Um mundo de contrastes

Page 1


 O mundo atual mostra inúmeros contrastes entre: •

Riqueza Vs Pobreza

Ter e não querer Vs Querer e não ter

Poder escolher Vs Não ter opção de escolha

 Importância da alimentação: •

A alimentação é importante pois, é através dela que adquirimos nutrientes suficientes para o nosso organismo, ou seja, vitaminas, sais minerais e outros elementos que são úteis para nos mantermos fortes e saudáveis.


Riqueza Vs Pobreza

O acesso à alimentação, necessidade básica do ser humano, espelha os contrastes existentes no Mundo.

Enquanto uns comem em excesso, outros passam fome. Atualmente, existem no planeta tantas pessoas desnutridas como hipernutridas.


 Em pleno século XXI, a fome continua a ser um problema que assola o mundo e ceifa milhares de vidas por dia.  O problema da fome explica-se pela falta de comida disponível para as pessoas ou pela impossibilidade de acesso aos alimentos.  De mãos dadas com a fome anda a má nutrição.

O que é a má nutrição? •

É a ingestão inadequada ou carente de nutrientes que pode causar graves lesões no organismo e, no pior dos casos, a morte.

A má nutrição pode resultar de:  uma diminuição da ingestão de alimentos – desnutrição  um consumo excessivo dos mesmos - hipernutrição


 A famosa imagem de um mal nutrido como sendo uma pessoa magra e cadavérica, hoje em dia, ganha uma nova dimensão com o fenómeno da obesidade  Uma má nutrição não implica apenas a escassez, pode envolver também excessos ou desajustes no tipo de nutrientes ingeridos. Assim, uma pessoa obesa é também uma pessoa mal nutrida.

E a desnutrição? •

Trata-se da carência de nutrientes essenciais ao indivíduo, que pode resultar:  De uma ingestão inadequada devido a uma dieta pobre;  De um defeito de absorção no intestino (má absorção);  De um gasto anormalmente alto de nutrientes por parte do corpo;  De uma perda anormal de nutrientes por diarreia, perda de sangue (hemorragia), insuficiência renal ou então suor excessivo.


Subnutridos, são aqueles que não consomem a quantidade diária de nutrientes necessários à sua sobrevivência e que sofrem pela falta de alimento em si.

Caracteriza-se pelo excesso de nutrientes essenciais

Desnutridos, podem até comer bem e em quantidades superiores ao necessário, no entanto, não consomem os nutrientes certos que precisam para sobreviver. É por essa razão que, uma pessoa pode ser obesa porém desnutrida.

De salientar que, em ambos os casos, o organismo fica debilitado e o indivíduo tornase mais suscetível às doenças.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.