Cultura Racional - 8º Volume do Histórico

Page 1


8ºH – Universo em Desencanto

UNIVERSO EM DESENCANTO

1


Cultura Racional – 8º H Reservados todos os direitos de propriedade a MANOEL JACINTHO COELHO

A luz verdadeira do animal Racional é a luz do mundo de sua origem, a LUZ RACIONAL, do MUNDO RACIONAL.

2


“Conhecimento de retorno da humanidade ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL, por meio da Energia Racional, que é o que faz a ligação do ser humano ao MUNDO RACIONAL.”

UNIVERSO EM DESENCANTO IMUNIZAÇÃO RACIONAL

8º VOLUME DO HISTÓRICO – PERGUNTAS E RESPOSTAS DE CULTURA RACIONAL COMPLEMENTAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO QUE É O HISTÓRICO COMPLETIVO DA RESSURREIÇÃO DE TODA A HUMANIDADE

CONHECIMENTO DE ONDE TODOS VIERAM E PARA ONDE TODOS VÃO. COMO VIERAM E COMO VÃO.

O princípio e o fim do mundo

-

3

A salvação de todos


Uma síntese inédita de perguntas e respostas do que é Cultura Racional

1- De onde viemos? Do MUNDO RACIONAL e por isso é a causa da nossa origem de Racional, na condição de animal e que foi denominado animal de origem Racional.

2- Para onde Vamos? Com a CULTURA RACIONAL, há o desenvolvimento do raciocínio por a fase da natureza que atravessamos ser a Fase Racional. E com o desenvolvimento do raciocínio, pela Energia Racional, que é representada pelo conhecimento de CULTURA RACIONAL, depois do raciocínio desenvolvido, liga-se ao Mundo de Origem, que é o MUNDO RACIONAL e volta para a vida eterna no seu verdadeiro mundo, o MUNDO RACIONAL. E com o raciocínio desenvolvido, subimos para o MUNDO RACIONAL e sem o raciocínio desenvolvido, descemos de classe por estarmos ligados às classes em transformação, deformação que nos transformamos em corpos de vida diferentes e em classes inferiores.

3- Por que que assim somos? Porque saímos do nosso verdadeiro Mundo de Origem, do nosso verdadeiro natural e por isso, assim ficamos degenerados e deformados do que éramos, no MUNDO RACIONAL.

4- O que somos? Aparentemente tudo somos, mas aparências não são verdades e verdadeiramente nada somos, porque surgimos da coisa mais insignificante: de um líquido denominado sêmen.

4


E dessa gota dágua, desse líquido surgiu um ser que aparentemente parece tudo ser; na realidade surgiu do nada, de uma gota dágua.

5- Qual é a energia da origem? É a ENERGIA RACIONAL.

6- O que é essa Energia Racional? É uma energia pura, limpa e perfeita, do verdadeiro ser Racional.

7- Como podemos sentir a Energia Racional? Como selvagem tinham um sentido; como civilizado, outro sentido e como Racional outro sentido e outro equilíbrio e outra forma e outra fase e nessa fase vão sentir o que é Energia Racional.

8- O porquê desse mundo? Por a vontade ser livre.

9- A causa e a origem do mundo? É o MUNDO RACIONAL.

10- O porquê dos mistérios? Devido as transformações que todos já passaram, porque tudo se transforma. Se acaba aparentemente, de uma forma de vida e se transforma em outra, em corpo diferente, em classe inferior, devido a degeneração, poluição e pela própria imperfeição.

11- A causa da Energia Racional? É o MUNDO RACIONAL.

12- O que quer dizer encanto? 5


Seres enigmáticos e misteriosos, desconhecidos de sua origem.

13- O que quer dizer desencanto? Solução dos enigmas, dos mistérios e definições da vida e de tudo de princípio a fim, com base e com lógica, com provas e comprovações.

14- De onde é a CULTURA RACIONAL? É do MUNDO RACIONAL.

15- Quem é o RACIONAL SUPERIOR? É um Habitante do MUNDO RACIONAL e por isso é um Raciocínio Superior a todos os raciocínios e o MUNDO RACIONAL é o mundo da verdadeira origem do animal de origem Racional.

16- A vida antes dessa, como era? Racionais, puros, limpos e perfeitos.

17- Como nasceu a mulher e o homem e como nasceu a água e a terra? Racionais que vieram perdendo suas virtudes e que foram se reunindo e se transformaram em um pequenino foco; esse foco, com o tempo, aumentando e esquentando aos poucos e que deu origem ao sol. E esses corpos que vieram perdendo suas virtudes, com o tempo, perderam totalmente e se extinguiram uns tantos em cima da planície e outros tantos em cima da resina da planície, que esse foco de luz foi esquentando; e essa planície, começou a sair dela uma resina, e esta resina torrando e virando cinza, origem da terra e a planície foi amolecendo, com o tempo, gomosa e depois de gomosa virou líquido: origem da água. E os corpos que se extinguiram em cima da planície que virou goma originou-se o sexo masculino e os que se extinguiram em cima da resina, originou-se o sexo feminino e por isso, a mulher é do micróbio da terra, nasceu para produzir como a terra produz e o homem para plantar a semente. 6


Está aí como nasceu a mulher e o homem.

18- O antes de sermos o que somos, o que éramos? Éramos Racionais, puros, limpos e perfeitos.

19- A origem do sol? Nessa planície que tratamos de MUNDO RACIONAL, existia uma parte que não estava pronta para entrar em progresso e uns tantos Racionais entraram por essa parte, por a vontade ser livre; começaram a progredir por conta própria e esta parte começou a se deslocar da planície. Com um certo tempo, conforme iam se deformando, a planície baixando cada vez mais e eles perdendo as virtudes, como qualquer coisa que se transforma em outra, as virtudes perdidas começaram a se reunir e depois de todas reunidas geraram, com o tempo, a formação de uma luz fosca, prateada e quanto mais progrediam, mais essa parte ia descendo, mais se deformavam, mais perdiam as virtudes e mais esse foco aumentava e com o tempo, esse foco começou a esquentar; está aí a origem do sol.

20- A origem da lua? É derivada das virtudes perdidas da resina e da goma.

21- A origem das estrelas? Também das virtudes perdidas da resina e da goma.

22- A origem dos planetas? A origem é: virtudes que os Racionais vinham perdendo; elas foram se reunindo em diversas classes e deram formação a esses corpos de vida própria.

23- O que são virtudes? Virtudes são vidas que se transformam em outras vidas, em corpos de vida diferentes, de várias classes e várias categorias, devido as modificações do enfraquecimento. 7


Hoje está mais forte, as virtudes são mais fortes, originou-se um corpo de vida; com o tempo já está mais fraco, gera outro corpo de vida diferente e com mais tempo ainda mais fraco, gera outros corpos de vida diferentes e assim sucessivamente, pelas transformações que iam se passando e formando corpos diferentes uns dos outros. Virtudes são vidas que se transformam em corpos de vidas diferentes. Está aí a causa das diferenças. Tudo se degenera; por se degenerar enfraquece, diminui e com o tempo desaparece.

24- A origem da água? A planície.

25- Como nasceu da terra os animais e vegetais? Devido a planície virar água e essa água entrou na cinza; com o tempo mofou, infeccionou, apodreceu e deu origem à infinidade de micróbios diferentes. Esses micróbios, por serem energias transformadas em micróbios e vírus, foram a causa da geração dos vegetais e animais, todos eles diferentes, por tudo ser derivado de uma deformação e degeneração em corpos de vida em transformação de classes inferiores. Ficou a terra sendo uma bicheira, produzindo bichos, vegetais de todas as formas, de todos os jeitos, de todas as espécies e de todos os tamanhos e por tudo ser uma deformação é que tudo na matéria é assim, tem princípio e tem fim. E tudo isso, passou-se em eternidades diferentes, porque toda essa formação foi feita em vinte e uma eternidades e cada eternidade uma formação de seres diferentes.

26-E a verdadeira origem da humanidade? É Racional. Está tudo respondido numa síntese, em mínimos detalhes, com base e com lógica, provas e infinidade de comprovações, em toda a obra de CULTURA RACIONAL. Perguntas e respostas inéditas, porque CULTURA RACIONAL não há mistérios.

8


Mistérios e enigmas existem na cultura feita pela mente humana.

27-O porquê existe o pensamento? Já foi formado assim, para que todos compreendessem e entendessem como foi o seu princípio de ser assim e o verdadeiro conhecimento do seu fim.

28-O que é o raciocínio? O raciocínio é de origem do MUNDO RACIONAL. É o equilíbrio perfeito do ser humano, por ser de origem pura, consciente e positiva. O encontro com a verdadeira individualidade que se achava perdida dentro desta deformação Racional. E se tornou um encanto, sempre em busca do encontro com a individualidade que era considerada ignorada. É um órgão que ficou paralisado porque não tinha chegado o tempo de sua função.

29-Como surgiu a cultura artificial? Da mente, da imaginação e do pensamento do ser humano, que sentia necessidade de se organizar, para se entenderem e compreenderem mais ou menos.

30- Mas não havia entendimento antes da criação dessa cultura artificial? O entendimento era muito vago; todos eram analfabetos e por isso todos eram selvagens; e nas fases anteriores a essa, os costumes e modos de vida eram diferentes.

31- Por que nada se acaba e tudo se transforma? Porque a natureza é assim, por ser deformada. Por exemplo, o sêmen é uma energia transformada em líquido, que se transforma em vírus visíveis e invisíveis, para gerar, desenvolver o crescimento, criar e reflorescer. 9


O corpo humano se transforma em quê, depois de morto? Se transforma em micróbios. Esses micróbios depois se transformam em quê? Em vírus visíveis. Esses vírus visíveis se transformam em quê? Em vírus invisíveis. Esses vírus invisíveis se transformam em quê? Em energia. Essa energia se transforma em quê? Em novas gerações de corpos de vida em classes inferiores.

32- O que é IMUNIZAÇÃO RACIONAL? É ser imunizado pela Energia Racional do seu verdadeiro Mundo de Origem, ficando imune da energia do animal irracional, a energia elétrica e magnética, que a energia do animal de origem Racional é a Energia Racional, do verdadeiro ser natural de Racional. E a energia elétrica e magnética é energia do animal irracional, à qual o animal de origem Racional estava ligado e por estar ligado estava em curto, por estar desligado da energia do seu verdadeiro natural.

33- O porquê das duas classes: Racional e irracional? Porque a categoria é uma só, de bicho Racional, dividida em duas classes: Racional e irracional.

34- Quem determinou essas categorias? As deformações da transformação em corpos de vida diferentes. 10


35- O que é energia? É força geradora que se desenvolve por sua força poderosa, vinda do MUNDO RACIONAL.

36- O que é energia elétrica e magnética? Duas energias deformadas que pertencem à classe inferior de animal irracional; é a geradora e criadora do animal irracional, à qual a humanidade estava ligada e por isso toda a humanidade vivia em curto; e o curto, uma das causas do sofrimento da humanidade.

37- O que é a Energia Mediadora Racional? Fica entre a energia do MUNDO RACIONAL e a energia elétrica e magnética, que alimenta os planetas, que são seres de vida própria.

38- Qual foi a causa da natureza? Foram os seus próprios habitantes e por isso, o mundo é conseqüência dos seus próprios habitantes, que entraram pelo pedaço da planície que não estava pronto para entrar em progresso, fazendo uso da vontade, por a vontade ser livre e os primeiros passos para a formação desse mundo foram esses.

39- Como é a vida no MUNDO RACIONAL? Isso é uma pergunta que não tem sentido, porque o ser humano, imperfeito, cheio de defeitos, não sabe o que é pureza e por não saber o que é pureza, é uma pergunta que não tem sentido. Um ser de matéria, que a matéria é um conjunto de ruínas reunidas e por isso, por si mesmo se destrói e quem é um conjunto de ruínas, não tem condições de saber o que é pureza. Desta forma esta pergunta não tem sentido, porque ninguém pode sentir aquilo que não conhece, que seu sentimento não dá para sentir, devido o seu estado de imperfeição de matéria, que por si mesmo se destrói.

40- O que são as classes da deformação e transformação?

11


Uns tantos se extinguiram em cima da resina e da planície e outros tantos se transformaram em outros corpos; assim houve uma infinidade de transformações de corpos de vida diferentes em classes diferentes umas das outras.

41- E tudo e todos nasceram de onde? Do chão. Tudo isto, por formação natural de vidas diferentes pelas próprias transformações de uma vida para outra. Desta forma, os seres humanos são os causadores de toda essa deformação em transformações de corpos de vida diferentes em classes inferiores.

42- Como foram feitos os espíritos? Antes deles serem daqui, eram Racionais que vinham perdendo suas virtudes, até que foram à extinção e uns tantos se transformaram assim. Virtude é vida e eles perderam a vida Racional, por perderem as suas virtudes. Ficou o corpo, que é o vínculo, se transformando em outros seres, que são os habitantes do espaço, ganhando nova vida, por ficarem ligados ao elétrico e magnético; o vínculo de Racionais puros, limpos e perfeitos que eram, antes de serem Racionais em deformação. Está aí, como foram feitos os espíritos, que botaram os nomes de guias, protetores e orixás e que aqui, incorporando nos médiuns, se identificam como querem.

43- O que é o espiritismo para a CULTURA RACIONAL? É o primeiro passo para se encontrar o nosso verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. É o primeiro passo para o encontro com a individualidade que se encontrava perdida nesse mundo, que ninguém sabia dizer o porquê dele. De forma que o espiritismo, foi uma das coisas de maior grandiosidade e que no seu princípio, tinha mesmo que existir suas falhas, porque ninguém sabia definir de princípio a fim o que 12


eram os espíritos, por tudo se encontrar em densos mistérios, que daí deu margem a uma infinidades de modos diferentes de praticar o espiritismo. Cada qual interpretou à sua maneira. As pessoas cultas interpretaram à sua maneira e as pessoas sem cultura, interpretaram de acordo com o seu estado de ser e daí a infinidade de divergências no mundo espiritual de uns praticarem para a parte científica e filosófica e de outros para a magia negra. Os maus adotaram a parte má e os bons adotaram a parte do bem e de forma que o espiritismo se dividiu nessas condições: o bem e o mal, o bom e o ruim, o perfeito e o defeituoso, criando assim confusões, que deram margem a uma infinidade de linhas e meios e modos de praticar, criando então, essa divergência. As pessoas boas exercendo o espiritismo só na prática do bem e na prática da caridade. E as pessoas mais ou menos, somente com o fito de explorar o espiritismo comercialmente. E assim ficou dividido: as pessoas boas somente exercendo o espiritismo para fazer caridades e outros exercendo somente para explorar os incautos comercialmente. E de forma, outros tendo como religião, outros tendo como uma seita, outros tendo como doutrina, outros tendo como o conhecimento de si mesmo e outros tendo, por criações próprias, forjando a seu belo prazer, meios e modos de sugestionar e impressionar e meios cabalísticos para poder viver na prática da mistificação, sugestão e auto-sugestão, para impressionar os fracos e manejar a seu jeito. Que, se o espiritismo tivesse o poder que muitos fracos e fanáticos julgam ter, o mundo seria governado pelos espíritas. Os espíritas se colocariam em altos postos com suas forças poderosas. Mas por não existir o que muitos fracos e fanáticos julgam ter, é que os espíritas estão sempre naquela condição de que: -¨É uma provação que vocês estão passando...¨ Como coisa que o Redentor tenha satisfação de ver seus filhos sofrerem e penarem com amargas penas. 13


Como assim, qual é o pai que tem prazer de ver o seu filho sofrer? Nenhum. Mas o espiritismo diz que é uma provação que a pessoa está passando com esse ou aquele sofrimento. Quer dizer que o patrono do espiritismo tem prazer em ver seus filhos sofrerem? Isto não tem cabimento. E assim, nos livros do filósofo Alan Kardec diz o seguinte: ¨Que todos têm espírito no corpo e que somos espíritos de transmontanas reencarnações e desde o princípio do mundo todos vêm nascendo e morrendo e os espíritos encarnando e desencarnando para a sua purificação.¨ Ora, o mundo é de veteranas eras e longos séculos; desde o princípio do mundo, os espíritos encarnando e desencarnando para a purificação, já era para desde muito, pelas reencarnações, nascerem sábios e puros e não atrasados, que dependem de aprender tudo para saber. Dessa forma, está aí um dos conceitos que prova a nulidade das reencarnações. A inexistência das reencarnações. A inexistência desse sobressalente no corpo, de quem quer que seja. E mesmo se existisse esse sobressalente no corpo de alguém, ninguém tiraria a vida de outro, com medo da represália do espírito que viria, no caso, fazer justiça por o espírito ter o livre arbítrio de fazer o mal e o bem. E por isso existem os espíritos maus e os espíritos bons. Dessa forma, o espírito ficaria indignado por perder a vida do corpo que está encarnado. E quanto mais não fosse, o espírito se incorporava num médium, no centro mais próximo, para denunciar o criminoso, para ser feita a justiça necessária. Como vê, aparece uma infinidade de pessoas mortas pelo mundo inteiro e espírito nenhum vem fazer justiça incorporando nos médiuns, nos centros espíritas, denunciando os criminosos. 14


E demais, se existisse esse sobressalente no corpo de alguém, o espírito de um chefe de família, depois de falecido, o espírito viria orientar sua esposa e seus filhos e dessa forma estaria constatada a imortalidade. Existem sim, espíritos no espaço, que daí são habitantes entre o sol e a terra, que para serem recebidos pelas pessoas aqui da terra e atendidos, eles se apresentam como se fossem espíritos de pessoas falecidas para que todos dêem atenção, se incorporando nos médiuns como espíritos de santos que vieram do céu, como espíritos de parentes conhecidos e desconhecidos e as pessoas aceitando, por julgarem ser aquilo que não são. Em épocas passadas, não existia incorporação de santos e somente dos espíritos enviados dos santos, que diziam que o ser humano, por ser de matéria, não podia receber o espírito de um santo, por o santo ser puro, limpo e perfeito e estar no reino do céu; então, mandava seus enviados à terra e todos somente recebiam enviados de santos. Depois esses meios começaram a ser invadidos por espertalhões, daí nascendo a parte de preparação do corpo para receber santo, surgindo aí a parte comercial. Os gananciosos e ambiciosos, começaram a fazer do espiritismo um meio de vida. Tais preparações com as tais comidas de santo e com as tais vestes e indumentárias caríssimas de santo, vindo batucar ao som dos atabaques e dançar nos terreiros, com roupas caríssimas e luxuosas. Tudo isso, criação para exploração comercial do espiritismo. Justamente a parte da esquerda. A parte da direita somente a caridade e os espíritos se identificando com nomes criados aqui na terra, para serem recebidos como se fossem daqui e daqui nunca foram porque não existe isso no corpo de ninguém. A fase do espiritismo terminou em 1935, que terminou a missão espiritual, por ter entrado na natureza, a Fase Racional. A fase do espiritismo foi a fase do pensamento, da intuição, da imaginação, da inspiração e a Fase Racional é a fase do desenvolvimento do raciocínio. Estamos na fase do raciocínio. 15


E por ter terminado a fase do pensamento, o pensamento começou a enfraquecer, enfraquecendo de tal forma, que aí estão as provas que são as loucuras e os crimes de toda ordem, que é o seu enfraquecimento; é a causa das violências e do desequilíbrio. Sendo esse enfraquecimento a causa das violências. Que de 1935 para trás, o pensamento funcionava e por o pensamento funcionar, todos viviam mais ou menos bem. Havia ordem e respeito e todos tinham liberdade de andar à vontade, ninguém precisava de guarda-costas. Todos eram mais ou menos equilibrados pelo pensamento. Mas a humanidade esquece que tudo na matéria tem princípio e tem fim, porque tudo na matéria é assim. E o pensamento teve o seu princípio e tinha que ter o seu fim, devido no mundo entrar outra áurea, a Áurea Racional, por a fase da natureza ter mudado; da fase de animal, para a Fase Racional; e dessa maneira, terminou a áurea do pensamento e entrou a Áurea Racional. Para a propaganda dos habitantes do espaço, que são os espíritos, começaram a se materializar de uma infinidade de formas diferentes. Se materializando como um parente da pessoa, ou amigo, ou conhecido ou desconhecido, como um animal qualquer, como bichos. Tudo isso, os espíritos usaram, para provar que o espaço era habitado e para que fossem bem recebidos aqui na terra, incorporando nos médiuns. Isto foi um trabalho muito importante que eles fizeram porque abriu a Linha Cósmica, para se encontrar a meta final, que é o nosso verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. E por isso, o espiritismo foi o primeiro passo para o encontro com a individualidade perdida que é o vosso Mundo de Origem - o MUNDO RACIONAL. E de forma que os espíritos, os guias e protetores, trabalharam muito para nos botar na estrada certa, a Via Racional.

16


E dessa forma, devemos a nossa salvação ao mundo espiritual, que foi o primeiro passo para se encontrar a meta final, o MUNDO RACIONAL, o mundo verdadeiro da origem do animal de origem Racional. E dessa forma, louvamos o mundo espiritual, que foram forças Divinas, para a lapidação do animal de origem Racional. Dessa forma, todos são gratos ao mundo espiritual. Porque devemos a nossa salvação a esse campo de luz e de força cósmica do Astral Inferior e nós aqui na terra, mais inferiores ainda, por sermos materializados. Dessa forma, louvamos eternamente esse campo de luz e força, o mundo espiritual. Menosprezar o espiritismo nunca, jamais e sim, eterna gratidão a esse grandioso mundo que tanto trabalhou para a lapidação do povo e sua salvação. Que a CULTURA RACIONAL nasceu num Centro Espírita, no Méier; chamava-se Francisco de Assis. Sendo a CULTURA RACIONAL a continuação do espiritismo e de tudo que existe nesse mundo. Dessa forma, o mundo espiritual criou aqui na terra o seu magistério com os seus ministros, nessas sete partes do porquê nós assim somos. Então, o magistério é o seguinte: encruzilhadas - é de fulano matas - é de beltrano água - é de cicrano mar - é de beltrano cachoeira - é de cicrano rio - é de fulano 17


pedreiras e rochas - de cicrano. E que esses sete reinos se concluem em 21 linhas cada qual com o seu nome: linha da água, linha do sol, linha da lua, linha das estrelas, linha dos trovões, linha dos relâmpagos, linha do fogo, linha do pensamento, linha do mar e outras tantas e tudo isso, para lapidação do povo, denominando até os seus representantes de cavalos e fazendo os terreiros, como amansadores dos cavalos que pulam, saltam, rolam e que dançam os seus batuques. Sendo o terreiro, um lugar próprio para amansar os cavalos e já em outros meios, nomes diferentes, como médiuns e assim sucessivamente. E daí, surgindo as oferendas, os presentes, os despachos, os trabalhos, que é um dos meios de propaganda para justificar a existência dos habitantes do mundo invisível. Sendo tudo isto feito, cada qual dentro do seu apropriado local. Tudo isto foi muito bom para lapidação de seus adeptos, a lapidação do povo, para que fosse conhecida e reconhecida a existência dos habitantes do espaço. E daí, surgindo os bons e os maus, criando assim, a direita e a esquerda e tudo isto foi tão lindo e tão bom, para a lapidação do povo. E todos esses meios, a intenção era uma só: lapidar todos para a salvação de todos. E por isso aí está a verdadeira cultura deles, a CULTURA RACIONAL, que é a cultura para o povo, para a salvação do povo, que é a volta de todos para o seu verdadeiro Mundo de Origem. E por isso, tudo isto foi preciso e necessário para mostrar a meta final, o mundo de nossa verdadeira origem, o MUNDO RACIONAL.

44- Qual é a áurea do pensamento? A áurea elétrica e magnética.

45- O que me diz à respeito dos corpos de luzes que aparecem no espaço? 18


Isso são Habitantes do MUNDO RACIONAL, anunciando a fase existente na natureza, a Fase Racional, que aparecem de todos os tamanhos, de todas as formas e de todos os jeitos, de todas as maneiras, se transformando várias vezes e de várias cores, inclusive até como discos voadores, para chamar a atenção da humanidade. E como discos voadores, identificando a existência de um outro mundo, que é o nosso verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. E que, para saber quem são eles e entrar em contacto com eles, é conhecer a cultura deles, a CULTURA RACIONAL, que esta fase da natureza entrou em 1935.

46- Quem foi Cristo, o que é que o Senhor me diz de Cristo e como a CULTURA RACIONAL vê Cristo? Cristo foi um filósofo do seu tempo, igual a uma infinidade de filósofos que existiram no nosso mundo, como Buda, como Alá, como Maomé, como Jeová e outros tantos. Cada um criou a sua filosofia, diferente umas das outras. Serviu para a época que foi criada. Na época em que todos eram guiados pelo temor. Nessa época o povo não tinha instrução.

47- Quem é o Aparelho do RACIONAL SUPERIOR? É o Senhor MANOEL JACINTHO COELHO, que nasceu com esse dom da natureza, para se ligar ao MUNDO RACIONAL e daí recebendo essas mensagens do nosso verdadeiro Mundo de Origem, por estar ligado ao RACIONAL SUPERIOR, um Ser Superior do MUNDO RACIONAL, que é o antimundo, o mundo antes desse, que deu conseqüência a esse.

48- Onde nasceu a CULTURA RACIONAL? Nasceu no antigo Distrito Federal, em 1935, no Méier, na Rua Lopes da Cruz nº 89, em um centro espírita que chamava-se ¨Tenda Espírita Francisco de Assis¨, que o Presidente dessa entidade é o Aparelho do RACIONAL SUPERIOR. 19


49- E o objetivo da CULTURA RACIONAL? É ligar toda a humanidade ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL, pelo desenvolvimento do raciocínio, que é de origem verdadeira Racional. Dessa forma: Raciocínio: Racional. Racional: Raciocínio. E de lá receber toda a orientação necessária para o seu equilíbrio e bom comportamento na vida da matéria e depois de ligado ao MUNDO RACIONAL, volta para lá, por ser o seu verdadeiro Mundo de Origem, dessa forma não nascendo mais aqui nesse mundo de matéria. Esse é que é o objetivo da CULTURA RACIONAL: a volta de todos ao seu Mundo de Origem.

50- O porquê do sofrimento da humanidade? Uma das causas é por a vontade ser livre e não ter limites, por o ser humano ser cheio de vontades. E a vontade é que estraga o pensamento. E o pensamento é a causa de todo o sofrimento e o sofrimento é a lapidação do corpo. E a lapidação do corpo é o sofrimento da vida.

51- Existe vida após a morte? Sim, porque tudo se transforma em corpos de vida em classes inferiores.

52- Quem fez esse mundo assim? O mundo é conseqüência de seus próprios habitantes e por isso é uma deformação Racional em transformações de classes inferiores.

20


53- Quais são as causas das divergências dos idiomas do Universo? Deixaram o verdadeiro alfabeto real e natural da natureza da vida de todos, o alfabeto astrológico, que existe nas palmas das mãos, por criarem um novo alfabeto para dar expansão às suas vontades, que é o alfabeto artificial. Um alfabeto sem limites, porque o alfabeto astrológico não satisfazia a vontade, por ter limite.

54- A CULTURA RACIONAL, como encara as religiões? A vontade é livre e cada qual segue a religião que deseja; ninguém tem o direito de criticar a outra. E a CULTURA RACIONAL é em favor de todas as religiões porque a CULTURA RACIONAL é a continuação de todas elas.

55- Por que a CULTURA RACIONAL é a continuação de todas as religiões? É um conhecimento que transcende o saber humano, definindo a sua posição aqui na terra: de onde vieram e para onde vão. CULTURA RACIONAL não é contra ninguém; é em favor de todos e de tudo.

56- O que é Diplomacia Racional? Precisamos saber como nos dirigir ao povo, diplomaticamente, com palavras que agradem para despertar e existir o interesse de quem não conhece CULTURA RACIONAL. Temos que ser verdadeiros diplomatas Racionais para condizer com a pureza que nós apresentamos, que é um conhecimento de paz, amor e fraternidade universal. Fraternidade é uma coisa muito bela. É preciso fazer uma grande revisão nos termos chocantes, que chocam as pessoas que não conhecem CULTURA RACIONAL. Temos que usar palavras que somente agradem e não desagradem. 21


Não podemos usar palavras que chocam e afugentam. Os representantes da CULTURA RACIONAL, devam ser verdadeiros diplomatas para condizer com o nome. Racional é pureza e perfeição. A nossa interpretação, que conhecemos, é uma coisa e a interpretação de quem não conhece é outra coisa; leva para outro campo malicioso, ofensivo e agressivo. Vamos agora aprender a falar de CULTURA RACIONAL para quem não conhece. Esclarecer sobre CULTURA RACIONAL ou fazer uma conferência, é uma missão diplomática do mais alto nível de cultura e não se pode depreciar com palavras inadequadas à Diplomacia Racional.

57- Existe alguma obrigatoriedade na CULTURA RACIONAL? Não existe, porque quem é que não quer o bem de si mesmo? Quem é que quer voltar mais aqui, neste mundo, sabendo que não é daqui? Quem é que não quer se salvar? Quem é que não quer voltar para a vida eterna, que é o seu verdadeiro Mundo de Origem, sabendo como voltar para o MUNDO RACIONAL? Quem é que não quer imunizar-se conhecendo o que é IMUNIZAÇÃO RACIONAL, alcançando o ponto máximo da vida universal, a vida Racional? Quem é que não quer estar imune às influências negativas das energias elétrica e magnética, depois de conhecer o que é Energia Racional? Então o desejo é ler para se valer, se defender, se salvar, ficando interessado na sua própria recuperação, por ter a felicidade de conhecer o que é CULTURA RACIONAL e IMUNIZAÇÃO RACIONAL.

22


58- Neste momento, muitas pessoas vivem em aflição e agonia; poderia dizer algo em mensagem para estas pessoas que vivem uma dor? Sim. Primeiramente mentalizem o RACIONAL SUPERIOR; peçam a Ele forças para superar o momento da dor e depois, leiam e releiam os Livros UNIVERSO EM DESENCANTO, para se ligarem ainda em vida à eternidade, terminando assim todas as aflições e agonias. O que importa, é pedirem a quem, com consciência, pode amenizar a dor e lhes salvar dessa aflição e agonia desesperadoras. Só existe um Ser capaz de resolver essa situação, que é o RACIONAL SUPERIOR, porque o RACIONAL SUPERIOR é o Verdadeiro Deus. Deus é um Ser Racional, do nosso verdadeiro Mundo de Origem, porque nós somos de origem Racional e o Verdadeiro Deus é um ser de nossa origem, ou seja, o RACIONAL SUPERIOR. Pois só o verdadeiro Deus é que pode resolver qualquer situação à contento. O RACIONAL SUPERIOR quer dizer: um Raciocínio Superior a todos os raciocínios - o Supremo Deus verdadeiro. Eu lhe pergunto: Pedir a quem? Ao verdadeiro Deus, do mundo de nossa origem, Racional.

59- Quem idealizou, gerou e formou toda essa arquitetura, misteriosa e enigmática? Foram os seres que se deformaram em classes inferiores, por tudo vir se transformando, até se deformar como está. E continua a deformação em transformação de corpos de vida em classes inferiores. 23


Foi a energia transformada em vírus, para a formação de corpos de vida, todos diferentes, por serem deformados.

60- Quem fez a fôrma do chão? Foi formulada pela própria natureza deformada, como tudo é feito pela energia que se transformou em seres. A energia é um corpo de força geradora, criadora e que se desenvolve em crescimento, pelo seu estado natural de força em transformações; tudo se formou por si mesmo.

61- Uma pessoa mal informada me perguntou se este Livro admitia a existência de Deus? Claro; tanto assim, que este Livro nos dá uma infinidade de provas e comprovações, com perfeita lógica e base, que é do Verdadeiro Deus. Sim, que o RACIONAL SUPERIOR é um Raciocínio Superior a todos os raciocínios e esta supremacia quer dizer, logicamente, Deus Verdadeiro. Como a lógica nos confirma na alta matemática da vida, que se nós somos de origem Racional, é porque o Verdadeiro Deus é Racional, um Ser Supremo de nossa origem de Racional. A nossa existência é a prova da existência de Deus; se Deus não existisse nós não existiríamos. E nós, leitores dos Livros UNIVERSO EM DESENCANTO, vamos muito além do crer em Deus; somos convictos da existência divina, que é Racional e quer dizer pureza, perfeição, bondade infinita, amor de um doce paraíso, fonte bendita e fecunda; tudo isso é Deus.

62- Quem é Deus e como se define na CULTURA RACIONAL ou como é definido este ser? Deus é o poder dos poderes. Na origem está a força do poder que constitui a vida. 24


E assim sendo, a força do equilíbrio da vida está na sua verdadeira origem de Racional. Então, Racional tudo é, porque Racional é a origem existente. Existindo a origem, emana-se o poder da origem para a solução daquilo que pertence à origem. O que pertence à origem é Racional. Então, para que a pessoa encontre o equilíbrio e a razão de ser, é conhecer a sua verdadeira origem de Racional. Assim, vai encontrar ou se ligar à força que lhe fez, que é de sua verdadeira origem Racional. Então, procure conhecer o porquê és um animal Racional, para saberes o que é Racional e saberes o que é animal. A força mais poderosa do Universo é a força da sua verdadeira origem, a força Racional. Se teve força para lhe fazer assim, de lhe gerar assim, também tem força para resolver o seu equilíbrio na vida da matéria, desde que se ligue à sua origem, o MUNDO RACIONAL.

63- Por que o ser humano nunca descobriu o seu Mundo de Origem? Porque não conhecia a CULTURA RACIONAL. Porque estava trancado a sete chaves, pelas influências elétricas e magnéticas e o magnetismo nos desenvolveu de uma tal maneira, por sermos produto da matéria. Antes, o ser humano só tinha conhecimento de duas energias: elétrica e magnética. Estas energias, possibilitaram o desenvolvimento do pensamento e da imaginação. Assim feito, o ser humano sempre se manteve livre pensador, pois orientado pelo pensamento e pela imaginação, nem sempre acertava, por desconhecer a primeira energia, que é a Energia Racional, da sua origem, do seu Mundo de Origem, do seu verdadeiro natural. A mente é variante, porque o ser humano sempre desconheceu o mundo de sua origem e assim sendo, no campo variante em que vive, somente desenvolveu a célula da sua categoria, no cérebro, ou melhor dizendo, apenas desenvolveu a parte elétrica e a parte magnética, razão 25


porque o ser humano nunca descobriu o mundo de sua verdadeira origem; permanecendo paralisada, no cérebro, a parte ou célula Racional. Entretanto, hoje, por intermédio dos esclarecimentos fornecidos pelo conhecimento de CULTURA RACIONAL, pelas mensagens do RACIONAL SUPERIOR, nos Livros UNIVERSO EM DESENCANTO, o ser humano vai desenvolver a célula Racional, ligandose, ainda em vida, à eternidade, aos Habitantes do MUNDO RACIONAL, nossos irmãos, de um Mundo Superior ao nosso e por isso são puros, limpos e perfeitos e deles recebendo todas as orientações precisas para o nosso equilíbrio na vida da matéria. Orientação esta, Racional, do nosso verdadeiro Mundo de Origem, que nos está esperando quando da matéria sairmos. De lá saímos e para lá voltaremos algum dia.

64- Onde se encontra o caminho certo, o rumo certo da Origem da Humanidade? A solução real da vida de todos e de tudo está no Conhecimento Racional - a razão certa de tudo, a razão consciente, Racional. Racional é o fator principal da vida e por isso, Racional é a origem da vida. E Racional sendo a origem da vida, como é, toda a solução só pode ser encontrada no que é Racional. Se Racional é a origem da vida, então, a força das soluções da vida está na origem da vida, por a vida ser de origem Racional.

65- Por que tudo se transforma? Porque não somos daqui e sim do MUNDO RACIONAL. Tudo tinha que vir se transformando até a humanidade conhecer a sua verdadeira origem e saber como voltar ao seu Mundo de Origem.

66- Por que que o sol é o gerador, criador e destruidor? 26


Por ser o primeiro corpo de vida a ser feito, que se formou das virtudes que os primeiros seres, em deformação, foram perdendo. Daí deu origem a toda essa deformação existente, ficou sendo o Astro - Rei, primeiro e único da deformação.

67- Antes de ser sol, o que era? Eram Habitantes do MUNDO RACIONAL que entraram pelo pedaço que não estava pronto para entrar em progresso e vieram perdendo as suas virtudes, até se extinguirem em cima da planície e da resina. Essas virtudes se transformando em outras vidas, que se reunindo, se transformaram em um corpo de luz e esse corpo de luz, se transformando com o tempo em uma energia de fogo, que por nós foi denominado sol.

68- Como foi feito o vírus cósmico? Das virtudes perdidas pelos Habitantes do MUNDO RACIONAL que vinham progredindo por conta própria e essas virtudes, se transformando em corpos de vida de massa cósmica, por serem seres de energia cósmica, que se transformou em corpos de vida diferentes. Os vírus eram completamente diferentes, por serem de energia mais pura. Os primitivos vírus da deformação dos órgãos, com a evolução da deformação, eles vieram se degenerando, tomando forma adequada à eternidade que vinham passando.

69- Como é essa energia fecundadora do cosmo? São energias que se transformam em seres superiores à parte que se deformou. Porque tudo é energia transformada em seres. Por exemplo, o sêmen, é uma energia transformada em líquido e esse líquido se transforma em um corpo de uma máquina humana. E tudo é assim, porque tudo é energia transformada em seres de vida, de uma infinidade de classes superiores, os seres de vida cósmica e mediadores, os seres da deformação e inferiores, 27


a energia transformada em matéria e em corpos de vida de uma infinidade de classes de matéria.

70- De que composição foi feita essa massa cósmica? De energia transformada em massa cósmica ou em matéria. Porque tudo é energia transformada em corpos de vida diferentes. Depois que tiverem o raciocínio desenvolvido, terão a Vidência Racional e com a Vidência Racional vão ver o que é energia e sentir como ela está aqui na matéria visível e patente: a transformação de energia transformada em líquido, gerar um corpo de massa de matéria elétrica e magnética.

71- O que é a matéria? Em primeiro lugar é a energia transformada em seres e por isso gera, desenvolve, cresce, refloresce e desaparece, se transformando em outras vidas; por o mundo ser uma deformação é que tudo se transforma. Em segundo lugar, a matéria é um corpo de ruínas reunidas que por si mesmo se destrói e no se destruir, se transforma em outras vidas diferentes em classes inferiores.

72- Por que esse conhecimento não veio há mais tempo? Porque tudo é determinado pelas mudanças de fases da natureza. Porque em cada fase tem um comportamento de vida e nas fases anteriores, foram fases de preparação da humanidade para que quando chegasse a Fase Racional todos estivessem preparados e prontos culturalmente para aceitar, entender e compreender e dessa forma, tudo no seu tempo, na sua época e na sua fase. Porque cada fase tem um comportamento de vida. O comportamento da fase de animal Racional era um comportamento religioso, em que somente a religião é que podia salvar todos.

28


Com o tempo, surgindo os incrédulos, os descrentes e os materialistas, os ateus, vindo então, o enfraquecimento de tudo que existia, então aí entrando a Fase Racional por todos estarem preparados pelo desenvolvimento, para entender e compreender, por todos viverem à procura do encontro consigo mesmo, que é o encontro com o mundo de sua verdadeira origem, o MUNDO RACIONAL.

73- O que é o corpo humano? Um corpo de energia transformado em um ser. E por ser um corpo de energia, tem força locomotora de movimentos e pensamentos infinitos, extraordinários, sendo um corpo gerador de corpos de energia.

74- O que é a natureza? Energia deformada e degenerada, transformada em seres. É energia transformada em terra, água, animais e vegetais e por ser energia transformada em tudo que existe nesse Universo e fora dele, por tudo ser energia transformada em todos esses seres, por tudo ser energia, é que tudo gera. Energia é força de geração, criação, desenvolvimento e crescimento.

75- Como e por quem foram criadas as indumentárias ou vestes? Pelos selvagens, que começaram de brincadeira, a fazer roupas de peles de bichos, de penas bonitas e de peles bonitas. E essas brincadeiras com o decorrer dos anos, sempre em apurações; com o decorrer dos anos, se tornou realidade. Tudo começou como brincadeira; com o decorrer do tempo se tornou realidade, porque começou a surgir o comércio e começaram a surgir os valores. Então, uma roupa de pele de bicho tal, custava tanto. Uma roupa de pena de bicho tal, custava tanto.

29


Começaram a surgir os valores, o comércio e a coisa pegou, porque cada um queria fazer a mais bonita, de peles de bichos mais bonitos, para ter mais valor e vender bem vendida; e assim foi o começo, o interesse comercial daquele tempo. Os mais inteligentes preparavam as mais bonitas e mais caras; daí, com o tempo, surgindo as roupas de fibra, depois as roupas de palha, depois as roupas de lã e depois de algodão, de seda e assim apurando sempre e lapidando sempre e progredindo sempre, chegou a esse ponto, chegou ao princípio desse ponto em que estão. E assim foi que nasceram as fantasias, as indumentárias; brincadeiras de selvagens. Depois, roupas de aço, armaduras de aço, armaduras de ferro (era um povo gigante, de muita força) e sempre apurando e sempre lapidando, chegaram ao princípio das fantasias que aí estão.

76- Como é feita a ligação com o MUNDO RACIONAL? Existe no cérebro humano uma parte que estava paralisada por estarmos ligados à energia deformada elétrica e magnética. Com o desenvolvimento do raciocínio pela leitura assídua do Conhecimento Racional, esse campo que estava paralisado, vai sendo tomado pela energia natural, Racional, até que o campo esteja totalmente tomado pela Energia Racional, quando então o raciocínio está todo desenvolvido e é feita então a ligação com o MUNDO RACIONAL.

77- Como abreviar a ligação de todos ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL? Com a elucidação do raciocínio. A lucidez Racional. O progresso do desenvolvimento do raciocínio. Soltar o embrião magnético a que o raciocínio estava preso, tolhido de funcionar, por não ter chegado ainda a sua época, o seu tempo, a sua fase. Para despregar o embrião do magnético é preciso a persistência na leitura, porque o raciocínio está embrionado pelo magnético e é preciso a persistência para ir diluindo ele do magnético e ele começar a se desenvolver justo e certo. 30


Então, com a constância na Energia Racional, mediante a ilustração cultural para desenvolver o raciocínio, com pouco tempo há a solução satisfatória. Assim deva ser para abreviar a ligação de todos ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.

78- O que é a Residência dos Habitantes do MUNDO RACIONAL? A Residência é um marco simbólico da Fase Racional. É um simbolismo que representa os Habitantes do MUNDO RACIONAL na terra; representa o MUNDO RACIONAL, anunciando a Fase Racional. É o ponto referencial da fase, uma prova da Fase Racional, porque a Residência é para despertar a atenção da humanidade da fase da natureza; é a título representativo. E assim é para verem que tudo tem uma razão necessária de ser, para desenvolver a mentalidade precisa e o seu ponto de supremacia, para despertar a atenção, é simplesmente um marco da Fase Racional para que tenham um referencial da fase. Não é que os Habitantes do MUNDO RACIONAL vão morar ali, não! Porque os Habitantes do MUNDO RACIONAL estão em todo lugar, estão em todos os cantos do mundo, em todos os lares, em todos os cantinhos, porque Racional tanto está ali na Residência como em todo lugar.

79- Como todos podem alcançar esse estado de equilíbrio de tudo? Com a evolução e com o tempo, tudo se encontrará porque tudo evolui, tudo progride, tudo passa. Tudo evoluindo e quanto mais amadurecimento, mais se aperfeiçoando em tudo. Porque evolução é lapidação. Quanto mais lapidados, mais amadurecidos.

31


Quanto mais amadurecidos, mais equilibrados, mais aperfeiçoados pela evolução e o progresso de tudo, vindo então a certificação de tudo, pelo bom senso adquirido pelo amadurecimento. O amadurecimento traz o bom senso. E a evolução do bom senso, traz a perfeição no sentido do equilíbrio de tudo.

80- Qual é a causa da violência? O enfraquecimento do pensamento porque a fase do pensamento terminou em 1935 por ter entrado na natureza a sua mudança natural de evolução, a Fase Racional. A natureza passou de animal Racional para Racional. Sendo agora o estado natural da natureza. Assim como tudo tem suas mudanças na vida, a natureza também com suas mudanças naturais de sua evolução, por tudo ser uma energia deformada. É a causa das mudanças e das transformações. E por isso estamos em plena Fase Racional em que todos deixaram de ser, na fase anterior, animais de origem Racional, passando para Aparelho Racional.

81- O que é o estado natural? Para chegar ao verdadeiro estado natural, é preciso conhecer as duas naturezas que são: a natureza deformada, desse mundo em que vivem, de matéria e a verdadeira natureza do estado legítimo de ser Racional. Esse é o estado natural, do corpo de Energia Racional, pura, limpa e perfeita e a natureza deformada, o corpo de matéria, de vida provisória e passageira.

82- O porquê dessa onda de suicídio em todo o mundo e um grande número, cada vez maior de viciados em tóxicos?

32


Um viver sem lógica e sem objetivo é um viver vazio de tudo, por não saberem o porquê vivem. Isso desespera e desanima todos, porque não existe um objetivo, uma razão de viver. Por não haver estímulo para viver, porque viver com esse vazio é horrível viver. Viver de sonhos, de fantasias e de ilusões, isso é um viver sem lógica. Esses que não têm esse temperamento de viver assim, desanimam de viver e preferem morrer a viver nessas condições. É por isso que existe no mundo inteiro essa onda de suicídios, porque não encontram motivação nem estímulo na vida, para viver, por não saber o porquê está vivendo. Outros, tão desanimados de viver, que ficam desgostosos, indignados e tristes, por não saberem o porquê estão vivendo e se atiram aos tóxicos, ficam sob o domínio do tóxico, para se destruírem mais depressa, para se liquidarem mais depressa, por a vida não representar nada, por não saberem o porquê da vida. No desanimar de viver, se desequilibram, por não encontrarem a justa causa de viver, porque procuram a verdade, não encontram; desequilibram e desanimam. Esta é uma das grandes causas do desequilíbrio da puberdade, da juventude e do desequilíbrio de tudo: encontram tudo vazio. Não admitem aparências. Querem é a verdade, querem é a realidade e não encontrando, se desanimam de viver, perdem o estímulo, perdem o gosto de tudo e se perdem loucamente. É o mal que as aparências, as fantasias e as ilusões têm feito à humanidade.

83- E como proceder para evitar ou recuperar essa situação? A natureza mudou de fase.

33


A Fase Racional é para recuperação do animal de origem Racional; então nessa fase, os desanimados de viver encontram ânimo de viver, porque encontram o que estavam procurando. A solução definitiva da vida e do mundo. Os desanimados de viver encontram ânimo para viver, a definição do seu ser, encontram motividade justa e certa da vida, porque não há efeito sem causa. E chegou a causa real do porquê vivemos nesse mundo e de todos os feitos. A CULTURA RACIONAL é o único remédio para a recuperação de todos os viciados em tóxico; que já existem milhares de recuperados pela CULTURA RACIONAL e que cada um presta os seus esclarecimentos dos benefícios que recebeu e recebe da CULTURA RACIONAL. Só desta maneira é que podemos ter solução dos infelicitados pelo vício, que o saber humano não pôde equilibrar a juventude. E por isso, está aí o tóxico infelicitando vidas preciosas, por não encontrarem apoio, segurança, garantia e equilíbrio no saber humano, que não teve condições para dar um equilíbrio sadio sobre todos que necessitavam, principalmente à puberdade, à juventude que se acha num vazio, por não existir o que pudesse salvá-los. Agora, para a surpresa de todos, chega a Cultura do Cosmo, a CULTURA RACIONAL, para a salvação de toda a humanidade. E somente ela, com seus poderes Divinos é que poderá salvar a humanidade como está salvando. Como assim já existem milhares de pessoas recuperadas do maldito tóxico.

84- O que é o dever de fazer propaganda? Os leitores já têm convicção da cultura da Divina Providência, para a recuperação de todos; todos que têm convicção da CULTURA RACIONAL, qual é o dever? Anunciar para todos o que todos estão necessitando e que vêm implorando há muito. 34


Então é o dever de todos que têm convicção da cultura da Divina Providência, tomar providências, porque já é considerado um representante do MUNDO RACIONAL. Já é considerado um salvador, para salvar os demais, anunciando de todas as maneiras e formas, para que todos tomem conhecimento das providências da Divina Providência. E desta maneira o dever de anunciar o que conhece em benefício de todos e o que todos estão implorando, necessitando e precisando para a recuperação de todos. O clamor de todos dia e noite é pedindo socorro à Divina Providência. Porque as horas que o mundo atravessa são horas tristes, pelo descontrole, desespero e agonia, pelo desequilíbrio mundial. Não é para menos os pedidos de socorro dia e noite à Divina Providência. Então, quem já sabe e já conhece que as providências aí estão, para a recuperação e socorro de todos, o dever do representante do MUNDO RACIONAL é anunciar para todos que desconhecem o remédio para o conserto de tudo e de todos, que aí está.

85- Existe o "tu" e o "eu"; então, qual é a relação do corpo de Energia Racional e o "eu" da pessoa? O "eu" pertence à parte invisível elétrica e magnética e o "tu" à matéria. O corpo de Energia Racional é o causador da pessoa. Está ligado ao "eu". Está separado do corpo; é o causador dele e está no espaço.

86- Quem são os corpos de energia que estão em missão, para dar causa ao animal Racional? Foram uns tantos que acompanharam a deformação para identificação do animal de origem Racional.

35


A condição de vida deles é diferente da nossa; assim acompanharam a deformação e as transformações, para identificação da origem. Para que não perdessem a origem, o vínculo Racional.

87- Um corpo de Energia Racional pode fazer nascer vários seres humanos ou apenas um? Um só.

88- Se o corpo de Energia Racional só faz um, porque a população mundial cresce cada vez mais? Porque existem mais corpos de Energia Racional no espaço do que habitantes na terra e habitantes no espaço. Porque essa deformação é uma deformação Racional e por ser uma deformação Racional, pertence aos Habitantes do MUNDO RACIONAL.

89- Como foram as transformações com o decorrer das eternidades e quantas eternidades já passaram para a formação desse mundo? A origem da humanidade surgiu na primeira fase do início da formação desse mundo, que era uma Fase Cósmica. Com o decorrer das mudanças de eternidade, é que vieram se modificando, se transformando, se degenerando de acordo com as modificações das eternidades. Cada eternidade era uma forma e uma mudança da natureza, até que com o decorrer das eternidades a deformação e degeneração chegou a este ponto. Passaram por todos esses transes, em vinte e uma eternidades.

90- Quando foram criados os primeiros animais Racionais?

36


Quando se diz que viemos descendo de classes e já fomos Habitantes do MUNDO RACIONAL, depois do Astral Superior, depois de Astral Inferior, cada uma dessas classes foram sendo formadas conforme ia progredindo a deformação. Antes da quarta eternidade éramos Racionais que vinham perdendo as virtudes e viemos criando esses mundos: Astral Superior, depois deformando mais, formando o Astral Inferior, deformando mais até ficarem nas condições de matéria. Uns tantos se extinguiram em cima da resina e da planície e outros tantos ficaram no Astral Superior, outros tantos ficaram no Astral Inferior, que se extinguiram na energia elétrica e magnética que são os corpos, habitantes do Astral Inferior.

91- O que é uma eternidade? É um tempo de duração na deformação.

92- O que é adivinhação, as profecias e como se conseguem curas de pessoas por meio de orações, meios espirituais, hipnóticos e parapsicológicos? Tudo isso é por intermédio espiritual, que atende por determinadas representações. Porque tudo tem um dono para atender, um dono espiritual, habitante do espaço.

93- Existe possibilidade de uma pessoa na vida da matéria, ter conhecimento de toda a sua vida e de materializações anteriores? Os espíritos elevados têm possibilidade de contar o passado em outras vidas, na fase de animal Racional. Porque na Fase Racional é uma fase decisiva por estar à caminho de sua extinção, pelo progresso que constituiu a matéria, que é um conjunto de ruínas reunidas, que por si mesmo vai se destruindo até a sua extinção total, pelas transformações que vai passando. A Fase Racional é a fase decisiva, ou sobe para o MUNDO RACIONAL, ou desce de classe para as classes inferiores. 37


Na Fase Racional, quando a pessoa estiver ligado ao MUNDO RACIONAL, será orientado Racionalmente e saberá de tudo que for necessário e preciso.

94- O que são o mapa, a planta e a bússola da humanidade? É a orientação Racional. Depois da pessoa ligada ao MUNDO RACIONAL, terá o mapa, a planta e a bússola.

95- Como orientar as pessoas que têm guias, protetores e orixás, porque sempre ficam temerosos de qualquer reação de Umbanda do curso primário, do Astral Inferior? Com a persistência na leitura, você via conseguir se salvar e salvar os orixás. Eles passarão para a linha justa e certa, a Linha Racional. Se eles fossem bons, estariam satisfeitos, por ver a Luz Racional e enxergavam a salvação deles, mas por serem maus é que vivem a perturbar, porque o mal não quer saber do bem e o mau não reconhece direitos. Mas com a continuação da persistência na leitura, eles vão se instruindo e passarão naturalmente para a linha certa, a Linha Racional. O reinado do bem. Você tem condições de salvá-los porque vai se ligar aos habitantes do Reinado de Umbanda do Astral Superior, o curso secundário e no curso superior, você vai se ligar aos Habitantes do MUNDO RACIONAL, nossos irmãos e irmãos deles. Daí você, adquirindo forças poderosas para dominá-los, por estar ligado aos habitantes de um mundo superior a este. Podem ler sem medo nenhum e sem receio algum, porque eles nada poderão fazer contra você porque está se ligando à força mais poderosa do mundo, que é a Força Racional. Portanto não tenham medo nem receio de espécie algum, que estão no caminho verdadeiro de sua salvação e a salvação deles, que sempre viveram aqui nas trevas, no Astral Inferior. 38


Firmeza na leitura, para a sua Redenção, para melhorar de vida, de sua situação e adquirir toda a proteção.

96- Por que é tudo tão repetido no Livro UNIVERSO EM DESENCANTO? O leitor lê e pouco percebe do sentido psicológico da leitura e das entrelinhas, por enfraquecimento da mente e é por isso que é preciso as repetições e as explicações de várias maneiras, formas e jeitos, mas às vezes, nem assim.

97- Por que é usada uma linguagem simples? Para atingir os mais humildes em leitura.

98- O que quer dizer "MANOEL"? Manoel em hebraico quer dizer: DEUS ESTÁ NA TERRA. E em outras línguas quer dizer: O SALVADOR.

99- Por que tudo se transforma e como são essas transformações? O natural da deformação é a multiplicação das transformações em classes inferiores porque tudo vai se degenerando. Assim é a natureza; o progresso sendo sempre o mesmo, de transformação e as classes sempre inferiores, descendo sempre devido a degeneração, a poluição, o enfraquecimento, pelo apodrecimento, pela velhice, pela poluição, chegando o ponto de eliminação total, pelo enfraquecimento de tudo. Tudo sempre em transformações de tudo. E por isso hoje é novo, se transforma em velho, é completamente diferente. Depois de velho se transforma em quê? Em defunto. 39


Depois de defunto se transforma em quê? Em micróbios. Depois de micróbios se transforma em quê? Em vírus visíveis. Depois de vírus visíveis se transforma em quê? Em vírus invisíveis. Depois de vírus invisíveis se transforma em quê? Em energia. Depois de energia se transforma em quê? Em novas gerações, de corpos diferentes, em classes inferiores. Coisa alguma termina de vez. Termina um corpo aparentemente e se transforma em outro. A lei da causa e efeito das transformações da deformação.

100- O que é o sêmen? É uma energia transformada em líquido, que daí se transforma, desenvolve-se, cresce até o término do seu crescimento e seu amadurecimento, depois de maduro, entra em recesso, começa a enfraquecer, até o seu enfraquecimento total e sua transformação para outra vida em classe inferior.

101- Qual a causa do dom do ser humano? Já nasce com o vírus para no seu tempo, nascer na pessoa o pensamento e imagem para descobrir isso ou aquilo. É a causa dos gênios e das super inteligências, cada qual privilegiado pela natureza com o seu dom. 40


102- Qual é a cronologia da hierarquia da descida pela qual passamos para chegar à evolução da vida da matéria? Depois que os Racionais entraram pelo pedaço que não estava pronto para entrar em progresso, fizeram o uso da vontade por a vontade ser livre; esse foi o primeiro passo. Vieram descendo, por o pedaço não estar pronto e perdendo as virtudes; com o tempo se extinguiram em cima da planície gomosa e outros tantos se extinguiram em cima da resina e daí começaram a nascer do chão, o princípio da deformação. No princípio eram monstrengos, monstrondontes, depois monstrões.

depois

monstrinhos,

depois

monstros,

depois

Andavam de quatro pés, porque ninguém sabia andar em pé. Com o tempo e com o desenvolvimento é que começaram a ficar em pé. Todos eram de natureza diferente das gerações de agora, a alimentação era feita pela própria natureza; o entendimento entre eles eram guinchos e urros; depois que começaram a andar em pé, começaram com os acenos, onde se entendiam por acenos e depois começaram a soltar a voz e começaram a se entender muito vagamente. Foram se desenvolvendo, se transformando até marcar as coisas e atinarem para um entendimento mais ou menos. Se desenvolvendo sempre até chegarem a selvagens. De selvagens melhorando sempre, se transformando sempre, até que pelas transformações que fizeram e as mudanças pelo desenvolvimento, chegaram ao princípio dessa civilização. De selvagens primitivos com a evolução, se transformaram em selvagens mais adiantados e tudo evoluindo até chegarem à civilização onde começaram as trocas, os valores, as invenções, as descobertas e tudo progredindo cada vez mais, inventaram as letras, formar palavras, algarismos e nomear os objetivos e assim começaram as apurações, evoluindo para o que aí está.

103- Quais são as transformações pelas quais teremos que passar para chegarmos ao nosso Mundo de Origem? 41


Vão passar da fase de animal de origem Racional, para a Fase Racional. De ANIMAL RACIONAL passando para a fase de recuperação Racional. Na fase de recuperação, está em tratamento, é MEDIADOR CONSCIENTE. De Mediador Consciente passa para APARELHO RACIONAL, da classe de Aparelho Racional passa para RACIONAL. Da classe de Racional para o GRAU DE SUPREMACIA RACIONAL e o grau de Supremacia Racional para Racional puro, limpo e perfeito, no seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.

104- Por que antes de nós falarmos, éramos gagos? Porque não tínhamos o pensamento desenvolvido para formação das palavras e todos falavam cantando, para aprender as palavras.

105- Por que em um mundo de perfeição, existia um pedaço (ou parte) que não estava pronto? O mundo perfeito também tem evolução e progresso, sendo que é de perfeição e tinha uma parte perfeita, mas que não estava pronta para entrar em progresso e uns tantos, usando da vontade, por a vontade ser livre, penetraram por esse pedaço.

106- Por que sendo Racionais puros, limpos e perfeitos entraram pelo pedaço que não estava pronto? Por razão da vontade. É que no mundo dos puros, não há coação de liberdade; a vontade é livre.

107- Uns tantos Racionais entraram pelo pedaço que não estava pronto e outra parte ficou em franco progresso. Isto quer dizer que no MUNDO RACIONAL existe evolução individual de cada ser? Sim. 42


Dentro da Linha Racional. Dentro da linha da pureza, que são puros, limpos e perfeitos. Cada um é dono de sua vontade, por a vontade ser livre.

108- Sendo o vivente um "instrumento" comandado entre a causa e o efeito, portanto onde reside o livre arbítrio? O livre arbítrio é a causa própria da natureza de si mesmo e por ser causa própria da natureza de si mesmo, a pessoa usa a vontade como deseja ou pode usar, por ser uma causa de si mesmo e por isso a matéria é um conjunto de ruínas reunidas que por si mesmo se destrói.

109- O que quer dizer transbordamento natural? É o que passa do limite. Exemplo: um copo cheio de água, transbordou naturalmente, passou do seu limite de capacidade.

110- O transbordamento natural é o mesmo livre arbítrio? Não. O transbordamento natural é o que passa do limite. E o livre arbítrio só é o mesmo transbordamento quando há o abuso do livre arbítrio. Agora o livre arbítrio usado para o que é útil e necessário para o progresso da Fase Racional é o natural e não prejudica. Mas tudo que passa do limite é prejudicial.

111- Existe razão Superior ao chamado livre arbítrio? Não. Porque o livre arbítrio já é uma razão superior. 43


112- Os corpos dos habitantes do Astral Inferior, são formados de energia elétrica e magnética? E por que existe a parte do bem? Sim. São formados da energia elétrica e magnética. A parte do bem aparente é a elétrica e magnética. Aparente porque tudo se acaba. E a parte do mal é a essência do magnético, porque tudo é uma deformação.

113- Se o animal Racional continuar abusando do livre arbítrio, desce para a classe do irracional. Qual será a conseqüência do abuso do livre arbítrio de um habitante do Astral Inferior? Eles não conhecem a natureza deformada. São inconscientes, porque não sabem o porquê que eles assim são. E no seu estado de deformação, eles sofrem os efeitos da lapidação, porque são seres habitantes aqui do encanto. Tudo que é do encanto está em lapidação para se desencantarem e a forma de lapidação deles é diferente das dos materializados, passando a se extinguir em energia magnética e se transformando em outros seres de vida diferentes, porque o mal por si mesmo se destrói. Dessa forma tudo se transforma, para corpos de vida inferiores. O mal é de essência fraca; e por estar mal, o mal por si mesmo se destrói. Eles se extinguem na energia magnética e a energia magnética vai gerar novos corpos de vida em classes inferiores.

114- E os habitantes do Astral Superior, abusam do livre arbítrio? Não. 44


É o bem puro, somente o bem, o bem puro. Por isso, são de um Mundo Superior à deformação. São de uma galáxia diferente da nossa. A nossa é abaixo do sol e a Deles é acima do sol.

115- Por que os extraterrenos não citam a CULTURA RACIONAL quando aparecem e se comunicam com os seres terrenos? Porque os seres terrenos têm que se desenvolver e se preparar para entendê-los, por isso aí está a cultura extra-cósmica e os Habitantes do MUNDO RACIONAL. Como é que você pode entender um habitante de um outro mundo diferente, de vida diferente da sua, que é habitante do mundo inferior? É a mesma coisa: você falando português, para entender o inglês, você terá que se preparar e se desenvolver na formação do inglês para entendê-lo. A missão deles é fazer a propaganda da existência do MUNDO RACIONAL; falarão mais adiante, depois do reconhecimento mundial da cultura deles. É o início preparatório para ligar todos ao mundo deles, que é o nosso também.

116- Como é feito o retorno do ser que correr a hierarquia das classes inferiores? Ficará por conta da energia elétrica e magnética. Fica sob a evolução do corpo de energia elétrica e magnética e depois que correr toda a hierarquia volta à condição de puro, limpo e perfeito, pela transformação dessa deformação, para o estado natural.

117- A fonte da vontade é a natureza? É. 45


Porque a natureza dos seres é cheia de vontades.

118- A natureza está, com a sua evolução, formando um novo ser Racional, chamado Racional Imunizado? Sim. A evolução natural da natureza dos seres, que serão incubados na Energia Racional e já nascerão ligados ao MUNDO RACIONAL, conscientes de tudo, pelas transformações de fase natural da natureza. Então se torna tudo natural, de acordo com a fase. Na Fase Racional, funciona a Energia Racional, que vai com a sua evolução, preparando todos naturalmente, até tudo e todos serem Racionais. Como na fase de monstros, foi preparando todos até passar para a fase de selvagens. Depois foi preparando todos da fase de selvagens, até passar para a fase de civilizado. Na fase de civilizado, preparando todos para passar para a Fase Racional. Depois de todos preparados dentro da Fase Racional, passarão todos para o MUNDO RACIONAL, naturalmente. A CULTURA RACIONAL é o início da preparação dos primitivos, para tomarem conhecimento da mudança da natureza, que mudou de uma fase para outra: da fase de animal para a Fase Racional. E tem os recuperados da fase, que é no início da entrada da fase.

119- O sofrimento individual enriquecimento de sua sabedoria?

interessa

à

natureza

como

Não. Ninguém nasce sabendo e todos têm que trabalhar para sua sobrevivência e no trabalho está o sacrifício, está o esforço e o sofrimento; e por o corpo de matéria ser um conjunto de ruínas 46


reunidas, sofre as conseqüências de sua formação natural de ser, por ser um corpo de ruínas, sofre as conseqüências do seu estado de ser, se tornando, dessa forma, um sofredor, pela sua própria natureza de ser, por estar fora do seu verdadeiro estado natural, que é o MUNDO RACIONAL. E por estar fora do seu verdadeiro mundo é a causa da vida ser passageira, por estar em um mundo que não pertence. Se pertencesse seria eterno.

120- E os analfabetos, os cegos, os débeis mentais, os selvagens, que não têm possibilidade de ler e as pessoas menos favorecidas? A fase da natureza é a Fase Racional. A própria fase se incumbe naturalmente do desenvolvimento de todos. Por estarem sob a orientação de uma fase consciente e positiva, fase essa de uma energia pura, limpa e perfeita que é a Energia Racional. Porque todos querem deixar de serem como são: sofredores e mortais. Ninguém quer nascer mais aí em classes inferiores para penar e sofrer. Todos querem é subir para o seu verdadeiro Mundo de Origem - o MUNDO RACIONAL.

121- Por que nós somos assim? A matéria não é eterna e por si mesma se destrói. Mas a individualidade verdadeira é eterna. E daí, a vida continua, o corpo de matéria por si mesmo se destrói, mas a vida continua, porque na Fase Racional ninguém morre, por encontrar a individualidade perdida. Quem continuar com a individualidade perdida, desce para as classes inferiores, por o desajuste da individualidade e por assim estar, está ligado às classes inferiores, descendo para a classe inferior. 47


122- Por que somos mortais? Porque não somos deste mundo e sim do MUNDO RACIONAL

123- Por que existe noite e dia? Para o descanso do ser humano. Porque o animal cansa a máquina e é preciso o descanso e o descanso é à noite com a paralisação dos sentidos, para que o animal recupere as suas energias. Por à noite permanecer o silêncio e no silêncio está o repouso do corpo. Enquanto o sol no seu giro, vai iluminar outras terras, outro povo. Dessa maneira uma certa parte do mundo é dia e a outra é noite. E por isso, o sono da noite satisfaz e o sono do dia pouco satisfaz. A noite é fria, é fresca, é conciliadora e o dia é quente e por isso o descanso não satisfaz.

124- O que são dúvidas? As dúvidas são de quem nada conhece e com o decorrer da escrituração todas as dúvidas desaparecerão, porque o que é Racional é completo, não tem dúvidas, não têm mistérios, enigmas, nem encanto. Desvenda tudo com a verdade. Portanto pela essência das páginas do Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, cujo conteúdo ninguém jamais imaginou que viesse em mãos de todos, não há razão para as dúvidas.

125- Todos alcançarão a IMUNIZAÇÃO RACIONAL? Sim. Porque a natureza de todos já é feita para alcançá-la.

126- E por que nunca alcançaram? 48


Porque só agora é que apareceram as instruções para adquirí-la.

127- Como fazer para atingir o estado de imunizado Racionalmente? Aí no mundo vivem, com as entranhas fracas de tanto pensar e no momento que lêem, o pensamento encontra-se tão abatido, que acabam de ler e nada sabem explicar a contento, precisando ler constantemente para ir refazendo a saúde, fortalecendo a mente e guardando o que lêem para terem em si o saber e saberem esclarecer aos demais.

128- O que é o ser humano? Há muito que o ser humano foi considerado pelos estudos, como o parasita mais monstruoso que existe sobre a terra, em razão dos crimes hediondos que pratica contra as leis naturais. O homem é um vago ser sem destino que nasceu em cima dessa terra, sem saber porque, nem para quê. Na CULTURA RACIONAL vão saber porquê.

129- Quem são os culpados da vida ser assim e de tudo isto? São os próprios viventes que aí estão, porque o mundo é conseqüência de seus próprios habitantes.

130- O que e um iludido? É um perdido e por assim ser é perseguido pelo sofrimento e como todos vivem iludidos, todos sofrem. Onde há ilusão, não há o saber verdadeiro.

131- Como nasceu o espiritismo na terra? Nas primitivas épocas de fases longínquas, os modos de vida eram diferentes. O alfabeto que imperava era o alfabeto do verdadeiro natural, o alfabeto astrológico, que todos têm na palma das mãos. 49


Com esse alfabeto todos viviam muito bem, serem conduzidos certos e conscientes da vida, por trazer toda a trajetória (na palma das mãos), da vida da pessoa, para que nasceu, o que devia ser, onde devia morar, o ofício, enfim o mapa discriminando tudo que a pessoa tinha que fazer e tudo que a pessoa tinha que ser na vida. Mas com o tempo, a evolução já muito grande, nem todos se conformavam com o natural da vida, com o limite do alfabeto natural. E foi nascendo o descontentamento de uns tantos, que foram os causadores que inventaram um novo alfabeto, que é esse que aí está, para dar expansão às suas vontades. Por exemplo: um filho de um nobre, trazia na palma das mãos o seu destino de ser um lenhador. Então o pai, não se conformava e aumentava o descontentamento com o alfabeto verdadeiro. Trataram então de criar e inventar outro para dar expansão e gosto à vontade dos pais que queriam que os filhos fossem grandes e não pequenos. E a mudança deste alfabeto, que foi o princípio deste que aí está, revoltou os habitantes dos astros, ou do espaço (como queiram interpretar), revoltou o natural do campo de astrologia. E daí, os habitantes do espaço começaram a entrar em contacto com os seres humanos, nascendo aí, o primeiro passo do espiritismo na terra. A causa: a mudança do alfabeto astrológico por um alfabeto artificial e os habitantes do mundo astrológico vieram em socorro da humanidade, para orientar a humanidade. No princípio houve muita dificuldade em aceitar, como tudo no princípio é assim, é sempre difícil a aceitação. Começaram os habitantes do espaço a se incorporarem nas pessoas, uns a quebrar tudo dentro de casa, outros ficavam desacordados vários dias, outros começaram a falar diferente e ninguém sabia o que era a doença e isto tomou grande vulto na época. Nesta época (dos sábios), diziam que era uma doença esquisita, faziam tratamento, tomavam remédios e nada resolvia.

50


Então, os sábios começaram a se reunir, para descobrir o remédio para a cura dessa doença que deixava todos alarmados, eram esquisitos esses ataques, as pessoas ficavam duras, imobilizadas, na incorporação dos habitantes do espaço. Fizeram inúmeras reuniões dos sábios para resolver essa situação e um belo dia, surgiu uma idéia: -"Quem sabe, isso não são almas do outro mundo, que estão perseguindo as pessoas." E assim todos admitiram a idéia. E convidaram as pessoas portadoras dessa doença esquisita, sentaram-nas em uma mesa e a doença tinha sido descoberta: eram almas que estavam perseguindo e que queriam falar qualquer coisa. E foi aquela coisa: todos se incorporaram bem dizer, a um tempo só. E para serem bem recebidos, os habitantes diziam: -"Eu sou a alma de um tio falecido; eu sou a alma do seu avô e assim por diante." Os habitantes do espaço foram obrigados a mentir para serem bem recebidos. E assim foi que surgiu o espiritismo na terra, daí sua lapidação cada vez mais, seu progresso, sua evolução, cada qual funcionando de sua forma, de seu jeito, de sua maneira de uma infinidade de formas diferentes; criaram nomes, criaram tudo, criaram um magistério, a progredirem cada um à sua maneira mais conveniente. Então os habitantes do espaço, para serem recebidos pelas pessoas aqui na terra, se identificavam como se fossem viventes que foram encarnados aqui. Foi assim que nasceu o espiritismo na terra e o porquê da existência dele que ninguém nunca soube o porquê da sua existência.

132- Por que ninguém nunca soube como nasceu o espiritismo? Porque ninguém conhecia a época do alfabeto astrológico.

51


E os habitantes do vácuo, os espíritos, não podiam dizer porque sempre trouxeram o povo iludido, se apresentando de forma que não são, para serem aceitos e recebidos aqui na terra.

133- O que quer dizer UNIVERSO EM DESENCANTO? Está aí, a definição universal. A definição do desencanto. Cada um no seu canto, cada um no seu lugar. A matéria no seu canto, no seu lugar e o corpo de Energia Racional no seu lugar - o MUNDO RACIONAL. A solução da vida da matéria. A solução de tudo e de todos. Cada ser no seu canto e por isso está aí UNIVERSO EM DESENCANTO. Unir todos em seu lugar verdadeiro; o corpo de matéria no seu lugar - o mundo de matéria e o corpo de Energia Racional no seu lugar verdadeiro - o MUNDO RACIONAL. Então diz: UNIVERSO EM DESENCANTO: cada um no seu canto, cada um no seu lugar. Unir cada um no seu canto, no seu mundo. Versar cada qual no seu lugar. Ver cada um o seu canto, unir cada um no seu mundo. A definição de todos que ninguém esperava, ninguém nunca imaginou que a solução eterna de todos, seria feita de um modo Racional consciente e positivo, com esclarecimentos básicos e com infinidade de provas e comprovações. Ninguém nunca esperou que seria dessa forma a salvação da humanidade tão suave, sem alardes, desta maneira das mais simples que possa existir. A verdade da definição do Universo com as palavras mais simples que possa existir, para todos entenderem e compreenderem. 52


Esses são os movimentos vibratórios da maior satisfação e glorificação de toda a humanidade: saber o porquê aqui nascia e porque não vai nascer mais aqui para penar e sofrer. A divisão das duas vidas e cada qual no seu mundo. Cada qual com vida, no seu mundo. Cada um versa no seu canto, cada um vê o seu canto; então o UNIVERSO EM DESENCANTO - o porquê do nome do Livro: cada um no seu mundo. A volta de todos ao seu Mundo de Origem - o que é de cima, vai para cima; o que é de matéria, fica embaixo, porque é de baixo. A alegria das alegrias, pela grande satisfação de todos, por terem verdadeira noção consciente que nascerão no mundo dos puros, limpos e perfeitos - o MUNDO RACIONAL.

134- No Livro UNIVERSO EM DESENCATO, fala-se muito em natural. O que é natural? É aquilo que é e pode ser sem prejuízo de ninguém, regendo-se pela linha da natureza, que é Racional. O natural é o essencial, é tudo aquilo que está a favor da natureza. O natural é aquilo que todos precisam; e vivendo naturalmente está amparado e protegido pela natureza e ela fornecendo meios e modos naturais para o bom comportamento de todos.

136- O que é Racional? Racional é a Suprema Fonte, donde surgiu esse horizonte deformado. É a Raiz Mestra da fecundação de todo esse Universo e sua criação.

137- O dom de uma pessoa está determinado ou com o uso do artifício é distorcido, é mudado? Não. Quem é bom já nasce feito e o dom já vem feito por natureza. 53


138- A CULTURA RACIONAL revela alguns costumes da vida longínqua do passado? Sim; no tempo em que o mundo era governado pelos sábios, então diziam os sábios: -"A mulher representa a lua na terra e por isso regula com ela. O homem representa o sol." Então se guiavam pela natureza e diziam os sábios: -"O sol tem quatro mulheres e o homem como representante do sol na terra, tinha que ter quatro mulheres. A lua nova, a lua cheia, a minguante e a quarto crescente." Ainda mais diziam: -"Para o homem viver bem regulado é preciso viver igual à natureza." Mas depois, como sempre há os abusados, começaram a aparecer os exagerados. Os exagerados não se conformavam com as leis que os sábios apresentaram e começaram a abusar. A ter seis, a ter oito, a ter dez, que foi o nascimento do sultanismo. E os sultões tinham então, quantas queriam. Desta forma, houve o desequilíbrio do modo de viver daquela época, com o tempo surgindo outros modos de vida, até o início da vida atual.

139- Na mesma fase dos sábios existiu o tempo das deusas? Sim, onde os sábios diziam que o homem era mais fraco que a mulher e por isso era gerado e feito no ventre da mulher, pelos restos da mulher. Então, por o homem ser feito pelos restos da mulher, os sábios consideravam a mulher mais forte que o homem, por a mulher ser a fábrica dos homes. 54


Diziam os sábios: -"A mulher é mais forte que o homem e a mulher é que tem que governar o mundo." Então aí surgiu o tempos das deusas, a mulher é quem governava. Mas com o tempo, mulheres doentes, abusando da liberdade que tinham, esse regime terminou e surgindo outros modos e meios de vida. Nessa época, o homem era considerado mais fraco do que a mulher por ser feito dentro do ventre da mulher, pelos restos da mulher. Isso fase muito longínqua, que o mundo já passou uma infinidade de épocas, de modos e costumes diferentes uns dos outros, de acordo com o progresso e a evolução.

140- Como se processam as curas na CULTURA RACIONAL? Pelos Habitantes do MUNDO RACIONAL. Os Habitantes do MUNDO RACIONAL tanto operam as pessoas, como curam com sua energia, pura, limpa e perfeita, a Energia Racional. E para entrar em contacto com os Habitantes do MUNDO RACIONAL é necessário conhecer a cultura deles, a CULTURA RACIONAL para entrar em contacto com eles, Habitantes do MUNDO RACIONAL e dessa forma, já existem milhares de leitores curados, recuperados e equilibrados, a forma mais correta da recuperação em todos dos sentidos, do ser humano.

141- O porquê das artes? A energia elétrica e magnética são duas energias deformadas, é a energia causadora da inspiração para fazer isso ou aquilo, da intuição, para fazer isso ou aquilo, da imaginação para fazer isso ou aquilo, de onde surgiram todas as artes existentes da mente humana. E por sermos deformados tudo que existe está adequado ao deformado que criou e inventou tudo que existe. Tudo isso está ligado à evolução da deformação que são as transformações que tudo vai passando, como assim a nossa vida. 55


Hoje é um corpo de vida, amanhã termina esse e se transforma em outro, começa diferente e termina em classe inferior. E dessa forma vai tudo se transformando para pior sempre, porque tudo se transforma e coisa alguma termina de vez. Termina aparentemente e essa é uma das causas do aumento do sofrimento, por esse mundo ser uma deformação em transformações pela degeneração e poluição em transformação vindo sempre o enfraquecimento de tudo e com o tempo chegaria ao extermínio. Mas agora evitado, por todos terem o seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL e subirem para lá e não descerem mais por estarem ligados às classes em transformação da deformação.

142- Quais os cursos conhecidos criados pela mente humana que são desenvolvidos na obra UNIVERSO EM DESENCANTO? 1. CURSO DE COSMOGONIA................ Origem e evolução do Universo. 2. CURSO DE MECÂNICA CELESTE ... Movimento dos astros. 3. CURSO DE COSMOLOGIA................. A estrutura do Universo. 4. ASTROFÍSICA...................................... A constituição física dos astros. 5. ASTROGENIA....................................... Criação e evolução dos corpos celestes. 6. ASTROBOTÂNICA............................... As possibilidades de vida animal e vegetal em outros planetas. 7. ASTROCLIMA....................................... As condições climáticas e suas influências sobre o ser humano. 8. ASTROBIOLOGIA................................ Existência de vida em outros planetas. 9. ASTROLOGIA....................................... Influência dos astros e signos no comportamento e destino dos homens.

56


10. CURSO DE FÍSICA............................ Propriedades dos campos, forças, estruturas e sistemas energéticos. 11. FÍSICO-QUÍMICA................................ Constituição das propriedades dos seres e objetos. 12. FISIOLOGIA......................................... Investigação das funções orgânicas, a vida, o crescimento, a nutrição, etc... 13. FISIOTERAPIA.................................... Tratamento de doenças por agentes físicos - a Energia Racional processando curas. 14. GEOFÍSICA.......................................... Fenômenos físicos que afetam a terra, formação, divisão de continentes, sistema solar, água, terra, animais e vegetais. 15. A ELETRICIDADE E O MAGNETISMO....... Estudo de suas atuações no organismo humano, nos movimentos da vida e do Universo. 16. ENERGÉTICA.................................. Estudo das energias de permuta, repouso, interna, livre, potencial, radiante e térmica. 17. ECOLOGIA....................................... Os seres vivos e o meio ambiente. 18. CURSOS DE BIOLOGIA................. Os seres vivos e as leis da vida. 19. ESTUDO ETÁRIO............................ O comportamento do ser humano relativo às faixas de idade. 20. ESTUDOS ÉTICOS.......................... Qualificação relativa dos pontos de vista do bem e do mal. 21. ANTROPOLOGIA............................. Classificação dos caracteres físicos dos grupos humanos. 22. ANTROPOSSOCIOLOGIA.............. Estudo do homem no meio social. 23. ANTROPAGOGIA............................. Estender a educação além da escola e da família. 24. CURSO DE ETNOLOGIA................. Estudo da cultura dos povos naturais e populações primitivas. 57


25. ANTROPOMAGNETISMO................ Estudo do magnetismo animal e dos outros corpos. 26. HUMANISMO LÓGICO E ÉTICO..... Humanismo lógico - a verdade do conhecimento das ações humanas. Humanismo ético - as afirmações que o homem é o criador dos valores morais que se definem a partir das exigências concretas, psicológicas, históricas, econômicas e sociais que condicionam a vida humana. 27. ESTUDO DA LÓGICA...................... Determinação das categorias Racionais, válidas para apreensão da realidade concebida como uma totalidade em permanente transformação - as formas e leis do pensamento. Ciência do entendimento puro e do Conhecimento Racional. 28. ESTUDO DO RACIOCÍNIO............. Dedução das razões e desenvolvimento. 29. CURSO DE ETMOLOGIA................ A origem das palavras. 30. ETIOLOGIA....................................... Estudo da origem das coisas. 31. TEOLOGIA........................................ Questões referentes ao conhecimento das divindades, atributos e ralações com o mundo e homens Estudo Racional dos textos, dogmas e tradições. 32. ESPIRITUALISMO........................... Estudo dos ditos fenômenos naturais, valores morais, forças psíquicas, forças vitais, o Ser Superior, poder natural e eternidade. 33. ESTUDO DE RELAÇÕES HUMANAS. 34. PSICOLOGIA........................ Fenômenos psíquicos e comportamento. 35. PSIQUIATRIA....................... Estudo e tratamento de doenças mentais. 36. LINGUÍSTICA....................... A comunicação da linguagem Racional. 37. SOCIOLOGIA....................... Estudo do relacionamento homem, grupo social. 38. ESTUDO DAS RAÍZES MÍSTICAS, DOGMÁTICAS E TRADIÇÕES DE UM MODO GERAL. 39. A JUSTIÇA E A RAZÃO.

58


40. METAFÍSICA..................... Ciência do supra-sensível - parte da filosofia que estuda a essência dos seres - inventário sistemático de todos os conhecimentos provenientes da razão pura. 41. PARAPSICOLOGIA.......... Estudo de certos fenômenos psíquicos de natureza especial e ditos ocultos ( telepatia, previsão, etc...)

143- Quais são os cursos desconhecidos pela humanidade que estão desenvolvidos dentro da CULTURA RACIONAL, com lógica, com base, com provas e comprovações, definidos de princípio a fim? 1. Estudo do MUNDO RACIONAL e seus habitantes. 2. Estudo do Astral Superior e seus habitantes. 3. Estudo do Astral Inferior e seus habitantes. 4. Curso da verdadeira Origem da Humanidade. 5. Curso descritivo em todos os detalhes das fases pelas quais a humanidade já passou: antes da fase de trogloditas, desconhecida do homem e todas as fases subseqüentes: selvagens, civilizados e a Fase Racional do presente e do futuro. 6. Conhecimento dos alfabetos: Natural, de Astrologia e Artificial. 7. Racionalização universal - como é feita. 8. Define tudo antes de assim ser o que era, a causa de todos os feitos existentes no mundo e do mundo. 9. Definição de onde todos vieram e para onde todos vão, como vieram e como vão. 10. Qual foi a causa e a origem de deixarmos de ser o que éramos, para sermos o que somos. 11. O antes de ser homem o que era, o antes de ser mulher o que era. 12. Define a espiritualização material e espiritual. 13. Conhecimento do natural verdadeiro de tudo e do natural aparente de tudo. 59


14. Estudo da recuperação dos indivíduos - física e moral. 15. Estudo real das energias regentes no Universo - elétrica e magnética. 16. Estudo das energias desconhecidas do ser humano: Mediadora Racional e Energia Racional. 17. Conhecimento da planta, o mapa e a bússola do mundo de origem da humanidade, do mundo e sua criação. 18. IMUNIZAÇÃO RACIONAL. 19. A Hierarquia do mundo, do espaço e das classes inferiores. 20. As 21 eternidades. 21. Desencanto. 22. As transformações da natureza. 23. A causa da transformação do sêmen em um corpo de vida. 24. Conhecimento das duas classes: Racional e animal irracional. 25. Identificação da classe de Racional. 26. Respostas a todas as perguntas que sempre foram feitas e nunca houve quem respondesse. 27. A formação justa e certa da verdadeira gênese da existência de tudo porque não há efeito sem causa. 28. Esse conhecimento de CULTURA RACIONAL vem do mundo que deu conseqüência a este, porque se existe este mundo é porque existe outro que deu conseqüência a este. A CONTINUAÇÃO DE TODOS ESSES CURSOS ESTÃO ESCLARECIDOS NA CULTURA RACIONAL.

144- Quem é o Senhor MANOEL JACINTHO COELHO? 60


É um iluminado pelo MUNDO RACIONAL, representante do MUNDO RACIONAL, ligado ao MUNDO RACIONAL noite e dia, por estar ligado à Energia Racional e por esse motivo recebe as mensagens transmitidas do MUNDO RACIONAL que é a cultura do desencanto, a CULTURA RACIONAL. E assim vive o Senhor MANOEL, ligado aos Habitantes do MUNDO RACIONAL como todos que têm o conhecimento de CULTURA RACIONAL estão ligados aos Habitantes do MUNDO RACIONAL, o mundo verdadeiro dessa deformação Racional. O povo da terra é iluminado pela energia elétrica e magnética e quem está ligado ao MUNDO RACIONAL é iluminado pela Energia Racional.

145- Como o Senhor MANOEL vê e interpreta o mundo espiritual? O mundo espiritual é o primeiro degrau para alcançar o Astral Superior e a meta final é o MUNDO RACIONAL. O mundo espiritual é o primeiro passo para a volta de todos ao seu verdadeiro Mundo de Origem que é o MUNDO RACIONAL, porque todos e tudo é de cima e não de baixo. Por ser o espiritismo o primeiro degrau da escada para alcançar à meta final, o MUNDO RACIONAL. Sendo esse mundo deformado, o Astral Inferior, por ser inferior estão aí, dentro do fogo, a energia elétrica e magnética; a eletricidade é fogo. Desse Astral Inferior alcançam o Astral Superior com seus habitantes acima do sol. E muito acima do Astral Superior, o MUNDO RACIONAL com seus habitantes, o verdadeiro Mundo de Origem do animal de origem Racional.

146- O Senhor MANOEL já foi espírita? Qual era a forma de espiritismo que ele praticava e usava? Já; a forma que ele usava era ligado aos habitantes do Astral Superior e esses habitantes do Astral Superior, são da Energia Mediadora Racional. São conscientes e positivos, por serem de um Mundo Superior ao nosso, o Astral Superior. 61


Desta maneira, Senhor MANOEL era tido como espírita mas não era espírita, porque não estava ligado aos habitantes aí do espaço, entre o sol e a terra, que é o mundo espiritual mas passava por espírita por estar ligado aos habitantes do Astral Superior. E ai, nesse centro dos habitantes do Astral Superior é que nasceu a CULTURA RACIONAL e da Energia Mediadora Racional ligou-se imediatamente aos Habitantes do MUNDO RACIONAL.

147- Quem é o Senhor MANOEL em relação à vida do Cosmo e como se define? O Senhor MANOEL por ser um ser humano, parece ser igual a todos, mas não é. Por que a áurea Dele é do MUNDO RACIONAL e a áurea do ser humano é diferente, é a áurea elétrica e magnética. A áurea Dele é da Supremacia Racional por estar unido ao RACIONAL SUPERIOR sendo dois em um só. E de forma, que todos são diferentes uns dos outros.

148- Como é a vida do Senhor MANOEL? É um homem humilde dos mais humildes, simples dos mais simples e tolerante dos mais tolerantes. Sem vaidades e sem ambições, julga a matéria como ela é. Somente pensa no bem de todos e somente trabalha noite dia para a salvação de todos, como aí está o conhecimento provando e comprovando com lógica definida, com base, com provas e comprovações de onde todos vieram, para onde todos vão e como vão. Essa é a vida do Senhor MANOEL. A vida Racional. Bondade extrema. Bondade Suprema por estar unido ao Supremo - o RACIONAL SUPERIOR. 62


149- Onde nasceu o Senhor MANOEL? No antigo Distrito Federal, na rua Barão de Iguatemi, no Matoso, em 30 de dezembro de 1903 e que nesse dia, contado pelos pais e pelos moradores dessa rua, que ainda existem vários vivos, contam que caiu uma grande estrela nesta rua na hora em que o Senhor MANOEL nascia. Procurem os antigos, desta época que contarão este fato, que assustou às pessoas que viram e houve grande comentário sobre esse caso. Um dos antigos é o Dr. Álvaro Porto Barroso, que tem consultório no Méier, Rua Arquias Cordeiro, 259, esse é um conhecedor desse fato e outros mais.

150- E as interpretações sobre o Senhor MANOEL? Quem não O conhece, fala sem saber, por não conhecer. Então já foi interpretado como espírita; por gananciosos, à sua maneira; por ambiciosos, à sua maneira; por golpistas, à sua maneira; por despeitados, à sua maneira; por inimigos gratuitos, à sua maneira; pelos maus, à sua maneira e pelos bons, à justa forma de ser. Quem não conhece, faz o julgamento de acordo com as versões apresentadas e de forma, que somente quem conhece o que é CULTURA RACIONAL é que tem condições de dizer quem é o Senhor MANOEL e de julgar a personalidade do Senhor MANOEL. E assim, a cor de bronze foi o juiz das cores em confusão.

151- Onde reside atualmente o Senhor MANOEL JACINTHO COELHO? Hoje, o Senhor MANOEL mora numa localidade que já foi uma civilização extinta, cujo nome dessa localidade era: Jesus vem. No sopé de uma serra por nome: Serra dos Caboclos e que existem ruínas de uma civilização antiga, com igrejas e fazendas; onde existe também um vulcão que está morto. Num livro antigo da história do Estado do Rio, descreve toda a história antiga do Estado do Rio, onde conta a data de erupção desse vulcão. 63


E nesta localidade está situada a Residência Simbólica dos Habitantes do MUNDO RACIONAL. É um marco histórico da CULTURA RACIONAL.

64


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.