Revista Boa Vontade - Sérgio Britto

Page 104

11

10

12

14

15

17

18

Reprodução RMTV

13

16

(10) Geraldo Alckmin (E), secretário estadual de Desenvolvimento, com Luciano Duarte, da Rede Mundial de Televisão. (11) Arnaldo Jardim (D), deputado federal. (12) Monica Serra, presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo. (13) Suely Maia, secretária de Educação de Santos. (14) Artur Mainarde Junior, diretor-geral da Somai. (15) Renato Amary, deputado federal. (16) Herculano Castilho Passos Junior, prefeito de Itu. (17) João de Almeida Sampaio Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. (18) João Paulo Tavares Papa, prefeito de Santos.

acredita que qualquer outra ação apenas reduzirá os impactos financeiros. O secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, ressaltou a capacidade de São Paulo de realizar investimentos de mais de R$ 20 milhões, o que dá subsídio ao Estado para conter o prejuízo. “À medida que realizamos grandes programas habitacionais e a construção de estradas, metrôs, geramos emprego e melhoramos a vida das pessoas. (...) Fizemos um levantamento na secretaria e todos esses investimentos irão gerar mais 850 mil empregos. É a parceria com os 104

| BOA VONTADE

Caminhos para vencer a crise e buscar o desenvolvimento

municípios: liberar recursos para diversas obras contribui para que a crise seja menor no Estado e nos municípios.” Para que a boa administração funcione e sirva bem ao povo, o deputado estadual Simão Pedro apontou o papel da população, para ele, um braço tão importante quanto a Câmara Municipal ou o Tribunal de Contas, na hora de fiscalizar. “Ela [a população] precisa entender como funciona o orçamento, onde o prefeito gasta, e, através dos conselhos, participar da definição do orçamento, porque o dinheiro é público.”

A

veia política de Minas Gerais e sua influência no cenário nacional não é só destaque do passado. Ainda hoje o Estado mantém o compromisso de participar dos debates sobre as grandes questões e a agenda do país. Essa vocação norteou as atividades do 26 o Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. Participaram prefeitos de todas as regiões do Estado, autoridades, secretários, ministros e personalidades nacionais. O vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, dá o exemplo do choque de gestão: não evidenciar os processos, mas as atividades-fim, por meio de metas e compromissos a serem assumidos, reorganizando e implementando novos modelos de administração pública. “Foi uma bandeira lançada no Estado. (...) Hoje, os governos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, enfim, todos estão vocacionados para a gestão pública eficiente. O objetivo é muito simples: fazer o Estado funcionar bem,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.