Guia integracao v1

Page 1

GUIA DE

integração



índice 1. Palavra do Presidente (p. 4) 2. A Itambé (p. 5) 3. Missão, visão e valores (p.8) 4. Nossos Produtos (p.9) 5. Unidades (p.10) 6. Política da Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade (p. 16) 7. Normas de Pessoal (p. 33) 8. Benefícios (p. 39) 9. Outros Serviços (p. 44) 10. Termo de Compromisso (p.45)


1. palavra do presidente Caro colaborador, Seja bem-vindo à nossa empresa! É com grande satisfação que recebemos você como parte de nossa equipe. Esse guia apresentará um pouco da nossa história, missão, visão, valores e políticas, bem como as regras básicas para uma boa convivência em nossas instalações. Ele deverá ser consultado em todos os momentos que forem necessários, e, caso não encontre respostas para as suas dúvidas, a área de Recursos Humanos estará à sua inteira disposição para esclarecimentos. Alexandre Almeida Presidente da Itambé Alimentos S/A 4


2. a itambé Para a Itambé, leite é tudo. Esse pensamento nos acompanha em todas as nossas atividades e, por isso, nos tornamos especialistas em produzir um leite puro e original. Diariamente, processamos mais de 3 milhões de litros de leite, que são transformados em mais de 100 produtos diferentes. Nossa matéria-prima vem de nossos mais de 7 mil produtores do interior de Minas Gerais e do Goiás, e são processados em uma de nossas 5 fábricas. Temos mais de 3 mil colaboradores que fazem parte desse processo, desde a produção, até a distribuição, para garantir os melhores produtos na mesa de nossos consumidores.

Conheça mais a nossa história!

5


1944 a 1959

Fundada a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda (CCPL). Um ano depois, o governo passou a administração da Usina Central de Leite para os produtores em forma de arrendamento. A organização passou a se chamar Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR). A empresa inaugurou uma nova fábrica no município de Sete Lagoas (MG). O leite e a produção de iogurte começam a ser entregues em garrafas de vidro.

1960 a 2001

Com o grande volume de vendas, a manteiga é enviada também para a Itália. Construção das fábricas de Goiânia, Guanhães e Pará de Minas. Empresa começa forte expansão comercial por todo Brasil.

6


2002 a 2012

Intensificação das atividades de exportação. Inauguração da mais moderna fábrica de leite em pó do Brasil, em Uberlândia (MG). A CCPR faz o drop-down dos ativos e passivos industriais relacionados à lacteos e cria a Itambé Alimentos S/A.

Atualmente

A empresa Vigor, que atua também no mercado lácteo nacional há mais de 90 anos, compra 50% das ações da Itambé Alimentos S/A, tornandose parceira da CCPR na estrutura de capital da companhia. O objetivo da parceria é fortalecer a estrutura de capital para cumprir um ambicioso plano de negócios de crescimento para os próximos anos.

7


3. missão, visão e valores Missão: Fornecer alimentos lácteos de qualidade para o dia a dia das pessoas. Visão: Ser a maior empresa e a marca preferida do mercado brasileiro de lácteos, com um modelo de negócios sustentável. Valores: lucratividade, integridade, pessoas, simplicidade e excelência.

Linhas especiais

8

gestão

de


5 fábricas. 11 centros de distribuição.

3.300 colaboradores. 20 mil clientes ativos. R$ 2,8 bilhões de faturamento anual.

nossos números

4. nossos produtos Bebida Láctea fermentada Coalhada Composto Lácteo Creme de Leite Doce de Leite Iogurtes Leite com Sabor Leite Condensado Leite em Pó Leite Fermentado Leite Longa Vida Leite Pasteurizado Leites Premium Manteiga Petit Suisse Queijos Requeijão 9


5. unidades Fábrica de Pará de Minas Desde 2005

Área construída: 30.000 m² Área total: 100.000 m² Capacidade de processamento: 800 mil litros/dia. Linhas de envase: Iogurte bandeja (540g); Iogurte copo (130g e 170g); Iogurte garrafa(180g, 600g e 900g); ogurte em saco (900g); Petit suisse (360g); Leite fermentado (80g); Leite UHT(1 L); Creme de leite UHT(200g e 1kg); Leite Sabor (180 g, 200g e 1L); Leite pasteurizado (1L); Requeijão em copos (220g).

10


Fábrica de Sete Lagoas Desde 1957

Área construída: 34.000 m² Área total: 47.500 m² Capacidade de processamento: 1,4 milhão de litros por dia Linhas de envase: Leite em pó sachet (200g, 400g e 1kg), Pouch (500g e 800g) Leite em pó sacos (25kg) Leite em pó latas (1kg e 2kg) Leite condensado lata ( 395g, 1kg e 5kg) Leite condensado cartonado (395g) Doce de leite lata ( 395g, 800g e 5kg) 11


Fábrica de Guanhães Desde 1977

Área construída: 18.000 m² Área total: 375.000 m² Funcionários: 120 Capacidade de processamento: 230 mil litros por dia. Linhas de envase: Leite em pó sachet (200g e 400g); Manteiga tablete(200g); pote (200g e 500g) e barqueta de (10g).

12


Fábrica de Uberlândia

Desde 2005 Área construída: 24.000 m² Área total: 125.000 m² Capacidade de processamento: 1,600 milhões de litros por dia. Linhas de envase: Leite em Pó Sachê (200g, 400g e 1kg); Leite em Pó sacos (25kg); Leite em Pó latas (300g e 400g); Leite UHT

Fábrica de Goiânia Desde 1982

Área construída: 27.800 m² Área total: 150.000 m² Capacidade de processamento: 1,100 milhões de litros por dia Linhas de envase: Leite em Pó Sachê (200g e 400g); Manteiga em tablete (200g), Pote (200 e 500g) e 25kg; Leite condensado em lata e cartonado (395g); Creme de leite (300g).

13


14


15


6. política da qualidade, saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade

A Itambé Alimentos é uma empresa que atua no ramo de Laticínios e está presente no Brasil e no exterior, fornecendo produtos com qualidade, segurança dos alimentos, valorizando o bem-estar da sociedade, dos clientes e dos colaboradores e se compromete a: - Buscar a melhoria contínua em Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, atendendo às normas internas da Itambé Alimentos, às exigências de mercado e à legislação vigente; - Desenvolver suas atividades, produtos e serviços de modo que elimine e/ou minimize a geração dos aspectos e impactos ambientais decorrentes da execução das atividades, visando à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; 16


- Conduzir as atividades com prevenção de acidentes do trabalho, manutenção da saúde dos colaboradores e eliminação e/ou minimização dos riscos identificados; - Desenvolver as atividades, produtos e serviços buscando os princípios do desenvolvimento sustentável; - Incentivar a comunicação interna e externa dos assuntos de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

17


6.1. objetivos da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente 1. Reduzir o número de reclamações de produtos. 2. Reduzir o número de acidentes e incidentes. 3. Reduzir o consumo de água. 4.Reduzir o consumo de combustível. 5. Reduzir o consumo de eletricidade. 6. Manter bom relacionamento com a comunidade. 7. Reduzir as perdas nos processos produtivos. 8. Ter equipe qualificada e motivada.

18


6.2. sistemas de gestão de sáude e segurança Regras de segurança A Itambé, na busca contínua por melhores condições de trabalho e de um ambiente seguro e saudável para todos, preza por disciplina e determina que as normas de saúde e segurança sejam respeitadas por todos os colaboradores próprios e terceiros. - Respeitar e seguir as normas de saúde e segurança; - Respeitar a sinalização de segurança; - Conhecer os riscos inerentes das atividades; - Utilizar sempre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) específicos para cada atividade; - Não operar máquinas e equipamentos sem autorização e treinamentos específicos de segurança; - Não operar, limpar ou dar manutenção em máquinas ou equipamentos em movimento; 19


- Não operar máquinas e equipamentos sem os dispositivos de segurança (ex.: sensores, intertravamentos, botoeiras de emergência, protetores de partes móveis); - Garantir o bloqueio de energia das máquinas e equipamentos durante a manutenção e limpeza; -Nunca ser autoconfiante; - Executar trabalhos de riscos somente após a abertura da PRT (Permissão para Trabalho de Riscos). Principais causas de incidentes e acidentes Os incidentes e acidentes acontecem quando: - Não se cumprem os procedimentos de segurança; -Há excesso de confiança; 20


- Existe falta de atenção durante as atividades; - Desativam-se dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos; - Há falta de conhecimento dos riscos da área; - Brincadeiras são realizadas durante as atividades; - Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) não são utilizados nas áreas; - As partes móveis de máquinas e equipamentos estão sem proteção.

21


Plano de Ação Emergencial – PAE e atuação da Brigada de Emergência O objetivo do Plano de Ação Emergencial é estabelecer os principais procedimentos a serem adotados em caso de situações de emergência, como: - Acidentes com vitimas; - Acidentes com danos materiais; -Incêndios e explosões; - Vazamento de amônia (NH3); - Vazamento de produto químico; - Emergências ambientais; - Outras emergências da unidade.

Em situações de emergência, ligue: ______________________________ 22


Lembre-se: - Saiba a localização exata dos extintores, hidrantes e dos equipamentos de emergências que estão na sua área de trabalho. Nunca obstrua esses equipamentos. - Informe ao atendente do ramal ____ , com calma e clareza, o tipo de emergência, a localização, a gravidade da situação e o número de pessoas envolvidas. - Caso a emergência seja ambiental (vazamento de produto químico ou grande perda de produto para a rede de esgoto), ligue para o número de emergência e para a Estação de Tratamento de Efluentes, ramal ____ . . - Caso seja necessário, a evacuação será informada pela área de saúde e segurança e pela Brigada de Emergência. Dirija-se aos pontos de encontro estabelecidos e permaneça nesses lugares aguardando novas instruções. - Sua atuação, de acordo com o previsto no PAE, pode evitar grandes perdas e danos para os colaboradores, processos e produtos.

23


6.3. sistema de gestão ambiental Regras de meio ambiente para operações: - Execute as atividades, buscando a preservação do meio ambiente. - Utilize a água de forma consciente e evite desperdício. - Pratique ações para reduzir o consumo de energia elétrica. (Apague as luzes ao sair e, quando possível, aproveite a iluminação natural). - Utilize corretamente a coleta seletiva e pratique os três Rs (Reuse, Reduza e Recicle). -Reduza a geração de efluentes. - Descarte os resíduos gerados durante a execução das tarefas nos coletores/containers apropriados. - Seja preventivo aos desafios ambientais. - Conheça os aspectos e impactos gerados durante as atividades.

24


Emergência ambiental - Em caso de acidente ambiental (vazamento ou derramamento de produto químico), deve-se isolar a área imediatamente e comunicar o fato ao supervisor da área e ao SESMT. Aspectos e impactos ambientais - Elementos das atividades diretas ou indiretas, produtos ou serviços que podem interagir com o meio ambiente. - Quaisquer modificações do meio ambiente, adversas ou benéficas, que resultem no todo ou em parte dos aspectos ambientais identificados. Ex.: contaminação do solo, da água e contaminação da água do rio, esgotamento de recursos naturais, entre outros.

25


Exemplos de cuidado com o meio ambiente - ETE (Estação de Tratamento dos Efluentes): onde ocorre a retirada da poluição da água para deixá-la semelhante à água de um rio. - ETA (Estação de Tratamento de Água): onde ocorre o tratamento da água tornando-a potável, própria para o consumo. - Central de resíduos: área onde todo resíduo é compactado e armazenado antes de ir para o destino final (reciclagem e aterro). - Coleta seletiva e reciclagem. - Eliminação de vazamentos e desperdícios de água e energia. 26


6.4. sistema de gestão de qualidade Normas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) - Utilize o uniforme sempre limpo. - Cuide da higiene pessoal. - Faça higienização ao entrar na área de produção. - Utilize toucas sempre cobrindo as orelhas e cabelo. - Não é permitido o uso de adornos: brincos, pulseiras, anel, relógios etc na área da produção. - Siga os procedimentos de limpeza. - Utilize máscara e luvas quando obrigatório e troque-as sempre que sair da área produtiva ou mudar de atividade. - Consuma alimentos somente nos locais adequados. - Na ocorrência de pragas, informe o responsável da área e registre no formulário adequado. - Mantenha o ambiente limpo, organizado e arrumado. 27


Responsabilidade dos empregados - Dominar os processos de suas atividades. - Buscar a melhoria contínua em todas as suas atividades. - Conservar o produto em todas as suas etapas (desde a matéria-prima até o produto final); - Cumprir os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), os PAPs (Procedimento Analíticos Padrão) e os Regulamentos Corporativos da Itambé. - Ser pró-ativo e participativo em todas as situações. 28


Foco no Cliente - O trabalho do dia a dia deve ser feito pensando no cliente que irá consumir o nosso produto. Por isso, o trabalho deve ser bem executado. Visão do cliente interno e inter-relação entre áreas - Todos dependem do trabalho de todos. Exerça sua atividade e transmita corretamente seu trabalho e informações. - As áreas devem trabalhar juntas para alcançar um objetivo: a melhoria continua da fábrica. - Separe, identifique e não utilize produtos não conformes. - Sintam-se satisfeitos e orgulhosos pelo trabalho que fazem. Para isso, conheçam o que, como e por que fazem cada tarefa. - Faça uma análise crítica da sua retina visando sempre à melhoria e ao cumprimento das metas estabelecidas.

29


6.5. saúde ocupacional É parte integrante do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Objetivos – Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu ambiente de trabalho. – Conscientizar o trabalhador referente à responsabilidade com a saúde e segurança dentro da empresa. – Fazer conhecer e cumprir as normas regulamentadoras em prol do trabalhador no ambiente de trabalho, o conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que visam a eliminar, neutralizar ou reduzir a lesão e os danos decorrentes das atividades. 30


PCMSO - Admissional. - Periódico. - Mudança de função. - Retorno ao trabalho. - Demissional. - Avaliações Especiais. 31


Atestados médicos - O prazo para entrega do atestado médico no RH e/ou equipe de enfermagem é de 24 horas úteis a partir da data de emissão. - Deve conter, mediante aprovação do colaborador junto ao médico, o Código da Doença (CID) para monitoramento da saúde do trabalhador, pois a Itambé possui uma equipe de saúde ocupacional que garante sigilo das informações médicas apresentadas. - Atestados de abono de dias só podem ser emitidos por médico ou dentista. - Atestados de comparecimento devem conter o intervalo de horas (chegada e saída) em que o colaborador permaneceu no serviço médico.

6.6. conclusão O comprometimento, o engajamento e a motivação de todos os colaboradores nesse processo garantirão o sucesso da implementação e a melhoria contínua nos Programas Itambé de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSMA). 32


7. normas de pessoal Admissão / Contrato de Experiência O contrato de experiência é de 90 dias divididos em duas etapas, sendo a primeira de 30 dias podendo ser prorrogada por mais 60 dias, ao fim dos quais poderá ocorrer a efetivação do colaborador mediante aprovação do gestor. É fundamental a abertura de conta bancária para crédito de salário nos bancos credenciados pela Itambé, conforme estabelecido para cada unidade.

33


Crachá / Identificação O crachá é o documento que permite ao colaborador a ter acesso às dependências da empresa e registrar ponto. Importante: No caso de esquecimento ou perda, o colaborador deverá comunicar ao seu gestor imediato e solicitar a emissão da 2ª via junto ao RH da sua unidade.

Horas extras / Banco de horas A realização de horas extraordinárias na Itambé está condicionada à aprovação do gestor da área. As horas extras aprovadas serão acumuladas no banco de horas, e caso haja saldo positivo no fechamento desse banco, essas serão remuneradas com os percentuais previstos nos acordos coletivos. 34


Pagamento de salário – Adiantamento quinzenal 45% das horas trabalhadas no mês são pagas entre os dias 15 e 18 de cada mês. Não há descontos legais no adiantamento quinzenal. – Pagamento mensal: Ocorre no último dia útil do mês. Descontos na folha de pagamento INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), custos do empregado no vale-transporte, vale-refeição/ alimentação, plano de saúde, contribuição sindical, adiantamento quinzenal e demais descontos.

35


13º salário Conforme determina a lesgislação, o 13º salário será pago proporcionalmente aos meses trabalhados durante o ano. Na Itambé, procedemos da seguinte forma para pagamento do 13º salário: – Pagamento da 1ª parcela Paga juntamente com as férias (de janeiro a novembro) quando solicitado e em conformidade com a tabela de dias possíveis de início das férias. É também paga na mesma data do adiantamento quinzenal do mês de novembro de cada ano para quem não recebeu juntamente com as férias. – Pagamento da segunda parcela Paga na mesma data do adiantamento quinzenal de dezembro, ocasião em que ocorrerão os descontos da 1ª parcela, do INSS, IRRF e pensão alimentícia se houver.

36


Férias O colaborador, após 12 meses de vigência do contrato de trabalho, terá direito às férias, que deverão ser gozadas nos próximos 10 meses subsequentes ao vencimento do período aquisitivo. As férias vencidas dos colaboradores deverão ser programadas no mês de outubro de cada ano, conforme tabela de dias possíveis de início das férias. É facultado ao gestor de comum acordo com o colaborador, até 30 dias antes do início das férias já programadas, alterar a sua data de início. 37


É facultado ao colaborador de comum acordo com o gestor parcelar as suas férias em dois períodos. Parceladas as férias, os dois períodos deverão ser programados e gozados de acordo com as instruções acima. Ausências As ausências devido a doenças serão abonadas somente com apresentação de atestado médico junto ao serviço médico da unidade ou RH. As ausências serão avaliadas pela área de saúde. Os atestados deverão ser entregues em até 72 horas de sua emissão.

38


8. benefícios A Itambé oferece aos colaboradores os seguintes benefícios: Seguro de Vida em Grupo O Seguro de Vida em Grupo é obrigatório. Nele, os custos têm participação do colaborador e da Itambé. A contribuição da empresa é um valor fixo e igual para todos os empregados. O valor máximo do capital segurado é de 30 vezes o salário nominal do colaborador, sendo que, para cônjuges, o valor é de 15 vezes. Vale-transporte do trabalhador A Itambé fornece vale-transporte de acordo com a legislação a todos os colaboradores que utilizam transporte coletivo para deslocamento da sua residência para o trabalho e vice-versa. O custo máximo para o colaborador será de 6% o valor de seu salário nominal. O colaborador que não utiliza transporte coletivo não faz jus ao vale-transporte.

39


Telefonia celular A Itambé oferece a todos os colaboradores um plano corporativo de telefonia celular em que o empregado tem tarifas reduzidas em ligações e aparelho em comodato. Para maiores informações sobre o regulamento, procure o RH da sua unidade. Plano de saúde A Itambé oferece a todos os seus colaboradores um plano de saúde, com participação do colaborador e da empresa, conforme tabela de desconto. O plano de saúde é extensivo ao cônjuge e aos filhos com 24 anos de idade incompletos. O recebimento da carteira do plano de saúde ocorrerá em até 30 dias após o primeiro desconto do valor na folha de pagamento do colaborador. Recém-nascidos podem utilizar a carteira da mãe nos primeiros 30 dias de vida. Nos casos de nascimento de filho e de casamento, a certidão de nascimento ou de casamento deverá ser apresentada ao RH dentro dos 30 dias subsequentes à data do evento. Caso não seja atendido o prazo acima, o novo beneficiário participante do plano de saúde ficará 40


sujeito a todas as carências estabelecidas pela prestadora de serviços. Convênio farmácia A Itambé oferece aos seus colaboradores a possibilidade de compra de medicamentos em farmácias conveniadas, apenas para as unidades onde houver convênio firmado, para posterior desconto em folha de pagamento. Serviço odontológico A Itambé possui serviço odontológico próprio e/ou conveniado em algumas unidades. Todo o serviço executado é cobrado em folha de pagamento, podendo ser descontado em parcelas de acordo com a faixa salarial do colaborador. Auxílio-creche A Itambé concede o auxílio-creche às mães colaboradoras no valor de 50% do salário mínimo até que a criança complete 9 (nove) meses de idade. Ele é pago proporcionalmente a partir do mês de retorno da colaboradora ao trabalho e no mês da cessação do benefício. O auxílio-creche estará disponível somente às empregadas que estejam 41


em serviço ativo na Itambé e cessará por ocasião de rescisão do contrato de travalho da colaboradora. Empréstimo Consignado A empresa mantém convênio com instituição consignatária (banco) para operação de empréstimo ao trabalhador para desconto em folha de pagamento conforme parâmetros do convênio. Armazéns Itambé Fica facultado aos empregados efetivos, em atividade, devidamente cadastrados no sistema e com autorização para descontos em folha de pagamento, realizarem compras de mercadorias nos armazéns da Itambé. As compras estão limitadas a 10% do salário nominal do colaborador. Vale-Alimentação / Vale-refeição A Itambé fornece a todos os seus colaboradores 1 (um) Vale-alimentação (VA) ou 1 (um) vale-refeição (VR) por dia integralmente trabalhado, sendo que o colaborador deverá optar pelo VA ou pelo VR no ato da admissão.

42


O cartão de VA/VR estará disponível para os colaboradores recém-contratados até o último dia útil do mês. Atestados médicos acima de três horas, bem como os atestados médicos de 1 ate 14 dias, faltas injustificadas e as jornadas de trabalho incompletas implicarão na perda do valor do VA/VR do período. Vale-alimentação: compras em supermercado. Vale-refeição: compras em restaurantes.

Kits Itambé Os colaboradores da Itambé têm direito de realizar pedidos internos de produtos. O período de vendas é divulgado internamente, e o colaborador deve procurar o RH da unidade para preencher o formulário. O limite de compras por colaborador é de R$ 90, sendo que o pagamento é realizado pelo desconto em folha, no mês de recebimento dos kits. 43


9. outros serviços A Itambé disponibiliza para seus colaboradores recursos para o melhor desenvolvimento de suas atividades, conforme abaixo: Telefonia Fixa – Cada colaborador possui uma senha para realizar ligações locais, interurbanas e internacionais para uso restrito da empresa. Veículos – São disponibilidade veículos para realização de serviços externos e viagens corporativas. Cartão corporativo – Colaboradores que viajam a serviço podem utilizar o cartão de crédito corporativo. Após alinhamento com o gestor, o cartão pode ser solicitado junto ao apoio administrativo. Viagens corporativas – Colaboradores que viajam a serviço podem contar com o suporte da empresa para a compra de passagens aéreas, rodoviárias, hospedagem e locação de veículos. Táxi – A Itambé possui convênios com cooperativas de taxi em todo o país, que poderão ser utilizadas em viagens e para serviços externos. Também é utilizado o app Wappa, onde é possível solicitar o carro, pagar e prestar contas junto à empresa. 44


TERMO DE COMPROMISSO Guia de Integração da Itambé Alimentos S/A Declaro que recebi o Guia de Integração e que, após a atenciosa leitura e entendimento, compreendi os principais aspectos envolvendo a empresa e concordo em cumprir todos os procedimentos descritos. Aceito a responsabilidade de estimular o ambiente de trabalho, sempre alinhado à missão, visão e valores da Itambé, trabalhando para manter o padrão de excelência. Este Termo de Compromisso, assinado por mim, passa a ser parte integrante do meu Contrato de Trabalho. Nome:______________________________________ Matrícula:___________________________________ Data:_______________________________________ Assinatura ____________________________



EM CASO DÚVIDAS, ENTRE EM CONTATO COM O RH DA SUA UNIDADE.

BEM-VINDO À ITAMBÉ


Alimentos S/A


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.