Page 1


INVISTA EM UM IMÓVEL EM ORLANDO COM ALTA TAXA DE RETORNO!

O SEGREDO PARA O SEU INVESTIMENTO GERAR LUCRO, ESTÁ NA CORRETA ADMINISTRAÇÃO DO SEU IMÓVEL. Você sabia que Orlando é a cidade mais visitada dos EUA, recebendo em 2018, 75 milhões de visitantes?

+75% OCUPAÇÃO AO ANO

@acovacationhomes

TAXA DE ATÉ

11.5% ROI DE RETORNO AO ANO.

*Venda de imóveis a partir de parceiros licenciados

www.acovacationhomes.com


NÓS CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ!

Administração de Imóveis TEMPORADA E RESIDENCIAL

Consultoria para Investimento Imobiliário

CONTATO

BR (11) 3197 - 5944 USA (321) 866 - 8967 Whatsapp +1 (407) 860 - 0280

e-mail

contact@acovacationhomes.com

www.acovacationhomes.com


42 10 12 14 18

PATRÍCIA CURCOVEZKI A EMPRESÁRIA QUE FEZ A DIFERENÇA NO ROTARY CLUB OF BRAZIL ORLANDO INVESTINDO NA AMÉRICA. A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO DA CASA PARA VACATION HOMES COMO FUNCIONA FINANCIAMENTO PARA ESTRANGEIRO? SAIBA COMO UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS PODE AFETAR O SEU INVESTIMENTO

20

TRUMP QUER MANTER UM NÚMERO DE IMIGRANTES EM TORNO DE 1.100.000 A CADA ANO

22 28

AS 6 REGIÕES MAIS PROCURADAS PARA MORAR EM ORLANDO

32 34 36

INVESTINDO EM IMÓVEIS EM ORLANDO CASAS RESIDENCIAIS OU DE VERANEIO

38 48

BUSINESS &

UM NÃO RESIDENTE PODE SER UM RESIDENTE FISCAL NOS ESTADOS UNIDOS

SAINT CLAIR FERNANDES GANHA PRÊMIO PELA FLORIDA CONNEXION MARCIA VELOSO RECEBE PRÊMIO PELA IMOBILIÁRIA REALTY ONE GROUP INSPIRATION. OPEN HOUSE EM WINTER GARDEN A FALTA DE INFORMAÇÃO. AINDA ACONTECE!

06 BrazilUSA - Orlando Real Estate

Expediente Franquia BrazilUsa Media Group Design Gráfico BrazilUsa Media Group Jornalista Thabata Menezes Fotos: Cláudio Castanhola Jóias: Blessed Fine Jewelry e OZ Jewelry Cabelo: Priscila Penteado Departamento Comercial (407) 680-9804 realestateorlando@brazilusamagazine.com Revista Orlando Real Estade BrazilUsa é uma publicação mensal de distribuição gratuita. As opiniões expressas em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da Revista. Os comerciais são todos de responsabilidade dos anunciantes.

BRAZILUSA MAGAZINE ® www.brazilusamagazine.com Published by ZB Media Group LLC.


Casas em Destaque

Assessoria Assessoria Imobiliária Imobiliária Completa Completa -- Assistência Assistência Jurídica Jurídica e e Contábil Contábil Instagram: @housesatdisney & @imoveisnadisney Instagram: @housesatdisney & @imoveisnadisney

Abreviações: Q(quartos) B(banheiros) G (garagem) Abreviações: Q(quartos) B(banheiros) G (garagem) Ligue para maiores informações Ligue para maiores informações


Editorial A cada edição, uma nova felicidade e sentimento de estarmos no caminho certo. É com imensa satisfação que chegamos em nossa 29a edição. A cada mês que se inicia, estamos sempre em busca do que há de melhor no mercado de negócios e investimentos de Orlando. Nosso maior objetivo e preocupação é em poder trazer para vocês, nossos leitores, um conteúdo de excelência e qualidade. Para leitura desse mês, temos em nossa capa a empresária que fez a diferença no Rotary Club of Brazil Orlando, Patrícia Curcovezki. Em sua matéria especial, ela nos contou sobre toda a sua trajetória profissional, o papel do Clube em sua vida, sua carreira no mercado imobiliário de Orlando e sua formação como Cirurgiã Dentista. Ainda para 2019, Patrícia seguirá novos caminhos e explicou tudo, em primeira mão, em sua entrevista. A edição desse mês também foi atrás das seis melhores regiões de Orlando, tanto para investir, quanto para moradia. Com informações sobre segurança, custo de vida e escolas, essa matéria, com certeza, poderá ajudar muitas pessoas que estão em busca do local ideal. Por fim, nosso terceiro destaque é sobre uma ideia que tem feito muito sucesso no mercado imobiliário: o Open House. Com o intuito de atrair os olhares de clientes e profissionais da área, Camila Ricchetti e Carolina Medeiros, Realtors da Imobiliária Florida Connexion e sócias no The Mana Team, estão apostando com força nessa nova modalidade, onde o resultado tem sido de muito sucesso. São muitos assuntos que, sem dúvidas, irão prender a sua atenção. Muito obrigada pela incrível parceria de sempre! Visite nossa página no Facebook e Instagram. E, claro, não deixe de acompanhar e compartilhar com os amigos e familiares nossa edição online.

@businessrebrazilusa @businessrebrazilusa “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos”. (Jó 22.28)

08 BrazilUSA - Orlando Real Estate


Investindo na América. O caminho Nesses últimos 10 anos rodando o Brasil e visitando feiras de investimentos, conversando com empresários de diversas indústrias, aprendendo mais sobre os anseios e preocupações do brasileiro com relação ao cenário político, econômico e social do país, descobrimos que são vários os motivos que levam empresários brasileiros a arriscar e investir no mercado Americano. Temos observado um crescente fluxo de grandes marcas brasileiras que estão lutando por um espaço em solo Americano, como a rede de churrascarias Fogo de

Chão, o famoso conceito “fast-food” de comida Italiana Spoleto entre outras marcas e, agora, uma das maiores confeitarias do Brasil: a Sodiê Doces. Não. Essas marcas não pensam em abandonar as terras brasileiras. A busca é por expansão e, quem sabe, ser uma empresa brasileira multinacional. E, essa aposta no mercado americano tem, pelo menos, cinco consequências que valorizam as marcas desde que o empresário tenha os pés no chão na hora de se instalar em solo americano.

1. Selo “Internacional” Quem nunca almejou voltar ao Brasil com as malas cheias de compras depois de uma viagem ao exterior? Mesmo com a constante reclamação da alta do dólar, Brasileiros gastaram a p rox i m a d a m e nte U$20 bilhões em compras no exterior no ano de 2018. Embora consumidores defendam que o custo mais acessível é o principal motivo da escolha por produtos “gringos,” estudos apontam que o valor comparativo entre produtos comercializados no exterior e no mercado nacional não dão suporte a essa justificativa. A grande verdade é que produtos “de fora” seduzem e atraem os viajantes de forma quase hipnotizante . Mais do que nunca as empresas brasileiras estão notando que a disputa pelo consumidor, principalmente com a internet, vai além do território nacional. A internacionalização, hoje, é uma estratégia de marketing para alavancar a percepção e status de suas marcas em território nacional com o intuito de reconquistar clientes que são seduzidos por produtos com selo internacional e ganhar novos mercados.

10 BrazilUSA - Business & Real Estate

2. Diversificação de patrimônio Especialistas recomendam que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta.” Diversificar o portfólio de investimentos é uma estratégia comum para proteger empresas contra oscilações econômicas que são imprevisíveis e comuns em nosso país e periodicamente afetam demanda e, consequentemente, a receita. Ter uma filial no exterior abre uma outra fonte de renda, em países com ciclos econômicos distintos, de modo a manter uma média de rentabilidade e maior estabilidade na receita.


3. Estratégia Contábil É comum empresas abrirem portas no exterior como estratégia tributária. Além das vantagens e incentivos fiscais oferecidos, muitas vezes em algumas áreas, pelos EUA para a abertura de novas empresas, empresários brasileiros perceberam que há, em alguns casos, a possibilidade de estruturar os negócios com filiais no exterior com o objetivo de reduzir o patrimônio no Brasil e evitar tributações relativas ao tamanho desse patrimônio.

5. Troféu

4. Imigração

O maior troféu para um empresário é ter sua empresa e marca reconhecidas internacionalmente. E, ter uma filial no exterior é o maior prêmio e recompensa de uma jornada empreendedora de persistência e determinação. Mas, para que o troféu seja sólido, independente dos motivos pessoais que levam empreendedores a desbravar o território Americano, é importante contar com a assessoria certa, procurar entender as nuances legais e culturais do país, e ter um planejamento estratégico sólido que o permita não só se preparar para os desafios como também reduzir os riscos de navegar em mares desconhecidos. Lembre-se: Quem falha em planejar, planeja falhar. Planeje, desbrave e conquiste!

Abrir uma filial ou, até mesmo, uma nova empresa nos EUA pode ser a porta de entrada para a vida nova. O governo americano tem em seu “cardápio de vistos” várias categorias de permissões de entrada e permanência em solo americano com oportunidades de trabalho e investimentos o que permite que empresários e executivos dessas empresas residam legalmente nos EUA com suas famílias.

Luca Martins CEO da InvestPlus Realty. +1 (407) 300-2746

BrazilUSA - Business & Real Estate

11


A importância da automação da casa para vacation home redução fantástica nos gastos. Uma conta que chegaria facilmente aos 700 dólares, ficará em torno de 300. SEGURANÇA E PRATICIDADE SEM ESTRESSE

O número de pessoas que investe em casas para utilizá-las como vacation home visando obter uma boa fonte de renda não para de crescer em Orlando. Entretanto, apesar de haver uma alta demanda de turistas que querem conhecer a cidade, é preciso oferecer não apenas um imóvel, mas o máximo de comodidade para que os clientes possam ficar satisfeitos e depois avaliarem positivamente o imóvel em sites de turismo. Dentre os muitos pontos que podem tornar uma casa excelente para locação, destacaremos neste texto, o sistema de automação. Com um custo relativamente baixo para aquisição de aparelhos e manutenção, o proprietário pode deixar o seu imóvel muito mais confortável, seguro e prático, além de gerar economia e diminuir consideravelmente as chances de ter diversos tipos de problemas. Quando o proprietário tem uma administradora para gerir o seu imóvel e essa oferece serviços de sistema de automação de casas, ele pode escolher dentre várias opções, as que pretende instalar na sua. REDUÇÃO DE GASTOS Um dos pontos mais interessantes que o sistema de automação de uma casa proporciona, é o controle à distância do ar-condicionado. Em Orlando, é comum que ele fique ligado o dia inteiro, mesmo quando os hóspedes não estão na casa, o resultado é uma conta muito alta mensalmente. Entretanto, se houver o sistema de controle, será possível que a temperatura seja alterada à distância, várias vezes ao dia, fazendo com que haja uma

12 BrazilUSA - Business & Real Estate

Outro ponto importante que o sistema de automação oferece é na questão de abertura e fechamento à distância das portas. A primeira vantagem é a questão da segurança, cada novo hóspede recebe uma senha no momento que faz o check-in e após realizar o check-out, a senha é desabilitada, o que permite total segurança a quem irá se hospedar depois e ao proprietário. Além da segurança, essa tecnologia faz com que no momento da chegada, o cliente não passe por nenhum estresse, pois é muito comum que turistas de outros países tenham dificuldades para abrirem a porta na primeira vez, o que os leva a ficarem um bom tempo do lado de fora, tentando ligar para o dono ou para a administradora. Com as portas podendo ser abertas à distância, assim que os locatários chegarem e não conseguirem abrir, o call center confirmará a identidade dos mesmos e abrirá essas portas em segundos. Depois, o próprio call center explicará o procedimento de abertura e fechamento das portas. Há ainda mais um ponto importante sobre fechamento das portas, com o sistema de automação, é possível programar para que elas sejam fechadas, por exemplo, a cada uma hora, assim, caso os hóspedes tenham saído e se esquecido de trancar a casa, quando voltarem, perceberão que ela foi trancada. Podemos destacar ainda outras vantagens desse sistema, como acender as luzes de um determinado cômodo sempre que o sensor de movimento detectar que alguém está caminhando (importante para evitar acidentes como quedas); solucionar rapidamente um problema de queda da internet e programar a abertura das cortinas. Esse é o tipo de investimento que faz com que o imóvel tenha um diferencial a mais na hora de ser avaliado em sites de viagens, por isso, recomendamos a todos os proprietários que ainda não possuem para que pesquisem com quem já tem, pois, certamente, ficarão empolgados em adquirir essa tecnologia. Luiz Gustavo Lessa CEO da ACO Vacation Homes www.acovacationhomes.com


Vamos fazer bons negócios juntos?

SEJA UM PARCEIRO DOMINIUM!

Você que trabalha com(o): Corretor, Financiamento de Imóveis, Design de interiores, Arquiteto, etc. Saiba quais vantagens você pode ter em ser nosso parceiro! (407) 374-2329

www.dominiumcs.com / info@dominiumcs.com 6965 Piazza Grande Ave, Unit 206 - Orlando, FL 32835


Como funciona Financiamento para estrangeiro?

Muitos estrangeiros sonham em adquirir um imóvel na Florida, mas poucos sabem que é possível sim um estrangeiro adquirir um imóvel e tornar esse sonho realidade. Os bancos americanos estão facilitando cada vez mais o financiamento para estrangeiros, com prazo em ate 30 anos para pagar . E também voce pode fazer um financiamento com ate 75% do valor do imóvel. Para começar a organizar a documentação é importante saber que é preciso ter passaporte e visto para os Estados Unidos em período de vigência. O tipo de visto não interfere, ou seja, vistos de turista, negócios ou estudante podem ser utilizados. Qual primeiro passo para fazer financiamento? O primeiro passo de um financiamento para estrangeiro, é voce falar com um agente financeiro que chamamos aqui nos Estados Unidos de Mortgage Broker, ele ira intermediar a negociação junto ao banco. O Mortgage Broker é um profissional certificado e licenciado para analisar a documentação que ele próprio enviará ao banco, sendo ele afiliado e possuindo um relacionamento com vários bancos dos Estados Unidos. Cada instituição bancária tem diferentes condições e programadas de financiamentos imobiliários para estrangeiros, e ele analisara qual sera a melhor opção que se encaixa no seu perfil financeiro. Após ele avaliar seu perfil financeiro, ele fará uma

14 BrazilUSA - Business & Real Estate

PRÉ- QUALIFICAÇÃO do seu crédito para te dar um feedback sobre a aprovação, prazo, juros, valor da entrada entre outros. Tudo isso com tempo de 1 a 2 dias. Quais os documentos exigidos para que um extrangeiro possa financiar um imóvel nos EUA: Segue documentos abaixo para iniciar a análise de crédito: • Preenchimento de formulário de aplicação ( fornecido pelo Mortgage Broker) • copiado Passaporte e visto válido • Informações da conta bancária nosEstados Unidos • Imposto de renda (2anos) pessoa física • Extratos bancários dos últimos 2 meses da conta onde constam os fundos para a entrada. • Carta do empregador comprovando 2 anos de vínculo, ou uma declaração do contador comprovando rendimentos. • Carta do seu banco, comprovando que você tem um relacionamento bom com a instituição financeira; • Carta escrita por uma empresa de contabilidade no Brasil, descrevendo sua renda nos últimos anos e a previsão para o ano atual; • Histórico de crédito, comprovando que voce ̂pagou em dia alguma negociação parcelada ou outro financiamento • Comprovação de renda do valor de pelo menos 3X o valor da parcela


Há outros documentos exigidos, mas os requisitos mudam de acordo com o perfil do comprador. ENTRADA E TAXAS DE JUROS DE FINANCIEMENTO PARA ESTRANGEIRO: A entrada (down payment), minima exigida para estrangeiro é de 25%. Ja as taxas de juros variam de acordo com a avaliação financeira do cliente. Sendo que tudo depende do programa que o cliente qualificar e da entrada que ele for dar. Juros médio de 5.5% a 7,5%. 30 anos / 5 ARM. Parcelas fixas nos 5 primeiros anos. Juros começa em 5,5%. Reajustadas anualmente a partir do 6o ano, conforme variação da taxa básica de juros. Os valores efetivos são definidos pelo seu banco na data de assinatura do contrato do financiamento. O Prazo de conclusão de um processo de financiamento bancário para estrangeiros na Flórida varia entre 45 a 60 dias. A maioria dos bancos que financiam estrangeiros permitem a quitação da dívida a qualquer momento, sem penalidade e abatimento dos juros. O financiamento não será quitado em caso de morte. Diferente do Brasil, o banco não o obrigará a contratar um seguro de vida para quitar o financiamento. Mas nada impede que você o faça por conta própria para obter segurança aos seus herdeiros. Se voce precisa de ajuda para investir no mercado imobiliário dos Estados Unidos Eu Priscila Amarante Lima como Corretora Licenciada na Flo-

rida, atuo há quase 5 anos no mercado imobiliário da Flórida. Q u a n d o se trata do financiamento de imóveis para investimentos em outro país, é muito importante que você tenha o assessoramento de um Corretor licenciado reconhecido no mercado e com know how na região que você deseja investir. Por isso eu Priscila Amarante Lima como Corretora Licenciada estou preparada para assessorar clientes, em português, espanhol e inglês. E também tem uma rede de suporte, com especialistas em cada serviço necessário para o processo de aquisição de um imóvel na Flórida, como contadores, advogados, entre outros. Para maiores informações sobre, compra, venda, administração de imóveis entre em contato.

PRISCILA AMARANTE LIMA Licensed Real Estate - WRA Real Estate Soluti on realtorpriscilalima@gmail.com (321) 442-7790

BrazilUSA - Business & Real Estate

15


SAIBA COMO UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS PODE AFETAR O SEU INVESTIMENTO É na hora de alugar um imóvel que uma das principais “dores de cabeça”, tanto para os clientes, quanto para os corretores, aparece. A papelada necessária para iniciar os trâmites não é um assunto para leigos e, não por acaso, a administração de imóveis está em grande expansão. É cada vez maior o número de empresas especializadas neste setor, já que o administrador atua como um intermediário entre o proprietário e o inquilino, com o objetivo de solucionar eventuais problemas. No entanto, é necessário atenção no momento da contratação, pois alguns riscos, como má administração da propriedade, podem levar o seu negócio a gerar prejuízos. Hugo Alencar, um dos sócios da administradora de imóveis UpMax Vacation explica que, em casos de imóveis a distância, por exemplo, onde um brasileiro compra uma casa de veraneio nos Estados Unidos, uma boa administração será essencial, pois ela estará onde a sua propriedade se localiza. Independente do problema que aconteça, rapidamente tudo poderá ser solucionado.

18 BrazilUSA - Business & Real Estate

“Qualquer imprevisto que ocorra com o seu imóvel, como reparos, acertos com o condomínio ou inquilino e qualquer outra questão relacionada ao seu imóvel, em pouco tempo tudo poderá ser resolvido.”, explica ele. Além disso, a administradora é responsável por cuidar de toda a burocracia necessária da propriedade, tanto financeira quanto jurídica, como por exemplo, taxes e impostos. No entanto, Hugo chama a atenção para a confiabilidade de empresas existentes no mercado imobiliário atual. Segundo ele, muitos proprietários de imóveis não sabem sobre os riscos existentes numa má administração e, em muitos casos, seus imóveis, ao invés de gerar algum retorno financeiro, acabam em prejuízos e muitas preocupações. “Isso é muito importante! Temos casas de clientes que vieram de outras administradoras, onde, no final, tivemos que ir à Corte para solucionar seus casos, pois a casa estava para ser penhorada por falta de pagamento de taxes.”, lembra ele.


Segundo o empresário, para muitas administradoras, o cliente “não passa apenas de um número”, onde sua única preocupação é receber o valor da taxa administrativa. Ele reforça que, uma boa companhia, séria e de confiança, irá tratar aquele imóvel como seu, como se fosse o próprio dono. De acordo com ele, uma boa administradora gera uma prestação de contas à seus clientes a todo momento e, entre os serviços disponíveis, estão: • • • • • • •

Aluguel; Conservação do imóvel; Limpeza; Recolhimento de taxes; Controle dos pagamentos das contas mensais; Cuidado com os guests; Manutenção do imóvel.

No caso da UpMax, por exemplo, é disponibilizado um sistema próprio, super avançado, onde o cliente tem acesso à todas as informações sobre o que é realizado em seu imóvel, podendo acessar a qualquer momento, de onde estiver. Ele também chama atenção ao fato de que algumas empresas cobram além do necessário para a manutenção do imóvel, inventando reparos e outros itens. Sendo assim, é extremamente importante estar

assessorado de uma empresa de confiança, para que não aconteça esse tipo de questão. Em suma, de acordo com Hugo Alencar, é necessário estar atento a tudo que é realizado em seu imóvel. Mas, com uma empresa de confiança administrando essa propriedade, além de estar sempre em ordem, uma boa administração será capaz de fazer a diferença também no sentido financeiro. A UpMax, por exemplo possui uma taxa de ocupação alta das propriedades, na faixa de 85% por mês – a depender da localização e tipo de imóvel - não cria reparos onde não há necessidade e, o mais importante, gera um feedback simultâneo aos seus clientes.

BrazilUSA - Business & Real Estate

19


TRUMP QUER UM 1.100.000 IMIGRANTES POR ANO NOS EUA Recentes matérias publicadas nos EUA confirmam que o presidente Trump quer manter um numero de imigrantes em torno de um milhão e cem mil a cada ano. Esta foi a orientação dada a seu staff, em particular à Stephen Miller. Destacamos algumas variações desta política, entendendo que elas, em princípio, tem impacto positivo para os brasileiros que querem mudar para os EUA. A primeira é a exigência da fluência em inglês para o candidato a imigração. A segunda, terão preferência os investidores e aqueles de tem qualificação profissional, preparo acadêmico, especialidade e outras formas de contribuição para os EUA. OS NÚMEROS PUBLICADOS DÃO UMA IDEIA CLARA DO PORQUÊ: Nos EUA, presentemente, apenas 12% dos imigrantes que obtém a residência o são por qualificação profissional, enquanto no Canadá esta razão é de 63%, Nova Zelandia 67%, Austrália 68% e no Japão 52%, segundo publicado inclusive, na imprensa brasileira. A diminuição do favorecimento de vistos para familiares, em particular os que não tem proficiência em Inglês e não tenham o que agregar ao país, ou seja, pessoas que pretendem os benefícios dos país sem contribuição a ser dada, deverá sofrer uma diminuição, assim como praticamente deve ser extinta a imigração por sorteio, que visava dar mais diversidade dos imigrantes de países sem uma presença marcante nos EUA, ou seja, pessoas que pretendem usar os benefícios do país sem nenhuma contribuição a ser dada, deverão sofrer uma diminuição assim como deve ser extinta a imigração por sorteio, que visava dar mais diversidade aos imigrantes de países sem uma presença marcante nos EUA. O escopo, é ter uma massiva imigração de investidores e profissionais, que possam contribuir para o crescimento dos EUA e atendam a demanda de mão de obra que o país precisa.

20 BrazilUSA - Business & Real Estate

Os números desejados pela administração atual, para a imigração legal, são: subir de 12% para 57% para imigrantes por qualificacao, diminuir para reuniões familiares de 66% para 33% e a imigração por asilo e outras devem cair de 22% para 10% Desta forma, os vistos de profissionais e os de alto preparo, como o EB-1 e EB-2 e os “O” seguirão sendo favorecidos. O visto de emprego, como o EB-3 também seguirão com as portas abertas. Os de investimentos, como o E-2 que é dado para pequenos investidores de países que tem acordos com os EUA, como Itália, Alemanha, Espanha, Japão, e outros mais de 30 países, serão bem vindos, mesmo que tenham nascido no Brasil, por exemplo, mas que tem passaporte destes países. Em especial, o EB-5 segue sendo o melhor visto de imigração para brasileiros que tenham recursos (valor do investimento $500,000, por enquanto). Este tipo de visto, segundo dados da Associação que representa os Centros Regionais, trouxeram para os EUA $10,980 bilhões, o que significou mais de 2% do total dos investimentos estrangeiros nos EUA, e criou mais de 355.000 empregos no país. As 12 entidades que subscreveram as sugestões para o Congresso sobre o EB-5 sugerem um aumento mínimo no valor a ser investido de $900.000 para as áreas não especiais (TEA) com uma preferência para áreas menos desenvolvidas, que tiraria parte substancial de apoio as regiões como NY, Florida e Califórnia. Este visto porém, pode chegar ao limite para brasileiros, em breve, pois tem havido uma grande demanda por ele e como somente podem ser dados 7% dos vistos por ano, para cada país, o Brasil deve em breve, chegar ao seu teto máximo e ter que entrar na fila de espera como aconteceu com a China que hoje, o desejado “green card” está demorando 16,5 anos para sair, a Índia 8,4 (anos), o Vietnam ( 7,6 anos), enquanto que o Brasil, por enquanto (até chegar a este limite) 1,6 anos. Carlos Barbieri


AS 6 REGIÕES MAIS PROCURADAS PARA MORAR EM ORLANDO Muitos brasileiros que visitam Orlando de férias, em sua grande maioria com o intuito de diversão nos parques e compras, acabam se apaixonando pela cidade. Afinal, são diversos aspectos positivos e encantadores que atraem milhares de turistas diariamente. A partir disso, como forma de tornar a visita à terra mágica algo constante, muitas famílias optam pela compra de uma casa. Por outro lado, existem aqueles que enxergam o grande potencial do local e resolvem comprar imóveis como forma de investimento ou então, pessoas que se apaixonam pela cidade de tal forma, que desejam torna-la sua moradia fixa. Seja qual for o motivo, ter um imóvel em Orlando é sempre uma ótima idéia. Entretanto, é no momento da compra que alguns fatores devem ser levados em consideração e tudo irá depender da intenção, ou seja, se será usado como moradia fixa, férias e/ou fonte de investimento. Fatores como como segurança, boas escolas (essa análise é algo preponderante para famílias que possuem crianças em idade escolar, pois alguns bairros oferecem um sistema público de ensino melhor do que outros), perfil comunitário, custo de vida e tempo de deslocamento de casa para o trabalho/escola são alguns deles. Fazendo esta avaliação, o próximo passo é a localização do imóvel. Pensando nisso, segue abaixo uma lista com as seis regiões mais procurados de Orlando:

22 BrazilUSA - Business & Real Estate


• Dr. Phillips: Ela é considerada um local privilegiado, por ficar bem próximo ao centro de Orlando, com fácil acesso aos parques temáticos e conveniências do dia-a-dia. É considerado um bairro de padrão de vida alto, com uma das melhores seguranças da cidade e ótimas escolas – Dr. Phillips High School está entre as mais tradicionais. – Segurança: Ótima; – Custo de Vida: Classe média alta, com preponderância as famílias com margem salarial acima de 100 mil dólares anuais; – Escolas: Excelente nível geral; – Localização: Bem localizada, central; – Perfil Comunitário: Misturado. •Lake Nona: Chamada de “Medical City”, essa região possui grandes possibilidades de crescimento em Orlando. Por se tratar de um local destinado à saúde, com ótimos hospitais e centros de tratamento, em pouco tempo, Lake Nona pode se tornar um dos pólos de referência neste segmento. Uma pequena desvantagem, comparada aos outros locais citados nesta matéria, é com relação à distância. Essa região fica um pouco mais afastada e é cercada por pedágios, aumentando um pouco os gastos. Entretanto, em termos de investimento imobiliário, Lake Nona é uma das melhores opções por conta de seu alto potencial de crescimento. - Segurança: Excelente; - Custo de Vida: Classe média alta, com muitas famílias com margem salarial acima de 100 mil dólares anuais; - Escolas: Excelente nível geral, com avaliação entre 8 e 10 em praticamente todas as Elementary Schools; - Localização: Um pouco isolada, ficando a sudeste do aeroporto de Orlando e relativamente distante do centro; - Perfil Comunitário: Misturado e, com muitos médicos e advogados moram na região. • Windermere: Relativamente novo e com um padrão de vida impecável, a julgar pelas excelentes escolas e segurança, o bairro também é um dos favoritos. Muitas celebridades optam por adquirir um imóvel nesta região, principalmente pela tranquilidade e conforto que oferece. Além de ficar mais afastado da movimentação de Orlando, Windermere se destaca como local luxuoso, com diversas mansões incríveis. Em termos de investimento, imóveis nesta região atraem o olhar de muitos empresários e corretores. – Segurança: Ótima; – Custo de Vida: Classe média alta, com muitas famílias com margem salarial acima de 100 mil dólares anuais; – Escolas: Excelente nível geral; – Localização: Região bem localizada, central; – Perfil Comunitário: Misturado.

BrazilUSA - Business & Real Estate

23


• Celebration: Por ter sido projetada pela Disney, ela possui uma arquitetura muito particular. Bem calma e pequena, ela também atrai muitos turistas, devido às suas características ligadas ao parque, como ruas extremamente limpas e cortes das plantas padronizados. Suas casas e apartamentos possuem um valor alto, mas é um ótimo local para quem procura algo agradável e intimista. – Segurança: Excelente, quase não há índices de criminalidade; – Custo de Vida: Classe média alta, principalmente famílias com margem salarial acima de 150 mil dólares anuais; – Escolas: Excelente nível geral, com escolas com níveis de avaliação 10; – Localização: Central, bem localizada em Kissimmee. – Perfil Comunitário: Muitos americanos, praticamente não se nota a presença de comunidade latina ou de imigrantes.

• Winter Park: Considerada como uma outra cidade, mas extremamente próxima de Orlando, ficando há 10 minutos de Downtown e um pouco mais distante das áreas turísticas, ela é uma região supervalorizada e bem-conceituada. Charmosa e com um estilo europeu, ruas arborizadas, ótimos restaurantes e cafés, Winter Park é conhecida por oferecer festivais de arte, feiras semanais e shows de carro. – Segurança: Excelente; – Custo de Vida: Classe média alta, com famílias com margem salarial de 100 mil dólares anuais; – Escolas: Excelente nível geral, tanto no Elementary como no High School. Escolas com avaliação nota 10 em várias subdivisões; – Localização: Bem localizada. Fácil acesso à shoppings, restaurantes, centros de estudo, etc. Fica a menos de 10 minutos de Downtown Orlando e relativamente longe da agitação turística dos parques; – Perfil Comunitário: Comunidade essencialmente americana. • Hunter´s Creek: Também muito bem localizado, o bairro está próximo à Kissimmee e a famosa Internacional Drive. Por possuir uma diversidade muito grande de casas e apartamentos de alto padrão com preços acessíveis, a região é muito procurada tanto por americanos quanto por brasileiros. Além disso, também conta com boas escolas, ótimos parques e segurança. – Segurança: Excelente; – Custo de Vida: Classe média, com a maioria das famílias com margem salarial entre 70 e 100 mil dólares anuais; – Escolas: Excelente nível geral, tanto no Elementary como no High School; – Localização: Região bem localizada, central. Fácil acesso à shoppings, parques, etc.; – Perfil Comunitário: Misturada. Independente da região escolhida, ter um imóvel em Orlado é uma ótima idéia para quem está em busca de tranquilidade, paz com a família e, no caso de investidores, um bom retorno financeiro.

24 BrazilUSA - Business & Real Estate


40 ANOS NO BRASIL 04 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS

 ABERTURA DE EMPRESA  SUPORTE TRIBUTÁRIO  BUSINESS PLAN  AMENDMENTS  VIRTUAL OFFICE  ITIN NUMBER TAXID APPLICATION  SALES AND USE TAX CERTIFICATE  INCOME TAX FOR BUSINESS AND INDIVIDUALS  ANNUAL REPORT  BOOKKEEPING  PAYROLL  NOTARY SERVICES  LICENSES AND PERMITS  OPERATING AGREEMENT OPE  REAL ESTATE TITLE TRANSFER  CERTIFIED TRANSLATIONS

RUA FREI CANECA, 109 CERQUEIRA CÉSAR CEP: 01307-001 – SÃO PAULO – SP CELSOVM@ASSELFIS.COM.BR TEL.: +55 (11) 3124-7255

“A ASSELFIS É O SUPORTE DO EMPRESÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL.”

7901 KINGSPOINTE PKWY #10 ORLANDO, FL 32819 CELSO@ASSELFIS.COM TEL.: +1 (407) 826-1034 TEL.: +1 (407) 617-7831 WHATSAPP +1 (407) 617-7831 WWW.ASSELFIS.COM @ASSELFISINTERNATIONAL


Um não residente pode ser um residente fiscal nos Estados Unidos A dúvida é bastante comum entre os brasileiros que, muitas vezes, não realizam um planejamento tributário Nos Estados Unidos, a questão tributária caminha de forma independente da imigração. Um brasileiro não residente pode ser um residente fiscal e ter que pagar impostos em solo americano. É preciso ficar bastante atento a isso. O residente fiscal é aquela pessoa que esteve por mais de 183 dias nos Estados Unidos, num período de 3 anos. Os tais 183 dias são calculados da seguinte forma: o número de dias em solo americano no ano anterior, por exemplo, 2018, somados ao número de dias presentes, em 2017, dividido por 3, e por fim, somados ao número de dias, em 2016, dividido por 6. Parece complicado, mas não é. Vamos simular que um brasileiro tenha ficado 60 dias em 2018, outros 60 em 2017 e outros 60 em 2016. Veja a tabela abaixo. Pelo cálculo, a totalização dará 90 dias, nos três últimos anos, ou seja, o não residente também é considerado um não residente fiscal e sem a necessidade de pagar impostos. Vale lembrar que, mesmo com esse cálculo, se o brasileiro tiver obtido algum tipo de renda nos Estados Unidos, ele terá que prestar contas ao Internal Revenue Service – IRS, que faz parte do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Ano 2018 2017 2016 Total

dias presentes 60 60/3 60/6

cálculo 60 20 10 90

Em outra simulação, se o brasileiro ficou 130 dias em 2018, 120 em 2017 e 90 em 2016, o IRS considera a presença

28 BrazilUSA - Business & Real Estate

significativa, conforme a tabela abaixo, já que pelo cálculo ultrapassou-se os 183 dias. A pessoa é considerada residente fiscal nos Estados Unidos com a tributação incidindo, inclusive, nas rendas que tiver no Brasil, mesmo que ela tenha entrado com visto de turismo ou negócios. Ano 2018 2017 2016 Total

dias presentes 130 120/3 90/6

cálculo 130 40 15 185

As pessoas confundem porque acham que estão com visto de turista e/ou negócios, mas por não possuírem o Green Card, não são residentes fiscais. Elas acabam tendo um problemão com a receita federal americana. No caso de estudantes, existe a isenção de pagamentos de tributos por cerca de 5 anos e a declaração é feita como não residente. O melhor, nestes casos, é procurar uma consultoria especializada, já que existem algumas exceções, além de ser possível também fazer um planejamento tributário para estar sempre em dia com o IRS e não ter surpresas.

Carol Larson EA, enrolled agent larsonacc.com


Os Melhores Imóveis Os Melhores Imóveis EXCELENTES LOCALIZAÇÕES EXCELENTES LOCALIZAÇÕES

REALIZE O SONHO DE MORAR REALIZE O SONHO DE MORAR E INVESTIR E INVESTIR NA NA FLORIDA! FLORIDA! ”” Orlando Orlando é é uma uma ótima ótima opção opção para para quem quem quer viver em um lugar com estabilidade econômica, além da proposta de segurança e e conforto conforto para para você você e e sua sua família família ”.”.

Carla Carla Mottta Mottta ®® Você mais perto do seu sonho!

Você mais perto do seu sonho!

Assessoria durante todo o Processo atéAssessoria a Entrega das Chaves durante

todo o Processo até a Entrega das Chaves

Compra e Venda Imóveis Residenciais, Imóveis de Férias, Comerciais ee Lotes para o público Compra Venda Local e Estrangeiro Imóveis Residenciais, Imóveis de

Férias, Comerciais e Lotes para o público Local e Estrangeiro

Consultoria na Abertura de Conta eConsultoria Financiamento na

Abertura de Conta e Financiamento

Contato: +1 ( 407 ) 376 - 1370 Contato: CarlaMottaRealtor@gmail.com @carlamottarealtor +1 ( 407 ) 376 - 1370

7031 Grand National Dr. Ste 101, Orlando, FL 32819

CarlaMottaRealtor@gmail.com @carlamottarealtor

7031 Grand National Dr. Ste 101, Orlando, FL 32819


INVESTINDO EM IMÓVEIS EM ORLANDO CASAS RESIDENCIAIS OU DE VERANEIO visando apenas os rendimentos atrativos que aqui os imóveis proporcionam. Freqüentemente esses candidatos a proprietários de imóveis se deparam com o dilema referente ao tipo de imóvel a adquirir - DEVO COMPRAR UM IMOVEL RESIDENCIAL OU DE VACATION ? “ Refletir bastante a este respeito antes da aquisição do imovel evitará uma compra que possa trazer futuro arrependimento.

Se como costuma dizer o president Donald Trump “ investir em imóveis é o melhor investimento que existe “ e ele realmente faz jus ao que proclama, pois fez imensa fortuna investindo em imóveis, Orlando definitivamente se tornou uma das regiões mais atrativas dos Estados Unidos, para esse tipo de investimento que é, sem duvida , uma das formas mais seguras e garantidas de investir seu dinheiro. Com crescimento exponencial no número de visitantes e similar característica de crescimento no número de residentes, Orlando se tornou a menina dos olhos para aqueles que pretendem investir e lucrar com o rendimento e a valorização de imóveis Por ano, inúmeros novos projetos na área imobiliária são iniciados nesta região da Florida e, apesar de, para alguns , dar a ilusão de possível saturamento, o Mercado de imóveis de Orlando continua crescendo de maneira saudável e segura. Somando-se a populacao local, e um numero cada vez mais crescente de novos moradores que aqui vem fixar residencia , investidores de varias regiões dos Estados Unidos e estrangeiros dos mais variados cantos do Mundo, atraídos pelos bons resultados financeiros proporcionados, movimentam este Mercado e o tornam cada vez mais procurado. Entre estrangeiros de vários Países do Globo os brasileiros têm lugar de destaque na quantidade de imóveis comprados anualmente nesta região, uns com o objetivo de neles residirem, outros com a finalidade de aqui terem sua casa para dela usufruírem nas frequentes visitas a Orlando, outros ainda

32 BrazilUSA - Orlando Real Estate

NUMA PRIMEIRA E SUPERFICIAL ANALISE DIREMOS QUE: .Para aqueles que pretendem aqui residir, o imóvel a ser selecionado deverá ser em área residencial situada em região cujas escolas sejam de primeira linha e nas proximidades de áreas comerciais com supermercados, restaurantes, bancos etc .Para aqueles que pretendem um imóvel para aqui virem passar suas ferias e realizarem algum rendimento através de locação durante os períodos que não estão ocupando o imóvel, o ideal será um imóvel de vacations que permite ao proprietário alugar por curtos períodos para turistas e com isso pagar todas as despesas do imóvel e eventualmente ainda ter um rendimento adicional. .Para aqueles que pretendem adquirir aqui um ou mais imóveis com finalidade específica de investimento para usufruir do rendimento e valorização proporcionado, aí vale um estudo mais profundo de rentabilidade de ambas opções ( residencial e vacations ) A MY ESTATE CONNECTION – SUA IMOBILIARIA BRASILEIRA NA FLORIDA dispoe de uma equipe preparada para o ajudar voce a fazer as melhores opções de compra de imoveis seja qual for a finalidade, bem como acompanhar toda a tramitação do processo de compra e do financiamento quando aplicável. Armando Soares Licensed Real Estate Broker US Business Solutions (321) 217-4221 armando@usbusiness-solutions.com


ATENÇÃO PROPERTY MANAGERS ECONOMIZE DINHEIRO, TEMPO E AUMENTE SUAS RESERVAS!

Por um custo mínimo, nossa equipe especializada e dedicada irá coletar e declarar os impostos dos seus clientes, economizando seu tempo e dinheiro para que você possa se dedicar em gerenciar as casas de férias de seus clientes e consequentemente aumenta aumentar muito mais o número de reservas. Coletamos todas as informações necessárias diretamente do seu software para preparar as declarações fiscais e enviar pagamentos em seu nome. Você não precisa lidar com isso. Nós faremos isso por você !

(407) 374-2329

www.dominiumcs.com / info@dominiumcs.com 6965 Piazza Grande Ave, Unit 206 - Orlando, FL 32835


SAINT CLAIR FERNANDES GANHA PRÊMIO PELA FLORIDA CONNEXION nimos detalhes durante a aquisição do imóvel. Nós vamos além do que a corretagem determina!”, explica ele. Trabalhando ao lado de sua esposa, Katie Fernandes, juntos eles formam um time dedicado à ideia de que o cliente sempre vem em primeiro lugar. Segundo Sam, tudo começou em 2006, onde todo o investimento era feito no aprendizado das normas e regras que o mercado exigia, com a intenção de poder representar seus clientes internacionais cada vez melhor. Hoje, a empresa em que atua está em constante crescimento. “O ano de 2018 foi maravilhoso para nós, toda glória alcançada foi fruto da nossa persistência e dedicação, junto aos nossos clientes e amigos. Tenho muito orgulho da empresa em que trabalho e da minha amiga, a Broker Rosana Almeida, que é realmente uma inovadora no nosso segmento”, contou o corretor.

Nossas homenagens aos premiados na festa Orlando Creative Real Estate Awards 2018 continuam. Dessa vez, vamos falar sobre Saint Clair Fernandes, vencedor pela empresa Florida Connexion. Atuando no mercado imobiliário há 14 anos, Sam, como é conhecido, tem como motivação para trabalhar como corretor o prazer de ajudar as pessoas na realização de seus sonhos. Para ele, a honestidade e as parcerias que são formadas com outras empresas do ramo formam o seu grande diferencial. “Faço o que eu tenho paixão e me dedico 100% ao cliente. Trabalho uma média de 60 horas por semana e visto a camisa da empresa! Com certeza, o segredo do nosso sucesso são as parcerias que formamos ao longo dos anos, possibilitando assessorar nossos clientes nos mí-

34 BrazilUSA - Business & Real Estate

Sobre a festa realizada pela revista Business & Real Estate BrazilUSA em parceria com a Creative Design, Sam contou que ficou impressionado com o tamanho do profissionalismo que os organizadores tiveram em preparar cada detalhe. Para ele, a ocasião foi realmente um evento de gala dedicado à um segmento muito importante do mercado imobiliário da Florida. Comentando sobre a sua premiação, Sam disse que ficou super honrado por ter sido escolhido em meio a tantos outros profissionais de altíssimo gabarito. E complementou dizendo que já está se preparando para concorrer a chance de subir ao palco novamente esse ano. “Estou trabalhando duro para poder participar desse maravilhoso evento outra vez. Nada como poder ser reconhecido pela excelência de seu trabalho!”, finalizou Sam. CONTATOS: Telefone: Direct/Whatsapp 1-407-580-2230 Email: GroupRealtor@Yahoo.com Website: www.FloridaConnexion.com/SaintClair-Fernandes Address: 5411 International Drive Orlando-FL 32819


MARCIA VELOSO RECEBE PRÊMIO PELA IMOBILIÁRIA REALTY ONE GROUP INSPIRATION. mercado e ter a minha licença. Percebi que seria bom iniciar o curso de Real Estate.”, contou ela. Durante algum tempo, Marcia atuou também como Diretora de Desenvolvimento, realizando o treinamento dos corretores da V.Enterprises Realty. Porém, com as vendas caminhando bem e, consequentemente, a falta de tempo, optou por se dedicar às funções de Realtor®, Real Estate Agente, e em sua outra paixão e formação, decoração de interiores. “Eu amo o que eu faço! Amo estar com as pessoas, amo casas e decoração. Então, foi a combinação perfeita para um trabalho. E, quando a gente gosta do que faz, fazemos bem feito!”, brincou ela.

As lembranças do dia 15 de dezembro de 2018, no evento de premiações Orlando Creative Real Estate Awards, são muitas e, com certeza, deixaram saudades. Vamos contar nesse mês um pouco da história da homenageada Marcia Veloso, vencedora como melhor Realtor® pela imobiliária Realty One Group Inspiration. Morando nos Estados Unidos há 19 anos, formada em Letras no Brasil e em Interior Design nos Estados Unidos, ela começou na carreira imobiliária a partir de uma necessidade de ajudar o seu marido na nova empresa. “Meu marido sempre foi investidor imobiliário e então que eu senti a necessidade de entender melhor desse

36 BrazilUSA - Business & Real Estate

Com o lema “se merece ser feito, merece ser bem feito”, ela chegou ao sucesso que é hoje. Para Marcia, seu grande diferencial é exatamente a atenção que dedica às pessoas que a procuram, entendendo suas necessidades, desejos e sonhos. Seu trabalho não se limita apenas em etapas da venda do imóvel, mas também, com o auxílio de seus parceiros, ela assessora seus clientes em todo o processo, como financiamento, questões bancárias, contábeis e burocráticas. Ao comentar sobre a sua premiação na festa da revista Business & Real Estate BrazilUSA juntamente com a Creative Design, Marcia disse ter ficado extremamente honrada ao ter sido escolhida entre tantos outros profissionais maravilhosos da Realty One Group Inspiration. Segundo ela, o evento merece muitas palmas, pois estava tudo maravilhoso e extremamente organizado. “É muito bom ser reconhecida como a melhor do ano em vendas da sua empresa. Isso só me motiva ainda mais para continuar trabalhando e fazendo o melhor para os meus clientes!”, contou emocionada. CONTATOS: +1 (321) 276-0212 6965 Piazza Grand Av. #406 – Orlando marciaveloso.m.realtyonegroup.com Instagram: @corretoramarciavelosoflorida Facebook: marcia.veloso1


CAMILA RICCHETTI E CAROLINA MEDEIROS, DO THE MANA TEAM, REALIZAM OPEN HOUSE EM CONDOMÍNIO LOCALIZADO EM WINTER GARDEN

O mercado de “Luxury Real Estate” tem chamado muito a atenção de novos investidores, principalmente em áreas como a Flórida. Localização privilegiada, acabamentos de interiores sofisticados, - como bancadas de mármore, eletrodomésticos de cozinha de qualidade profissional e armários personalizados - e comodidades semelhantes a hotéis, como fitness center e centro de SPA são muitas vezes itens básicos que remetem a propriedades de luxo. Acreditando na ideia de que vender imóveis dessa categoria não se resume apenas em vender uma casa, mas sim todos os seus benefícios e um estilo de vida, há cerca de seis meses Camila Ricchetti e Carolina Medeiros, Realtors da Imobiliária Florida Connexion, começaram a criar seus diferenciais nesse nicho. “Luxury Real Estate é trabalhar com casas de luxo. Porém, entendemos que não só depende do valor da propriedade, e sim de como tratamos nossos clientes quando falamos nesse assunto. Acreditamos que atuar nessa área não quer dizer que vamos apenas vender casas caras, mas sim que cuidamos dos nossos clientes em todos os sentidos, oferecendo um serviço cinco estrelas.”, explicaram elas. Pensando nisso, Camila e Carolina apostaram na ideia de eventos como Open House, com o intuito de apresentar essas propriedades ao público e profissionais do mercado imobiliário. A primeira experiência ocorreu no início do mês de maio, apresentando às pessoas interessadas uma casa incrível, localizada em Watermark, no condomínio Meritage Homes. Esse

38 BrazilUSA - Business & Real Estate

imóvel encontra-se bem em frente à um lindo lago, onde o proprietário pode construir seu próprio Dock. “A ideia do evento veio de nós duas, porque sabemos que no mercado de luxo precisamos nos diferenciar e achávamos que estava faltando esse tipo de serviço. Com o Open House, nós identificamos o que a propriedade tem de melhor e exploramos isso. Nessa casa, por exemplo, o outdoor front lake é incrível. Então, focamos nessa parte de fora, com meninas na piscina, DJ, contratamos um buffet de comida japonesa e mostramos bem essa área que a casa oferece, localizada de frente para o lago.”, explicaram. O Open House organizado por elas contou com a presença de clientes em potencial, – onde três já entraram em contato logo após o evento - Brokers, Realtors e interessados do próprio condomínio. Com um feedback superpositivo, os convidados informaram que esse tipo de evento possibilita que todos sintam exatamente o que o imóvel tem de melhor, aumentando ainda mais o desejo de compra. Carolina e Camila informaram que em breve novos eventos como esse serão realizados. CONTATOS: E-mail: themanateamre@gmail.com Carolina Medeiros +1 (305) 753-1943 Camila Ricchetti +1 (407) 308-7484


PATRÍCIA CURCOVEZKI A EMPRESÁRIA QUE FEZ A DIFERENÇA NO ROTARY CLUB OF BRAZIL ORLANDO

42 BrazilUSA - Business & Real Estate


Patrícia Curcovezki é o que conhecemos de “mulher empreendedora”. Cirurgiã Dentista, empresária do ramo imobiliário e Presidente pelo segundo ano consecutivo do Rotary Club of Brazil Orlando. Além de toda a carreira, ela também exerce com muito sucesso o papel de esposa e mãe. Seu lado humano, sempre preocupado em ajudar o próximo, é algo que merece destaque no seu perfil. São inúmeras as qualidades que fazem de Patrícia a empresária que vem conquistando um importante espaço na comunidade de Orlando, fazendo com que a partir desse ano trace um novo destino. Desde jovem, Patrícia sempre esteve dedicada ao seu lado profissional. Nascida em Telêmaco Borba, no Paraná, ela começou a trabalhar muito cedo. Com apenas 10 anos, já ajudava seus tios na venda de roupas e, aos 14 anos, começou em um escritório de contabilidade, dentro de uma rádio da cidade. Com 18 anos casou-se e passou a atuar no ramo de petróleo junto ao marido. Após um tempo, mudou-se para Campinas, em São Paulo, onde iniciou a sua tão sonhada faculdade em Odontologia. Posteriormente, realizou diversos cursos de atualização em Ortodontia, Periodontia, Endodontia e pós-graduação em DTM (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial). Também, a convite do professor titular de uma importante faculdade do Paraná, se especializou em Odontopediatria.

Patrícia estava no auge de sua carreira no Brasil quando optou por mudar-se para os Estados Unidos, em meados de 2011. O medo da violência e a busca por qualidade de vida foram as razões pela qual a empresária optou pela vinda. Como seus dois filhos haviam nascido em Orlando, ela escolheu esse lugar para ingressar o seu novo caminho. Como define, a cidade é “familiar”. O começo da vida na América não foi fácil, foi preciso muita força de vontade, coragem e foco para seguir sem desistir. Sua história no Rotary Club começou em 2012, onde, a convite de uma amiga, foi conhecer o projeto de um “novo clube dedicado à brasileiros”. Esse era o primeiro da língua portuguesa em Orlando e, por amar a idéia de poder ajudar o próximo, Patrícia “abraçou” a causa e atuou como cofundadora. “Depois disso minha vida mudou, porque eu encontrei uma razão para estar aqui. Senti que minha vida tinha um propósito. Depois que eu conheci os trabalhos do Rotary fui me envolvendo mais e mais com o clube, sempre com o objetivo de ajudar o próximo. Fui secretária, tesoureira, fiz de tudo um pouco. Me dediquei ao Rotary, porque sou apaixonada na filosofia e no companheirismo”, contou a empresária. BrazilUSA - Business & Real Estate

43


O Rotary Club of Brazil Orlando tem como objetivo manter suas comunicações em língua portuguesa para acolher a comunidade brasileira e ajudá-la. Localizado na International Drive, no Gilson’s Restaurant, região onde se concentra um grande número desse grupo, a idéia é atrair pessoas do bem que estejam dispostas a ajudar. Desenvolvendo projetos de envergadura planetária, o feito mais notório tem sido a luta pela erradicação da Poliomielite no mundo. O Rotary Club of Brazil Orlando é uma organização internacional que faz parte da grande família de Rotarianos. São mais de 1,5 milhões de voluntários em todo o planeta. Somente duas organizações que não são países possuem cadeira na ONU (Organização das Nações Unidas), a Cruz Vermelha e o Rotary. O clube de Orlando é autorizado pelo Rotary Internacional a utilizar a língua portuguesa, mesmo estando em solo Americano. Em 2017, Patrícia Curcovezki foi convidada para o cargo de Presidente do clube, o qual a deixou muito honrada e feliz. Assim que atingiu esse posto, desempenhou a formação de dois grupos dedicados à jovens – que muito se orgulha: Rotaract e o Interact. “Quando fui para a Convenção Rotária de Atlanta, comecei a pesquisar sobre os clubes Interact e Rotaract. No final da Convenção, meu filho de 12 anos disse que havia gostado do Rotary e o outro, de 11 anos, disse que estava inspirado a fazer algo para ajudar. Minha felicidade foi grande! Liguei na hora para a Cacilda Garbin, e suas filhas haviam dito a mesma coisa. Imagine a minha alegria! Naturalmente, fiz o que qualquer mãe rotariana que se preze faria. Como eu já sabia que na escola deles não tinha um Interact Club, pesquisei para saber se existia algum clube comunitário na cidade. Não encontrei nenhum. Diante de todas informações necessárias sobre o funcionamento dos clubes para os jovens e tendo assistido a quase todas as palestras, estando cheia de ideias, assim que eu tomei posse conversei com os membros. Alguns achavam esse sonho um pouco distante, mas outros acharam ótimo! Eu acreditei e contando com o apoio da companheira rotariana Cacilda, desenvolvemos o projeto.”, disse Patrícia.

44 BrazilUSA - Business & Real Estate

Após apresentação para o Governador do Distrito, o projeto foi passado para votação da diretoria do Rotary, onde venceu por unanimidade. Em agosto de 2017, a empresária deu início as atividades dos dois grupos dedicados à jovens: o Rotaract, de 18 à 30 anos, contando hoje com 15 membros, tendo Bruna Garbin Paes de Barros como Fundadora e Presidente; e o Interact, com jovens de 11 à 17 anos, 46 membros e que teve Richard Bradley Curcovezki como Fundador e Presidente, cargo atualmente comandado por Fernanda Paes de Barros. “Temos mais jovens querendo entrar, mas não temos espaço. Esses dois grupos fazem realmente a diferença! Sempre me preocupei com o futuro dos nossos jovens, querendo mantê-los envolvidos em serviços humanitários. Hoje, sinto muita alegria em ver o desenvolvimento deles perante a comunidade”, contou emocionada.


Em 2018, Patrícia foi reeleita como Presidente e deu seguimento à novos e antigos projetos. Porém, após dois anos consecutivos, chegou a hora da empresária dar a oportunidade desse trabalho à novos membros e ficará responsável apenas pela parte de projetos do clube. Em uma fala emocionada, ela disse o quanto se orgulha desses anos nessa função e toda a importância que o Rotary exerceu na sua vida. “Foi uma experiência absolutamente fantástica e que mudou a minha vida. As pessoas que mais me conhecem, membros da minha família e meus amigos, sabem muito bem que a minha paixão pelo Rotary é ilimitada! Eu sempre digo aos futuros rotarianos: nós damos a oportunidade para entrarem no nosso clube, mas para se tornar um rotariano depende totalmente de você!”, disse a empresária. Paralelamente ao trabalho que vem desempenhando com sucesso no Rotary Club of Brazil Orlando, Patrícia também se dedica, desde 2014, como administradora de imóveis. Atuando no mercado de “Flipping House”, tudo começou quando comprou a primeira casa em um leilão e revendeu rapidamente. No mesmo momento, a empresária enxergou a oportunidade de iniciar um novo negócio e ter uma nova fonte de investimento. Ela procurou uma assessoria e desde então não parou mais. Com sua saída da Presidência do Rotary, Patrícia pretende continuar atuando no mercado imobiliário, ao qual ela também adora. “Eu compro, reformo e vendo ou alugo, depende do imóvel. É um ótimo investimento, sem dúvidas! A Flórida Central tem crescido muito, principalmente Orlando”, explicou Patrícia. O modelo de Flipping vem atraindo os olhares de muitos investidores. No entanto, a empresária reforça que este tipo de negócio varia muito de acordo com o cenário do mercado. É necessário dominar muito bem o conceito, conhecer as melhores cidades para investir, comparar riscos e lucros, e ter o acompanhamento de um profissional que seja especializado neste tipo de transação. De acordo com Patrícia, casas antigas, leilões e execuções hipotecárias são exemplos de imóveis normalmente visados para este segmento, pois é possível comprar propriedades relativamente “baratas”, em boas localizações, reformá-las e revendê-las com um valor mais alto.


Com toda a carreira brilhante que a empresária vem exercendo em Orlando, ela já recebeu alguns prêmios, tais como: • Mulher BrazilUSA 2018 – Prêmio especial de voluntariado (Orlando) • Notable Brazil Awards 2019 – Indicação pelo trabalho de voluntariado (Nova York) • Networking Empresarial – Presidente do Ano 2019 (Lisboa) Os novos planos de Patrícia são de muito trabalho e estudo. Afinal, com a veia empreendedora que faz parte de sua vida, ela está sempre em busca de algo novo. “Irei seguir no Rotary como Diretora de Projetos, ajudando em tudo que for necessário e criando sonhos com a Cacilda Garbin na Presidência. Mas, também irei cuidar um pouquinho de mim agora. Sou Cirurgiã Dentista, vou me dedicar aos estudos e, então, validar minha licença aqui nos Estados Unidos. Tenho um longo caminho a seguir para realizar mais esse sonho, sempre com o lema do Rotary: Dar de Si Antes de Pensar em Si.”, finalizou Patrícia Curcovezki CONTATOS: rotarianpatricia@gmail.com (407) 797-7379

46 BrazilUSA - Business & Real Estate


A falta de informação. Ainda acontece! Semana passada fiquei surpresa com um cliente que estava comprando uma casa com as suas economias. Um cliente Residencial e não, de Vacation Home como é mais comum por aqui em Orlando. Ele não sabia o que estava comprando. Estava dando sinal em uma casa sem ter todas as informações. Como ele sabe da minha trajetória, resolveu me pedir ajuda e me deparei com uma situação bem diferente - casa com HOA caríssimo (o condomínio daqui) , numa região com de alto índice criminal. A casa era bonita aparentemente, porém, muito velha que seguramente precisaria de reparos e o deixaria na mão. A primeira orientação que passei foi pra parar o processo e “respirar”. Avaliação de pelo menos 3 opções possíveis. O HOA (condomínio) e o Mortgage (empréstimo) juntos podem se tornar bem pesados pra quem está investindo na primeira casa. Pedi pra ver as propostas e aí ouvi que ele quem estava procurando num APP e só pedia o preço pra corretora. Tantos corretores aqui na Florida, super conceituados, tradicionais e confiáveis, além de materiais pra pesquisa e essa situação continua acontecendo.

O papel do Corretor, tão falado aqui é de uma pessoa da família praticamente. Ele é o agente que vai ajudar o seu cliente na hora da compra da casa, com idoneidade, organização e apresentação das melhores oportunidades na certeza de efetuar um excelente negócio. Todos os APPs de casas e apartamentos, assim como terrenos, são uma ferramenta maravilhosa que promovem as ofertas disponíveis no mercado e agilizam o processo, mas cabe ao profissional fazer o seu cliente entender e passar por um processo focado na real situação que ele pode fazer negócio. Falando tudo isso encerro com um questionamento - tantos posts no Instagram, Facebook... Será que os Corretores estão sabendo aonde estão os seus novos clientes? Oportunidades presentes em mailings selecionados, eventos mais focados e uma ativação pelo telefone - meios utilizados antigamente - têm se mostrado mais efetivos na conclusão de negócios. Nada vai tirar o contato, a análise personalizada de um cliente que espera do seu profissional. Realtors, pensem nisso com carinho. Utilizem a Comunicação Total, todo o ciclo de marketing pra saber chegar ao seu futuro Cliente. Clientes, procurem um profissional com experiência suficiente pra dar um panorama e mostrar as oportunidades, assim como os riscos. Quanto ao Adolfo, personagem desse artigo, acabou de assinar um contrato digno de seu esforço, com um novo Realtor, que inclusive montou um plano de investimento pra ele ja pensar na segunda casa... A tal da fidelidade... Dany Arello Public Relations & Marketing Specialist Hamam Development (407) 501-2661 daniellearello@gmail.com

48 BrazilUSA - Business & Real Estate


Profile for BRAZIL USA MAGAZINE

Business & Real Estate Magazine #29 (Português)  

Revista BrazilUSA Business & Real Estate Magazine #29 (Português)

Business & Real Estate Magazine #29 (Português)  

Revista BrazilUSA Business & Real Estate Magazine #29 (Português)