Page 1

INFORMATIVO

SEMANAL Edição XI

.

Ano 09

.

19-05-2017

HSM inicia serviços de Teste do Olhinho e Coraçãozinho em todos os recém-nascidos

A partir deste mês todos os recém-nascidos do Hospital São Marcos sairão da maternidade com o Teste do Olhinho e do Coraçãozinho devidamente realizados. Os novos serviços disponibilizados soma benefícios à população de Nova Venécia e região, já que os testes são capazes de detectar alterações que permitem um diagnóstico precoce de doenças. O Teste do Coraçãozinho é simples, indolor e não invasivo. É realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento, tendo como principal objetivo de detectar e prevenir problemas cardíacos nos recém-nascidos, podendo salvar a vida de muitas crianças. E o Teste do Olhinho também é simples, indolor e não invasivo, sendo realizado após o nascimento da criança. É um exame capaz de identificar sinais de doenças que se não forem tratadas o mais rapidamente possível, podem levar à cegueira.

A equipe de profissionais do Hospital São Marcos passou por uma capacitação a realização de ambos os Testes, por meio da ABENFO (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras), com professores renomados. Além desses testes, o Hospital já conta com o Teste da Orelhinha, que é agendado após a alta hospitalar. “Com esses exames o Hospital São Marcos promove uma assistência adequada e com qualidade para o recém-nascido e para os municípios que são atendidos pela Rede Cegonha no Hospital, pois, promove a detecção precoce de diversas doenças, facilitando e promovendo o tratamento adequado para o recém-nascido”, afirma o Enfermeiro da Qualidade, Ulysses Silva.


Semana da Enfermagem no HLMB tem informação e sensibilização CAMPOS DO JORDÃO (SP) - No último dia 12 foi comemorado o Dia do Enfermeiro e no próximo dia 20 o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Instituições de saúde em todo o país unificaram a data em prol das comemorações da Semana do Profissional de Saúde, que engloba todos aqueles envolvidos no processo de assistência do paciente. O Hospital Leonor Mendes de Barros realizou no dia 12 de maio várias atividades em parceria com ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior e da Equipe de docentes. Uma palestra sobre Rastreamento de Qualidade de Vida dos que exercem a Enfermagem propôs uma reflexão a cada um dos participantes. O Questionário de Qualidade de Vida foi uma oportunidade de reforçar como é importante estar atento para a própria saúde. O evento contou com estações para verificação de IMC (Índice de Massa Corporal), Glicema Capilar e Pressão Arterial. Também foi apresentado um Banner com o tema: “Fatores de Riscos nos diversos tipos do CÂNCER” e realizada entrega de material educativo. Um sorteio para os participantes de bolsas de (Cursos Técnicos) da IET (Instituto Educacional Taubaté) foi disponibilizado. A programação foi elaborada

Homenagens à equipe de Enfermagem

com a expectativa de esclarecer dúvidas profissionais e também de interagir oferecendo informação de qualidade aos participantes. “A enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana”, afirmou Silvio Cesar Nogueira Rabelo, Gerente de Enfermagem. O evento teve como equipe organizadora Comissão Eventos, Equipe UAN, Equipe Administrativa, Equipe SPR.

Enfermagem do HSC é capacitada sobre Teste Rápido de Hepatites Virais, HIV e Sífilis FORMOSA (GO) - Durante dois dias profissionais da Enfermagem do Hospital São Camilo de Formosa foram capacitados sobre Teste Rápido de Hepatites Virais, HIV e Sífilis. A capacitação proporcionada pela Secretaria de Estado de Saúde. A utilização dos testes rápidos atende a uma demanda pelo diagnóstico mais ágil em resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para o início do tratamento. O teste é realizado em 30 minutos, incluindo execução, leitura e interpretação do resultado sem precisar de estrutura laboratorial. Foram capacitados os profissionais Cristiane Ribeiro, Vanusa Amado e a enfermeira Elaine Costa. “Os testes podem ser feitos com amostra de sangue por punção venosa ou polpa digital, ou com amostras de fluido oral. Em alguns casos também pode ser rea-

liz

Procedimento e conclusão é realizado em 30 minutos lizado com soro ou plasma”, afirma a enfermeira Elaine Oliveira.


Semana Assistencial no São Camilo de Salto E ntre os dias 8 de 12 deste mês aconteceu a Semana Assistencial do Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat - São Camilo Salto, com grande participação de colaboradores de todos os setores. A Semana marcou ainda as comemorações pelo Dia do Enfermeiro, em 12 de maio. Na programação, destaque para a participação os colaboradores em atividades como avaliação nutricional, Quick massage, massagem nos pés, design de sobrancelhas, depilação do Buço e ginastica laboral. O profissional Marcos Santos (Polozi Coaching) realizou palestra sobre motivação e inteligência emocional. Outra palestra que motivou colaboradores foi do professor Chico Garcia, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Durante as palestras foram sorteados brindes para os participantes.

Atividades e palestras


Semana Assistencial no São Camilo Itapetininga Durante dois dias aconteceu no hospital São Camilo de Itapetininga a IV edição da Campanha de Higienização das Mãos a fim de sensibilizar colaboradores sobre a importância da prática que é simples, mas o meio mais eficaz na prevenção e controle de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS). Foram realizadas duas palestras nestes dias com os temas: “A luta contra a Infecção” apresentada pela Dra. Virginia Felizolla médica infectologista da instituição e a outra: “Saber Viver: Auto Estima” apresentada pela Dra. Isabel Souza psicóloga clinica da instituição. Em clima de cinema o “Cine Bac”, com direito a pipoca e brindes (chaveirinhos em forma de mão), colaboradores acompanharam o filme que foi narrado, editado e dirigido pelos colaboradores do hospital que mostrava os riscos de infecção quando ocorre falha no processo de Higienização das mãos. Após as palestra houve apresentação do musical “Vencendo os inimigos invisíveis”, que falava da luta travada entre o álcool gel junto as bactérias ensinando a correta higiene das mãos através dos passos da dança elaborado pelos colaboradores da instituição.

Também foi realizada visita em todos os setores do hospital, com dinâmica de Higiene das mãos com tinta (guache), possibilitando ao colaborador avaliar a qualidade da técnica da higienização das mãos realizada por ele e esclarecendo dúvidas sobre o assunto. “A participação dos colaboradores foi muito positiva, nossa instituição sempre utiliza de dinâmicas e recursos áudiovisuais para enfatizar a mensagem em campanhas, e graças ao excelente trabalho em equipe de todos podemos afirmar que foi um verdadeiro sucesso”, afirma a Enfermeira do SCIH, Érica Tibúrcio.

Equipe do HRI interagida com a Semana

Monsenhor Natali visita HMH que tem novo diretor administrativo

MARIANA (MG) - Na semana passada foi realizada uma visita ao Hospital Monsenhor Horta pelo capelão, Monsenhor Natali, que realizou bênçãos na instituição e ao novo diretor administrativo, Wagner de Almeida Dias. O diretor é natural de Belo Horizonte, já ocupou o mesmo cargo entre os anos de 99 a 2014 e dispõe de muita experiência em administração hospitalar, principalmente na rede camiliana. Wagner inicia esse novo desafio com muito comprometimento com a boa gestão e relacionamento em equipe.

Superintendente: Justino Scatolin Assessor de Diretoria: Jorge Luiz Alves comunicacao@saocamiloaude.com

Momentos da visita com bênçãos

Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de Faria Jornalista Responsável: Lilian Cacau www.saocamilosaude.com

Boletim São Camilo Saúde - Ano 09 edição 11  
Boletim São Camilo Saúde - Ano 09 edição 11  
Advertisement