Eurobike Magazine 29

Page 6

Ricardo Czapski / Ciro Schu

Ricardo Czapski

RAZÃO

“Esse é o típico perfil de quem associa segurança à tranquilidade, para quem investir não é prioridade. Esses até sabem que precisam investir, mas têm dificuldade. São fiéis a uma instituição financeira e, claramente, compõe a maioria dos perfis de investidores no Brasil”, explica o consultor financeiro Ricardo Czapski, 45 anos, autor de um audiolivro chamado Planejamento Financeiro Pessoal, da Editora Universidade Falada.

Não é por acaso que a tradução livre de money saver faz todo sentido aqui ser o tradicional poupador, pois faz referência à maioria dos que “guardam” e não multiplicam o dinheiro de sua reserva.

Agora, se você é um tipo engajado, estrategista, experiente, sagaz, familiarizado com o universo financeiro, daqueles que gostam de investir, multiplicar, que pesquisa e faz questão de se aprimorar no quesito educação financeira, considere-se um

Czapski admite que o money maker é, do ponto de vista de um consultor financeiro, um sujeito muito mais desafiador, pois ele tem um nível de conhecimento maior sobre o universo financeiro, requer mais. Além de aplicar principalmente por home broker e não se deixar seduzir por promessas de renda fácil, o money maker acompanha de perto a economia. São os empreendedores de sucesso, que planejam tudo, o seu negócio, a vida pessoal e até a dos funcionários, e são por vezes ávidos por riscos.

Por que será que o planejamento financeiro ainda é um tabu por aqui? Talvez isso tenha a ver com a dificuldade de a cultura ocidental encarar o envelhecimento e, por consequência, a aposentadoria. Temas como Programa de Preparação para Aposentadoria e Preparação para o Pós-Carreira foram exaltados nos anos 1990. Naqueles anos a máxima de que o mundo corporativo impunha um teto de 55, 60 anos para os profissionais perderem valor surpreendia. Hoje é fato. Então, por que esperar para pensar em como continuar a usufruir a vida com conforto apenas quando a rotina do trabalho deixar de ser realidade? Por que não considerar que a vida produtiva pode conciliar perfeitamente bem com o planejamento financeiro, de forma indolor? Como recomenda o consultor financeiro, deveríamos olhar para o futuro e para a própria aposentadoria como férias, pois isso certamente teria uma conotação de prazer. “Ninguém planeja falhar, mas muitas pessoas falham porque não se planejam. E, se planejamos uma viagem com tanto gosto antes para desfrutar ao máximo durante, para se aposentar deveria ser assim também, tudo fica mais fácil”, sugere Czapski. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, somente 1% dos aposentados se mantém com recursos próprios.

Eurobike magazine

Se você se identificar com o perfil a seguir, de ser pragmático e sensato, segurança é seu forte, quer distância de mercado de capitais ou produtos complexos que impliquem em algum risco, é cliente cativo dos grandes bancos, a quem delega a tarefa de “cuidar” do seu dinheiro, investe no que é mais fácil, não quer se aprofundar nas informações sobre o mundo financeiro, considere-se um money saver.

“Para o money maker, investir não é sua atividade principal, enquanto ele trabalha, seu dinheiro rende”, argumenta o consultor. E continua: “o money maker está sempre de olho em oportunidades, por exemplo algo que um amigo esteja investindo. É alguém que ao investir acredita que pode ser parte de alguma coisa maior”. E é por meio deles, muitas vezes, que os chamados negócios sociais sustentáveis, promovidos por instituições que, para não depender exclusivamente de financiamentos externos, desenvolvem suas próprias estratégias de geração de recursos, têm ganhado força.

O amanhã é agora

11 |

10 |

Eurobike magazine

money maker. Integrante da menor parcela da população brasileira, mais ousada, que faz questão de fazer a gestão de seus investimentos, o money maker profere, de acordo com Czapski, frases como: “a melhor pessoa para cuidar de meus investimentos sou eu mesmo” ou “investimento para mim é fazer o dinheiro render”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.