Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição IX

.

Ano 09

.

31-03-2017

Hospital Leonor Mendes de Barros orienta pacientes no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

No último dia 24, foi realizado no auditório do Hospital Leonor Mendes de Barros, mais uma ação interna de sensibilização em menção ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Foram proferidas palestras a fim orientar cada colaboradores e paciente sobre o Tratamento que dura em torno de seis meses, é gratuito e traz a cura. Segundo informações do Portal da Saúde nos últimos 10 anos, a incidência de casos de tuberculose no Brasil reduziu 20,2%, passando de 38,7 casos/100 mil habitantes em 2006 para 30,9 casos/100 mil habitantes em 2015. Já a taxa de mortalidade passou de 2,2 óbitos para cada 100 mil habitantes, em 2014, contra 2,6 registrados em 2004. Os eventos tiveram grande participação de pacientes e colaboradores que aprenderam a detectar os principais sintomas da doença que é caracterizada por tosse contínua por vários dias, prostração, sudorese, cansaço excessivo, febre baixa geralmen-

te à tarde, emagrecimento e rouquidão. “Importante lembrar que a tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é viabilizado integralmente pelo SUS. Ainda assim, representa problema grave de saúde pública, com maior incidência entre populações vulneráveis, como periferias de grandes centros, presídios, áreas indígenas e entre pessoas que vivem em situação de rua, e que muitas vezes não conseguem acessar os serviços de saúde”, afirma o Diretor Técnico do HLMB, Dr. Renato Marcelo da Silva. Fabio Freitas Neves, Psicólogo do HLMB abordou o tema: “Atitudes e Boas Práticas em Tuberculose” e o Dr. Renato Marcelo da Silva, Diretor Técnico, enfatizou “O que é a Tuberculose”. O evento também contou com exposição de material sobre os sintomas da doença.


“Protocolo de identificação do paciente” é tema de capacitação SALTO (SP) - Durante três dias foi realizado no auditório do Hospital São Camilo de Salto treinamentos em diferentes horários para toda a equipe de enfermagem com o tema: “Protocolo de identificação do paciente, queda e eventos adversos.” Ministrado pelas supervisoras de Enfermagem do hospital, Josefa de Lima e Lisiane Barros, o treinamento reforçou a importância das ações em prol da segurança do paciente e o protocolo implantado no início de abril. Os pacientes internados serão identificados com pulseira e a devida identificação no leito. O documento ainda prevê outras formas de segurança, além da prevenção da queda e dos eventos adversos com foco na qualidade da prestação de serviços ao paciente. tratamento das enfermidades.

Treinamento envolveu todas as equipes

Posse da Comissão de Ética de Enfermagem no HRI ITAPETININGA (SP) - No último dia 17, foi realizada a posse dos novos membros da nova Comissão de Ética em Enfermagem – CEE, do Hospital São Camilo de Itapetininga. Formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a Comissão tem como principal objetivo divulgar e fiscalizar o cumprimento do Código de Ética da categoria, da Lei e do Decreto n que se refere o exercício profissional. A Comissão ainda colabora em tarefas educativas e na manutenção de ações preventivas. Dirigida pelo gerente assistência, Leonardo Santiago, a solenidade de posse foi uma oportunidade de enfatizar o histórico da CEE na instituição e frisar sua importância no zelo do exercício ético dos profissionais de enfermagem do Hospital. “A Comissão se torna essencial nas práticas assistenciais, visto que tem o cunho educacional, preventivo e corretivo. Há 3 anos contamos com o apoio desta comissão em nosso hospital, sendo um apoio para garantir uma prática mais segura e respaldada nos preceitos da ética profissional”, destaca o gerente. Os conselheiros do COREN-SP, Alessandro Correia e Edir Kleber, fizeram uma apresentação sobre a importância dos enfermeiros conhecerem o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e da legislação do sistema COFEN da categoria, bem como as funções e objetivos da CEE. “A aproximação com o COREN-SP é uma forma de empoderamento do serviço de enfermagem, nos fazendo sentir mais seguros e confiantes no exercício da prática assistencial, finaliza Leonardo.”

Comissão em aproximação com o Coren A nova Comissão é formada pelos profissionais: Alessandra Estencio – Enfermeira, Aline Cubas – Técnica de Enfermagem, Alini Francini – Enfermeira, Amábile Corrêa – Técnico de Enfermagem, Andréia Cristina – Enfermeira, Anelvira Florentino – Enfermeira, Melissa Mariana Fonseca – Técnica de Enfermagem, Renata Rejani – Enfermeira, Valeria Machado – Técnica de Enfermagem e Viviane Corrêa – Enfermeira.


“Saúde é segurança, vivencie esta ideia” é tema de Sipat MARIANA (MG) - A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Monsenhor Horta foi iniciada no dia 21 de março com abertura feita pela Dra. Fernanda Crossara que abordou o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”. O evento ainda contou com uma palestra sobre “Doença Renal e Obesidade”, ministrada pela nutricionista Mirian Monteiro. Colaboradores e profissionais tiveram ainda Oficina de Limpeza de Pele, Oficina de maquiagem e uma palestra sobre “Ergonomia”. O tema “Acidente e Exposição de Material Biológico” também foi abordado no evento, a fim de lembrar as formas corretas de manuseio e descarte de materiais. No último dia a palestra “Stress Ocupacional” foi ministrada pela psicóloga Ana Carolina da Silva Pereira. “A Sipat deste ano buscou abordar diferentes temas que envolvem a prevenção da saúde ocupacional, a promoção da qualidade de vida e a redução dos índices de afastamento e de acidentes no trabalho, estendendo para a prevenção da saúde no dia a dia”, afirma Christiane Cardoso, Presidente da CIPA.

Momentos da Sipat

Dimensionamento de pessoal na Enfermagem é tema de encontro no Coren em Belo Horizonte O dimensionamento de pessoal na área da enfermagem deve suprir as necessidades de assistência prestada direta ou indiretamente pela equipe de enfermagem no ambiente hospitalar e deve prever a quantidade de funcionários por categoria. Para abordar o tema, o Coren-MG promoveu, de 21 a 23 de março, o Seminário de Dimensionamento de Enfermagem. O evento foi realizado nos auditórios do Coren-MG e do Instituto Metodista Izabela Hendrix e contou com a participação dos Hospitais Camilianos do Vale do Aço como forma de aprimorar conhecimentos técnicos sobe o tema.

saúde. Entre os temas da programação estavam: Panorama de Recursos Humanos no cenário de Saúde, Concepções histórico-metodológicas do dimensionamento de profissionais de enfermagem e Dimensionamento pessoal de enfermagem – Aplicação de métodos e instrumentos/Resolução Cofen. Os enfermeiros também participaram de uma discussão sobre conquistas, limites e desafios do dimensionamento de profissionais de enfermagem.

O conteúdo do seminário foi baseado na Reso- lução Cofen 527/2016, que altera parâmetros para dimensionamento de recursos humanos em enfermagem, com muitas especificidades relacionadas com o perfil do serviço de Equipe do São Camilo Vale do Aço presente (2ªE) e 4ª(E)

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

São Camilo Saúde - 31/03/17 - Ano 09 - Edição 9  
São Camilo Saúde - 31/03/17 - Ano 09 - Edição 9  
Advertisement