Jornal dos Bairros - 04 Novembro 2022

Page 1

DOS Feito para todas as classes

Itajaí, 04 de novembro de 2022 | Ano XXIII | N° 1.071

Ordem de serviço para revitalização da rua Hercílio Luz será assinada hoje

O Município de Itajaí assinará a ordem de serviço para revitalização da rua Hercílio Luz. O ato oficial será nesta sexta-feira (04) na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, às 15h. Os investimentos ultrapassam R$ 15 milhões com recursos do Fonplata e a obra também contempla a Praça dos Correios.

Radares eletrônicos voltam às ruas de Itajaí

Porto de Itajaí: Incerteza com saída da APM Terminals preocupa empresários e ACII se manifesta

Marcos Porto

Veja as ruas onde eles estão sendo instalados e respeite a velocidade da via

PÁGINA 8

PÁGINA 4


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ele, não

A mídia nunca deu espaço e tratamento adequados ao governo Bolsonaro. Nos quatro anos de mandato, foi um verdadeiro bombardeio do consórcio da velha, velhaca, carcomida e desacreditada grande mídia de extrema esquerda. A começar pelas organizações Globo. Sempre se apegando a aspectos pessoais e ignorando os êxitos administrativos, que recolocaram o país nos trilhos. Mas isso nunca importou, importava derrubar o presidente a qualquer preço.

Raízes

Bolsonaro na oposição

Diante da manifestação sucinta, objetiva e nada aprofundada de Jair Bolsonaro quanto ao resultado das eleições, depreende-se claramente que ele não pretende jogar a toalha considerando-se o próximo embate de 2026. Ao natural, o raciocínio seria o seguinte: Tarcísio de Freitas, lançado por Bolsonaro, conquistou o principal estado do país, São Paulo, a locomotiva econômica do Brasil. Seria nome certo para o próximo pleito nacional. O outro é o de Romeu Zema, eleito no primeiro turno em Minas Gerais, onde conseguiu aniquilar politicamente o PT. Poderíamos ter a reedição da tradicional política Café com Leite, que dominou a política nacional nas primeiras décadas do Século passado, reunindo Tarcísio e Zema numa mesma chapa. São Paulo e Minas são as duas grandes potências estaduais da nação.

PL banca

Mas não. Jair Bolsonaro vai ter todo o tempo do mundo para, fixando-se em Brasília, bancado pelo PL, seu partido, com estrutura, logística e salário, se preparar não apenas para 2026, mas também já visando o pleito municipal de 2024, que é uma prévia da próxima eleição nacional.

De modo que Jair Bolsonaro vai querer se apresentar como o grande líder de oposição. Até porque o seu PL fez 101 deputados federais, a maior bancada, assim como no Senado, onde os liberais também fizeram o maior número de eleitos.

Massa indignada

Não custa lembrar que, apesar dos pedidos descabidos de intervenção militar, contragolpe e etc, o povo foi às ruas em massa novamente para protestar.

Combate à seita

Bolsonaro terá tempo e estrutura para percorrer o país e usar as redes sociais para fazer o contraponto aos lulofanáticos. Bolsonaro é persistente, tem tenacidade.

Ambiente complicado

O presidente eleito, que ganhou o pleito com pouco mais de 2 milhões de votos, não terá vida fácil. Sem dúvida poderá formar maioria no Congresso, mas não deve ser uma base bovinamente fiel e sólida. O ex-mito terá que negociar projeto a projeto. Como assinalou o vice-presidente e senador eleito, entre os votantes de Bolsonaro e os que se abstiveram, 96 milhões de eleitores não votaram no líder petista.

Mão na cumbuca

Sem contar que malfeitos de toda sorte com o dinheiro público, como ocorreu nos seus dois governos anteriores, não serão tolerados. O recado, claro e explícito, já foi dado logo após o 2 de outubro.

Os passos para o futuro governo de SC

Tripé

Outro detalhe: seus três filhos seguem com mandatos: Flávio é senador, Eduardo é deputado federal e Carlos, o Carluxo, é vereador e pode até ser candidato a prefeito do Rio de Janeiro.

Estratégia

Jair Bolsonaro chegou à Presidência da República, no embalo da onda anti-Lula e anti-PT, usando muito as redes sociais sob orientação de Carlos Bolsonaro.

Os nomes do colegiado do futuro governo de Jorginho Mello em Santa Catarina passarão a ser anunciados a partir de 1 de dezembro. Paralelamente à formação do governo, ele tem outro desafio mais imediato, embora um pouco mais distante no calendário. O novo governador será investido no cargo em 1 de janeiro. Já no começo de fevereiro, a nova legislatura da Assembleia Legislativa será empossada. As articulações para formar a mesa diretora para o próximo biênio estão a todo vapor entre os 40 eleitos. As conversas já vinham ocorrendo entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2022.

Calendário Evidentemente que o quadro vai afunilar em janeiro. Mas já há uma espécie de consenso da maioria em favor de um deputado que não pertença ao PL. A expectativa é saber se Jorginho Mello vai concordar com este encaminhamento.

Peso do PL A argumentação das lideranças que estão à frente desta costura no Legislativo recai sobre o fato de que o PL, além do governador, elegeu o senador, 11 deputados estaduais e seis federais! Uma verdadeira avalanche eleitoral do 22.

Convergência Seria interessante abrir espaço para outra sigla no Parlamento. O nome que ganha mais força é o do ex-presidente Mauro de Nadal, do MDB. Ele dividiu o atual mandato com Moacir Sopelsa, que vem pilotando a Casa desde fevereiro.

Opções Há outros nomes à baila. Zé Milton Scheffer, do PP, Maurício Eskudlark, do PL, e Marcos Vieira, visto sempre com muita desconfiança, do PSDB.

Quarteto No momento, dá pra cravar que o comando da Alesc ficará com um destes quatro deputados. Com De Nadal presidente, Eskudlark ou Zé Milton poderiam ser o vice. Nos dois últimos anos, a composição mudaria. Até porque, se o emedebista emplacar agora, ele deve abrir vários espaços para o vice assumir. Ou seja, quem for vice agora não será presidente na metade final da legislatura.

De olho Só que a operação não é tão simples. A deputada estadual Ana Campagnolo, do PL, fez quase 200 mil votos para a Alesc. O recorde anterior era de Gelson Merisio, com 129 mil sufrágios.

Articulando Ela já deixou claro que vai pleitear a presidência. A deputada se considera madura politicamente para assumir o desafio e vai conversar com o governador eleito sobre o assunto. Jorginho Mello, registre-se, vai precisar de muita habilidade para conduzir o processo.

Solidez Para o governador é fundamental ter uma base majoritária no Legislativo. Algo em torno de 30 deputados, o que seria suficiente inclusive para alterações constitucionais.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Iniciada as obras do binário da Praia Brava

C

om obras de drenagem da rua Luci Canziani e da avenida Osvaldo Reis, no trecho até a rua Cabo-Polícia Militar Antônio Rudolf, foram iniciadas as obras do binário da Praia Brava, em Itajaí. Logo após será feita a reurbanização da via e a abertura e prolongamento da rua Cabo Rudolf, que junto com a Luci Canziani formará o binário da Praia Brava. Os investimentos somam R$ 16 milhões com recursos do financiamento internacional assinado com o banco Fonplata.

“O binário da Praia Brava é uma importante obra que estamos dando andamento para garantir o desenvolvimento daquela região. Esse conjunto de melhorias certamente vai impactar em diversos benefícios na mobilidade urbana e nos espaços públicos, que serão reurbanizados para dar mais qualidade de vida à população”, ressalta o prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré. “O Município precisa dar acesso e potencializar o crescimento de uma área nobre tanto para Itajaí quanto para a

região. O espaço público precisa ser melhorado para condizer com a demanda”, destaca Rodrigo Lamim, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. As vias serão transformadas para valorizar o potencial turístico e melhorar a mobilidade na região. Os trajetos receberão drenagem, ciclovias, calçadas, iluminação, pavimentação e arborização. “É uma obra que vai trazer grandes benefícios tanto de mobilidade como infraestrutura. Os problemas de alaga-

mento no trecho da avenida Osvaldo Reis, por exemplo, serão sanados com essa obra”, explica Rogério Rocha, secretário municipal de Obras. Além das melhorias na Luci Canziani, uma das principais vias da Praia Brava, a rua Cabo-Polícia Militar Antônio Rudolf será prolongada em cerca de 500 metros para se ligar à Delfim Mário de Pádua Peixoto. A via também receberá reurbanização. A expectativa é que a obra do binário da Praia Brava seja finalizada até junho de 2024.

Cejusc de Itajaí promove negociação de dívidas na Semana Nacional da Conciliação Pagamentos à vista terão 50% de desconto em juros e multas O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Temático Fazendário da Comarca de Itajaí participa da Semana Nacional da Conciliação. O evento acontecerá a partir da próxima segunda-feira (07) e seguirá até a sexta (11). O objetivo da ação é oferecer meios para negociação de dívidas com o Município. O atendimento poderá ser virtual ou presencial e os contribuintes terão até 50% de desconto em juros

e multas, mediante pagamento à vista. Também será possível parcelar a dívida em até 12 vezes com 30% de desconto, ou em até 60 vezes sem descontos. A expectativa da semana é intensificar a desjudicialização em consonância com o trabalho já realizado no decorrer do ano em alinhamento com o Município de Itajaí. O Cejusc, que tem a coordenação da juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, já pautou mais de 300

Itajaí promove workshop sobre gestão de pessoas e retenção de talentos Ação acontecerá nos dias 17, 22 e 30 de novembro no formato presencial A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, em parceria com a SEBRAE, promove nos dias 17, 22 e 30 de novembro o workshop “Como atrair e reter talentos”. O objetivo é capacitar os participantes para avaliar o modelo atual de gestão de pessoas de suas empresas e dar ferramentas para que possam criar programas de atração e retenção de talentos. A iniciativa também integra o conjunto de ações do Programa Cidade Empreendedora. Os encontros serão presenciais e são destinados a gestores e equipes de Recursos Humanos (RH). Eles serão conduzidos pelo consultor credenciado do SEBRAE, Aglair Fernandes, que possui experiência em treinamentos e consultorias nas áreas de Gerenciamento e Liderança, Empreendedorismo, Relações Humanas e Gestão de Pessoas. Os encontros acontecem no perío-

do matutino com vagas limitadas. A idealização do workshop é oriunda de pesquisas realizadas com os cinco principais eixos econômicos de Itajaí, orientados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). Com base nisso, observou-se que uma das maiores dificuldades dos setores é a atração e retenção de mão de obra. Serão abordados assuntos como diagnóstico da gestão atual e do ambiente empresarial, ferramentas para atrair e reter talentos, como a liderança pode identificar os fatores de motivação da equipe, ferramentas para medição e otimização do clima organizacional, entre outros. As inscrições podem ser feitas por este link e os participantes que obtiverem 100% de presença, ou seja, comparecerem aos três encontros, receberão certificado.

sessões virtuais com contribuintes que têm débitos com o Município. A conciliação dos débitos também evita o protesto e o ajuizamento da execução fiscal. Interessados em participar da Semana Nacional de Conciliação podem entrar em contato com o Cejusc. O órgão atende no Fórum da Comarca de Itajaí, localizado na Rua Uruguai, nº 222, bairro Centro, ou por meio do telefone (47) 98805-3601.


4

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022

PUBLICAÇÕES LEGAIS WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Porto de Itajaí

Incerteza com saída da APM Terminals preocupa empresários

Marcos Porto

A

Associação Empresarial de Itajaí (ACII), maior entidade de classe do seguimento econômico do Município, não envidou esforços na tentativa de evitar que o Porto de Itajaí sofresse baixa da oferta de linhas de navegação, em face do término do contrato de arrendamento da APM Terminals, com consequentes impactos econômicos imensuráveis para toda a comunidade de Itajaí e região. Desta forma, e no seu dever de zelar por parte da economia da cidade, acompanhou, de perto, as tratativas entre APM Terminals e Superintendência do Porto de Itajaí, participando ativamente de inúmeras reuniões, sendo protagonista de umas e convidada em outras, sem perder o foco, que era a manutenção das operações do Porto de Itajaí. No nosso entender, de forma açodada, a Superintendência desencadeou um processo licitatório provisório, para a denominada área “A”, (berços 1 e 2) tendo como participante três empresas de um mesmo grupo econômico, em que uma delas se tornou vencedora, porém sem expertise e carteira, para a movimentação de cargas containerizadas, noventa e oito por cento de nossas operações. Esse processo foi judicializado, estando em análise para julgamento junto a ANTAQ em Brasília. Tendo-se frustradas todas as tentativas de ajustes entre a APM e a SPI, embora com promessas, por diversas ocasiões, da Superintendência, que se a APM apresentasse determinado valor e proposta por escrito, esta seria aceita pela SPI. Pois bem, isto ocorreu e a Superintendência não honrou o seu compromisso.

Referida medida levou a APM a comunicar ao mercado e aos seus clientes e usuários, a saída de Itajaí quando do término do contrato de arrendamento, que se dará em 31 de dezembro de 2022. Resumindo, a partir do mês de dezembro não teremos mais escalas no Porto de Itajaí de navios “Full Containers”. Outro fato agravante e muito sério, no dia 31 de dezembro encerra-se o prazo do alfandegamento do Porto de Itajaí, e até o momento a SPI não requereu a renovação do alfandegamento, fato que ensejará inoperância a partir do dia 01 de janeiro de 2023, não podendo o Porto receber mais navios, por não estar alfandegado. Basta verificar junto a Receita Federal para acompanhar o processo, pois não se trata de nada sigiloso. Por outro lado, mesmo que a empresa vencedora do processo licitatório provisório seja homologada pela ANTAQ, fato extremamente difícil, por estar o processo de licitação eivado de vícios jurídicos, esta não poderá operar, uma vez que (i) não terá equipamentos (portainers), (ii) não terá equipamento de inspeção invasiva (escâner), (iii) não terá o recinto alfandegado a tempo, além de não ter apresentado até agora um único contrato operacional com nenhum armador de navios “Full Containers”, apenas evasivas como se comprova na própria reportagem comunicada ontem ao mercado, pelo setor de comunicação do Porto, fazendo referência a reunião ocorrida no dia 31/10 com a mão de obra. Portanto é de extrema preocupação e cheia de incertezas a continuidade das operações do Porto de Itajaí a partir de janeiro de 2023.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Vara da Fazenda Púb, Exec. Fis., Acid. do Trab. e Reg. Púb. da Comarca de Itajaí Disponibilizado no D.E.: 07/10/2022 Prazo do edital: 10/11/2022 Prazo de citação/intimação: 02/12/2022 Rua Uruguai, 222 - Bairro: Centro - CEP: 88302-900 - Fone: (47) 3261 9302 Email: itajai.fazenda@tjsc.jus.br USUCAPIÃO Nº 5018993-92.2022.8.24.0033/SC AUTOR: ROBSON DAGNONI EDITAL Nº 310034327042 JUIZ DO PROCESSO: Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres Juiz(a) de Direito Citando(a)(s): RÉUS AUSENTES, INCERTOS, DESCONHECIDOS E EVENTUAIS INTERESSADOS. Prazo do Edital: 20 dias Descrição do(s) Bem(ns): Um terreno, sem benfeitoria, situado no lugar Avenida Itaipava, 4747 - Bairro Itaipava - Município de Itajaí-SC, com a área total de 253,12 m², com as seguintes medidas e confrontações : Inicia-se a descrição deste perímetro no ponto V1, de coordenadas N 7.017.406,362m e E 723.601,233m; deste segue confrontando com terras de Roseli Agostinho, com azimute de 162°06´52,65” por uma distancia de 23,18m, até o ponto V2, de coordenadas N 7.017.384,305m e 723.608,351m; deste segue confrontando com terras de Osmar João Agostinho Filho e Maria Madalena de Oliveira Agostinho, com azimute de 249°32´52,61” por uma distância de 12,04m, até o ponto V3, de coordenadas N 7.017.380,100m e E 723.357,074m; deste segue confrontando com a servidão sem nome, com azimute de 339°08´09,23” por uma distancia de 17,18m, ate o ponto V4, distante 55,30m da esquina sentido oeste de coordenadas N 7.017,396,157m e E 723.590,954m; deste segue confrontando com a Avenida Itaipava , com azimute de 45°12´23,78” por uma distancia de 14,48m, até o ponto V1, onde teve inicio essa descrição. Prazo Fixado para a Resposta: 15 (quinze) dias. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) para responder à ação, querendo, no lapso de tempo supramencionado, contado do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações formuladas pelo autor (art. 344 do CPC). Será nomeado curador especial no caso de revelia (art. 257, IV do CPC).E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 01 (uma) vez(es), sem intervalo de dias, na forma da lei.


5

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

4º Bonencontro - Encontro de Teatro de Bonecos reunirá 26 atrações gratuitas em Itajaí Evento ocorre de 9 a 13 de novembro e conta com grupos de sete estados brasileiros e do Chile

O

4º Bonencontro - Encontro de Teatro de Bonecos vai reunir 26 atrações, incluindo trabalhos inéditos e algumas das mais importantes companhias de teatro de animação do Brasil. Promovido pela Cia Mútua, o evento ocorrerá de 9 a 13 de novembro em teatros, praças e unidades escolares de Itajaí. A programação é gratuita, com acessibilidade e inclui espetáculos, oficinas, mostra de teatro lambe-lambe, intervenções, roda de conversa e exposição. Nesta edição, o Bonencontro receberá artistas de sete estados brasileiros e do Chile. Teatro de sombras, de objetos, marionetes, bonecos de luva, de manipulação direta, bonecos gigantes e em miniatura estão entre as atividades previstas na programação. Ao todo, serão 12 espetáculos teatrais, sendo três deles com acessibilidade em Libras e um com audiodescrição. Também haverá cinco intervenções artísticas com diferentes grupos, uma exposição de bonecos interativa e uma mostra de teatro lambe-lambe com a participação de seis companhias. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo, exceto para ações em escolas e em locais abertos. Agendamentos para instituições podem ser realizados pelos telefones (47) 9 9102-6183 e 9 9905-5058. Além disso, o Bonencontro promoverá duas oficinas abertas ao público com os temas: Objet(ação)! - Interações com objetos para cena e Introdução ao Teatro Lambe-lambe. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo instagram da @cia_mutua ou pelo site www. ciamutua.com.br/bonencontro. O evento ainda promoverá a oficina “Autômatos - Mecanismos com Histórias”, com Linilson dos Santos, para alunos da rede pública de ensino, e uma roda de conversa sobre a “Sustentabilidade dos Grupos Teatrais”, ministrada por Qiah Salla e aberta para público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação completa do 4º Bonencontro:

14h às 17h - OFICINA Introdução ao Teatro Lambe-lambe - Cia. PlastikOnírica (Santos/SP) Local: Casa da Cultura

 Quarta-feira 09/11 9h às 20h - EXPOSIÇÃO Teatro Feito à Mão - Essaé Cia (Joinville/SC) - Até 12/11 Local: Casa da Cultura

20h - ESPETÁCULO - O Princípio do Espanto - Grupo Morpheus Teatro (São Paulo/ SP). Local: Teatro da Casa da Cultura

9h30 - ESPETÁCULO Iara - O Encanto das Águas - Cia Lumiato (Brasília/DF) Local: Teatro Municipal

 Sexta-feira 11/11 9h às 12h - OFICINA Objet(ação)! - Interações com objetos para cena - Cia. Cênica Espiral (São José/SC) Local: Casa da Cultura

14h30 - ESPETÁCULO Circus a Nova Tournée - Cia Circo de Bonecos (Salto/SP) Local: Teatro Municipal 14h às 16h - OFICINA Autômatos - Mecanismos com Histórias - Linilson Santos (Itajaí/SC) Local: Cedin Napoleão de Souza 19h30 - INTERVENÇÃO Palavras de Tchedjary - Cia Artística Guita (Biguaçu/SC) Local: Hall do Teatro Municipal 20h - ESPETÁCULO Pocket Show Marionetes - Teatro Navegante de Marionetes (Mariana/MG) Local: Teatro Municipal – Sessão com audiodescrição  Quinta-feira 10/11 9h às 12h - OFICINA Objet(ação)! - Interações com objetos para cena - Cia. Cênica Espiral (São José/SC) Local: Casa da Cultura 9h30 - ESPETÁCULO Pequenópolis e o Gigante Bailarino - Cia A DitaCuja (Ribeirão Preto/SP) Local: Teatro da Casa da Cultura 14h30 - ESPETÁCULO A Rendeira e a Tartaruga - Cia Vibrata (Florianópolis/SC) Local: Escola B. Mansueto Três

10h - INTERVENÇÃO Valentin - Naiara Parolin (Curitiba/PR) Local: Calçadão da Hercílio Luz 14h30 - ESPETÁCULO O Sítio dos Objetos - Mariza Basso Formas Animadas (Bauru/ SP) Local: Teatro da Casa da Cultura 14h às 16h - OFICINA Autômatos - Mecanismos com Histórias - Linilson Santos (Itajaí/SC) Local: Cedin Ângela Dalcóquio de Souza

- História [Encaixotadas] - Varanda Teatro (São José do Rio Preto/SP) - Noviazgo en el Cementério - Cia MestreLunas Teatro de Animación (Valparaíso/ Chile) - Saudade - Cia. PlastikOnírica- (Santos/ SP) 11h - ESPETÁCULO - Para lá de Teerã Sobrevento (São Paulo/SP) Local: Praça Arno Bauer (Casa da Cultura) 14h - RODA DE CONVERSA Sustentabilidade Financeira dos Grupos Teatrais Qiah Salla (Rio do Sul/SC) ação oferecida pela UNA Local: Teatro da Casa da Cultura 16h - ESPETÁCULO O Romance do Vaqueiro Benedito - Mamulengo Presepada (Alexania/GO) – Sessão com acessibilidade em Libras Local: Praça Genésio Miranda Lins (Beira-Rio) 20h - INTERVENÇÃO Bolha Luminosa - O Marujo e a Tempestade - Cia Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS) Local: Casa da Cultura

14h às 17h - OFICINA Introdução ao Teatro Lambe-lambe - Cia. PlastikOnírica (Santos/SP) Local: Casa da Cultura

21h - ESPETÁCULO Tropeço - Tato Criação e Produção Artística (Curitiba/PR) Local: Teatro da Casa da Cultura

20h - ESPETÁCULO Rabo de Tatu - Laço Cia. de Arte (Jaraguá do Sul/SC) Local: Teatro da Casa da Cultura – Sessão com acessibilidade em Libras

 Domingo 13/11 10h - INTERVENÇÃO - Teatro a la Carta Ruby Box Theater (Santiago/Chile) Local: Praça Genésio Miranda Lins (Beira-Rio)

 Sábado 12/11 9h - MOSTRA DE TEATRO LAMBE-LAMBE Local: Praça Arno Bauer (Casa da Cultura) - Aquilo que Poderia ter Sido - Cia Andante Produções Artísticas (Canelinha/SC) - A Cripta - Essaé Cia (Joinville/SC) - Emiliano - Tato Criação e Produção Artística (Curitiba/PR)

15h30 - INTERVENÇÃO Palavras de Tchedjary - Cia Artística Guita (Biguaçu/SC) Local: Hall do Teatro Municipal 16h - ESPETÁCULO Felpo Filva - Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC) Local: Teatro Municipal – Sessão com acessibilidade em Libras


6

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Theo Nunes Corrêa

Beijinhos especiais ao menino Theo Nunes Corrêa, que comemorou aniversário no dia 25 de outubro. Ele é filho dos amigos Emanuella Nunes Corrêa e Charles Corrêa. Theo recepcionou familiares e amigos, numa animada festa realizada na Casa de Madrinha, em Balneário Camboriú.

Volnei Morastoni: prorrogação de licença para tratamento de saúde

Inauguração da Loja Identidade Natural

No dia 18 de outubro as amigas Greici Bellini Fiorin e Priscila Cé inauguraram a Loja Identidade Natural, especializada em produtos 100% naturais e veganos. A Loja Identidade Natural fica localizada na Rua José Bonifácio Malburg, 494. Centro Itajaí. Desejamos muito sucesso às psicólogas e empresárias: Greici Bellini Fiorin e Priscila Cé!

Aniversário de Julita Pereira

O abraço especial dos amigos do Jornal dos Bairros à querida amiga e talentosa doceira Julita Pereira, que comemorou aniversário, no dia 30 de outubro. Desejamos para você toda a felicidade do mundo, que Deus lhe ilumine sempre, guie seus passos e dê muita força, para que você possa lutar pelos seus objetivos hoje e sempre!

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, solicitou na terça-feira (01), à Câmara de Vereadores, a prorrogação de licença para tratamento de saúde pelo prazo de mais 30 dias. Neste período, o vice-prefeito Marcelo Sodré ficará em exercício no cargo e seguirá com os trabalhos à frente da administração municipal. O prefeito solicitou licença inicial de 30 dias para realização de tratamento de saúde em Curitiba (PR). A prorrogação do prazo visa dar continuidade aos cuidados e segue vigente até 6 de dezembro deste ano. Nossos votos de pronto restabelecimento ao Prefeito Volnei, que tem ao seu lado a dedicada esposa Naáusica.

Campanha do Outubro Rosa no Itamirim Clube de Campo

Tradicionalmente o Itamirim Clube de Campo apóia a Campanha do Outubro Rosa. A Diretoria e Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí agradecem a participação das funcionárias, vestindo a camiseta rosa e passando a mensagem da importância dos Exames de Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino.

Aniversário de Nádia Schneider Broca

A querida amiga Nádia Schneider Broca comemorou aniversário no dia 27 de outubro. Parabéns! Muita saúde, paz, alegria, prosperidade, amor, e uma infinidade de coisas boas em sua vida. Você merece!

Aniversário de Lorenzo Dagnoni

O lindo e esperto Lorenzo Dagnoni comemorou 7 anos, no dia 01 de novembro. Ele é filho de Elis Trainotti e Juliano Dagnoni. Parabéns, Lorenzo! Feliz Aniversário! Que o Menino Jesus lhe abençoe e proteja sempre!


8

Ano XXIII - edição 1.071 - 04 de novembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Fique atento: radares eletrônicos voltam às ruas de Itajaí

Marcos Porto

O

Município de Itajaí informa que a empresa Focalle Engenharia Viária, vencedora do processo licitatório para operar os radares eletrônicos, deve finalizar em 20 dias a instalação dos equipamentos. Após este período, serão iniciados os testes. Quando os equipamentos estiverem aferidos pelo Inmetro, a população será comunicada e, depois de 14 dias, o Município iniciará a fiscalização eletrônica do trânsito nas 101 faixas de monitoramento.

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.