Issuu on Google+


GUIA.DE.USO

DO PROJETO GRÁFICO DA REVISTA TIPO&GRAFIA

A revista tipo&grafia registrada com ISSN número 2236-6865 é uma revista acadêmica de periodicidade anual. Organizada e editada pelo Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba (Nigráfica) do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, constitui-se como um veículo de comunicação voltado para o curso de Design Gráfico desta universidade. No entanto, aborda temas nacionais e de interesse da comunidade científica brasileira e com isso, pretende ter como público alvo também alunos e professores de áreas afins como jornalismo, história, publicidade, artes, dentre outros desta e de outras universidade brasileiras. Para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no Nigráfica e no Centro de Artes, o plano editorial da tipo&grafia prevê a utilização de editorias em formato de artigos,

entrevistas e matérias sobre pesquisas acadêmicas, para apresentar o conteúdo principal. Para dar suporte ao periódico e trazer um conteúdo um pouco mais dinâmico e de âmbito mais nacional, a revista também prevê as seções de editorial, sumário, expediente, dicas de leitura e pesquisa (Através dos Prelos), andamento das atividades no Núcleo (Nigráfica) e panorama do desenvolvimento das pesqusias nacionais (Memória Gráfica Brasileira). Como a Revista pretende-se firmar como um periódico anual trazendo o desenvolvimento das pesquisas e trabalhos do Núcleo naquele ano, o projeto gráfico foi pensado de maneira a permitir flexibilidade suficiente para o conteúdo poder adequar-se a demanda das pesquisas daquele ano.


TIPOGRAFIA DA EDIÇÃO GUIA.DE.USO

ITC Officina Sans Std book 22pt ITC Officina Sans Std book italic 22pt ITC Officina Sans Std bold 22pt ITC Officina Sans Std bold italic 22pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 21pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 16pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 12pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 7pt

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWYZ

A cada edição, a revista tipo&grafia, deverá ter uma única família tipográfica diferente para compor o nome da revista, de modo a constituir vários letterings ao longo das publicações. Tal tipografia deverá ser utilizada na capa, no navegador e demais locais onde houver a necessidade de apresentar o nome da revista como uma assinatura. A tipo&grafia #1 traz como tipografia da edição a família tipográfica “ITC Officina Sans Std”, projetada pelo designer e tipógrafo alemão Erik Spiekermann em 1990. É considerada uma das 100 melhores fontes de todos os tempos. A imagem da capa é uma adaptação da ilustração do artista Oseas, encontrada em uma das capas da revista Vida Capichaba na década de 1930. Segue abaixo o lettering da edição #1.

abcdefghijklmnopqrstuvwyz 0123456789,.;<>:[]{}^~`´ !@#$%¨&*()_+”


TIPOGRAFIA PRINCIPAL GUIA.DE.USO

Delicious roman 22pt Delicious italic 22pt Delicious bold 22pt Delicious bold italic 22pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 21pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 16pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 12pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 7pt

“Delicious” é uma família tipográfica free, projetada pelo designer Jos Buivenga e disponível para download em http://www.exljbris.com/ Deve ser utilizada como fonte principal da revista para uso em texto corrido e legendas sempre alinhada à base horizontal do grid. Também pode ser utilizada nos títulos, no corpo e alinhamento, a depender do conteúdo.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWYZ abcdefghijklmnopqrstuvwyz 0123456789,.;<>:[]{}^~`´ !@#$%¨&*()_+”


TIPOGRAFIA PARA ARTIGOS GUIA.DE.USO

Fanwood regular 22pt Fanwood italic 22pt

The quick brown fox jumps over the lazy dog 21pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 16 pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 12pt The quick brown fox jumps over the lazy dog 7pt

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWYZ abcdefghijklmnopqrstuvwyz 0123456789,.;<>:[]{}^~`´ !@#$%¨&*()_+”

“Fanwood” é uma família tipográfica free, projetada pelo designer Barry Schwartz e disponível para download em http://www.theleagueofmoveabletype.com Deve ser utilizada no texto corrido dos artigos em corpo 12pt e sempre alinhada a base horizontal do grid.


MANCHA GRテ:ICA GUIA.DE.USO

altura pテ。gina 27cm

largura pテ。gina 21cm


NAVEGADOR GUIA.DE.USO

última linha de texto no grid

PAGINAÇÃO corpo fonte estilo alinhamento

limite da mancha gráfica

14 pt Delicious roman centralizado na linha guia

* sempre usar 2 algarismos 0,78cm

NOME/EDIÇÃO fonte corpo estilo alinhamento

tipografia da edição 9pt bold na base da última linha do grid

SEÇÃO fonte corpo estilo alinhamento

Delicious 9pt roman em CAIXA ALTA na base da última linha do grid

A assinatura da revista aparece no navegador e deve vir com a família tipográfica da edição, ou seja, vai variar de uma edição para outra, para isso será necessário modificar o corpo da fonte nessa assinatura dependo da família tipográfica a ser utilizada.


GRID

GUIA.DE.USO

3 COLUNAS

2 COLUNAS

top 2cm

ENTRELINHA 0,5644 cm

botton 0,7cm outside 1,2cm gutter 0,5cm

inside 1,6cm

gutter 0,5cm


LINHA DE APOIO E ENTRELINHA GUIA.DE.USO

LINHA DE APOIO corpo fonte estilo alinhamento

8pt Delicious roman na base da linha guia

ENTRELINHA 0,5644 cm

A fonte de corpo de texto, tanto em páginas comuns, quanto em páginas de artigo, sempre deve estar alinhada à linha base horizontal do grid.


TÍTULO TEXTO alinhamento preferencialmente centralizado na página

PÁGINA COMUM

AUTOR fonte Delicious corpo 11pt estilo italic

GUIA.DE.USO

Primeiro parágrafo sem recuo

EXPEDIENTE fonte corpoOLHO* entrelinha fonte estilocorpo entrelinha estilo alinhamento

Delicious 19pt 18pt italic direita

(*preferencialmente)

última linha de texto no grid TEXTO fonte corpo estilo parágrafo alinhamento

Delicious 11pt roman 0,5cm à esquerda e na base do grid


PÁGINA ARTIGO

TÍITULO ARTIGO fonte Fanwood corpo 40pt estilo regular

GUIA.DE.USO

AUTOR fonte corpo estilo alinhamento

Fanwood 13pt italic à direita do último caracter do título

marcador ocupando 4 linhas do grid a ser utilizado na cor que tiver correspondência com as imagens da página MARCADOR ARTIGO fonte Delicious corpo 16pt estilo regular em CAIXA ALTA

LEGENDA fonte corpo estilo entrelinha alinhamento

Primeiro parágrafo sem recuo

Delicious 9pt roman 10pt à direita

Texto justificado pelos dois lados

linha guia centralizada na coluna

TEXTO fonte corpo estilo parágrafo alinhamento

Fanwood 12pt regular 0,5cm justificado e à base do grid

NOTA DE RODAPÉ fonte corpo estilo entrelinha alinhamento

Fanwood 9pt regular 11pt alinhado à esquerda e aberto à direita

O corpo do título pode variar de acordo com a quantidade de caracteres que compõe a frase. A fonte do autor deve sempre ser corpo 13pt e esta informação sempre deve estar alinhada à direita do último caracter do título, de maneira a criar um elemento padrão entre as possibilidades de composição que pode ser variada.


COLABORADORES fonte corpo entrelinha estilo

Delicious 10pt 12pt roman

NÚMERO DE EDIÇÃO fonte Delicious corpo 200pt estilo roman

NOTA fonte corpo entrelinha estilo

Delicious 11pt 13pt roman

EXPEDIENTE E SUMÁRIO GUIA.DE.USO

SUMÁRIO Livre para diagramação, mas recomenda-se a utilização do título do texto juntamente com o rórulo da seção (Artigo, Através dos Prelos, etc)

Delicious 7,5pt 9pt roman / bold

FICHA CATALOGRÁFICA fonte corpo estilo alinhamento

Delicious 8pt roman padrão da biblioteca

No caso do aumento do conteúdo da revista, aconselha-se usar a página da direita também com as informações dos colaboradores utilizando texto nas 3 colunas e o sumário pode passar a ocupar a página dupla sequente.


PÁGINA ENTREVISTA GUIA.DE.USO

ENTREVISTADOR fonte corpo estilo alinhamento

Delicious 13pt italic centralizado

Linha Fina Perfil do entrevistado ou assunto da entrevista Fonte Delicious Corpo 10pt ocupando no máximo 4 linhas do grid

PERGUNTA fonte Delicious corpo 12pt estilo bold

RESPOSTA fonte corpo estilo parágrafo

Delicious 11pt roman 0,8 cm

TÍITULO ENTREVISTA fonte Delicious estilo bold

O corpo do título pode variar de acordo com a quantidade de caracteres que compõe a frase. A linha fina pode ocupar até 4 linhas do grid e a fonte do autor deve sempre ser corpo 13pt. Estas informações sempre devem estar centralizadas na página. Sempre deve-se usar o grid de 2 colunas para as entrevistas.


SEÇÃO fonte corpo estilo alinhamento

Delicious 11pt bold em CAIXA ALTA justificado e à base do grid

REFERÊNCIAS fonte corpo estilo parágrafo alinhamento

TÍTULO fonte corpo estilo alinhamento

Delicious 11pt roman justificado e à base do grid

Delicious 11pt bold, roman e italic 0,5cm justificado e à base do grid

PÁGINA CRÉDITOS GUIA.DE.USO


MODELO DE CAPA GUIA.DE.USO

retângulo alinhado ao centro da página

retângulo alinhado ao centro da página

retângulo alinhado ao centro da página

capa utlizada na edição #1

Uso da família tipográfica “Baruta”

Uso da família tipográfica “Lobster” A única regra para composição do lettering é que ele seja centralizado horizontalmente na página à partir do centro do retângulo. Acima, possibilidades de capas com aplicação de diferentes famílias tipográficas na composição do lettering que forma a assinatura da revista.


MODELO DE CAPA GUIA.DE.USO

Ao lado, uma alternativa para a capa da edição #1 com uso da família tipográfica “ITC Officina Sans” e possibilidades de uso de famílias tipográficas diferentes para compor o lettering. Na esquerda, lettering com a família tipógráfica “Acid” e na direita, família “Lucida Sans”.


Este Guia de Uso do Projeto Gráfico da revista tipo&grafia faz parte do projeto de graduação de Juliana Colli Tonini. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado um cumprimento às exigências da disciplina de Projeto de Graduação II no período 2011/2 para obtenção do título de Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual sob orientação da Profª Drª. Heliana Pacheco. Maiores informações: ju.ollitonini@gmail.com


Guia de Uso Projeto Gráfico tipo&grafia