História, fé e natureza

Page 1

do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo

Hist贸ria, F茅 e Natureza.


Mirante do Morro das Almas (Timirim) Mirante natural de onde se tem visão em 360° de toda a região que é composta de serras, vales e montanhas. Neste conjunto pode-se avistar o contra-forte da Serra do Cipó, a Serra do Maná (Cabeça de Boi), em Itambé do Mato Dentro; a Serra do Macuco (Cachoeira Alta - a segunda maior de Minas Gerais), em Ipoema, distrito de Itabira; Serra da Criminosa (divisa de Bom Jesus do Amparo com Nova União); Serra da Piedade (Santuário que faz parte do Projeto CRER), em Caeté; Serra da Conceição, em Barão de Cocais; Serra do Caraça, em Antônio dos Santos; Serra do Caraça (Santuário do Caraça), em Catas Altas; Serras Catungui/Vermelha, Tamanduá e Perobas, em São Gonçalo do Rio Abaixo; e Serra da Conceição, em Itabira. Faz parte da Estrada Real, sendo o ponto de encontro com as divisas de três municípios: São Gonçalo, Bom Jesus do Amparo e Itabira. Em seu topo encontra-se um cruzeiro onde são realizadas celebrações religiosas e visitas guiadas.

Sítio Arqueológico (Demanda) Localizado na Fazenda da Demanda, em propriedade particular, o registro arqueológico do Sítio consiste em uma série de pinturas rupestres espalhadas pelas paredes do abrigo que representam elementos figurativos de homens e animais, retratando uma realidade vivida e sentida pelas tribos nômades que por ali passaram. Compõem seu ambiente paisagístico: vales, serras e montanhas.


Platô Geoparque (São José) Situado em propriedade particular na comunidade de São José, está localizado a 20 km do centro da sede de São Gonçalo do Rio Abaixo. É um museu natural a céu aberto, formado por blocos rochosos resultante da compactação e litificação do arenito, formando esculturas figurativas humanas e de animais.

Tanoaria Anva (Sede) Técnica artesanal de fabricação de utensílios utilizados para estocagem de vinho e cachaça usando madeiras como carvalho, umburana, jatobá, dentre outras. Em São Gonçalo ainda há uma tanoaria entre as oito que existem no Brasil.

Areias Coloridas (Borges) Localizada na comunidade de Borges, a 25 km do centro da cidade, a jazida destaca-se na paisagem pela diversidade das cores e texturas. Seu espaço é limitado não havendo exploração comercial, servindo apenas como atrativo turístico natural.


Monumento a Padre João (Sede) Prestando uma homenagem ao Cônego João José Marques Guimarães, o padre João, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo construiu um monumento com 20 metros de altura, no bairro Patrimônio. A estátua foi modelada em concreto pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, conhecido como Ceará. Padre João nasceu em Morro Vermelho, município de Caeté, no dia 1° de março de 1890. Assumiu a Paróquia de São Gonçalo do Rio Abaixo em 1924, onde permaneceu como Pároco por meio século. Ficou na cidade por mais dez anos, deixando assim marcas permanentes nos costumes das famílias do município. Ele é um símbolo religioso da cidade, santo, em razão dos inúmeros milagres que a ele são atribuídos.

Chafarizes (Sede) Os Chafarizes eram colocados nas vilas como ponto de distribuição de água. Agregavam às mesmas valores artísticos enriquecendo os conjuntos arquitetônicos. Em São Gonçalo, a água vinha da Serra do Catungui e era distribuída em pontos estratégicos. São Gonçalo contava com vários chafarizes. Atualmente, restam apenas dois: um situado ao lado do Bar que adotou seu nome (Chafary´s) e o outro situado no Adro da Igreja Matriz.


Passado, Presente e Futuro A pequena, bela e tranquila São Gonçalo do Rio Abaixo guarda em suas ruas e avenidas resquícios dos tempos áureos em que desbravadores corriam pelas terras brasileiras em busca de riquezas, há cerca de 300 anos. Casarões e igrejas centenárias dividem espaços com construções modernas, e revelam que o desenvolvimento sustentável com respeito ao patrimônio histórico e ao meio ambiente está presente no município. O povoamento do local onde está erguida a cidade ocorreu por volta de 1700, quando os bandeirantes chegaram às margens do Rio Santa Bárbara, que corta São Gonçalo, atraídos pelo ouro abundante. A partir daquele momento, as primeiras construções foram levantadas: fazendas, engenhos de cana-de-açúcar, igrejas e, pouco depois, pequenas fábricas de ferro. Ao longo das décadas a população foi crescendo e passados dois séculos o povoado se transformou em cidade. De acordo com o IBGE de 2010, o município possui 9.777 habitantes. Impulsionada pela extração de minério de ferro em suas terras, São Gonçalo do Rio Abaixo contrasta passado, presente e futuro em obras e construções. O passado é retratado pelo patrimônio histórico preservado. O presente é composto de investimentos, imóveis modernos e administração municipal voltada para o bem-estar da população. Já o futuro está no resultado que se espera obter, devido a tudo que atualmente está sendo feito nas mais diversas áreas.


Dados Estatísticos Extensão Territorial: 363,812 (km²) Gentílico: São-Gonçalense Distância dos principais centros (Km): Belo Horizonte: 84 km São Paulo: 668 km Rio de Janeiro: 526 km Brasília: 826 km Vitória: 441 km Principais rodovias que passam pelo município: BR 381/262 e MG 129

Hospedagem e Alimentação Restaurante Antunes Tel.: (31) 9241-1037 ou (31) 9822-1668 Rua Antônio da Manuela, 57 A Centro Restaurante Kikinato Tel: (31) 3833-5153 Rua Henriqueta Rubim, 68 Centro

Pousada Santa Efigênia Telefone: (31) 8871-2452 Rua Buritis, 3 - Patrimônio Hotel e Restaurante Primavera Tel: (31) 3833-5444 BR 381 - Km 381 - Posto Primavera Recreio Lanches e Restaurante Tel: (31) 3833-5766 BR 381 - Km 382

Belleu`s Lanches Tel: (31) 3833-5168 ou (31) 3833-5276 BR 381 - Km 381

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (31) 3820-1800 www.saogoncalo.mg.gov.br SECRETARIA DE CULTURA | CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL (31) 3820-1916 | (31) 3820-1903 cultura@saogoncalo.mg.gov.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.