4 minute read

Concerto de Natal Banda Juvenil da BFP

Advertisement

Aépoca natalícia é propícia a manifestações culturais que exortam estas festividades, foi o caso do Concerto de Natal da Banda Juvenil da BFP, um evento que, tal como o seu nome indica, foi preconizado pelos pupilos da Banda Filarmónica de Penedono.

No entanto, se a juventude pode ser conotada com a falta de experiência, desengane-se quem assim pensa pois, no dia 23 de dezembro, no Cine-Fórum de Penedono, assistiu-se a um espetáculo grandioso, executado com a mestria e dignidade muitas vezes imputada só a grandes artistas.

Com o promover destas iniciativas a Câmara Municipal de Penedono, aposta na cultura como veículo necessário ao desenvolvimento de capacidades intelectuais e cognitivas de toda a sociedade

Ao longo de uma hora e meia, a Banda Juvenil da BFP, visitou grandes clássicos de Natal, conferindo-lhe um cunho próprio que em nada diminuiu a grandeza dos mesmos.

Sob a batuta irrepreensível do seu Maestro, Dr. André Fonseca, a banda Juvenil proporcionou, aos presentes, uma noite de lazer e descontração, deixando nos mesmos o desejo de um imenso “encore”.

Natal Encantado

ONatal é tempo de celebração, confraternização e reencontro, é tempo da família, palavra que é protagonista das mais diversas emoções que, por esta altura, sentimos de forma mais eloquente. O natal é a alegria que se expressa no sorriso de uma criança ou no olhar sereno de um idoso, é a esperança que se renova no simples ato da partilha, é a constatação do quão importante é viver e celebrar as nossas tradições.

Neste sentido a Câmara Municipal de Penedono promoveu, durante o mês de dezembro o evento Natal Encantado no Reino de Penedono, evento esse que teve início no dia 7 de dezembro com o acender da iluminação de Natal, na Vila de Penedono e se prolongou por todos os fins de semana de dezembro, com diversas atividades, no centro histórico, vocacionadas para miúdos e graúdos.

alegria contagiante das crianças que deram largas à sua fantasia num cenário idílico de uma Aldeia de Natal

Por estes dias, pela Praça 25 de Abril, sobranceira ao Majestoso Castelo de Penedono, irradiou a alegria contagiante das crianças que deram largas à sua fantasia num cenário idílico de uma Aldeia de Natal onde, não faltou a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo, o Teatro de Rua, inúmeros jogos e guloseimas.

No mesmo espaço decorreu ainda o Mercado de Natal, um certame onde, locais e visitantes puderam tomar contacto com os produtos endógenos deste concelho. Com a realização deste género de eventos, a Câmara Municipal de Penedono, procura, não só, a dinamização cultural e social, vital para a evolução de qualquer comunidade, bem como, a promoção das potencialidades económicas e turísticas concelhias.

Penedono foi Capa do Guia Portugal

Autêntico do Jornal Correio da Manhã

No âmbito das comemorações dos seus 44 anos de existência, o jornal Correio da Manhã oferece aos seus leitores, o

Guia para conhecer o que Portugal tem de mais autêntico, são vinte fascículos onde os leitores são convidados a descobrir o que de melhor e, mais autêntico tem Portugal. Na edição de 19 de janeiro, no fasciculo n.º 6, dedicado ao Distrito de Viseu, foi chamado à capa o Castelo de Penedono, o que se repetiu nas páginas centrais, do mesmo, acompanhado de uma breve resenha histórica. Nessa publicação foi, ainda, dado destaque à Junça da Beselga, Artesanato Nacional Certificado.

O Município de Penedono congratula-se com a escolha deste periódico, escolha essa que evidencia as potencialidades turísticas e artesanais deste concelho.

Vídeo Mapping

No dia 23 de dezembro, inserido no projeto Natal Encantado, o Castelo de Penedono foi tela de um espetáculo de Boas

Festa por Vídeo Mapping, uma técnica que consiste em projetar imagens sobre superfícies, criando efeitos audiovisuais tão impactantes que parece que as imagens ganham vida.

Foi impossível, a quem assistiu, não ficar deslumbrado com o espetáculo de luzes, som e movimento numa simbiose, quase que perfeita, entre a tecnologia e a história, entre a arte e a fantasia.

Com a realização deste evento, o Município de Penedono pretendeu, para além da mensagem de Natal, potenciar o contacto dos seus munícipes, com as novas tecnologias digitais e virtuais, lugares comuns nos grandes meios.

Espaço de Artes

“O Magriço” deseja Boas Festas a todos os Penedonenses

As crianças que frequentam a Escola de Música do Espaço de Artes "O Magriço", projeto desenvolvido pela autarquia, quiseram na época natalícia, desejar a todos os penedonenses, através da sua expressão musical, Boas Festas e um Próspero Ano Novo.

Uma iniciativa sui generis, que demonstra o trabalho meritório na promoção da música enquanto veículo dinamizador da sociedade.

O vídeo em questão, pode ser visto nas redes sociais do Município de Penedono, convidamo-lo, pois, a assistir, nele está expresso o verdadeiro espírito natalício mas, acima de tudo, a mestria e desenvoltura dos pequenos grandes artistas que, de forma eloquente nos brindaram com a sua forma particular de sentir e interpretar música.

Este é um processo evolutivo, dinâmico que dotará estas crianças de uma sensibilidade singular, que se espera remanescente na sua maneira de ser e encarar o futuro.

Escola de Música – Espaço de Artes “O Magriço”, promovendo a música, desenvolvendo mentalidades.

Encontro de Janeiras

Terceira Idade Ativa

No dia 28 de janeiro, o Cine - Fórum de Penedono, acolheu o Encontro de Janeiras – Terceira Idade ativa, uma iniciativa que juntou no palco “jovens artistas” do Espaço de Convívio de Antas, do Espaço de Convívio de Arcas, do Espaço de Convívio de Castainço, do Espaço de Convívio de Póvoa de Penela, do Centro de Apoio Social do Concelho de Penedono – Lar Santa Isabel e da Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira.

Os intervenientes, assumiram-se como “verdadeiros cantadores de janeiras”, longe de se intimidarem ante a plateia, entoaram, de forma magistral, temas que nos transportaram para um passado não muito longínquo, despertando nos presentes memórias felizes de outros tempos. Estas iniciativas visam, para além do convívio, a inclusão social e recordam-nos que, independentemente do escalão etário, todos somos ativos importantes da sociedade. De realçar a colaboração do artista, Márcio Pereira que desde sempre tem emprestado, a este e outros eventos similares, o seu profissionalismo e a sua humanidade.

A Câmara Municipal de Penedono congratula-se com estas iniciativas, agradecendo aos seus intervenientes, o empenho e o afinco com que marcam o seu espaço. Estas são verdadeiramente as “pedras vivas” sobre as quais assenta a nossa identidade.

This article is from: