BIO E-BOOK 1ª Edição

Page 1

1 a edição

BIO e-BOOK Conteúdo exclusivo Bio Ritmo para mães Saudáveis


Nanna Pretto @ nannapr www.dicademae.com Nanna Pretto é jornalista e autora do blog Dica de Mãe. É baiana, mas mora em São Paulo (longe da família) onde aprende no dia a dia a criar Gabriel, de 4 anos. Na Bio Ritmo desde 2003, Nanna participa do programa Bio Running e faz aulas de Bio Bike e Musculação.


Ă­ndice novas rotinas, novos planos

4

upgrade na autoestima

6

de noite na cama

8

boa noite de sono

10


novas rotinas, novos planos A sua agenda era organizada e bem

As primeiras semanas são sempre

dividida entre trabalho, academia e vida

as mais difíceis, por isso não se co-

social. Com a chegada do bebê tudo

bre neste período. Além do que, você

virou de ponta-cabeça, certo? Não en-

estará no período de quarentena, no

tre em pânico, é assim mesmo! Espe-

qual a maioria dos médicos não libera

cialistas afirmam que o primeiro passo

a prática de exercício físico. Mas isso

é você tentar estabelecer uma nova

não impede que você já comece a se

rotina, sem se cobrar muito. O bebê vai

organizar.

exigir muito tempo e disponibilidade, mas é possível, sim, chegar lá.

4


Refaça a sua agenda para os próximos 4/6 meses, período da licença maternidade. Reserve pelo menos uma hora do dia para você. Perceba o horário em que seu bebê dorme melhor durante o dia e aproveite esse momento.

Confira os horários das aulas liberadas pelo médico e se programe. Dê uma escapadinha de casa três vezes por semana para se exercitar. Vai fazer bem para o seu corpo e para a mente, pois os meses de licença maternidade dentro de casa são entediantes.

Se você está amamentando, retome os exercícios aos poucos. Yoga, pilates, alongamento e caminhada são os melhores exercícios para esse período. Lembre-se de que exercícios de alta intensidade aumentam a produção de ácido lático, e isso pode alterar o gosto do leite materno.

Use um monitor cardíaco e vá controlando seus batimentos durante os exercícios. Não exija muito do seu corpo e vá aos poucos.

Tenha paciência. Seu corpo passou por uma grande transformação e poderá demorar um pouco para voltar. As suas prioridades mudaram também. Agora você tem um serzinho que depende de seus cuidados. Se cobre menos, se doe mais. Não se culpe se um dia não conseguir cumprir os exercícios físicos. E vá no dia seguinte. Sem essa cobrança, as coisas tendem a fluir melhor.


upgrade na autoestima

6

Durante nove meses você - e a sua

Calma, isso é normal e acontece

barriga- eram o centro das atenções.

com quase todas as mamães. Afinal,

Todo mundo queria saber como você

o neném nasceu e todo mundo em

estava, como andava a gestação e o

sua volta estava esperando por esse

crescimento do bebê. Falavam que

momento. Inclusive você. Então

você estava mais bonita e com uma

não se desespere. É normal que a

fisionomia mais tranquila. De repente o

autoestima caia e nada melhor do que

bebê nasceu e todos esqueceram que

uma boa amiga para jogá-la para o alto

você existe.

novamente.


Eleja uma grande amiga e divida esse drama. Chame ela para sair ou peça para comprar aquela comidinha que você adora e faça um jantar em casa. Aproveite e mande o marido para o futebol para terem um tempo só para vocês.

Vá ao salão de beleza e faça unha, cabelo e o que mais tiver vontade. Espere o momento em que o seu bebê estiver cochilando, marque horário num salão perto de casa e vá com ele no carrinho, se for o caso.

Tire proveito da licença maternidade: é só nesse período em que é possível fazer tudo sem enfrentar filas e aglomerados de gente. A depender do local, é possível levar o bebê junto. Vá ao cinema, shopping ou parque nos períodos com menos fluxo de gente.

Compre uma lingerie nova de acordo com o seu corpo pós gestação. Não se cobre querendo entrar naquele body sensual de antes da gravidez. Pelo menos, não por enquanto. Seu corpo está diferente e é preciso ter um pouco de paciência para ele voltar ao normal. Camisolas mais soltinhas ou pijamas mais larguinhos podem ter um lado sexy também.

Reserve um tempinho da sua noite para o marido, nem que seja para colocar o papo em dia. A gente sabe que o sexo nesse período pode ser difícil, mas tente ser menos mãe e mais esposa em alguns momentos do dia. A relação de vocês agradece.


de noite na cama Costumam dizer por aí que a mulher com recém-nascido em casa é um ser assexuado. Além da amamentação ser um desgaste físico grande para a mãe, a maioria dos nutrientes e vitaminas consumidos por ela acabam indo para o bebê. Então é fácil concluir que as mulheres ficam exaustas e sem ânimo para manter a relação com o marido em alta, como era antes do neném chegar.

Mas é necessário fazer um esforço, acreditem. Por mais que seja puxado -e muitas vezes dá preguiça mesmo- a gente tem que lembrar do nosso lado mulher que está ali, escondidinho, entre o peito cheio de leite e a cinta abdominal. É super normal que o casal entre numa rotina “pai e mãe do bebê” e esqueça que antes dele chegar existia uma vida a dois, de homem e mulher.

Isso vai voltando ao normal aos poucos, mas a gente não pode deixar a chama do amor apagar, falando de forma bem clichê mesmo. Pequenas atitudes, incorporadas à nova rotina, podem ajudar:

8


Arrume um tempinho para o seu marido, durante os cochilos do neném, antes dele acordar ou à noite, após colocá-lo para dormir. Mesmo que vocês não façam sexo, fiquem juntos, só os dois.

Pense no que lhe dá prazer. Se vocês sempre tiveram uma boa vida sexual juntos, relembre esses momentos. Não deixe que a nova rotina da família sufoque o relacionamento.

Fazer sexo é bom e, alias, é por causa dele que vocês têm um bebê em casa. Leve isso em consideração para driblar o cansaço. Você vai, inclusive, dormir melhor.

Converse com seu marido. Faça-o entender que o seu corpo mudou, seus hormônios estão completamente desajustados e que ele deve ser mais carinhoso e atencioso com você. Esse momento sexual deve ser mais delicado e pode, sim, partir mais dele do que de você. Desde que não seja em forma de cobrança.

Não se sinta responsável por tudo. Delegue algumas funções ao parceiro para você conseguir ficar mais tranquila.


boa noite de sono O desespero de qualquer mãe, seja de

fazerem os bebês ficarem acordados

primeira viagem ou não, são as noites

de dia e dormirem à noite. Mas nada

de sono mal dormidas. Por isso, o

vai fazer efeito se você não conhecer

quanto antes você acostumar o seu

a personalidade dele e entender como

bebê a dormir bem durante a noite,

pode condicioná-lo a uma noite de

melhor será o seu descanso. A litera-

sono tranquila. Alguns truques, no en-

tura é cheia de pesquisas e teorias para

tanto, podem ajudar:

Deixe que o neném durma pequenas sonecas durante o dia, com a janela aberta e escutando o barulho do funcionamento da casa. O bebê precisa entender que o silêncio e o escurinho no quarto é no período noturno.

Converse com o pediatra sobre a possibilidade de não acordá-lo para mamar, se ele estiver na faixa de ganho de peso normal. Veja a possibilidade de reforçar a última mamada, mesmo que seja num intervalo menor que o habitual, de forma que ele tenha uma reserva e não acorde com fome.

Se o bebê chorar durante a noite, não o coloque no colo de imediato e tente acalmá-lo ainda no berço. Veja se precisa trocar a fralda e faça com que ele sinta que você está por perto. Chegue seu rosto perto do dele, vá falando baixinho, tentando tranquilizá-lo. Se você carregálo logo ao ver a primeira lágrima, corre o risco de condicioná-lo a chorar para ganhar colo.

10


Se o seu bebê for daqueles que acordam de hora em hora, não hesite em colocar o berço, nas primeiras semanas, no seu quarto. Depois, ao ser criada uma rotina, você faz a transferência para o quarto dele. Isso irá lhe poupar de acordar, levantar, andar pela casa e se cansar. Principalmente se o seu parto foi cesárea e você estiver com pontos ou dores.

Peça ajuda. Nós, mães, nos achamos capazes de abraçar o mundo e fazermos tudo pela nossa cria. E fazemos. Mas em alguns momentos é preciso jogar a toalha e pedir ajuda. Reveze com o marido, peça ajuda da mãe ou da sogra ou até de uma amiga. Pelo menos nos períodos em que você estiver exausta. Lembre-se de que descansar é a melhor receita para você ter disposição e estar bem. Por você e pelo seu bebê.


/BioRitmo.Oficial /bioritmooficial /BioRitmoOficial


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.