6 minute read

DE FÔLEGO TIRAR O

A somatória de uma meticulosa atenção aos detalhes, as mentes mais brilhantes em construção naval e os mais altos níveis de acabamento fizeram do Wisp, da Royal Huisman, um espécime único entre os veleiros

Por Tim Thomas Adaptação Leandro Portes Fotos Cory Silken e Carlo Baroncini

Advertisement

NAUTISPECIAL É 100% NATURAL. NÃO AGRIDE O MEIO AMBIÊNTE.

(11) 2914-5662 WWW.NAUTISPECIAL.COM.BR

Como você define a perfeição em um barco? Pelo acabamento da teca aplicada no convés ou pela atenção aos mínimos detalhes, como uma maçaneta? É puramente no desempenho da navegação ou no equilíbrio entre oconforto requintado e o espaço planejado? É na instalação mecânica ou na forma como a iluminação externa foi concebida? No caso do novo lançamento da Royal Huisman – um veleiro de 48 metros ao melhor estilo clássico –, bastou uma saída para um dia de vela e todas essas dúvidas foram reveladas a cada olhar.

"O proprietário é perfeccionista e se envolveu em todos os processos de fabricação do barco", disse o arquiteto naval Andre Hoek. Além de Hoek, responsável também pelo design, outros coordenadores do projeto que receberam a atenção do dono foram o estaleiro holandês como construtor, Rhoades Young como designer de interiores e MCM como representante do proprietário. Mas rapidamente torna-se evidente que Wisp é o resultado da colaboração mútua entre estas empresas. Young, por exemplo, trabalhou com Hoek em alguns elementos do design exterior, enquanto este teve influência no layout de interiores e design.

A ideia do projeto nasceu quando o proprietário (que anteriormente possuía um iate) viu um veleiro de 53 metros criado por Hoek quando estava na Grécia. "Ele disse a seu capitão que era exatamente o que procurava, e o capitão me chamou para marcar um encontro", explicou Hoek. O encontro foi possível porque o arquiteto passava férias com a família na região, a bordo de seu próprio iate. "Nós nos conhecemos na marina", afirmou, sorridente.

NOS MÍNIMOS DETALHES

O requinte no acabamento está em cada parte do veleiro, como nas madeiras talhadas com o logo, na roda de leme e no desenho da teca no convés

Assim que deixou o estaleiro Royal Huisman, na primavera de 2014, o proprietário levou o Wisp para viagem inaugural pelos fiordes noruegueses

Exemplar Nico

Um sistema de iluminação personalizado foi desenvolvido para destacar as cabines e o cockpit no convés durante a noite. Ao lado, espaço privativo que só é acessado pela suíte do dono

Após a “reunião”, percebeu-se que seria preciso um ano de esboços e planejamento antes de uma assinatura de contrato, devido a intensa atenção aos detalhes pedida pelo proprietário. O tamanho do veleiro foi determinado pelas acomodações, que deveriam ter uma cabine principal e duas de hóspedes. "O cliente queria um barco de cruzeiro muito confortável para receber de quatro a seis convidados”, completou Hoek.

O passo seguinte foi criar o design interior. “Havia um plano de design para o barco e outro para o convés”, explicou Young. O resultado é um interior impressionante e generoso com uma grande suíte do proprietário e duas cabines de hóspedes, uma área social imponente com um grande salão superior conectado a um salão e sala de jantar no piso inferior, seguido de alojamento para a tripulação. A sensação de espaço é ampliada graças às dimensões do casco. O salão principal traz uma aconchegante atmosfera, lembrando uma sala de descanso. É decorado com dois sofás, uma poltrona, rack, televisão, além de possuir grande pé direito (apesar da casa de máquinas estar localizada no andar de baixo).

O formato do casco teria que ser ao estilo clássico, porém, com o máximo de volume que se conseguisse obter, além de possuir uma excelente estabilidade. “Muitas vezes, ele navega em ventos constantes de 25 nós. Desenvolvemos uma forma de casco que é o mais largo possível, mas sem causar impacto no desempenho. Pelo seu tamanho, este barco tem apenas 33 metros de linha d’água - mas repare como ele é grande”, destacou Hoek.

O estilo clássico e, ao mesmo tempo, com linhas modernas faz oWisp ter um ótimo desempenho. Os 48 metros de comprimento desfilam pelas águas

São 256 toneladas distribuídas em 48 metros de comprimento e 9,5 metros de largura (mesma medida que o veleiro Adele, outro trabalho de Hoek, que possui 55 metros). Essas medidas também têm um papel fundamental no desempenho da navegação. "Com um feixe maior e um casco mais estável, você pode reduzir o tamanho do lastro, além do barco navegar muito bem contra o vento”, afirmou o arquiteto.

Existem outras vantagens para barcos com linhas clássicas e volumosas. Uma proa arredondada navega de forma única. Em mar aberto, Wisp corta as águas com a proa e popa levantadas. E não demora muito para provarmos isso. O capitão facilmente manobra o veleiro em uma apertada vaga no estaleiro, graças aos seus bow e stern thrusters, enquanto saímos da baía de Palma de Mallorca e fomos recebidos por ventos vindo do sul a uma velocidade de 17 nós (o motor Caterpillar C18 abastecido com 22 toneladas de combustível garante uma autonomia de 5.500 milhas náuticas a 10 nós).

Um olhar em torno do convés confirma a perfeição descrita no início da reportagem: o formato da teca, a madeira trabalhada nas paredes, o layout dos controles de vela... O espaço nas cabines também impressiona, além de uma área de estar no lado de fora dos dormitórios, com assentos confortáveis.

No cockpit, dois grandes lemes chamam a atenção. Os equipamentos de navegação e os painéis ficam muito bem protegidos por tampas deslizantes, quando o barco não estiver navegando.

SALÃO PRINCIPAL

O aconchegante salão transparece calmaria. Um lugar extremamente confortável para passar o tempo. Destaque para o grande pé direito

A suíte máster ocupa toda a largura do barco, com a cama de um lado e o banheiro do outro. Entre os dois há um meio domo (foto acima) que leva para um deck privativo na popa

Seu estilo parece clássico de longe, mas ao olhar mais de perto você nota que trata-se de uma interpretação moderna do estilo tradicional, com um leve e descontraído interior luxuoso. A tonalidade da madeira veio do estúdio que o dono tem em sua casa (o seu ambiente favorito), o carvalho antigo é oriundo da Alemanha, o piso veio das nogueiras, as paredes também são de carvalho com detalhes em wenge (uma madeira mais escura), enquanto os tetos são pintados.

A atenção ao aproveitamento do espaço interno é bastante notável., a distribuição de cada parte do interior foi meticulosamente pensada.

A lavanderia fica em frente a área da tripulação, por exemplo. O espaço criado debaixo do assento do chuveiro, na suíte, é ocupado por uma impressora no escritório que fica dentro do quarto.

A própria suíte máster é magistral. A cama encontra-se a boreste enquanto o banheiro está a bombordo. No centro, um meio domo leva para um deck privativo um andar abaixo, na popa; um espaço exclusivo para o proprietário e amigos mais íntimos. Um ambiente muito bem aproveitado, nos mínimos detalhes.

A partir de sua aparência exterior até a decoração interior para o extraordinário nível de qualidade que brilha em cada detalhe de seu projeto e construção, Wisp é um veleiro impressionante. Navegar de volta para Palma enquanto corta as ondas a uma velocidade de 17 nós é o término perfeito. O calor do sol é proporcional aos sorrisos de todos a bordo em um modelo que apresenta o melhor que a vela pode oferecer.

LAR FLUTUANTE

Para o proprietário, todos os cômodos do veleiro deveriam parecer com uma casa, no que se refere ao conforto.

E, certamente, o pedido foi atendido

Graças ao formato arredondado, a proa tem linhas clássicas e permanece seca durante as navegações

Comprimento: 47,65 m

Boca : 9,5 m

Calado: 4,45 m

Deslocamento: 235 t

Peso: 252 t

Motor: Caterpillar C18 Acert, 533kW a 2.100 rpm Velocidade com o propulsor (máxima/cruzeiro): 14 nós/10 nós

Autonomia a 10 nós: 5.570 milhas náuticas

Geradores: 2 x Northern Lights, M1064 A, 67kW, 50Hz

Thrusters: OYS retractable bow e stern thrusters

Vela: North Sails

Medida da vela: 3.049 m2

Combustível: 22 mil litros

Água fresca: 8 mil litros

Proprietário e convidados: 8 pessoas

Tripulação: 7 pessoas

Tenders: 1 x 5.65m Williams 565/ 1 x 3.8m Bombard

Commando C3 sports

Construção: Alumínio

Classificação: Lloyd’s Register EMEA and MCA (Cayman Islands LY-2 compliant) @ 100A1, SSC, Yacht, Mono, G6, [@] LMC, UMS Flag

Arquitetura Naval: Hoek Design

Design Interior: Rhoades Young

Estaleiro/year: Royal Huisman/2014

Vollenhove, Holland t: +31 527 24 3131 e: yachts@royalhuisman.com w: royalhuisman.com

Área de entrada da tripulação, que dá acesso ao cockpit pé direito no salão superior impressiona, mesmo com uma grande casa de máquinas no andar de baixo