InfoBrahman 2019 - EDIÇÃO 16

Page 1

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 1

InfoBrahman


Editorial O futuro já começou... Na reta final de um ano muito especial para o Brahman brasileiro, em seu Jubileu de Prata, a ACBB realizou mais um evento do calendário oficial da raça, a 15ª ExpoBrahman, confirmando uma forte retomada de mercado. Marcadamente pela presença de selecionadores e até usuários dessa genética, os julgamentos de gado de pista e de campo novamente se superaram em termos de animais inscritos e de expositores. A Casa do Brahman esteve cheia todos os dias, inclusive com os técnicos que trabalham com a raça. No intercâmbio de informações e experiências, o trabalho e o entusiasmo gerou questionamentos e também respostas, cujas consequências estarão estampadas nos próximos 25 anos de Brasil. É um futuro de novas conquistas que a diretoria da ACBB e sua equipe de colaboradores vislumbram. E os bons negócios – Leilão EAO e Shopping Brahman – cercados de novas demandas e mobilizações das principais praças pecuárias do País, refletiram nossas análises e esforços de trabalho; aliás, também prestigiado pela delegação paraguaia, parceira e motivada, em função de ser anfitriã no próximo Congresso Mundial, em 2020. Resta, obviamente, nossos agradecimentos oficiais a estes visitantes ilustres. Como é nossa tradição, o curso de churrasco do “Brahman Jovem” e a confraternização que se seguiu, com o remate do shopping deixaram em todos bons momentos e o compromisso de continuar. Este InfoBrahman vem para documentar estas poucas linhas, saudar e agradecer a todos pela presença indispensável – de cada um. Cumprimentos, aliás, a todas as entidades que mais uma vez colocaram muita cor e qualidade no Parque Fernando Costa. Boa leitura!

Diretoria 2018/2020 PAULO SÉRGIO SCATOLIN Presidente PAULO DE CASTRO MARQUES Vice-Presidente WILSON ROBERTO RODRIGUES Conselheiro Secretário CHARLES WANDERLEY MAIA Conselheiro de Marketing CARLOS JARDIM BORGES Conselheiro EDGAR DA SILVA RAMOS Conselheiro Financeiro DANIEL TEIXEIRA DIAS FÁBIO JOSÉ DE FARIA CAMARGOS CLODOALDO SÉRGIO BENDILATTI Conselho Fiscal Efetivo

Paulo Sérgio Scatolin Presidente da ACBB

JOSÉ DAS GRAÇAS LAMOUNIER MARCOS HENRIQUE PEREIRA ALVES ROGERIO FRANCISCO STEIN Conselho Fiscal Suplente

EXPEDIENTE

InfoBrahman ed. 16

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 Fotografia • Maria Gabryella Jornalista • Ivaris Júnior

+ 55 34 3336-7326 | 3336-1228 http://www.brahman.com.br brahman@brahman.com.br Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, Parque Fernando Costa Uberaba / Minas Gerais 38.022-330 / Brasil InfoBrahman

2

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

PEDRO TEIXEIRA Presidente Conselho Técnico JOÃO CERVONI LUIS DERAGON FERNANDO MEIRELES RODRIGO DE MORAES RODRIGUES Conselho Técnico EQUIPE ACBB MARIA DE LAMARE Gerente Técnica Executiva THUANE REIS Secretária CARLOS LOPES Assessor Marketing


OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 3

InfoBrahman


ExpoBrahman

ExpoBrahman 2019 FOTOS Divulgação ACBB/Preta Ribeiro

Em sua 15ª edição, a exposição nacional da raça aconteceu entre 23 e 29 de setembro, superou as expectativas e cumpriu etapa importante da comemoração do Jubileu de Prata da raça no Brasil.

InfoBrahman

4

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

Tendo a Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) como anfitriã, juntamente com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB); a ExpoBrahman superou as expectativas na participação de animais em julgamentos, nos negócios gerados e, acima de tudo, na integração de criadores que vieram de todos os cantos do País. Paulo Sérgio Scatolin não escondeu sua satisfação e agradeceu o esforço de todos os brahmistas e técnicos que passaram pela Casa do Brahman, bem como os parceiros das outras entidades anfitriãs,

“decisivas na organização e sucesso da iniciativa”. Destaque ainda para a participação da delegação paraguaia presente que gentilmente disponibilizou os conhecimentos do dirigente, técnico e criador Yunzo Miguel Udagawa Ferreira, para as avaliações morfológicas de animais de campo e argola. Além do jurado, prestigiaram a feira os dirigentes Marcio Pohl, Luiz Penna Cocho e Arce dos Santos Martin Alfredo. Bastante integrados, ressaltaram o clima de confraternização, divulgaram o próximo Congresso Mundial da Raça que acontecerá em julho de 2020 em seu país, com expectativa de presença de 1,5 mil pessoas. Eles deixaram convites inclusive para a participação de animais brasileiros nos julgamentos que acontecerão durante o evento.


CURSO DE CHURRASCO NO BRAHMAN JOVEM No dia 27, no final da tarde até a noite, aconteceu o esperado curso de churrasco ministrado pelos requisitados churrasqueiros Rodrigo Casale e Bruno Panhoca. O evento foi mais uma promoção do calendário 2019 do Brahman Jovem, programa da ACBB, levado em conjunto com a ABCZ Jovem; e também mais uma iniciativa de marketing em torno do lançamento da “Carne Certificada Brahman”, com patrocínio da VPJ Alimentos, empresa parceira na empreitada. Vale lembrar que o programa da carne certificada é a nova ferramenta de fomento da ACBB e está em processo de implantação, angariando produtores pelo país, de modo a garantir frequência e escala comerciais ao produto. NEGÓCIOS A comercialização ficou por conta de mais um Shopping Brahman, ferramenta criada para disseminar a boa genética da raça e fomentar o surgimento de novos criadores, conforme pode-se observar na última ExpoZebu. O destaque da promoção foi a oferta de animais que participaram das avaliações morfológicas (campo e argola). Segundo o presidente da ACBB, mais uma vez a iniciativa cumpriu seus propósitos, com boa demanda. Mas em manhã de muita qualidade a EAO, criatório baiano com vitrine em Uberaba (MG): Fazenda Reunidas, fez uma das melhores promoções da raça, neste ano, até aqui. A família Odebrecht ofertou 50 reprodutores e 50 matrizes em seu Leilão Red Brahman Virtual EAO, que aconteceu dia 29 (domingo), das 9h30 às 14 horas. As médias dos touros foi de R$ 14.936,00 e das fêmeas de R$ 9.522,22. Com início dia 23 de setembro, durante a ExpoBrahman, a VPJ Pecuária, tradicional selecionadora de genética de alta performance, abriu sua primeira venda online de reprodutores e matrizes Red Brahman. Todos os animais integram o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ e do PPPD (Programa de Performance Pós-desmama). No fechamento dessa edição, os negócios ainda estavam em andamento. A VPJ Pecuária desenvolve há quase vinte anos um dos mais importantes planteis Red Brahman no Brasil, de linhagem 100% australiana e mochos naturais. A seleção da grife está direcionado à produção de touros e matrizes superiores para rebanhos PO e para o cruzamento com

Iniciativa do Brahman Jovem, o curso de churrasco mobilizou as atenções na programação.

Shopping Brahman cumpriu seu compromisso de democratizar boa genética.

fêmeas meio sangue europeu obtendo animais muito pesados com altíssima adaptabilidade, produção de leite, qualidade e volume de carne na carcaça, contribuindo para a continuidade dos programas de cruzamento industrial. A VPJ Alimentos, em parceria com a Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), lançou no final de 2018 o Programa Brahman Beef – projeto que estimula o cruzamento de reprodutores brahman com fêmeas meio sangue europeu. A produção oriunda destes cruzamentos será a base do programa Carne Brahman Beef Premium que deverá chegar às gôndolas dos supermercados em meados de 2020.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 5

InfoBrahman


InfoBrahman

6

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019


OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 7

InfoBrahman


Hall dos Campeões de Campo da ExpoBrahman 2019

Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta, Lady Uber POI 1577, de Aldo Valente.

Reservada Grande Campeã e Campeã Novilha Menor, Miss W2R POI 1228, de Wilson Roberto Rodrigues.

3ª Melhor Fêmea e Campeã Bezerra, CWM Lady POI 3214, de Charles Wanderley Maia.

Grande Campeão e Campeão Touro Jovem, Mister Vitória 5031, de Alexandre Ferreira. Reservado Grande Campeão e Campeão Júnior Menor: Mister Vitória 5494, de Alexandre Ferreira.

Campeão Júnior Menor, Mister Vitória 5494, de Alexandre Ferreira. Reservado Campeão Júnior Menor: Mister Uber POI 1688, de Aldo Valente.

InfoBrahman

8

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

Campeão Júnior Maior, Mister W2R 1191, de Ericka Lauermann.

Reservado Campeão Júnior Maior, Mister W2R POI 1181, de Wilson Roberto Rodrigues.


Reservada Campeã Bezerra, Miss Vitória 5638, de Alexandre Ferreira.

Campeã Novilha Menor, Miss W2R POI 1228, de Wilson Roberto Rodrigues

Reservada Campeã Novilha Menor, Miss Vitória 5488, de Alexandre Ferreira.

Campeã Novilha Maior, Miss Vitória 5314, de Alexandre Ferreira.

Reservada Campeã Novilha Maior, Miss Terra Verde 7/41, de Clodoaldo Sérgio Bendilatti.

Campeã Vaca Adulta, Lady Uber POI 1577, de Aldo Valente. Reservada Vaca Adulta, CWM Lady POI 2626, de Charles Wanderley Maia.

Campeã Gran Sênior, Miss Terra Verde 6/44, de Clodoaldo Sérgio Bendilatti.

Campeão Bezerro, Mister Vitória 5635, de Alexandre Ferreira.

Campeão Touro Jovem, Mister Vitória 5031, de Alexandre Ferreira.

Reservado Touro Jovem, Mister CWM POI 2918, de Charles Wanderley Maia.

Campeão Gran Sênior: Mister Uber POI 1539, de Aldo Valente.

Melhor Criador e Melhor Expositor, além de progênies de pai e mãe.

Reservado Campeão Bezerro, Mister CWM POI 3217, de Charles Wanderley Maia.

Campeão Touro Sênior: Mister Uber Rubi 1550, de Aldo Valente. Reservado Touro Sênior, Mister Assu 773, de Edgar Silva Ramos.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 9

InfoBrahman


Hall dos Campeões de Argola da ExpoBrahman 2019

Grande Campeã e Campeã Novilha Maior, CABR Riva 2731, de Paulo de Castro Marques.

Reservada Grande Campeã e Campeã Bezerra, Miss Vitória 5541, de Alexandre Ferreira.

Campeã Baby: Miss Pérola JLuz, de José das Graças Lamounier.

Miss Vitória 5541, de Alexandre Ferreira.

Reservada Campeã Bezerra, CABR Rainha 2821, de Paulo de Castro Marques.

Campeã Novilha Menor, Miss BR 77 1664, de Ericka Lauermann.

Reservada Campeã Novilha Menor, Miss POI 1214, de Wilson Roberto Rodrigues.

Reservada Campeã Novilha Maior, CABR Lady Rose 2671, de Paulo de Castro Marques.

CABR Piracaia 2619, de Paulo de Castro Marques.

Reservada Campeã Fêmea Jovem, Miss BR 77 1601 FIV, de Maria Lúcia Gomes Cardoso.

Campeã Vaca Adulta, CABR Party 2527, de Paulo de Castro Marques.

CABR Julie Karu 1855, de Paulo de Castro Marques.

Grande Campeão e Campeão Touro Jovem, CABR Pharao 2623, de Paulo de Castro Marques.

Reservado Grande Campeão e Campeão Bezerro, Mister W2R POI 1230, de Wilson Roberto Rodrigues.

Mister Hawke Duplo-P, de Platão J. E. SLF. PuPuhler.

InfoBrahman

10

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019


Reservado Campeão Bezerro: CABR Raio 2820, de Paulo de Castro Marques.

Campeão Júnior Menor, CABR Ramiro 2737, de Paulo de Castro Marques.

Reservado Campeão Júnior Menor, Mister Vitória 5487, de Alexandre Ferreira.

Campeão Júnior Maior, Mister W2R POI 1193, de Wilson Roberto Rodrigues.

Reservado Campeão Júnior Maior, Mister Hino Assu 932, de Edgar Silva Ramos.

CABR Pharao 2623, de Paulo de Castro Marques.

Reservado Campeão Touro Jovem, Mister Vitória 5066, de Alexandre Ferreira.

Campeão Touro Sênior, CABR Panamá 2545, de Paulo de Castro Marques.

Reservado Campeão Touro Sênior, CABR Orosco 2500, de Paulo de Castro Marques.

Campeão Conjunto Progênie de Pai: Mister Uber Araguaia POI 461, de Alexandre Ferreira

Melhor Criador e Melhor Expositor, Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 11

InfoBrahman


Eventos

Martín Alfredo Arce dos Santos e Marcio Pohl, da delegação paraguaia, estiveram ao lado de Yunzo Udagawa, na entrega da placa por Paulo Scatolin, presidente da ACBB, em reconhecimento ao trabalho do jurado na ExpoBrahman 2019.

Intensificando o melhoramento Animais em julgamento durante a ExpoBrahman 2019 agradam bastante o jurado paraguaio. Sua contribuição extrapolou os comentários e chegou a um modelo de trabalho.

InfoBrahman

12

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

A seleção de Brahman do Paraguai tem mais de meio século e, hoje, é carro chefe na produção de carne bovina do País, representando, inclusive, destaque na pauta de exportações. Em exclusiva ao InfoBrahman, o dirigente, técnico e criador Yunzo Miguel Udagawa Ferreira, responsável pelas avaliações de animais de campo e argola da 15ª ExpoBrahman, deixou importantes observações aos companheiros do Brasil. InfoBrahman: Quais suas considerações sobre os julgamentos de animais em regime de campo e de argola?

Yunzo Udagawa: Eu vi os mesmos animais nas duas modalidades. Vi indivíduos mais bem-tratados e outros menos. Tanto no julgamento a campo quanto de argolas, busquei bovinos intermediários. É importante destacar que encontrei muita qualidade, no entanto, entendo que é preciso buscar maior paridade (padronização, homogeneidade) nas categorias. Esta falta de equilíbrio acabou facilitando muito as comparações. Haviam diferenças muito claras entre um e outro animal. Em duas ou três categorias, apenas, que a escolha do melhor exigiu maior atenção.


InfoBrahman: Dentro desse modelo animal que você concebe, qual o percentual de exemplares que você conseguiu encaixar? Yunzo Udagawa: Creio que por volta de 70% e diria que esses animais seriam eficientes aqui e também no Paraguai, bons de desempenho no campo ou numa avaliação morfológica de pista. Eu realmente observei muita qualidade nos animais que julguei. InfoBrahman: Para quais características você pediria mais trabalho aos selecionadores brasileiros? Yunzo Udagawa: Nós, no Paraguai, damos muita importância à conformação de umbigo e “boca” de prepúcio. É um trabalho que não cessa. Entendo que todos nós temos de selecionar não só por ganho de peso, beleza e padrão racial, mas dar mais ênfase a estas características, assim como aprumos – lembrando aqui que se o trato dado for excessivo, fatalmente o gado vai apresentar problemas em seus membros. Neste caso, fomos nós que criamos o problema e não a genética.

pesar 500kg, ainda que ele tenha potencial para alcançar essa medida, pois fatalmente os aprumos dele perderão qualidade, comprometendo todo o seu desempenho. Claro que encontraremos exceções, mas entendo que a faixa entre 400 e 430kg é a ideal e que permitirá a existência de um número maior de informações genéticas para se trabalhar. InfoBrahman: E isso vale para machos e fêmeas? Yunzo Udagawa: Sim. Fêmeas com 400kg é um exagero. Com 12 meses e no campo, o peso deve ser de 350kg para ela já emprenhar. Não devemos buscar um bezerro tão pesado, embora reconheça que seja um critério mais pessoal. Logo, cada produtor deve ter o seu modelo.

InfoBrahman: O jurado faria alguma recomendação especial aos brahmistas brasileiros? Yunzo Udagawa: Sim! Eu gostaria de ter mais dados sobre cada animal que entra para julgamento, tais como circunferência escrotal (para comparar idade e desenvolvimento testicular), área de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio (isso define se o animal tem muita gordura ou muito músculo). Tais informações apoiam o julgamento nas melhores decisões.

InfoBrahman: Seriam as Diferenças Esperadas de Progênie (DEPs) dando suporte ao julgamento? Yunzo Udagawa: Sim! No Paraguai, por exemplo, possuímos três programas de melhoramento genético reconhecidos pela Associação. Cada selecionador pode escolher InfoBrahman: Os animais aquele que atenda melhor seu perque avaliou agradaram quanto às fil, independente se o gado vai para precocidades reprodutiva e pro- exposição ou não. Para esses que dutiva, assim como conformação são submetidos às avaliações morfrigorífica? fológicas, nas principais feiras do Yunzo Udagawa: Sim! agra- país, são informados nas planilhas daram muito. Mas não valorizo do jurado o peso, estatura, arqueaInfoBrahman: E o jurado ob- animais muito pequenos. A pre- mento de costela, comprimento, servou mais problemas de aprumos cocidade não pode se sobrepor ao área de olho de lombo e espessura nos animais de campo ou nos de porte do exemplar, pois no frigo- de gordura. argola? rífico a carcaça não vai render o Yunzo Udagawa: Nos animais peso final desejado pela indústria. InfoBrahman: E quantas exde argola, evidentemente. Curiosa- O animal de comprimento e ar- posições no Paraguai merecem este mente traziam mais qualidade e pa- queamento maior vai render mais tratamento? drão, porém muito mais problemas sempre. Então devemos equiliYunzo Udagawa: Nas duas de aprumos. Somente os animais de brar. mais importantes de caráter interframe maior não tinham problemas nacional (uma em Assunção e outra nos membros. InfoBrahman: A indústria pa- itinerante), além de outras sete reraguaia também exige carcaças com gionais. Sempre que a organização InfoBrahman: Devo deduzir mais de 17 arrobas? solicita, dependendo de quantos que isso se resolve dando menos Yunzo Udagawa: Assim como animais e criadores estarão em julcomida? no Brasil ainda não remuneram gamento, a Associação envia uma Yunzo Udagawa: Não como qualidade e sim produção em quilos. equipe para fazer as mensurações e Associação, mas em nível de pro- Como fábricas, o custo para abater um juiz oficial. Penso que este cuidutor e suas condições, deve-se es- reses de 15 arrobas e outras de 18 é dado acaba se tornando um valor a tabelecer parâmetros. Por exemplo, o mesmo; e essas mais pesadas dão mais para ser agregado no trabalho um animal de 12 meses não pode maior lucro. Rendem mais. de seleção dos produtores.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 13 InfoBrahman


Eventos

Genética brasileira é destaque na ExpoCruz 2019 Fotos Brahman Journal

A Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) vem oficialmente parabenizar a Associação dos Criadores de Zebu (Asocebu), entidade presidida por Mario Anglaril, com seu Comitê de Brahman coordenado por Romer Osuna (ex-presidente da Asocebu), pela brilhante participação das raças zebuínas na ExpoCruz 2019, em especial do gado Brahman. Ela é resultado de um grande esforço de investimentos mantido pelos expositores bolivianos e de uma integração de sucesso com os criadores do continente americano, em especial do Brasil. Confira quem é quem entre os campeões da ExpoCruz 2019: • Grande Campeã, Miss Arlina de El Tordo, de Romer Osuna A., é uma filha de Ivan da Canaã. • Reservada Grande Campeã, Miss Freda FIV Santa Ana, de Natalia Pereyra Shimer, uma filha de CABR Lapataia 2098. • Campeã Vaca Jovem, Nay FIV de Los Buhos, de Gonzalo Montenegro, é uma filha de Pilar POI 1426. • Campeã Bezerra Baby, Miss Sarita de El Tordo, de Romer Osuna A., uma filha de Mister Uber Araguaia POI 461. • Grande Campeão, Mister Eros FIV Santa Ana, de Oscar Ciro Pereyra S., é um filho de Mister Querença 3405. • Touro Jovem, Mister Farid FIV de La Perseverancia, de Oscar Ciro Pereyra S., é filho de Mister Jeday da Canaã. • Campeão Bezerro, Mister Osias FIV de Los Buhos, de Gonzalo Montenegro, vem também de Ivan da Canaã. • Campeão Bezerro Baby, Mister Israel FIV Santa Ana, de Oscar Ciro Pereyra S., é de CABR Madame Jinka 2213, tendo Galur 1700 como avô materno. • Reservado Campeão Touro Jovem, Nevin FIV de Los, de Gonzalo Montenegro, filho de Mr Br 77 Onassis 97.

Grande Campeã e Campeã Vaca Maior, Miss Arlina de El Tordo, de Romer Osuna A., filha de Ivan da Canaã.

Reservada Grande Campeã, Miss Freda FIV Santa Ana, de Natalia Pereyra Shimer, uma filha de CABR Lapataia 2098.

Campeã Bezerra Baby, Miss Sarita de El Tordo, de Romer Osuna A., uma filha de Mister Uber Araguaia POI 461.

Grande Campeão, Mister Eros FIV Santa Ana, de Oscar Ciro Pereyra S., um filho de Mister Querença 3405.

Campeão Touro Jovem, Mister Farid FIV de La Perseverancia, de Oscar Ciro Pereyra S., filho de Mister Jeday da Canaã.

InfoBrahman

14

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

Reservado Campeão Touro Jovem, Nevin FIV de Los, de Gonzalo Montenegro, filho de Mr Br 77 Onassis 97 e Miss Portobello 2106.

Reservado Grande Campeão e Campeão Touro Menor Mister Kandarian FIV de La Francisca, um filho de Jeday da Canaa.


Fotos Divulgação AGCZ

Grande Campeão Brahman da Expointer 2019,, Mister Santa Vitoria 261 Fasavi, de Valdir Ferreira Rodrigues.

Crescimento e qualidade na Expointer 2019 Sob condução da jurada Tatiane Almeida Drummond Tetzner, entre os dias 25 a 28 de agosto, os julgamentos das raças zebuínas na 42º Expointer na cidade Esteio (RS), tiveram como destaque o crescimento no número de animais participantes e a notória evolução na qualidade e na apresentação dos animais nas dependências do parque de exposições Assis Brasil. A raça Brahman foi mais uma vez destaque, mais uma vez com o apoio da Associação Gaúcha dos Criadores de Zebu (AGCZ). Ao final do julgamento, sagraram-se vitoriosos: • Grande Campeão: Mr Santa Vitoria 261 Fasavi (Galileu Lince 232 x Ms Querência 4432), de 912kg, de propriedade de Valdir Ferreira Rodrigues, Fazenda Santa Vitoria, Bom Jesus (RS). • Reservado Grande Campeão: Mr Brahmansul 525 (JDH Sir Marri Manso x Ms Brahmansul 9), de 894kg, de propriedade de Hildo José Traesel, Fazenda Brahmansul, Porto Vera Cruz (RS). • Grande Campeã: Ms Brahmansul 593 (Mr Brahmansul 169 x Ms 561), de 602kg, de propriedade de Hildo José Traesel, Fazenda Brahmansul, Porto Vera Cruz (RS). • Reservada Grande Campeã: Ms Brahmansul 621 (Mr Brahmansul 208 x Ms Brahmansul 91), de 520kg, de propriedade de Hildo José Traesel, Fazenda Brahmansul, Porto Vera Cruz (RS).

Grande Campeã Brahman da Expointer 2019, Miss Brahmansul 593, de propriedade de Hildo José Traesel.

Brahman na ExpoPrudente 2019 Entre 6 e 14 de setembro, aconteceu a ExpoPrudente 2019, com organização renovada e muitas propostas, o que acabou trazendo bom público. A feira contou com a presença importante do gado Brahman, desta vez no Pró-Genética, dias 11 e 12, em Presidente Prudente (SP), como oportunidade para os criadores mostrarem e comercializarem seus touros, mas também para abrir novos usuários, que podem financiar suas compras pelo Banco do Brasil. Apesar dos bons negócios, para o Núcleo de Criadores de Prudente e Região, com a integração dos brahmistas Álvaro de Oliveira Lima, Brahman Aol, Fazenda Barra Grande; Adriane Prata, da Prata Agropecuária, Fazenda Dois Irmãos; e Antônio (Buck) Jacintho, Fazenda da Concórdia, a exposição dos animais durante o evento foi o ponto alto. Eles preparam uma vitrine com sala de recepção para visitantes e investidores, além de curral. O Pró-Genética é uma feira de negócios itinerantes por todo o País, como iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Vitrine com sala de recepção para visitantes e investidores, além de curral com os animais.

Álvaro de Oliveira Lima e sua equipe liderou a participação do Brahman na ExpoPrudente 2019.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 15 InfoBrahman


Eventos

Uma ExpoGenética digna de um “Jubileu de Prata” “O brahmista brasileiro deu à raça indivíduos preponderantemente corretos, produtivos e rústicos, corrigindo muitos defeitos do Brahman norte-americano”. Robert Sainz, professor, pesquisador da Universidade da Califórnia (EUA) e criador de Brahman no Brasil.

“Toda minha experiência reforça o posicionamento de Sainz. Como presidente do Conselho Técnico Deliberativo da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), destaco as mesmas vitórias e chamo para a necessidade de juntar esforços entre os bramistas”. Pedro Teixeira, selecionador no Acre e presidente do CTD da ACBB.

“A união organizada dos produtores de carne e selecionadores de Brahman, assim como dirigentes, será “fundamental” para o sucesso do programa “Carne Certificada Brahman”. Michell Araújo e Silva, gerente de suprimentos da VPJ Alimentos, empresa parceira da ACBB.

InfoBrahman

16

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019


“Temos de intensificar os esforços, principalmente nas mensurações genômicas que aumentarão em muito a acurácia nas ações de acasalamento, dando mais velocidade à seleção”. Luiz Antônio Josahkian, superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

“O Index Asbia” é um serviço sobre dados da inseminação artificial no País e está à disposição dos brahmistas. Ele mostra números suficientes ótimos para estimular investimentos na raça”. Carlos Vivacqua, diretor executivo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia)

“Independentemente da eficiência do produtor, o Brahman é um diferencial de produtividade na produção de carne de qualidade, mesmo diante do desempenho de outras raças zebuínas! Alexandre Ferreira, titular do Brahman Vitória e produtor de “Carne Certificada Brahman”.

“Na minha região, os animais que produzimos chamam a atenção. Mas percebo desinformação. Acredito que a união dos brahmistas pode sanar essa deficiência de mercado”. Adalberto Cardoso, ex-presidente da ACBB e titular da Fazenda Braúnas II.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 17

InfoBrahman


Eventos

Congresso Mundial do Brahman 2020

Desde o ano passado a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) tem apoiado os anfitriões do próximo congresso mundial da raça. Os brahmistas brasileiros não podem perder. A ExpoBrahman 2019 foi prestigiada por uma delegação de técnicos, criadores e dirigentes paraguaios que, entre outros objetivos, vieram para formalizar o convite de participação mais direta dos brasileiros no Congresso Mundial de 2020, quem sabe até com inscrição de animais para julgamento. Marcio Pohl K. é um dos integrantes, criador do Grupo Fortaleza, com sede em Assunção, e também dirigente da Asociación Paraguaya de Criadores de Brahman. Ele nos conta que o evento acontecerá entre 9 e 13 de julho do próximo ano na capital do país, integrando a maior exposição internacional agropecuária do calendário local. A proposta dos organizadores é um congresso com foco na produção de carne, atualmente, um produto que enfrenta inúmeras batalhas ambientalistas, em todo o mundo, com desinformação no que diz respeito aos malefícios à saúde humana, pelo seu consumo, e a insustentabilidade de sua produção. Então, na grade de conferencistas estarão vários estudiosos que procurarão levar experiências e novos estudos que desmistificam e esclarecem tais questões, inclusive sobre bem-estar animal. Todos são questionamentos gera-

InfoBrahman

18

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

dos nos principais centros consumidores de carne de qualidade. “Além disso, no Paraguay, a carne Brahman possui marca e está em boa parte dos supermercados do País, fato que pode ser considerado único em todo o mundo. Logo, muitos países querem conhecer de perto como isso acontece”, explica Pohl. Mesmo tratando de assuntos tão densos e polêmicos, a organização pensa em um congresso curto – para evitar fadiga nos participantes – e manter a disposição de todos. Outro ponto alto serão os julgamentos, onde são esperados animais inclusive do Brasil. Estuda-se a possibilidade de realizar um leilão para viabilizar questões como custo. Mas “a oportunidade também é grande para mostrar a seleção nacional da raça, no Paraguai, que prima por um trabalho de melhoramento genético de mais de 50 anos. Logo, temos muito o que mostrar”, destaca o criador. O CRIADOR PARAGUAI O Brahman tem sua presença marcante, por mostrar grande produtividade, no Chaco paraguaio, região muito hostil para a exploração pecuária, apesar de terras férteis, porém com vegetação atípica e espinhosa, além de tempe-


OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 19 InfoBrahman


InfoBrahman

20

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019


raturas que beiram os 52 graus Celsius. A raça foi introduzida por um grupo imigrante (parte da América do Norte e parte da Europa), conhecido por Menonitas, há muitos anos organizados em grandes e importantes cooperativas agropecuárias espalhadas pelo Paraguay. Atualmente, a produção de carne do país se concentra em quatro raças: Brahman, Brangus, Braford e Nelore. Em três delas a Brahman trabalha, em todas as regiões, na produção de carne premium, inclusive exportada para a União Europeia. Mesmo assim, o consumo interno da carne Brahman aumenta 30% anualmente. Hoje a população bovina está em torno de 16 milhões de cabeça e, em 60% delas, há sangue Brahman, apesar do Nelore vir lá de trás como formador da base do gado de corte paraguaio. EVENTO COM APOIO FEDERAL Diante da importância da pecuária de corte na balança comercial, o Governo Paraguaio passou a dar importante suporte às iniciativas da organização do Congresso Mundial, com empenho das pastas da agricultura e também do turismo - afinal a organização espera a participação de 1,5 mil congressistas, pelo menos 1/3 deles provenientes do exterior. “O apoio governamental será dado a partir da chegada do primeiro visitante até o embarque do último deles, agilizando documentação de automóveis a animais, para que a presença no país seja o mais confortável, possível”, reforça Pohl. A comitiva de relacionamento do congresso já esteve na Colômbia, Estados Unidos, Argentina e, agora, no Brasil, com o objetivo de divulgar e fazer os devidos convites formais. Até o início do próximo ano, outras nações serão visitadas, principalmente as vizinhas. “Queremos encher as pistas de animais, também com a presença de vários países. O evento ainda receberá uma reunião oficial da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu), compromisso que trará mais legitimidade. “O objetivo é promover cada vez mais a integração da criação de Brahman no continente e do mundo”, ressalta o dirigente.

Marcio Pohl K. é criador do Grupo Fortaleza, com sede em Assunção (Paraguai) e também dirigente da Asociación Paraguaya de Criadores de Brahman

Resumo da programação • Primeiro e segundo dias, julgamento de animais; • Noite do segundo dia, leilão; • No terceiro dia, o congresso em si (palestras e debates); • No quarto e último dia, visita a animais de campo e um encontro gastronômico em torno da carne Brahman, aberto ao público em geral, com amostragem de vários produtos de fazendas.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 21 InfoBrahman


Cruzmento industrial

Eleandro Fernandes, ao centro, pecuarista de Rondônia.

Novos horizontes na produção Pecuarista de ciclo completo do Norte do País vem até a ExpoBrahman 2019 e dá testemunho de seu sucesso com a raça. Uma das grandes conquistas para o fomento da raça Brahman no Brasil é a “Carne Certificada Brahman”, cujo protocolo foi aprovado pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para esta finalidade, durante a ExpoZebu 2019. Desde, então, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) vem intensificando ações no sentido de mobilizar produtores para o fornecimento do produto. E o cruzamento, como em todo o mundo é a alavanca e está na base das ações, aproximando seus praticantes da ACBB, com informações e, consequente, habilitação. Durante a ExpoBrahman 2019, os brahmistas receberam Eleandro Fernandes, pecuarista de Rondônia, aos arredores de Porto Velho, capital, usuário de touros da raça há sete anos. Ele veio conferir de perto o trabalho da ponta da pirâmide (seleção), supreendendo a todos por sua motivação e sede por sanear dúvidas e adquirir novos co-

InfoBrahman

22

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

nhecimentos. O produtor é titular da Agropecuária Graça Branca. A criação é desenvolvida em 800 hectares, área liberada para desmatamento, em propriedade escriturada e georreferenciada; logo, liberada para fornecer animais aos frigoríficos; e 650 matrizes. A exploração é verticalizada, com cria, recria e engorda a pasto, esta realizada em uma segunda propriedade com mais 350ha, distante 20km. A região é privilegiada por chuvas o ano todo, o que garante boas pastagens. Fernandes só entra com suplementação mineral linha branca, apropriada às várias categorias. Apenas na terminação (após 420kg de peso) fornece no cocho, ainda no pasto, 1kg de ração. ALAVANCA DE PRODUTIVIDADE Ao final do período de 90 dias, o pecuarista precisa abater tudo, independente do peso, mas com idade inferior a 30 meses. E é exatamente aí que aparecem as vantagens


Fotos Arquivo Agropecuária Graça Branca

do Brahman. As crias da raça (vários graus de sangue) resultante do cruzamento com o Nelore, em sua maioria superam 18 arrobas no peso final, sendo que boa parte chega às 20,5 arrobas. Somente os anelorados que não alcançam peso ideal, ficando com 16 ou 17 arrobas. “O ganho é expressivo, por isso meu entusiasmo”, explica. As fêmeas que vão para abate são somente as de descarte. “Novilhas ou vacas que dão negativo no toque de prenhez estão fora. Assim venho melhorando muito meu rebanho de fêmeas”, explica. O abate das fêmeas é precoce (15 arrobas) pela falta de espaço, o que também favorece muito a qualidade da carne. As fêmeas abrahmadas alcançam 300kg entre 14 e 16 meses de idade e vão para a estação de monta por três meses. Há sete anos que Fernandes começou a utilizar touros Brahman, inicialmente para teste. Ele comprou os primeiros reprodutores no Mato Grosso. Muitos dos colegas de ofício da região questionaram a iniciativa; mas, com muita convicção respondeu: “esse gado é americano e eu nunca vi americano fazer alguma coisa que espalhasse para o mundo todo e desse errado”, afirma categoricamente. O produtor começou colocando três touros para lotes de 100 vacas. As crias encantaram e passou a retirar o Nelore das matrizes. Porém, há apenas duas estações, suprimir, que utiliza somente reprodutores Brahman. Assim, atualmente trabalha com fêmeas ½ sangue, ¾ e 7/8, sempre visando produção de carne, sem o objetivo cartorial. Fernandes é a favor de pasto cultivado e de suplementação apenas mineral. “Esta é a produção de carne lucrativa para meu negócio”, reforça. A partir de 2020, como pecuarista moderno iniciará um programa de reforma de pastagens. Ele quer melhorar ainda mais os índices zootécnicos do rebanho. Para Fernandes, que já usou Simental, Caracu, Tropicana, entre outras, “não há raça mais indicada para o cruzamento industrial com cobertura a campo do que o Brahman”, conclui.

Rigor na seleção de fêmeas é uma das bases do trabalho de Eleandro Fernandes.

A Agropecuária Graça Branca ganha uma arroba de peso na desmama dos bezerros e pelo menos duas arrobas no abate, com excelente qualidade de carne.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 23 InfoBrahman


Mercado EAO Red Brahman faz excelente média nos touros Integrando a programação oficial da ExpoBrahman 2019 (Uberaba, MG), a oferta dos promotores Maurício Aparecido Teodoro Souza Filho e Maurício Odebrecht aconteceu em 29 de setembro e incluiu novilhas e matrizes prenhes, além de garrotes e touros de central avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da ABCZ. Exemplares selecionados da raça Brahman com pelagem vermelha, apresentados em lotes individuais e baterias, preencheram a grade de programação do Canal Rural, em 29 de setembro durante o “Leilão Virtual EAO Red Brahman”. Foram comercializadas 27 fêmeas por R$ 9,5 mil, em média, e 33 reprodutores da safra 2017 (incluindo dois exemplares PO) por R$ 14,9 mil cada. Na relação de troca, o valor é equivalente a 97,3@ de boi gordo para pagamento à vista no Triângulo Mineiro (R$ 153,5/@), segundo informações da Scot Consultoria. O lote de maior cotação do pregão foi arrematado por Olênio Cavalli, que investiu R$ 90 mil pela participação de 50% por EAOC 477, que pesa 693kg e apresenta Circunfência Escrotal (CE) 42cm, aos 21 meses. O jovem reprodutor Brahman Vermelho participou do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) e é DECA 1 no PMGZ. O resultado final do dia de negócios envolvendo exclusivamente zebuínos do criatório de Itagiba, BA, foi de R$ 750 mil graças à venda de 60 animais, atingindo média geral de R$ 12,5 mil. A captação de lances para pagamentos fixados em 36 parcelas foi coordenada pelo leiloeiro Cláudio Gasperini. A organização do evento ficou por conta da Programa Leilões.

Toda a qualidade EAO mereceu reconhecimento do mercado com excelentes negócios.

InfoBrahman

24

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019

Divulgação ACBB/Ivaris Júnior

Jovelino Carvalho Mineiro abre o 30º Leilão Fazenda Sant’Anna ao lado do leiloeiro rural Adriano Barbosa.

Leilão Fazenda Sant’Anna – 30 Anos Aconteceu no dia 15 de setembro uma das ofertas de touros mais aguardadas no ano. Trata-se do Leilão Sant’Anna, com sede em Rancharia (SP), que comemorou que comemorou 30 anos de existência. A promoção de Jovelino Carvalho Mineiro e família recebeu mais de 1 mil convidados e reservou oferta especial de reprodutores Brahman, aliás responsáveis pela boa média de R$ 13,7 mil, quase 88 arrobas do boi gordo, preço do dia. O pregão organizado pela Central Leilões movimentou R$ 1,64 milhão em 149 produtos. A venda de reprodutores Nelore também foi comemorada. Para animais de 36 meses de idade média, a base de preços foi de R$ 14,8mil, enquanto que um mega lote de tourinhos pegou R$ 8,7 mil. A promoção trouxe ainda seis touros Gir, por R$ 5,3 mil de média e duas fêmeas Girsey (Gir Leiteiro x Jersey), por R$ 9,9 mil de base. A Central Leilões organizou as vendas, enquanto Adriano Barbosa de ocupou de captar os lances. Na abertura do evento, pelos 30 anos de bons negócios, o anfitrião Jovelino não só deu as boas-vindas, como também agradeceu os tantos amigos que fez ao longo de três décadas, todos responsáveis juntamente com cada colaborador que deixou sua contribuição ao trabalho que consolidou a marca Sant’Anna. “A gratidão por esses profissionais é imensa, pois a média de permanência na casa é de 23 anos. No entanto, muitos já superaram a barreira dos 30 anos”, reforçou.


Leilão de Primavera Casa Branca O 5º Leilão Primavera Casa Branca vendeu todos os 175 reprodutores e matrizes Angus, Brahman, Simental e Brangus (somente touros), pacotes de embriões e sêmen, no dia 7 de setembro, na Fazenda Santa Ester (Silvianópolis, MG). Fizeram aquisições pecuaristas de todas as regiões do país. No total, foram 17 estados (AC, AL, BA, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RO, RS, SC, SP e TO). O faturamento total foi superior a R$ 3,2 milhões. Por raças, os resultados foram estes: • Brahman Faturamento total: R$ 923.546 43 reprodutores – preço médio R$ 13.730 22 fêmeas (matrizes, novilhas e bezerras) – preço médio R$ 15.143 • Angus: Faturamento total: R$ 1.274.670 29 reprodutores – preço médio R$ 20.627 20 fêmeas (matrizes, novilhas e bezerras) – preço médio R$ 28.168,50 • Simental Faturamento total: R$ 609.200 32 reprodutores – preço médio R$ 12.475 17 fêmeas (matrizes e novilhas) – preço médio R$12.352 • Brangus Faturamento total: R$ 170.400 12 reprodutores – preço médio R$ 14.200

Paulo de Castro Marques, o anfitrião.

Também foram comercializados 3 pacotes de 60 embriões por R$ 187,5 mil (preço médio R$ 62,5 mil) e 11,7 mil doses de sêmen dos reprodutores Angus, Brahman e Simental Casa Branca. “Foi um leilão muito bom, com ritmo e grande interesse. A qualidade genética também foi destaque. Os criadores de todo o país entenderam a proposta da Casa Branca e fizeram suas compras com base em suas necessidades específicas. O formato do leilão também agradou. Vendemos toda a oferta duas horas mais rápido do que planejamos”, explica o criador Paulo de Castro Marques. Entre os touros da raça Brahman, CABR Panamá 2545 foi vendido por R$ 30 mil e a fêmea CABR Piracaia 2619 foi arrematada por R$ 25,5 mil. “A busca pela genética Casa Branca realmente foi o diferencial do nosso leilão. É sinal claro de que os criadores cada vez mais valorizam nossos atributos e a intensa preocupação com a rigorosa seleção, que começa no nascimento, passa pelas provas de desempenho (no caso dos machos), análise consumo de alimentos e avaliação genômica”, ressalta Paulo de Castro Marques.

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019 25 InfoBrahman


InfoBrahman

26

OUTUBRO/NOVEMBRO 2019


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.