
2 minute read
CBHs anunciam mais de 36 milhões em projetos de Saneamento Básico
Após o CBH Piracicaba ter lançado um Edital de Chamamento do Protratar Piracicaba, que disponibilizou R$ 70 milhões para obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas cidades da bacia, agora mais recursos estão sendo liberados, dessa vez para projetos. Com o objetivo de promover melhorias significativas no Saneamento
Básico nas Bacias dos rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí e Caratinga, foi lançado o Edital de Chamamento Público nº 02/2023, que investirá R$ 36 milhões para elaboração, adequação e atualização de projetos de Sistemas de Abastecimento de Água Potável (SAA) e de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES).
Advertisement
Os municípios ou consórcios públicos intermunicipais interessados podem se inscrever no Edital até o dia 03 de julho de 2023. Esse chamamento público busca enfrentar as principais questões que comprometem a qualidade e disponibilidade da água, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nos municípios localizados nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Piranga, Santo Antônio, Suaçuí e Caratinga.

Quem pode participar?
Os municípios ou con- sórcios públicos intermunicipais (multifinalitários e/ou de saneamento, com natureza jurídica de direito público) interessados em participar da seleção. No momento da inscrição, os municípios ou consórcios podem se inscrever em 2 (dois) projetos, sendo 1 (um) de Sistema de Esgotamento Sanitário e 1 (um) de Sistema de Abastecimento de Água Potável.
Tribuna do Piracicaba
• Jornalista responsável: Geraldo Magela Gonçalves

- RT MTE 0022005/MG
• Diretor Geral: Drielle Pantuza Gonçalves
• Comercial: contato@tribunadopiracicaba.com
/ whatsApp (31) 9 9965-4503
Com uma das maiores biodiversidades do mundo, bioma reúne um terço da flora brasileira
A Mata Atlântica se espalha por quase toda a extensão do litoral brasileiro e está presente em 17 estados, além do Paraguai e da Argentina. Estima-se que após a Proclamação da República, em 1888, 90% da cobertura vegetal original do bioma estavam preservados. Segundo o S.O.S Mata Atlântica, hoje apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas da cobertura vegetal original.
“A Mata Atlântica é o bioma mais destruído do Brasil. Seu desaparecimento está mais próximo do que imaginamos”, avalia o biólogo e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental
Paulo Jubilut, fundador da edtech Aprova Total.
“Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina são responsáveis por mais de 50% de toda a destruição do bioma”.
Em dezembro de 2022, o bioma foi considerado um dos pilares para a restauração dos ecossistemas globais no acordo de biodiversidade firmado na COP15, a Convenção da Diversidade Biológica da ONU. No entanto, na mesma época, a Mata Atlântica também foi alvo de uma medida provisória que enfraquecia as regras de proteção, e que foi re- jeitada, em maio deste ano, no Senado após críticas de especialistas.
“A comunidade científica e os ativistas reforçam o movimento para a reversão do desmatamento na Mata Atlântica. Assim como os impactos ambientais, as tentativas de preservação do bioma também são antigas. A Unesco classificou a Mata Atlântica como um hotspot mundial, assegurando uma proteção extra”, explica Jubilut.
Se em 2018, nove estados atingiram a meta de desmatamento zero do bioma, o estudo Atlas da Mata Atlântica, publicado no ano passado, mapeou que entre 2020 e 2021 o desflorestamento aumentou em 66%, se comparado ao período anual anterior. O biólogo explica que a continuidade de projetos de educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas são fatores definitivos para a sobrevivência desse bioma nos próximos anos.
Juliana Possas
• Impressão: Gráfica Bom Dia
• Representante Comercial em BH: Super Mídia Brasil
. Coluna Aves do Piracicaba João Sérgio
• Circulação: Bacia do Piracicaba
• Redação e Administração: Rua Lucindo Caldeira, nº 159, Sl. 301, Alvorada, CEP. 35930-028 João Monlevade
/ MG / Brasil (31) 9 9965-4503
• A Voz do Rio Online: www.tribunadopiracicaba.com
• FUNDADO EM FEVEREIRO DE 1994
• Razão Social: A Voz do Rio Ltda. CNPJ 31.569.299/0001-23
• Todos os Direitos Reservados
• contato@tribunadopiracicaba.com
“As matérias assinadas e ou in-box não são de responsabilidade do jornal”.