Issuu on Google+


03

Parabéns! Depois de meses (ou talvez anos) de estudos pesados, muito esforço e muita pressão, você passou no vestibular. Agora é a hora de se lambuzar de tinta, raspar o cabelo, contar para todos os parentes, ser mimado pelos pais, ganhar aquele presentão e...

ARRUMAR AS MALAS!

Alegria de bixo dura pouco. Logo chegam as preocupações com a vida independente longe de casa. Mas pode ficar tranquilo. Este guia vai te dar uma ajuda na sua nova vida de ­estudante, e que também serve para os v­ eteranos

São Carlos

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6ºC, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações g ­ eológicas e belíssimas paisagens.


04

Capital da Tecnologia O vigor acadêmico, tecnológico e industrial conferiu à cidade de São Carlos o título de Capital da Tecnologia. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos. Reforçando o caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mantém dois centros de atividades instalados na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, produzindo tecnologia de ponta nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários. Instituída em 1984, a Fundação ParqTec é outro ponto de destaque neste cenário tecnológico. Trata-se de uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem o objetivo de gerenciar e promover o desenvolvimento do Pólo Tecnológico de São Carlos, a partir da transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisas para as empresas. Diante da concentração de universidades e centros de pesquisas, São Carlos apresenta grande concentração de cientistas e pesquisadores: um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes. No Brasil a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes. Graças aos centros de pesquisas São Carlos também ostenta outra importante marca: a média anual de registros de patente é de 14,5 patentes por 100 mil habitantes. No país essa relação é de 3,2 patentes por 100 mil habitantes. A cidade abriga ainda 39 cursos de graduação e 200 empresas são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação. Já a atividade industrial é marcada pela presença de grandes indústrias: Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber Castell (lápis), Electrolux (geladeiras e fogões), além de empresas têxteis, de embalagens, de máquinas, tintas, lavadoras, equipamentos ópticos e uma grande quantidade de indústrias médias e pequenas dos mais diversos setores de produção. O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. E o setor agropecuário é importante na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho. São Carlos também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a São Paulo (cerca de 228 Km) e às principais cidades do Estado.


08

Onde vou morar?

Esse é o primeiro desafio de quem vai sair de casa. Mas encontrar um imóvel em São Carlos não é tarefa difícil, basta adquirir nas bancas o jornal Bons Negócios Classificados, onde você encontra as melhores imobiliárias da cidade e escolher o imóvel de sua preferência. Devido a grande procura os preços acabam sendo um pouco salgados, principalmente perto das universidades, onde a procura é maior. Mas com um pouco de tempo você vai encontrar lugar do seu gosto.

Morar Sozinho?

República ou sozinho? Decidir-se por ir morar numa república não é tão simples quanto parece, principalmente quando não se tem conhecidos na cidade. É comum no dia de matrícula nas universidades a distribuição de flyers ou a boa e velha propaganda boca-a-boca, divulgando as repúblicas que têm vagas. A decisão de morar sozinho também não é fácil, e tem suas desvantagens, pois além da solidão em si, tudo fica mais caro. Antes de optar por uma ou outra opção você deve pensar bem, considerando entre outras coisas como você pretende manter-se financeiramente e o seu estilo de vida. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a resolver esse problema: 01) Para morar em uma república você precisa ser uma pessoa sociável, prestativa e paciente, tem que cumprir horários, obedecer às regras, além de ser muito organizado.


10

02) Para morar sozinho você tem que ter a consciência de que tudo, TUDO MESMO, será responsabilidade única e exclusivamente sua, logo, se algo der errado, você não poderá culpar outra pessoa. 03) Veja em seu antigo colégio ou cursinho se outras pessoas vão para a mesma universidade que você ou para uma região próxima. É mais fácil montar uma república com pessoa que você já conhece. 04) Se você se decidir por uma república já existente onde você não conhece ninguém, esforce-se para se adaptar às regras e á rotina do lugar. Não tente mudar tudo assim que chegar. Lembre-se que no primeiro semestre bixo deve respeito aos veteranos. 05) Caso sua escolha seja por montar uma república nova, pesquise antes. Em média locação de pequenos apartamentos, com água, luz e até internet pode sair entre R$ 500 e R$ 900 reais.

Amigos e Namoros: Posso leva-los em casa?

Para você que mora numa república ou acompanhado de mais pessoas, esse assunto é um pouco delicado e, por isso deve ser tratado com cautela.

Dividindo o quarto e/ou casa

Nunca, em hipótese alguma, convide alguém para sua casa, principalmente para dormir, sem antes avisar seu colega de quarto. O quarto é tão seu quanto dele, logo, ambos precisam estar cientes e de acordo quanto a quem o frequenta. Combinar antes é uma forma de evitar que você, seu colega ou sua visita passem por uma situação constrangedora. Esse toque vale igualmente para a visita de amigos e para a visita de seu namorado(a). Respeite quem mora com você.


12

Namoros

Se você tem um namorado(a) e, depois de consultar seu colega e receber o sinal verde, ele(a) foi passar a noite na sua casa, coloque um colchão na sala ou em outro quarto, e é lá que ele(a) dorme (de preferência vestido(a), para não incomodar ou constranger os outros moradores. Vale lembrar que o colchão só deve ser estendido na hora de dormir, para que não fique travando a passagem. O mesmo vale para a hora de acordar: quanto mais cedo melhor. E LEMBRE-SE SEMPRE de avisar seu colega, para não haver qualquer tipo de mal estar entre ele e a visita. E a ”pegação” com seu namorado(a) está FORA DE COGITAÇÃO enquanto seus colegas estiverem em casa. Isso é altamente constrangedor para quem está de fora. Espere a madrugada ou aguarde seus amigos saírem de casa. Tente incomodar o mínimo. Se suas condições financeiras estiverem permitindo, procure lugares alternativos para ir com seu amor. LEMBRE-SE DE USAR CAMISINHA SEMPRE!

E se eu moro sozinho?

Se você não divide o quarto ou a casa com ninguém, as visitas ficam à seu critério. Mas não esqueça que disciplina é fundamental na vida de qualquer estudante, principalmente para aquele que está começando uma vida independente. Fica a última dica para os apaixonados: não esconda um relacionamento dos seus pais. Eles devem saber que seu amor anda frequentando seu novo lar, esteja você morando sozinho ou numa república. Mesmo não morando mais com eles, você ainda lhes deve explicações, principalmente se o dinheiro deles estiver pagando as suas contas.


14

Como me organizar para não ficar sem grana? Com algumas raras exceções, estudante fora de casa é sinônimo de “pindaíba”. Mesmo longe de casa você ainda dependerá por um longo período (pelo menos até o primeiro estágio remunerado) da ajuda de seus pais. O que eles mandarem é o que você terá para se manter o mês inteiro, e normalmente isso é POUCO. Aqui vão alguns macetes para que você não se veja sem luz porque acabou a grana para pagar a conta ou sem comida, o que é ainda pior.

Listas

As listas serão suas melhores amigas daqui para frente. No supermercado, na papelaria ou a qualquer outro lugar que você for com a intenção de comprar, leve uma lista. Elas te ajudam a não esquecer o necessário e a controlar o quanto vai gastar.

Reduza o consumo

O maior engano das pessoa é pensar que para economizar é necessário parar de comprar. Isso é impossível, por isso, tente pensar em simplesmente REDUZIR. Evite ir com muita frequência a lugares que você sabe que constuma gastar, como o shopping. Reduzir as bobeiras na despensa vai fazer bem pro seu bolso e para sua saúde; diminua o consumo de luz e controle seu tempo no banho. São pequenas reduções, mas que pode fazer toda a diferença no fim do mês.

Pense antes

Você pode ter soltado fogos de artifício para comemorar a ausência da matemática na grade do seu curso. Mas é sua missão fazer dela sua melhor amiga nessa nova fase da sua vida. Colocar seu saldo mensal no papel, escrever suas contas e uma média dos valores antes deas chegarem é uma forma de se precaver de sustos e ataques do coração.


16

Uma nova realidade

É muito bom ir ao cinema, à balada, ao shopping ou a qualquer outro lugar sempre que se tem vontade. Mas a realidade agora é outra. O dinheiro que você ganha agora deve cobrir os gastos prioritários, até porque, mais importante que se divertir, é ter um lugar para morar e ter como se alimentar. Mas isso não significa que você deve chorar sua vida social destruída para sempre por falta de grana. Fazendo as contas, se programando e economizando você continua fazendo seus programas, mesmo que não com a mesma frequência de antes.

Dica básica: Para fechar o mês no azul você não precisa recorrer a equações matemáticas super elaboradas. Basta pegar a quantia que você tem disponível para o mês e subtrair todos os gastos que você pretende ter (ou ao menos os prioritários).O saldo deve ser positivo, caso contrário, será necessário reduzir ou cortar algum dos itens relacionados.

Como manter o cafofo em ordem Muitos estudantes não têm como pagar um diarista para dar aquela forcinha na arrumação, então, têm que aprender a se virar sozinhos. É ai que mora o perigo, pois nessa acabam deixando a casa uma verdadeira zona de guerra. Só que ninguém vive bem no meio da sujeira, nem consegue estudar rodeado de bagunça. Se você mora em uma república, cumpra suas tarefas de limpeza com responsabilidade. Colabore para que todos vivam bem e em um ambiente limpo. Esteja ciente de que você não é o único que gosta de uma cozinha branquinha e limpinha para cozinhar, de um banheiro cheiroso para usar e de uma cadeira sem gordura para sentar.


18

Se você mora sozinha, lembre-se que aquele copo que você deixa suja antes de sair continuará lá quando você voltar. Isso porque as coisas não se lavam sozinha! Esta é uma importante lição que, com o tempo, você acaba aprendendo. Por isso, tente guardar o que você usou assim que terminar. Evite estar atrasado, para controlar a bagunça, pois é quando se perde a hora que as meias vão parar na sala e as chaves no congelador. Quanto mais calmo você estiver para se arrumar, cozinhar e estudar, mais fácil será para você manter suas coisas em ordem. O segredo é criar hábitos! Deixe a preguiça de lado e crie o hábito de organização.

Arrumação cômodo por cômodo • Sala: Tire o pó dos móveis . Papéis e revistas devem ter seu próprio lugar, ou irem direto para o lixo. Coloque as contas a serem pagas em uma pasta classificadora por dia de pagamento. Finalize o cômodo afofando as almofadas do sofá. Se for necessário, passe uma vassoura no chão e limpe algum lixinho. • Quarto: Se você divide o quarto com outra pessoa, mantenha seus pertences no seu espaço do armário, ou ainda dentro de caixas. Arrumar a cama pode parecer bobo, já que você tornará a desarrumá-la em breve, mas faz muito bem para manter o ambiente com a aparência limpa, fresca e organizada. Além disso,aqueles pequenos pertences adoram sumir no meio das cobertas emboladas. Evite comer no quarto, principalmente em cima da cama: farelos aparentemente inofensivos atraem visitas nada desejáveis, como insetos e bactérias. Chacoalhe as roupas de cama e, ao menos uma vez por quinzena, estenda-as para arejar. Em seu guarda-roupas pendure as roupas em cabides ou deixe-as enroladinhas nas gavetas. Roupas jogadas em bolos atraem traças e ficam com mau cheiro. Separe as roupas sujas em um lugar a parte (como um cesto), no banheiro ou na área de serviço.


20

• Cozinha: Evite frituras em sua cozinha, preferindo alimentos grelhados e assados. Além de fazer bem para sua saúde, evita o acúmulo de gordura nas paredes e no fogão. Use o mínimo de panelas possível, e assim que terminar passe um papel para tirar o excesso de resíduos (isso serve também para os pratos e travessas), isso fara com que a lavagem fique bem mais fácil, além de não engordurar a pia. Deixe para lavar os copos depois que a pia estiver limpa, para que eles não engordurem. Guarde os restos de comida dentro da geladeira em potes plásticos tampados. Quando fizer as compras do mês, procure arrumar as coisas na despensa assim que chegar em casa. Separe os itens por tipo/refeição em prateleiras separadas, e coloque os produtos com a data de vencimento mais próxima na frente, assim, você evita que a comida estrague. Na falta de uma área de serviço com armários você pode utilizar o da cozinha. NUNCA COLOQUE PRODUOS DE LIMPEZA JUNTOS COM OS ALIMENTOS. Separe uma parte apenas para eles.

• Banheiro: A pia deve ser limpa logo após o uso. Não deixe fios de cabelos e restos de creme dental dentro dela. Com as mãos fechadas em concha, joque água por ela toda para tirar a sujeira grudada, e no fim enxugue com aquela toalha de rosto velha que fica jogada no armário. Depois de usada, a toalha de banho deve ser imediatamente estendida em local arejado. Já a toalha de rosto deve ser lavada dia sim, dia não: fica mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que uma mais suja.


22

Alimentação:

do mercado à panela Quando o assunto é comida o estômago aperta junto com o bolso e o tempo. A inexperiência pode te levar à ruína, tanto na sua alimentação, quando no seu orçamento, como no seu tempo disponível, por isso, algumas recomendações são importantes para, nessa matéria, você não acabe no prejuízo.

Lista de compras

Ela é indispensável no supermercado. Principalmente para um estudante, ir às compras sem lista é certeza de lembrar-se do salgadinho e do chocolate e esquecer-se do feijão e da carne. Um boa lista é aquela sem excesso. Lembre-se que estocar comida em quantidade suficiente para alimentar uma família por um mês é um hábito que não te pertence mais. Comprar mais que o necessário leva ao desperdício, já que a validade do produto pode acabar antes de você consumí-lo. Procure deixar apenas uma embalagem, no máximo três (dependendo do produto), fechada


24

como estoque, assim, quando um acabar, você já téra outro a ainda tempo para repor. Um dia antes da compra mensal, limpe as prateleiras, deste modo, além de visualizar melhor o que é preciso colocar na lista, quando você chegar com as compras é só guardá-las. Para facilitar, separe sua lista por: quantidade, alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene. E lembre-se de olhar na despença o que você precisa comprar; não faça sua lista de cabeça.

Fique com uma relação dos produtos mais indicados para você colocar na sua lista: • Arroz: compre embalagens menores, de 1 ou 2 quilos • Macarrão: é rápido de cozinha • Azeite: é saudável e melhor para grelhados e saladas • Carnes: compre pequenas quantidades, separe em potes e congele • Cereais: são ótimos com leite e frutas, e rápidos de preparar • Condimentos: ketchup e mostarda • Enlatados: seleta de legumes são práticos • Frios: presunto, queijo e mortadela são excelentes para sanduíches, mas devem ser comprados em quantidades que durem, no máximo, uma semana • Iogurtes: excelentes e práticos para desjejum • Leite em pó: dura mais • Maionese: ótima opção para sanduíches e patês • Pão de forma: dura mais e vem em maior quantidade que o pão francês, entretanto, você ainda pode optar pelas torradas que duram mais que o pão de forma, saladas prontas sempre uma boa pedida para refeições rápidas ou temperos desidratados que duram mais.


26

O que fazer para matar a fome? • Sanduíches: são rápidos e, quando preparados com verduras e pão integral são uma opção mais saudável. • Omelete: de fácil preparo, é uma boa pedida para o almoço. Recheie misturando queijo, milho, atum ou outras coisas mais e faça da sua omelete um prato ao mesmo tempo simples e elaborado. • Saladas: indicada para matar aquela fominha da noite. • Sopas: boa pedida para o frio. As prontas podem ser acrescidas com ingredientes frescos para dar um sabor melhor. • Macarrão: a salvação dos cozinheiros de primeira viagem ,pois é rápido, fácil e prático, e o molho já vem pronto.

• Faça um planejamento das suas refeições em cardápios, não fique somente nos biscoitos e refrigerantes • Muita atenção com o prazo de validade dos produtos. Olhe no supermercado antes de comprar. • Resista ás guloseimas. Algumas de vez em quando são bem-vindas, mas tenha em mente que elas não são boas para a saúde, não satisfazem a fome e encarecem a compra • Experimente marcas menos conhecidas, vez ou outra compre um produto de uma marca mais barata. Ás vezes o produto é tão bom quando o da marca famosa e ainda faz bem para o seu bolso


28

Lavar louças • Deixe a louça o mais limpa possível antes de lavá-la, tirando os restos de alimento com um papel. • Deixe de molho com detergente as panelas e outros utensílios engordurados • Separe a louça em grupos: panelas, talheres, pratos... • Ensaboe tudo antes de enxaguar: é mais econômico. • Enxágue com água em abundância, não deixe suas louças com sabão. Depois as enxugue e guarde • Limpe a pia e deixe-a secar para evitar fungos e bactérias

Limpar o banheiro • Bancada: passe uma esponja com sabão, depois o tire com pano úmido e seque bem. • Pia: recolha o cabelo que fica grudado no ralo para não entupir. Passe uma esponja com sabão, enxágue e seque. • Espelhos: passe uma flanela com álcool onde estiver sujo • Metais: seque-os e passe uma flanela limpa e seca para dar brilho • Vaso sanitário: Primeiramente, dê a descaga. Usando luvas, passe uma escova debaixo da borda por onde a água sai, depois, coloque saponáceo na ponta da escova e esfregue novamente (capriche na limpeza desse local, pois é onde costuma se formar uma crosta que dá mau cheiro no banheiro). Dê descarga novamente. Jogue algumas gotas de desinfetante por fora do vaso, principamente no assento e tampa. Seque com um pano limpo • Chão: jogue água com um pouco de sabão em pó, esfregue e jogue água limpa para enxaguar e seque. Finalize com um pano seco para tirar a umidade.

Diariamente

• Remova o lixo e limpe a lixeira • Passe um pano umedecido com água e um pouco de desinfetante no chão e finalize secando bem • Seque as paredes do box do chuveiro todos os dias, para não embolorar ou mofar


30

Hotéis • Quality Anacã Avenida São Carlos, 2690 Telefone: (16) 3373-4000

• Hotel Malibu Rua General Osório, 542 Telefone: (16) 3372-1211

• Arco Hotel Avenida Getúlio Vargas, 1.250, Jardim São Paulo. Telefone: (16) 3368-7070

• Hotel Toscano Rua Aquidaban, 76. Telefone: (16) 3371-2179

• Atlantic Inn Royale Rua Conde do pinhal 1630, Centro São Carlos SP Telefone: (16) 3413-6900

• Indaiá Hotel Rua Jacinto Favoreto, 351 Telefone: (16) 3371-9122

• Atlantic Inn Residence Rua Salomão Dibbo, 321 Telefone: (16) 3413-9100

• Indaiá Hotel Residence Rua Jacinto Favoreto, 782 Telefone: (16) 3372-7511

• Hotel Caiçara Rua Conde Pinhal, 2217 Telefone: (16) 3371-5133

• Perea Hotel Avenida Araraquara, 329, Vila São José Telefone: (16) 3361-1149

• Hotel Graúnas Rua José Saia, 129. Telefone: (16) 3368-3242

• Pousadas Conde do Pinhal Rodovia Washington Luiz, km 222 Telefone: (16) 3368-8336

• Hotel Ibis Accor Passeio dos Ipês, 140 Telefone: (16) 2106-6500

• San Ciro Apart Hotel Rua 28 de setembro, 2222 Telefone: (16) 3372-1213

• Parisi Hotel Av. São Carlos, 3163 Telefone: (16) 3373 - 4444 / 3374-3252

• Slaviero Executive São Carlos R. Kenneth Gilbert Herrick, 101 - Jóquei Clube Telefone: (16) 3351-7622

Ponto de Taxi Casa de Saúde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.4371 Catedral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.3354 Cemitério . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3361.1173 Escola Normal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.2305 Estação Fepasa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.2456 Igreja Santo Antonio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.3353 Igreja São Benedito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.4388 Mercado Municipal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.1284 Praça Itália . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3368.2049 Para XV de Novembro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3372.7500 Rodoviária . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3371.9324 Shopping Iguatemi . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3416.4000


34

Roteiro Ecológico Parque Eco-Esportivo Damha Rod. SP318 KM 234 Telefone: (16) 2106-6035. Bosque Santa Marta e Bosque Cambuí Rua Filomeno Rispoli, s/n - Bairro Santa Marta, acesso através da Rua Miguel Petroni. Pista de Saúde Rod. Washington Luís (SP-310), km 235, ao lado da UFSCAR

Piscicultura São Matheus Rua Professor Francisco O. Alves s/n Chácara São Matheus Condomínio Leila - Varjão Telefone: (16) 3378-7266 Horto Florestal Municipal “Navarro de Andrade” Rod. Washington Luis, SP 210 Km 235, acesso pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02 em frente ao Parque Ecológico. Telefone: (16) 3361-8081.

Moinho Santa Maria Rua Ray Wesley Herrick - Jardim Jockey Club. Telefone: (16) 3361-1069 Fazenda Invernada Rod. Paulo Lauro, Km 215. Telefone: (16) 3367-7136 Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Viana” Rod. Washington Luis, SP 210 Km 235, acesso pela estrada municipal Guilherme Scatena, Km 02, ao lado da UFSCar. Telefone: (16) 3361-4456.

Roteiro Fazendas Históricas Fazenda Vale do Quilombo Acesso pela Rod. Eng. Tales de Lorena Jr. (sentido Ribeirão Preto) até a saída 245, entada à direita e seguir 10km pela Rod. Abel Terrugi. A partir daí, seguir 3km por estrada de terra. Telefone: (16)3376-5371 Fazenda Santa Maria Acesso pela Av. Trancredo Neves, Av. José Pereira Lopes, Estrada Vicinal Cônego Pêra (sentido Matadouro Municipal) até a Estação Monjolinho ou acesso pela Rod. Domingues Inocentini (SP 215) - Km 158 Telefone: (16) 3366-7141

Fazenda Pinhal Rod. SPV - 149 / Estrada do Broa, km 45 Telefone: (16) 3377-9191


36

Roteiro Educacional e Científico Observatório Astronômico do CDCC Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 - Campus I da USP Telefone: (16) 3373-9191 Biblioteca Municipal Amadeu Amaral Rua 13 de Maio, 2000 (esquina com a Av. São Carlos). Telefone: (16) 3372-2471 SENAI Rua Cândido Padim, 25 Vila Prado Telefone: (16) 3371-7273 UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Rod. Washington Luís, Km. 235 Telefone: (16) 3351-8111

Senac Unidade I: Rua Episcopal, 700 Telefone: (16) 3371-8228 Unidade II: Rua José Bonifácio, 893. Telefone: (16) 3371- 0078 UNICEP - Centro Universitário Central Paulista Rua Miguel Petroni, 5111 Telefone: (16) 3362-2111 Universidade Aberta do Brasil Rua Conde do Pinhal, 2041 Telefone: (16) 3372-1325

USP - São Carlos - Campus I Campus Usp I Av. Trabalhador São-carlense, 400 Telefone: (16) 3373-9333 USP São Carlos - Campus Usp II Av. João Dagnone, 1100 Telefone: (16) 3373-8310

Roteiro Fazendas Históricas CEDIN Rua Santos Dumont, 800 Telefone: (16) 3361 3213

EMBRAPA - Pecuária Sudeste Rod. Washington Luís, Km 234 Telefone: (16) 3411-5600

Fundação ParqTec Rua Alfredo Lopes, 1717 Telefone: (16) 3362-6262

EMBRAPA - Instrumentação Agropecuária Rua 15 de Novembro, 1452 Telefone: (16) 3374-2477

São Carlos Science Parq – Parque Tecnológico Rod. SP 215, km 148,8. Telefone: (16) 3377-9797 / 3362-6262 Parque Eco-Tecnológico Damha Rod. SP 318, Km 234 Telefone: (16) 3371-2313


38

Roteiro Cultural Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda” Rua São Paulo, 745. Telefone: (16) 3372-8882. Casa da Cultura Rua 13 de Maio, 2.000 Telefone: (16) 3372-2471 Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” Rua Alexandrina, 844 - Centro. Telefone: (16) 3371-8886 / 3371-8936. Centro Cultural da USP Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465. Telefone: (16) 3373-9106. Espaço Cultura São Carlos Clube Avenida São Carlos, 1.919 Telefone: (16) 3362-6200 CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural Rua 9 de julho, 1277. Telefone: (16) 3373-9772 http://www.cdcc.usp.br Contribuintes da Cultura Rua Aquidaban, 1342. Telefone: (16) 3501-4703. Estação Cultura Rua Santa Cruz (Praça Antonio prado) Telefone: (16) 3372-2700 • Museu São Carlos Terça a sexta, das 8h às 18h Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h • Fundação Pró-Memória de São Carlos Arquivo Público e Histórico Municipal Segunda a sexta, das 9h às 18h Museu TAM Rodovia SP 318, KM 249,5 - Água Vermelha - São Carlos - a 250 Km de São Paulo/ a 15 Km de São Carlos Telefone: (16)- 3306-2020

Orquidário de São Carlos “Cláudio Vismara” Chácara Vismara Rua Alameda Sibipiruna, 1220 - Acesso através da Rodovia São Carlos - Ribeirão Preto. Telefone: (16) 3378-7326. Sede Social São Carlos Clube Avenida São Carlos, 1919. Telefone: (16) 3371-5271. SESC São Carlos Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jd. Gibertoni. Telefone: (16) 3373-2333 Vinícola Villaggio Bonucci Rua Bela Cintra, 140 - distrito de Água Vermelha - São Carlos/SP. Telefone: (16) 3378-3341 / 9964-7314


40

Roteiro de Diversão e Lazer SESC - Cinema Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 Telefone: (16) 3373-2333 www.sescsp.org.br Armazém de Maria Rodovia Washington Luis, Km 230 Telefone: (16) 3372-0864 Banana Brasil Rod. Washinton Luís, Km 230 Telefone: (16) 3372-4843 www.bananabrasileventos.com.br Boliche São Carlos Rua Manuel José Serpa, 1.329 - Santa Felícia Telefone: (16) 3374-9127 Cantos e Contos Rua Major José Inácio, 2.211 Telefone: (16) 3412.6266 Feira de Artesanato Praça XV de Novembro Aos domingos, das 15h às 22h Cine UFSCAR Rod. Washington Luís, Km 235 Teatro Florestan Fernandes (área Norte) Sessões gratuitas às quartas, às 19h Telefone: (16) 3351-8909 www.cinema.usfcar.br Cina Clube - CDCC Rua 9 de Julho, 1.227 - Sessões gratuitas Telefone: (16) 3373-9772 www.cdcc.usp.br/cineclube Cine São Carlos Rua Major José Inácio, 2.154 Telefone: (16) 3307-6066 Cinema Shopping Iguatemi Avenida Passeio dos Flamboyants, 200 Telefone: (16) 3372-4233

Cine São Roque Armazém Cultura - Rua Bela Cintra, 77 Distrito de Água Vermelha Telefone: (16) 3351-8909 www.cinema.ufscar/cinesaoroque/#programacao Park & Games Avenida Passeio dos Flamboyants, 200 Telefone: (16) 3371-3574


42

Roteiro Histórico Departamento de Turismo Rua São Joaquim, 735 - Praça Pedro de Toledo Telefones: (16) 3415-0975 / 3376-1306 / 3372-3493

Praça Voluntários da Pátria Avenida São Carlos, esquina com a Rua Jesuíno de Arruda - Centro

Edifício Euclides da Cunha - Câmara Municipal Rua Sete de Setembro, 2.078 - Centro www.camarasaocarlos.sp.gov.br

Palacete Bento Carlos Rua 13 de Maio, 2.017 - Centro

Escola Paulino Carlos Rua Dona Alexandrina, 1.087 - Centro Escola Estadual Dr. Álvaro Guião Avenida São Carlos, 2.190 - Centro Telefone: (16) 3371-9328 Praça Brasil Rua Marechal Deodoro - Vila Nery Praça Cel. Paulino Carlos Avenida São Carlosa, em frente à Catedral Mercado Municipal Avenida Comendador Alfredo Maffei, 2.542 - Centro Balão do Bonde Rua da Imprensa - Vila Nery

Roteiro Religioso Catedral de São Carlos Borromeo Avenia São Carlos - Centro Replica da Basílica de São Pedro do Vaticano Telefone: (16) 3371-2277 Santuário de Nossa Senhora da Babilônia Rua Dr. Domingues Inocentini - SP215, Km 136 Telefone: (16) 3368.2441 Local de peregrinação Roteiro Religioso pertencente ao circuito turístico Caminhos da Fé

Palacete Conde do Pinhal Rua Conde do Pinhal, 2.017 - Centro


44

Observatório de São Carlos Com o objetivo de difundir temas ligados à Astronomia e estimular a observação e os estudos dos fenômenos astronômicos, o CDCC matém o Setor de Astronomia , cuja infra-estrutura conta com auditório, salas de instrumentação e os seguintes telescópios: Refrator Grubb 200/3000, Refrator Zeiss 100/1000, Refrator Newtoniano-Dobsoniano 254/1130 e Refrator Zeiss 63/840). O Observatório promove visitas monitoradas, palestras e cursos, além de orientar trabalhos científicos. Visitação pública para observação do céu: Dia: sextas-feiras, sábados e domingos Horário: 20h às 22h Endereço: Campus USP-São Carlos - acesso fácil (pedestre) pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465. Tel.:(16) 3373-9191/3373-9192


46

Universidades

USP São Carlos A implantação da USP em São Carlos começa no ano de 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Efetivamente, as atividades tiveram início cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade. Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário. No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia vão se multiplicando e, como resultado de um transbordamento, o Campus passa a contar com outras unidades de ensino. Isso acontece no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias: • o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC), que surgiu da união dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação • e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), formado, então, pelo Departamento de Física e Ciência dos Materiais e pelo Departamento de Física e Química Molecular. Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Em 1998, o ICMSC muda de nome e passa a ser chamado de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A unidade criada mais recentemente, também como fruto da consolidação das atividades desenvolvidas na área, foi o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em dezembro de 2010, e em fase de implantação.


48

Universidades Hoje, essas cinco unidades de ensino - EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -, somadas à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), ao Centro de Informática de São Carlos (CISC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços, formam a USP-São Carlos. Com o crescimento de sua estrutura ao longo dos anos, o campus universitário também ficou limitado. Em virtude disso, em 2001, teve início o processo de expansão para uma segunda área. Popularmente chamado de Campus 2 e com mais de 100 hectares, o local foi oficialmente inaugurado em 4 de novembro de 2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade. Números da USP-São Carlos Especificação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Alunos de Graduação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Alunos de Pós-Graduação * . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Professores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Funcionários. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Cursos de Graduação (incluindo o semipresencial UNIVESP). . . . . . . . Programas de Pós-Graduação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vagas oferecidas por vestibular (Graduação) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Total 4.708 2.581 536 1.169 23 17 1.090

* não contabilizados alunos especiais e de Pós-Doutorado

UFSCar Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 98,92% são doutores ou mestres. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva. A Universidade possui três campi: o principal fica em São Carlos, município localizado a 235 km da capital do Estado, e tem 645 hectares de extensão, sendo 105 mil m2 de área construída. Distante 94 km de São Carlos (e 170 km da capital) está o campus de Araras, onde são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Biotecnologia e de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. O campus possui 230 hectares, sendo 25 mil m2 em áreas construídas.


50

Universidades

Os campi de São Carlos e Araras possuem toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento adequado das atividades da Universidade. São mais de 250 laboratórios, Biblioteca Comunitária e Biblioteca setorial, 4 ambulatórios, 2 teatros, 3 anfiteatros, 3 auditórios, ginásio de esportes, um parque esportivo com 8 quadras e 2 piscinas, 2 restaurantes universitários, 5 lanchonetes, 85 salas de aula e 376 vagas em moradia estudantil. Já, o novo campus de Sorocaba, localizado próxima ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), tem cerca de 700 mil metros quadrados, com edifícios de Gestão Acadêmica, Administrativa, 11 salas de aula e 8 laboratórios didáticos e de informática, além de Restaurante Universitário e Biblioteca. As construções, assim como todas as atividades acadêmicas da unidade, são regidas pelo princípio do desenvolvimento sustentável. Os 32 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em quatro centros: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).

UNICEP Mantida pela Associação de Escolas Reunidas, o Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, desde 1972, vem ampliando suas atividades e mantendo seus projetos pedagógicos de cursos dinâmicos e atualizados de acordo com as diretrizes nacionais de cursos, oferece educação em contato com a rea-


52

Universidades lidade e consolida o saber por meio da atuação de seus alunos. A cada dia, melhora significativamente seus processos administrativos, aumentando a participação da comunidade acadêmica. Criou novos cursos, ampliando a oferta de oportunidades para seus alunos. Consolidou-se como uma das melhores e mais conceituadas instituições de ensino superior da região central paulista e do Estado de São Paulo. Desse modo, a instituição vem cumprindo seu objetivo de formar cidadãos e profissionais qualificados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (cursos de especialização e MBA), Capacitação Gerencial e Extensão Universitária, nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento regional e preparando seus alunos para a vida, o que fortalece o compromisso social que a Instituição desenvolve há décadas. A infraestrutura física conta com salas confortáveis, amplos espaços de apoio ao ensino e à pesquisa, equipamentos e laboratórios modernos destinados ao estudo experimental prático das disciplinas dos cursos, contribuindo para o aprimoramento dos alunos, com equipamentos atualizados, de última geração, desenvolvendo nos alunos habilidades técnicas e científicas essenciais para sua formação profissional. As bibliotecas são comunitárias, abertas diariamente, inclusive aos sábados e domingos, com acervo especializado, salas de estudo, leitura e pesquisa, base de dados e internet. Seu corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados, aptos a desempenhar suas funções no ensino, desenvolver pesquisas, práticas educativas e atividades de extensão, ancorados em programas de apoio pedagógico e processos de avaliação institucional continuada. A UNICEP dotou São Carlos e sua região de uma Instituição de Ensino Superior com condições de aprofundar estudos e investigações de questões locais e regionais, a fim de contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentado da Região Central Paulista. Hoje, a UNICEP possui dois campi localizados na cidade de São Carlos, o campus Vila Alpes e o campus Miguel Petroni.


54

Quais as vantagens de uma pós-graduação? Aprofundar conhecimentos, manter-se atualizado, adquirir novas competências ou ampliar a rede de contatos, se você tiver um objetivo claro em mente, uma pós é um grande investimento na carreira As exigências do mercado de trabalho, que demanda profissionais com alta qualificação, têm levado a um aumento espetacular no número de programas e cursos de pós-graduação no Brasil. Os cursos lato sensu – especializações e MBA – somam mais de 10 mil, nas mais diversas áreas. Na modalidade stricto sensu, a oferta praticamente dobrou entre 2003 e 2013. Em setembro de 2013, época do fechamento desta edição, eram quase 5 400 cursos, entre mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados. A perspectiva para os próximos anos é continuar nesse ritmo. A meta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), de 2011, é duplicar as vagas e a titulação de pós-graduados até 2020. A demanda pelos programas também aumenta. Em 2010, 922 mil brasileiros estavam matriculados em cursos de pós-graduação. “O momento é propício para investir em uma pós, pois o conhecimento é hoje a moeda mais valiosa na economia brasileira”, afirma Márcio de Castro Silva Filho, diretor de Programas e Bolsas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela regularização dos cursos do Ensino Superior.

Salto na carreira

É sabido: para avançar na carreira, é fundamental se manter atualizado. É claro que simpósios e congressos são ferramentas importantes para isso. Mas uma pós enriquece o currículo com uma experiência de peso. “O mundo está mudando numa velocidade alucinante, e as competências são cada vez mais específicas e complexas, em todas as áreas”, diz Luís Testa, diretor de Marketing da Catho, empresa de recrutamento. A pós também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio. Veja a história da publicitária Cristina Kerr, de 41 anos, diretora da CKZ Eventos, em São Paulo. Ela procurou o MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2009, pois não sentia estar crescendo profissionalmente. “Meu trabalho de conclusão de curso mudou essa perspectiva”, conta a publicitária. Instigada


56

pelo orientador, Cristina buscou um nicho de mercado inexplorado e idealizou o Fórum Mulheres em Destaque, o primeiro evento no Brasil a abordar o tema da liderança feminina no mercado de trabalho. O evento é um sucesso, que já está na terceira edição. “Se não fosse o MBA, eu jamais teria coragem de empreender”, conclui a publicitária. Para aqueles que atuam no meio corporativo, uma pós no currículo é forma de manter um alto nível de empregabilidade. No entanto, a pós, por si só, não garante a ascensão profissional. O gerente da Divisão de Finanças e Contabilidade da consultoria Robert Half, Danylo Hayakawa, alerta: “as empresas levam em conta outras qualificações, como o relacionamento interpessoal, a capacidade de liderança, a experiência no mercado, a vivência no exterior e o domínio de outras línguas”.

Ampliar conhecimentos

Geralmente, o alerta para a necessidade de uma pós soa em meio à rotina de trabalho. Um dia, o profissional depara com novos desafios e sente que é hora de voltar aos estudos, adquirir competências novas ou se atualizar. Para recorrer a uma pós, é preciso ter metas muito claras. “Qualquer curso de pós deve estar atrelado aos objetivos profissionais e ser aplicável na carreira”, enfatiza Hayakawa. Foi assim com Fabrício Olivati, de 37 anos, que atualmente exerce o cargo de secretário municipal de Saúde de Capão Bonito, cidade do interior de São Paulo. Olivati é dentista do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2001. Ao se envolver com a coordenação de ações para a saúde bucal da população, ele sentiu que precisava aumentar sua qualificação para atuar em gestão. Em 2008, inscreveu-se no mestrado profissional em Odontologia em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ainda no início do curso, Olivati foi convidado a assumir a Secretaria de Saúde de sua cidade. “O conhecimento científico que obtenho na academia e a troca de experiências com professores e colegas foram fundamentais para minha segurança e êxito na minha atuação como gestor”, diz ele.

Novos horizontes

Cursar uma pós também é um modo de corrigir a rota profissional. Para quem está prestes a assumir uma nova função em uma empresa, os cursos de especialização são ideais. Essa modalidade de estudo oferece, em pouco tempo, um apanhado geral de uma área do conhecimento, capacitando o profissional a dominar determinado assunto com segurança. Fabrício de Moura, de 41 anos, CEO da Miner Marketing Intelligence, empresa de desenvolvimento humano e organizacional, viveu essa trajetória. Ele trabalhou em agências de


58

publicidade e no setor de marketing de algumas empresas até que, em 2002, decidiu fazer um MBA Executivo no Insper, em São Paulo. Nessa época, Moura estava envolvido com treinamento de pessoal, e o desligamento da empresa para a qual trabalhava foi a senha para criar coragem de empreender. “Com o conhecimento adquirido no MBA eu pude desenhar um modelo de negócio e estruturar a minha empresa”, conta. Depois de participar de um programa de aconselhamento de careira para os alunos de graduação, ele mergulhou de cabeça no assunto, com pesquisas nas áreas de psicologia, sociologia e estratégia. “Montei um roteiro de treinamento que teve resultados surpreendentes e é hoje o carro-chefe da minha empresa”, comemora Moura.

Rede de contatos

Uma das consequências de fazer uma pós é conviver com pessoas de mesmos interesses e campo de atuação e, assim, ampliar a rede de contatos profissionais – ou seja, o networking. Ao mesmo tempo em que se engorda a agenda de telefones, essa exposição e esses encontros constituem um modo de se fazer conhecido no mercado. A médica Cristiane Tsuboi, de 33 anos, sabe disso. Ela atua no terceiro setor e concluiu recentemente o International MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo. A instituição mantém uma associação de ex-alunos coesa e ativa. E isso foi de grande valia para a médica. “Desde que ingressei no MBA, muitas portas vêm se abrindo. Tenho sido contatada por empresas e pessoas interessadas no meu perfil”, diz ela. Fonte: www.guiadoestudante.abril.com.br


60

Um casal estava namorando, quando o rapaz se dirige à garota: — Querida... — Fala, meu bem! — Você é capaz de se casar com um homem imbecil mas que fosse rico? — Você está fazendo essa pergunta por curiosidade ou está me pedindo em casamento? •••••••••••••••••••• Três bichas entraram em um campeonato para ver qual delas teria o traseiro mais sensível. A primeira vira de costas e passam nela um pedaço de madeira. Em seguida, ela geme e diz: — Hummmmm! Isso é carvalho, originado a América Central, com aproximadamente 32 anos e seis meses e meio! A platéia ao redor ficou espantada! Na segunda, passaram uma barra de ferro: — Uaaaau! Isso é uma barra de Ferro Carbono, SAE 1045, Temperado e Revenido! Mais uma vez, a platéia se espantou! Na terceira, os organizadores pensaram: — Vamos sacanear com essa aqui! Vamos pegar uma xícara de café! E assim, a terceira disse: Aiiiiiiiiiiii! — O que foi? Está quente? — perguntaram os organizadores. E ela responde: — Não! É que esse café pilão, requentado sem açúcar fica horrível!

Dois bêbados batem um papo muito animado. Um deles que está lendo o jornal, diz ao outro: — Luiz! Você viu que coisa mais interessante? — O que é? — Eu estou lendo aqui no jornal que um camelo pode trabalhar oito dias seguidos sem beber. O amigo, então, responde: — É curioso, eu sou exatamente o contrário! — Como assim? — Posso beber 8 dias seguidos sem trabalhar. •••••••••••••••••••• A mulher chega em casa e flagra o marido na cama com a empregada: — Mas que coisa feia, Juvenal! — Feia mas mexe que é uma beleza! •••••••••••••••••••• A mãe de Joãozinho volta à casa da clínica onde teve gêmeos e é recebida por Joãozinho: — Mamãe, mamãe! Eu contei para a professora que tive um irmãozinho e ela me liberou das últimas três horas de aula! — E por que você não contou que eram dois irmãozinhos? — perguntou a mãe. — Eu não sou trouxa, mãe! O outro irmãozinho eu reservei pra semana que vem! •••••••••••••••••••• — Alô eu gostaria de falar com o Pedro? — É o próprio. — Oi próprio, beleza? Você pode chamar o Pedro por favor?


62

Joãozinho pergunta para sua mãe: — Mãe, você sabia que vermelho é cor do amor? — Sei sim. Por quê? — Te amo! Toma aqui meu boletim... •••••••••••••••••••• Joãozinho liga tarde da noite para a professora: — Professora, você pode repetir o que falou hoje na aula? — Nossa, você achou tão interessante a aula? — Não é isso, é que eu não consigo dormir! •••••••••••••••••••• Um homem sentado na varanda de sua casa com a esposa, diz: — Eu te amo! Ela pergunta: — Esse é você ou já é a cerveja falando? Ele responde: — Esse sou eu... falando com a cerveja. •••••••••••••••••••• — O Palmeiras salvou minha vida. Eu estava em coma há dois anos, quando uma enfermeira colocou um rádio em meu quarto. Aí começou o jogo do Palmeiras, eu tive que levantar pra desligar aquela merda! •••••••••••••••••••• O filho do português pede para o pai: — Pai, deixa eu ir lá fora ver o eclipse? — Pode, filho, mas não chegue muito perto. ••••••••••••••••••••

Estava o turco pai concertando algumas coisinhas dentro de casa, quando vira para o filho e pede: — Filhinho, vai lá na casa do nosso vizinho judeu e pede a ele o martelo emprestado. Daí a pouco o turquinho retorna sem nada nas mãos. — Mas o houve, cadê o martelo? — Ele disse que não empresta porque vai gastar. — Pô mas que coisa hein? Bem que brasileiro fala que Judeu é pão-duro, não emprestar o martelo porque vai gastar! Essa é demais... Então meu filho, pega o nosso mesmo. •••••••••••••••••••• Duas noites atrás fui tomar uma cerveja e fumar erva com alguns amigos. Depois de algumas horas bebendo e fumando, tropecei sozinho e deixei o copo cheio cair no chão. Nesse momento tive a certeza que meu estado de sobriedade já havia desaparecido fazia tempo. Sabendo da fiscalização da Lei Seca, decidi deixar meu carro lá mesmo e voltar pra casa de táxi. Pra minha sorte, umas duas quadras depois tinha uma operação de fiscalização, mas como era um táxi, eles só sinalizaram para seguir. Surpreendentemente cheguei em casa são e salvo. Foi a primeira vez que eu dirigi um táxi, só não consigo lembrar até agora quando é que eu roubei aquele.



Guia do Estudante de São Carlos