2 minute read

OM LEVEZA

* OM LEVEZA * por Patrícia Schmidt Carvalho

LIBERDADE

Advertisement

O direito de ser feliz

“Eu fico com a pureza da resposta das crianças... É a vida, é bonita e é bonita. Viver, e não ter a vergonha de ser feliz...”

GONZAGUINHA

A vida cotidiana a cada dia nos apresenta desafios maiores. Quer seja através de pessoas, situações, natureza, circunstâncias, nosso próprio corpo. Somos literalmente bombardeados diariamente. Como já diziam os sábios chineses da antiguidade, o mesmo eneagrama usado para descrever a crise é utilizado para descrever oportunidade.

Mas o que faz com que alguém possa fazer dos limões da vida, limonadas? A resposta é auto conhecimento.

Primeiro, para termos muita clareza de qual é nossa meta, nosso propósito, nossa referencia, nossa linha de chegada. Carregamos dentro de nós essa memória, mas para decifrá-la precisamos de palavras, por mais que as palavras de fato nunca possam alcançar o significado de plenitude completamente. Palavras que tenham o poder para despertar nossa essência, na qual está gravada para a eternidade nosso DNA divino, espiritual.

Em segundo lugar, auto conhecimento para reconhecermos internamente nossas diversas capacidades, nossas armas para podermos neutralizar o efeito que a energia das situações é capaz de ter sobre a nossa consciência. Armas como a paz, o amor, a pureza, a verdade. Poderes que tem a capacidade de frear o ímpeto de uma palavra, de uma ação, ou mesmo uma sequência de pensamentos negativos, que nos enfraquecem e confundem.

* OM LEVEZA * por Patrícia Schmidt Carvalho

“...Usando lentes adequadas aos nossos objetivos transformamos nossa visão, e consequentemente transformamos nossos sentimentos, nossas palavras, nossas ações, nosso mundo...”

Com poder espiritual somos capazes de fazer escolhas. Primeiro porque somos apresentados à uma gama de opções no menu da existência, opções simples, fáceis, possíveis, mas que por muito tempo pensamos ser privilégio de poucos escolhidos. Depois, porque desenvolvemos a capacidade de transformar nossa atitude, o pano de fundo de toda a expressão do ser, as lentes com as quais vemos as cores da vida que se desenrola à nossa volta. Usando lentes adequadas aos nossos objetivos transformamos nossa visão, e consequentemente transformamos nossos sentimentos, nossas palavras, nossas ações, nosso mundo.

Uma resposta que venha a partir de uma atitude benevolente, ilimitada, pura, é uma resposta que impacta a nossa realidade, que cria um destino benevolente tam-

Patrícia Schmidt Carvalho é cirurgiãdentista e pratica meditação Raja Yoga há 32 anos.

bém. Logo, não há necessidade de preocupar-se, ou ter medo. Sabemos que o que está acontecendo hoje é bom, e que certamente o que acontecerá amanhã será ainda melhor. Esta é uma garantia.

Claro que o ponto de partida para toda essa nova fórmula do viver parte de momentos de silêncio, introspecção, solitude, estudo, pausa, reflexão. Tudo com muita leveza e felicidade, porque só somos capazes de sustentar aquilo que nos faz felizes. E quando somos capazes de gerar novidade, e de nos mantermos produtivos internamente, alimentados com novas descobertas, insights, movimento, e mais do que isso, se formos generosos a ponto de compartilhar isso amplamente, sem restrições, então não importa o que aconteça, seremos capazes de nos manter contentes, felizes. *