Issuu on Google+


Meu nome é Clara. Tenho 18 anos e gosto de vir ao parque.

Principalmente quando é para fazer um trabalho sobre o meio ambiente.

Pois é... Acho que cheguei cedo...


Por via das dúvidas vou ver se alguém já chegou.

Estranho... O pessoal da faculdade já deveria ter chegado. Acho que vou esperar por aqui mesmo.

Espera aí!? Que caixa é essa?


Por via das dúvidas vou olhar!

Será que é um presente para mim?


Agora a hist贸ria d ela...

r um Vai se torna tent谩vel. s u s is a m o pouc


O que foi que aconteceu comigo?

E essa roupa?

ParabĂŠns! VocĂŞ foi a selecionada para am enizar os sete pecados ambientais quea fligem a natur eza.


Pessoal acho que aconteceu algum engano por aqui!

Quem é que está falando?

Não foi um engano, você pode nos ajudar a resolver um grande problema.

E que problema é esse?

E que pecados ambientais são esses?

Estou falando dos sete principais problemas que afetam a nossa natureza, e caso não resolva, tudo isso que temos vai acabar.

Eu me chamo Tupi. E o problema são os sete pecados ambientais que estão acontecendo com seu povo.

O que tenho de fazer para ajudar?

Basta apontar boas idéias.


Qual é o primeiro pecado que as pessoas estão cometendo?

dos a poluição do solo é a quantidade de lixo. Essa é fácil. Uma das consequencias relaciona izando a coleta seletiva. Uma saída para reduzir esse problema é real


E o segundo da sua lista?

Esta é mais grave. Trata-se da escassez da água e a poluição desse bem tão precioso.

Em Natal, já existem postos de coleta de óleo de cozinha que ajudam a diminuir a poluição da nossa água potável. Para você ter uma idéia, um litro de óleo largado no ralo da pia de nossa casa contamina cerca de 1 MILHÃO de litro de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Para resolver isso, uma boa saída é fazer como as pessoas de ONGs que educam a comunidade sobre o uso consciente da água.

Você sabia? Duas em cada três pessoas em todo o mundo corre o risco de ficar sem água até 2025; O consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século; Um dos maiores efeitos da falta de água será o aumento dos preços dos alimentos; Num mundo com cada vez menos água disponível, os países mais pobres deverão escolher se a usam para a irrigação ou para o consumo.


Os pecados cometidos pelo nosso povo vão além da poluição. O desperdício de alimento, por exemplo, é outro caso grave.

Ne s s e c a s o , s e c a d a u m c o n s u m i r a p e n a s o que consegue comer, não vai sobrar comid a. E quando o alimento que iria para o lixo, ganha um novo destino, esse recebe nome de iniciativa. O Projeto redistribui locais que c ont r i bui r

MESA BRASIL é um programa que alimentos excedentes, para outros necessitam. É uma forma viável de par a a r e duç ã o do de s pe r dí c i o.


Cof cof cof...

O que houve? Nada... na verdade é esse ar pra lá de poluído. Agora a pouco passou um carro soltando fumaça até pelos pneus. Cof cof... é muita fumaça!

Você pode não saber... Mas esse já é o quarto pecado... Poluição do ar.

Cada vez nos deparamos com mais carros, motos, caminhões... Tudo a base da fumaça. Uma forma de ajudar o meio ambiente é pedalar com a galera da bicicletada, um movimento que reuni todo final de mês, os amantes da “magrela” para dar exemplo.


Você não falou ainda... Mas sabe o que me preocupa também?

O que é?

É o desperdício de energia elétrica pessoas que não sabem a importância que economizar energia elétrica em casa. Pra resolver esse problema, você pode usar lâmpadas florescentes que iluminam mais e gastam menos, pode desligar a TV quando ninguém estiver assistindo, e quando for comprar um produto novo veja se tem um selo da PROCEL de economia de energia.

Que ótima dica E pra você que não conhece ainda, PROCEL é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que estimula a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais.


Já foram cinco... Quais são os outros pecados que faltam?

Um dos problemas que falta está acontecendo aqui dentro desta floresta mesmo!

não se contentam em Existem pessoas que tiram eles do seu admirar os animais e m, vendem e em habitat natural. Caça ais egam a matar os anim algumas situações ch egando a extinção. silvestres e acabam ch

Pra resolver esse problema, a melhor saída é denunciar aos órgãos compete ntes como os policiais ambientais, que trabal ham prevenindo e autuando quem comete qua lquer tipo de impunidade contra o meio am biente. Se tiver alguma dúvida basta ligar para o disque-denúncia que é o (84) 3201-3985 ou para o IBA MA - 0800-61-8080.


Pode falar que estou pronta para responder o último pecado.

E para encerrar, como posso fazer para reduzir o agravamento do efeito estufa que está acontecendo no planeta? Efeito estufa? Planeta?

Impossível Mas você não conhece boas idéias saber! São muitas de como ajudar o meio ambiente?pessoas no mundo, e eu sozinha não posso indicar uma sugestão para resolver um pecado tão grande.


Conheço mas essa eu não sei! O que vai acontecer comigo agora? Vou ficar aqui para sempre?

Não. Com o seu conhecimento eu pude aprender muito sobre a nossa natureza, e agora vou ensinar a você uma forma simples de resolver esse problema, basta querer aprender. Você pode não imaginar... Mas tudo que você me ensinou é um conjunto de ações que podem sim, ajudar a diminuir o efeito estufa Porém falta só uma!

Abra a caixa!

Qual?

Abra!

Não tem nada!


PLANTE BOAS IDÉIAS E COLHA BONS FRUTOS!

FIM!

Fim não! Esse agora é o começo da sua história!


O que não fazemos por uma boa imagem!

Terra no rosto também faz parte!

Que danado é aquilo naquela árvore?


Diversos pontos de vistas!

Por um segundo o foco mudou!

E mudou novamente!


7 PECADOS AMBIENTAIS ATRIZ: AMANDA RODRIGUES DIREÇÃO E ROTEIRO: LAMONIER ARAÚJO PRODUÇÃO: AURISTELA OLIVEIRA STORYBOARD E DIAGRAMAÇÃO: EVERSON ANDRADE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: VANESSA MOURA IMAGENS: AURISTELA DE OLIVEIRA LOPES, EVERSON DOS SANTOS DE ANDRADE, LAMONIER CHARLES SOUZA DE ARAÚJO, VANESSA PAULA TRIGUEIRO MOURA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CCHLA – DECOM CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: FOTOJORNALISMO DOCENTE: ITAMAR NOBRE DISCENTES: AURISTELA DE OLIVEIRA LOPES, EVERSON DOS SANTOS DE ANDRADE, LAMONIER CHARLES SOUZA DE ARAÚJO, VANESSA PAULA TRIGUEIRO MOURA.


Fotonovela