2 minute read

Mercado Magriço

Fomentar o Empreendedorismo, Valorizando as iniciativas locais!

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, Penedono viveu mais uma edição do Mercado Magriço, desta feita a 11.ª, um certame que, tal como os seus congéneres anteriores, pretende ser montra das potencialidades deste concelho assim, num só espaço, estiveram congregadas as atividades que alavancam a economia deste recanto beirão tais como, as industriais, as comerciais, as agrícolas, as pecuárias e as relacionadas com o artesanato. Hoje a economia de mercado é, mais do que nunca, dinâmica e competitiva como tal urge criar condições que potenciem o contacto, dos empreendedores, com novas realidades comerciais, dinamizando e promovendo os seus produtos num conceito cada vez mais global. É esta a génese do Mercado Magriço, um evento promovido pelo Município de Penedono, mas, que existe tão somente para servir os interesses dos agentes económicos concelhios.

Advertisement

A castanha é um dos maiores ativos deste concelho, sendo uma castanha de altitude, possui características únicas que a diferenciam no mercado nacional, como tal e, conscientes dessa singula- ridade, aconteceu no Mercado Magriço, mais uma edição do Concurso da Castanha que premiou os melhores produtores deste “fruto rei”, numa escolha extremamente difícil para os jurados, tal foi a qualidade presente a concurso.

Aqui também teve lugar o Concurso de Ovinos e Caprinos, uma iniciativa que tem registado de ano para ano, um crescimento na afluência, prova cabal de que esta é uma atividade em franca expansão, atividade essa, que tira partido das excelentes condições de pastoreio deste território.

A castanha é um dos maiores ativos deste concelho, sendo uma castanha de altitude, possui características únicas que a diferenciam no mercado nacional, como tal e, conscientes dessa singularidade, aconteceu no Mercado Magriço, mais uma edição do Concurso da Castanha que premiou os melhores produtores deste “fruto rei”, numa escolha extremamente difícil para os jurados, tal foi a qualidade presente a concurso.

Sendo a economia de Penedono multifacetada, os visitantes puderam tomar contacto, com o que de melhor se produz neste concelho, como azeite, impulsionado pela Cooperativa de Olivicultores do Souto, galardoado internacionalmente, os frutos secos comercializados pela Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, os produtos endógenos cultivados e produzidos com técnicas ancestrais que lhe conferem texturas e sabores únicos, o artesanato, setor que vem adquirindo dinamismo e projeção nacional e as diversas atividades comerciais e industriais que aí fizeram mostra dos seus conceitos e inovações.

Porém, sendo este, um evento de índole comercial, o Mercado Magriço teve outras componentes que não se podem dissociar deste tipo de iniciativas, a cultural, social, desportiva e cinegética. Assim, ao longos dos 3 dias tiveram lugar espetáculos musicais com vários registos, que foram da música ligeira à música popular portuguesa. Nestes momentos de animação e lazer destaca-se a participação dos Centros de Convívio e Instituições de Solidariedade Social que se fizeram representar de forma sublime, recordando-nos que ainda estão presentes e, ainda contam. Pela primeira vez decorreu, com o apoio da Associação Beselguense, a Caminhada do Magriço, um roteiro desportivo em que se deu a conhecer o património paisagístico destas terras outrora calcorreadas pelo insigne Magriço. Os amantes da caça, participaram na estiveram congregadas as atividades que alavancam economia deste recanto beirão tais como, as industriais, as comerciais, as agrícolas, as pecuárias e as relacionadas com o artesanato

Montaria do Magriço, percorrendo coutos e vales, descobrindo as capacidades cinegéticas destes “montados”.

O Mercado Magriço é sem dúvida, para além de um acontecimento económico, uma afirmação, um hino à resiliência dos empresários e empreendedores penedonenses que teimosamente vão persistindo no orgulho que é ser e fazer crescer Penedono.

This article is from: