2 minute read

Avançando pela bacia

mAriAnA, cAtAs AltAs, Alvinópolis – fonsecA, sAntA BárBArA, BArão de cocAis, são gonçAlo do rio ABAixo, itABirA, novA erA, joão monlevAde e rio pirAcicABA já receBerAm A expedição

Após subida à nascente e lançamento da segunda fase em Ouro Preto no dia 18, a Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio continua sua peregrinação pelas cidades que compõe a bacia hidrográfica do Piracicaba. No dia 19 as cidades de Mariana e Catas Altas receberam o projeto.

Advertisement

Em Mariana o evento aconteceu no anfiteatro do Sesi, na Praça Gomes Freire, palco do lançamento da primeira fase da expedição em 2019.

Em Catas Altas o espaço de eventos do La Viola recebeu um seleto público que debateram o futuro das águas nacidade.

Já no dia 20 foi a vez de Alvinópolis (Fonseca), Santa Bárbara e Barão de Cocais participarem do Seminário das Águas. Destaque mais uma vez para Fonseca que brindou a expedição com participação exemplar da comunidade escolar que, além de desenvolverem trabalhos voltados para homenagear o rio, apresentaram uma canção à capela, entoadas pelas estudantes Camila e Natália, demonstrando a relação próxima com o Piracicaba.

Em Santa Bárbara o prefeito Alcemir Moreira se fez presente elogiando a iniciativa e se colocando à disposição para alavancar os projetos hidro ambientais no município.

Em Barão de Cocais o destaque ficou pela forte participação da Câmara de Vereadores que se

São Gonçalo do Rio Abaixo

mostraram atentos ao destino das águas da cidade, protegendo o bem mais precioso dos cocaenses. São Gonçalo do Rio Abaixo foi outra cidade onde a participação foi consistente. Um público diverso lotou o Centro Cultural da cidade e as Lavadeiras da Prainha cantaram e encantaram com as lembranças dos tempos límpidos do rio.

O prefeito Nozinho se fez presente confirmando também seu compromisso com as causas hidro ambientais.

Na terra de Drummond e da Vale a expedição conheceu um projeto de integração de parte da bacia e apresentou o desejo, já lançado, de integração total do hidro território.

Nova Era misturou duas gerações – estudantes e produtores de água, para receber a expedição em grande estilo, na cenográfica Fazenda da Vargem, com direito a manifestação contundente do prefeito em defesa da sustentabilidade e de mensagem da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e da deputada estadual Ana Paula, os três políticos do partido Rede Sustentabilidade.

Em João Monlevade, duas cidades se fizeram presentes – a anfitriã e Bela Vista de Minas, com prefeitos, Dr. Láercio Ribeiro e Samantha Ávila registrando suas preocupações e empenhos para buscar soluções para a revitalização dos mananciais da micro região.

Na manhã de ontem, 23, foi a vez da cidade homônima ao rio receber os expedicionários.

A cidade foi brindada com a presença do Diretor Presidente do Igam quando o prefeito Augusto Henrique recebeu a comitiva na prefeitura para um café.

O seminário aconteceu na sede do legislativo quando um público diversificado pode se deleitar com uma apresentação cultural do grupo “Vozes do Caxambu”, destacando a performance de Asa Branca, que conta a epopeia de retirantes da seca.

A expedição segue será concluída no dia 25 em Ipatinga, no encontro dos rios Piracicaba e Doce. Criada pelo editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, Geraldo Dindão em 2019 e abraçada pelo CBH Piracicaba, através de seu presidente a época, Flamínio Guerra, a Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio fechou parcerias, sendo a vital para o desenvolvimento dos trabalhos com a Unifei – Profágua – Itabira e acompanhados de outros especialistas produziram um completo diagnóstico da bacia.

A equipe percorreu os 241 quilômetros do leito do rio, realizando coleta de amostras de água e solo. Também foram feitos levantamentos sobre uso e ocupação do território, identificadas fontes poluidoras, pontos de lançamento de efluentes e esgotamento sanitário.

diA dA águA

This article is from: