www.briefing.pt www.briefing.pt
Contributos para a história coletiva Germina como um projeto interno e até pessoal, mas é um projeto coletivo, dirigido à comunidade e construído com a comunidade. Com uma abrangência de conteúdos só possível com o contributo das diversas entidades, privadas e públicas, que se associaram ao NewsMuseum.
Colmatar a ausência de memória Foi na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS) que o NewsMuseum deu os primeiros passos públicos: ali foi apresentado, em outubro de 2015, o primeiro título da Coleção Biblioteca NewsMuseum, o “Novo Dicionário da Comunicação”. O anfitrião, Jorge Veríssimo, presidente da instituição, desde cedo aderiu a um projeto que considera de uma “relevância enorme”, por ser “expressão da memória viva da história dos media e do jornalismo, por contribuir para o conhecimento e formação das futuras gerações”. E foi desde logo pelo projeto que – explica – a ESCS se associou, no entendimento de que “veio
colmatar a ausência de uma memória sistematizada dos media e do jornalismo”. “Claro que o carisma da figura do Luis Paixão Martins não foi alheio a esta associação”, sublinha. A adesão foi formalizada em protocolo, que irá concretizar-se de diversas formas: desenvolvimento de projetos e ações de investigação no âmbito da comunicação que sirvam os interesses do NewsMuseum e da ESCS; a realização de seminários, encontros, conferências ou outras ações de caráter científico e pedagógico; a cooperação e partilha de conhecimentos e tecnologia e mesmo a realização de estágios profissionais de estudantes da ESCS no NewsMuseum.
JORGE VERÍSSIMO, PRESIDENTE DA ESCS
Entende, aliás, Jorge Veríssimo, que a academia é fundamental para o desenvolvimento dos media em Portugal: “O seu contributo na investigação e reflexão ao nível dos novos media, dos conteúdos e
- 11 Briefing 2016 -
do comportamento dos cidadãos (consumidores de informação) é fundamental no seu desenvolvimento. A responsabilidade é grande, pois é na Academia que se estão a formar os futuros profissionais dos media”.