2 minute read

OM VIRTUDES

* OM VIRTUDES * por Paulo Sergio Barros

A linguagem da PAZ

Advertisement

Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz

ARTHUR SCHOPENHAUER

A paz é uma busca universal expressa através de muitas atitudes devocionais, espiritualistas e linguagens (verbais ou gestuais). Como seres multiculturais, nós, humanos temos muitas formas de expressar ou buscar a paz: festivais, orações, meditação, peregrinações etc. Também usamos muitas palavras e expressões em muitas línguas para nos referirmos à paz. Paz, Peace, Paix, Мир (Mir), سلام (Salam), शांति (Shanti) etc. Muitas saudações em diversas culturas são votos de paz como Salaam alaikum (Que a paz esteja com você, na cultura árabe); o Namaste na Índia (com muitos significados, entre eles: Eu me curvo a você ou O divino em mim reconhece o divino em você); e o Sawubona, entre algumas tribos sul-africanas, cujo significado é: Vejo você, você é importante para mim e eu lhe valorizo. Em resposta a essa saudação se diz Shikoba (Então eu existo para você). Essas e outras saudações presentes

* OM VIRTUDES * por Paulo Sergio Barros

em muitas culturas são formas de reconhecer a importância da paz para a convivência e valorizar o outro naquilo que ele tem de espiritual, ou seja, as suas virtudes.

Essa diversidade cultural e linguística, expressa a busca pela paz social e espiritual. Contudo, essa busca pela paz interior e relacional às vezes, paradoxalmente, tem seguido pelos caminhos do desrespeito pelo outro diferente; da ganância, causadora das injustiças sociais e conflitos entre povos e nações; do ódio em suas múltiplas formas de violência física e simbólica; e da arrogância e a suas expressões de negação, de perseguição e de submissão de indivíduos e grupos sociais.

As formas diferentes e incessantes de buscar a paz refletem a nossa dificuldade de encontrar o verdadeiro caminho até ela: o silêncio espiritual. O silêncio é a linguagem espiritual universal para vivenciarmos e compartilharmos a paz. Quando todos nós desenvolvermos a prática de pensar, falar, agir e relacionar-se a partir do reconhecimento e experiências das nossas virtudes, assim como das virtudes dos outros, haverá experiências de paz pessoal e social através do respeito, do amor, da compreensão, da solidariedade, da honestidade etc. Viveremos em uma sociedade cuja linguagem será compreendida por todos, pois estará fundamentada em valores espirituais, os quais se expressarão através das palavras, dos gestos, do sorriso, do olhar. A paz será, então, natural em todos nós. *

“Quando todos nós desenvolvermos a prática de pensar, falar, agir e relacionar-se a partir do reconhecimento e experiências das nossas virtudes, assim como das virtudes dos outros, haverá experiências de paz pessoal e social através do respeito, do amor, da compreensão, da solidariedade, da honestidade etc.”

Paulo Barros é educador, escritor e professor da Brahma Kumaris em Fortaleza-CE.