalmente”, esclarece o Superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Ao todo, durante o mês de março, o Complexo Portuário registrou 76 atracações, sendo 60 na Portonave, 07 na Barra do Rio, 5 realizadas na APM Terminals, 03 no Terminal Braskarne e 01 no Teporti.

“O primeiro trimestre do ano foi marcado por diversos assuntos de extrema relevância, entre eles, a confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública por mais 35 anos, onde o Governo Federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo a aplicação de investimentos para o desenvolvimento portuário. A Superintendência, Prefeitura Municipal e a APM Terminals permanecem trabalhando seriamente para que novas linhas cheguem ao Porto de Itajaí. Continuamos com as tratativas para o retorno estável das mo - vimentações nos próximos meses”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.